Novidades
SMPED realiza a terceira edição do Inclui Sampa nos Bairros
Publicado
3 anos atrásem
Por
Ocimar Freitas
O próximo mutirão de serviços para pessoas com deficiência acontece na zona norte da capital
A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) realiza no dia 11 de março, das 09h às 15h, no CEU Jardim Paulistano, mais uma edição do ‘Inclui Sampa nos Bairros’. A iniciativa vai disponibilizar para a população com deficiência diversos serviços públicos nas áreas da assistência social, habitação, trabalho e outras.
Esta será a terceira edição do projeto, que desta vez, chega à zona norte — cada nova edição atenderá uma região da cidade. O Inclui Sampa nos Bairros se tornou uma ação permanente desde a realização da primeira experiência no CEU Capão Redondo em 2022.
O mutirão é realizado em parceria com as demais secretarias municipais. Dentre elas, a Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET), que vai levar o Cate Móvel com vagas de emprego para pessoas com deficiência; a Secretaria Executiva de Transporte e Mobilidade Urbana e SPTrans – São Paulo Transporte, que oferecem orientações sobre o Bilhete Único Especial, além da credencial Defis e Isenção de Rodízio para pessoas com deficiência.
Já a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) vai oferecer serviços de manutenção e reparos em cadeiras de rodas, órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção (como muletas, bengalas e andadores) através da Paraoficina Móvel. A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) também vai estar presente para inserção e atualização do CADÚnico, além de outros parceiros que oferecem corte de cabelo e exame oftalmológico.
Além dos serviços gratuitos disponibilizados, o público também terá acesso a apresentações culturais e esportivas, estas em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura (SMC) e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME).
O objetivo do Inclui Sampa nos Bairros é proporcionar, de forma prática e rápida, serviços e orientações para os habitantes da região escolhida com foco na inclusão da população com deficiência.
Serviços disponíveis:
SMPED – Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência
PARAOFICINA MÓVEL
Serviço gratuito de manutenção e reparos em cadeiras de rodas, órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção, como muletas, bengalas e andadores. No local será realizada avaliação inicial, limpeza e reparos simples se houver material disponível. Para atendimento, o munícipe deve apresentar o cartão do SUS e RG ou outro documento com foto. Atendimento exclusivo para pessoas residentes na cidade de São Paulo que adquiriram sua cadeira e OPMs pelo SUS.
CMPD – CONSELHO MUNICIPAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA
Presença da equipe administrativa (advogado e assistente social) e conselheiros para orientações sobre serviços públicos municipais e cadastro das pessoas com deficiência residentes na cidade. O Conselho é o órgão de representação das pessoas com deficiência perante a Prefeitura de São Paulo.
SMDHC – Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania
COORDENAÇÃO DE PROMOÇÃO DE IGUALDADE RACIAL
Presença de equipe multiprofissional (psicóloga, advogada e assistente social) para divulgação dos serviços do Centro de Referência de Promoção da Igualdade Racial e acolhimento à vítimas de discriminação étnico racial, xenofobia, intolerância religiosa e atividades correlatas.
COORDENAÇÃO DE POLÍTICAS LGBTI
Equipe da coordenação apta a dar informações sobre direitos LGBTI, leis que protegem a população, onde acessar os serviços de saúde e assistência social, informar sobre retificação de nome e gênero, direcionar para os Centros de Cidadania LGBTI da cidade de São Paulo as demandas da comunidade LGBTI+, além de informar sobre as ações, políticas e programas da Prefeitura do Município.
SMADS – Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social
UNIDADE MÓVEL DO CADÚNICO
Atendimentos relacionados ao CADÚnico (inserção e atualização), orientações sobre o Renda Cidadã, Ação Jovem, Auxílio Brasil, Renda Mínima e Auxílio Emergencial. Atendimento por distribuição de senhas limitadas
SMDET – Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho
CATE MÓVEL
Encaminhamento para vagas de emprego e orientações para a emissão da carteira de trabalho digital. Os interessados em realizar os serviços deverão apresentar RG, CPF e carteira de trabalho. Atendimento por distribuição de senhas limitadas.
SMS – Secretaria Municipal da Saúde
VACINAÇÃO: Atualização da vacinação COVID e Influenza. Limitado a capacidade de atendimento;
Auriculoterapia;
Práticas Integrativas;
Alongamento e Auto massagem;
Oficina de Brinquedos Sensoriais;
Brincadeiras inclusivas;
Mesa de Acolhimento com orientação de Fluxos na Rede de Cuidados a Pessoa com Deficiência;
Orientação Nutricional para o Público em Geral e Pessoa com Deficiência;
Higiene Bucal;
Exposição de Animais Sinantrópicos pelo Agente de Endemias da SUVIS FÓ e Brasilândia.
