Em junho é comemorado mundialmente o Mês do Orgulho LGBTQIA +, quando a comunidade celebra o #Orgulho de várias maneiras diferentes. E em junho a psicóloga Vanessa Jaccoud abre as portas da Associação TRANquilaMENTE, voltada para o atendimento de TRANGÊNEROS, com atendimento para saúde mental, saúde física, capacitação, apoio psicossocial, com valor social.
De acordo com a Dra. Vanessa Jaccoud, a condição de ser “trans” é muito mais complexa, tanto na teoria quanto na prática. Além de outros impactos ligados à questão da transgeneridade, existem problemas e estigmas mais evidentes como a não aceitação na sociedade, dificuldades na hora de conseguir um emprego, conquistar a redesignação sexual, mudança para o nome social, além de tanta discriminação e preconceitos, os quais não faltam desde o início do percurso de transição até a fase de maturação da transição em si. Existem ainda outros obstáculos mais graves, que influenciam o fator psicológico. Tudo é delicado e complexo nesta área do humano.
Sobre a Drª Vanessa Jaccoud (CRP 05/47172)
Psico-Oncologista, Psicossomatista, Psicóloga clínica com diversas especialidades também em Psicossomática, Dor crônica, Residente no Ambulatório de Psicossomática da Santa Casa de SP. Membro Titulada de importantes Sociedades nacionais e internacionais de saúde (ABMP-SP, SBPO e WPATH), a Dra. Vanessa Jaccoud atende pacientes nos 3 consultórios do Rio e na Santa Casa de São Paulo, além de 8 países – USA (New Orleans, New York, Florida, Massachusetts, Connecticut), Bélgica, França, Portugal, Líbano, Tailândia, Inglaterra e Holanda. Primeira mulher do Brasil certificada pela WPATH (World Professional Association for Transgender Health).
* Atualmente com certificação mundial em cuidados aos pacientes Transgêneros* Autora do livro “Transgeneridade: um caso espiritual”, a ser lançado em breve.
Sobre o Dia do Orgulho LGBTQIA+
O Dia do Orgulho LGBTQIA+ foi criado e é celebrado em 28 de junho, em homenagem a um dos episódios mais marcantes na luta da comunidade gay pelos seus direitos: a Rebelião de Stonewall Inn, em 1969, considerada como o “marco zero” do movimento de igualdade civil desses indivíduos no século XX.
O Dia do Orgulho LGBTQIA + no Brasil começou a ser comemorado em 1995, no Rio de Janeiro (RJ), ou seja, quase 30 anos depois dos Estados Unidos. A mobilização começou durante a 17ª Conferência da Associação Internacional de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Trans e Intersex.
Sempre enfrentando ondas de preconceito e de ódio, o Movimento LGBTQIA + age em busca da igualdade social, seja por meio da conscientização das pessoas contra bifobia, homofobia, lesbofobia e transfobia, seja pelo aumento da representatividade dessas pessoas nos mais diversos setores da sociedade civil, seja pela conscientização de que devemos falar sobre esse assunto, saber o que cada letra representa, respeitar as opções e individualidades, ter empatia e entender que todos somos humanos, todos somos iguais.
Associação TRANquilaMENTE (21)97353-2922
Instagram: @dravanessajaccoud