SETRAM – Secretaria Executiva de Transporte e Mobilidade Urbana e SPTrans – São Paulo Transporte
Orientação e recebimento de documentação sobre Bilhete Único Especial da Pessoa com Deficiência;
Emissão do Bilhete Único Comum; e Orientação e atendimento sobre Atende+
SME – Secretaria Municipal de Educação
Apresentação dos serviços da Educação Especial: Perspectiva da Educação Especial na Rede Municipal de Ensino; Auxiliar de Vida Escolar (AVE); Estagiários do Programa Aprender sem Limites; Atendimento Educacional Especializado (AEE) nas Salas de Recursos Multifuncionais; Atendimento Educacional Especializado (AEE) Itinerante; Iniciação ao Mundo do Trabalho (IMT); e Escolas Municipais de Educação Bilíngue para Surdos – EMEBs e Unidades Pólos de Educação Bilingue.
COHAB – Companhia Metropolitana de Habitação De São Paulo
COHAB NA ÁREA
Inscrição no Cadastro COHAB; Atualização cadastral; Agendamento para serviços na Central de Atendimento; Esclarecimento e orientações sobre contratos, transferência, emissão de boletos e ajustes financeiros; Apresentação das campanhas: Conviva Bem — Campanha para auxiliar a relação entre moradores de conjuntos habitacionais e Não seja enganado — Campanha para orientar sobre a maneira correta para aquisição de uma unidade COHAB, para evitar possíveis golpes aplicados por terceiros; Apresentação e esclarecimento sobre o programa Pode Entrar e da PPP da habitação municipal.
CET — Companhia de Engenharia de Tráfego
Recepção de documentos e orientação sobre Autorização Credencial de idoso, Credencial Defis e Isenção de Rodízio para pessoa com deficiência.
Instituto Akhanda
ACUIDADE VISUAL
O Instituto Akhanda disponibilizará equipe médica para a realização do teste de Acuidade Visual. Além disso, também serão fornecidas orientações aos usuários que passarem pela avaliação oftalmológica. Atendimento por distribuição de senhas limitadas.
IMG – Instituto Mara Gabrilli
CADÊ VOCÊ?
Acolhimento e escuta qualificada para avaliação de demandas da pessoa com deficiência e sua família/cuidador; Articulação da Rede com os serviços presentes; Cadastro do público para atendimento da equipe multiprofissional em posterior mutirão do Projeto Cadê Você; Orientações diversas sobre as Redes e cuidados em políticas públicas para pessoas com deficiência; Orientação Jurídica, em especial, sobre a Lei Brasileira de Inclusão (LBI); Divulgação de cartilhas do Projeto que respondam a certas demandas, dentre elas dúvidas a respeito da sexualidade, das discussões de gênero e de brincadeiras inclusivas e acessíveis.
SEME – Brincando com o Esporte
O programa tem como intuito estimular o desenvolvimento de jovens e crianças no esporte. Conta com oficinas, brinquedos infláveis, pista de skate e muito mais.
ADESAMPA
Promove políticas de desenvolvimento que contribuem para a redução de desigualdades regionais, competitividade econômica, geração de emprego e renda, o empreendedorismo, economia solidária e inovação tecnológica. Além de atendimento e fomento aos microempreendedores. Serviços ofertados: Microcrédito – parcerias CAIXA e Banco do Povo Paulista; Encaminhamento – TEIA – Espaço Colaborativo de Trabalho; Inscrições gratuitas nos programas, cursos e eventos ADE SAMPA; Encaminhamento para o COE – Ciclo de Orientação Empresarial; Parcelamento de Débitos do MEI; Orientação DASN – SIMEI; Orientação configuração Senha Web; Orientação configuração de Nota Fiscal; Consulta CCM, CCMEI e CNPJ; Cadastro Mãos e Mentes Paulistanas (artesanato); Formalização MEI; Declaração anual do Simples Nacional; Alteração CNAE; Geração de boleto DAS; Cancelamento cadastro MEI.
SMTUR
CIT móvel para que os participantes do evento tenham acesso aos informativos sobre a cidade e possíveis locais de interesse de turismo desta, como: mapa da cidade; guia da cidade; possíveis roteiros temáticos e inclusive informativos sobre o Turismo de Aventura, projeto totalmente inclusivo para pessoas com deficiência.
SMC – Contos de Brincar
grupo êBA! apresenta espetáculo recheado de histórias e brincadeiras que envolvem, divertem e resgatam a cultura da infância. Tudo numa proposta bilíngue (em Português e Libras), onde tudo deve fazer sentido para aqueles que ouvem e que não ouvem. Para isso, os gestos, ritmos corporais, vibrações e recursos visuais são usados e abusados, para que todos possam participar. No repertório, contos da literatura oral e escrita serão apresentados ao público, que também poderá interagir com as artistas e aprender alguns sinais por meio de brincadeiras lúdicas e educativas.
Instituto Fios de Ouro
CORTE DE CABELO GRATUITO
Atua há 25 anos na área da beleza voltada para formação profissional e prestação de serviços. Cortes feminino, cortes masculino, designer de sobrancelha e tranças. Atendimento por distribuição de senhas limitadas.
Serviço Inclui Sampa nos Bairros
Data: 11 de março
Hora: 09h às 15h
Local: CEU Jardim Paulistano – Rua Aparecida do Taboado, s/n, Jd. Paulistano
ultura (SMC) e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME).
O objetivo do Inclui Sampa nos Bairros é proporcionar, de forma prática e rápida, serviços e orientações para os habitantes da região escolhida com foco na inclusão da população com deficiência.
Serviços disponíveis:
SMPED – Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência
PARAOFICINA MÓVEL
Serviço gratuito de manutenção e reparos em cadeiras de rodas, órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção, como muletas, bengalas e andadores. No local será realizada avaliação inicial, limpeza e reparos simples se houver material disponível. Para atendimento, o munícipe deve apresentar o cartão do SUS e RG ou outro documento com foto. Atendimento exclusivo para pessoas residentes na cidade de São Paulo que adquiriram sua cadeira e OPMs pelo SUS.
CMPD – CONSELHO MUNICIPAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA
Presença da equipe administrativa (advogado e assistente social) e conselheiros para orientações sobre serviços públicos municipais e cadastro das pessoas com deficiência residentes na cidade. O Conselho é o órgão de representação das pessoas com deficiência perante a Prefeitura de São Paulo.
SMDHC – Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania
COORDENAÇÃO DE PROMOÇÃO DE IGUALDADE RACIAL
Presença de equipe multiprofissional (psicóloga, advogada e assistente social) para divulgação dos serviços do Centro de Referência de Promoção da Igualdade Racial e acolhimento à vítimas de discriminação étnico racial, xenofobia, intolerância religiosa e atividades correlatas.
COORDENAÇÃO DE POLÍTICAS LGBTI
Equipe da coordenação apta a dar informações sobre direitos LGBTI, leis que protegem a população, onde acessar os serviços de saúde e assistência social, informar sobre retificação de nome e gênero, direcionar para os Centros de Cidadania LGBTI da cidade de São Paulo as demandas da comunidade LGBTI+, além de informar sobre as ações, políticas e programas da Prefeitura do Município.
SMADS – Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social
UNIDADE MÓVEL DO CADÚNICO
Atendimentos relacionados ao CADÚnico (inserção e atualização), orientações sobre o Renda Cidadã, Ação Jovem, Auxílio Brasil, Renda Mínima e Auxílio Emergencial. Atendimento por distribuição de senhas limitadas
SMDET – Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho
CATE MÓVEL
Encaminhamento para vagas de emprego e orientações para a emissão da carteira de trabalho digital. Os interessados em realizar os serviços deverão apresentar RG, CPF e carteira de trabalho. Atendimento por distribuição de senhas limitadas.
SMS – Secretaria Municipal da Saúde
VACINAÇÃO: Atualização da vacinação COVID e Influenza. Limitado a capacidade de atendimento;
Auriculoterapia;
Práticas Integrativas;
Alongamento e Auto massagem;
Oficina de Brinquedos Sensoriais;
Brincadeiras inclusivas;
Mesa de Acolhimento com orientação de Fluxos na Rede de Cuidados a Pessoa com Deficiência;
Orientação Nutricional para o Público em Geral e Pessoa com Deficiência;
Higiene Bucal;
Exposição de Animais Sinantrópicos pelo Agente de Endemias da SUVIS FÓ e Brasilândia.
SETRAM – Secretaria Executiva de Transporte e Mobilidade Urbana e SPTrans – São Paulo Transporte
Orientação e recebimento de documentação sobre Bilhete Único Especial da Pessoa com Deficiência;
Emissão do Bilhete Único Comum; e Orientação e atendimento sobre Atende+
SME – Secretaria Municipal de Educação
Apresentação dos serviços da Educação Especial: Perspectiva da Educação Especial na Rede Municipal de Ensino; Auxiliar de Vida Escolar (AVE); Estagiários do Programa Aprender sem Limites; Atendimento Educacional Especializado (AEE) nas Salas de Recursos Multifuncionais; Atendimento Educacional Especializado (AEE) Itinerante; Iniciação ao Mundo do Trabalho (IMT); e Escolas Municipais de Educação Bilíngue para Surdos – EMEBs e Unidades Pólos de Educação Bilingue.
COHAB – Companhia Metropolitana de Habitação De São Paulo
COHAB NA ÁREA
Inscrição no Cadastro COHAB; Atualização cadastral; Agendamento para serviços na Central de Atendimento; Esclarecimento e orientações sobre contratos, transferência, emissão de boletos e ajustes financeiros; Apresentação das campanhas: Conviva Bem — Campanha para auxiliar a relação entre moradores de conjuntos habitacionais e Não seja enganado — Campanha para orientar sobre a maneira correta para aquisição de uma unidade COHAB, para evitar possíveis golpes aplicados por terceiros; Apresentação e esclarecimento sobre o programa Pode Entrar e da PPP da habitação municipal.
CET — Companhia de Engenharia de Tráfego
Recepção de documentos e orientação sobre Autorização Credencial de idoso, Credencial Defis e Isenção de Rodízio para pessoa com deficiência.
Instituto Akhanda
ACUIDADE VISUAL
O Instituto Akhanda disponibilizará equipe médica para a realização do teste de Acuidade Visual. Além disso, também serão fornecidas orientações aos usuários que passarem pela avaliação oftalmológica. Atendimento por distribuição de senhas limitadas.
IMG – Instituto Mara Gabrilli
CADÊ VOCÊ?
Acolhimento e escuta qualificada para avaliação de demandas da pessoa com deficiência e sua família/cuidador; Articulação da Rede com os serviços presentes; Cadastro do público para atendimento da equipe multiprofissional em posterior mutirão do Projeto Cadê Você; Orientações diversas sobre as Redes e cuidados em políticas públicas para pessoas com deficiência; Orientação Jurídica, em especial, sobre a Lei Brasileira de Inclusão (LBI); Divulgação de cartilhas do Projeto que respondam a certas demandas, dentre elas dúvidas a respeito da sexualidade, das discussões de gênero e de brincadeiras inclusivas e acessíveis.
SEME – Brincando com o Esporte
O programa tem como intuito estimular o desenvolvimento de jovens e crianças no esporte. Conta com oficinas, brinquedos infláveis, pista de skate e muito mais.
ADESAMPA
Promove políticas de desenvolvimento que contribuem para a redução de desigualdades regionais, competitividade econômica, geração de emprego e renda, o empreendedorismo, economia solidária e inovação tecnológica. Além de atendimento e fomento aos microempreendedores. Serviços ofertados: Microcrédito – parcerias CAIXA e Banco do Povo Paulista; Encaminhamento – TEIA – Espaço Colaborativo de Trabalho; Inscrições gratuitas nos programas, cursos e eventos ADE SAMPA; Encaminhamento para o COE – Ciclo de Orientação Empresarial; Parcelamento de Débitos do MEI; Orientação DASN – SIMEI; Orientação configuração Senha Web; Orientação configuração de Nota Fiscal; Consulta CCM, CCMEI e CNPJ; Cadastro Mãos e Mentes Paulistanas (artesanato); Formalização MEI; Declaração anual do Simples Nacional; Alteração CNAE; Geração de boleto DAS; Cancelamento cadastro MEI.
SMTUR
CIT móvel para que os participantes do evento tenham acesso aos informativos sobre a cidade e possíveis locais de interesse de turismo desta, como: mapa da cidade; guia da cidade; possíveis roteiros temáticos e inclusive informativos sobre o Turismo de Aventura, projeto totalmente inclusivo para pessoas com deficiência.
SMC – Contos de Brincar
grupo êBA! apresenta espetáculo recheado de histórias e brincadeiras que envolvem, divertem e resgatam a cultura da infância. Tudo numa proposta bilíngue (em Português e Libras), onde tudo deve fazer sentido para aqueles que ouvem e que não ouvem. Para isso, os gestos, ritmos corporais, vibrações e recursos visuais são usados e abusados, para que todos possam participar. No repertório, contos da literatura oral e escrita serão apresentados ao público, que também poderá interagir com as artistas e aprender alguns sinais por meio de brincadeiras lúdicas e educativas.
Instituto Fios de Ouro
CORTE DE CABELO GRATUITO
Atua há 25 anos na área da beleza voltada para formação profissional e prestação de serviços. Cortes feminino, cortes masculino, designer de sobrancelha e tranças. Atendimento por distribuição de senhas limitadas.
Serviço Inclui Sampa nos Bairros
Data: 11 de março
Hora: 09h às 15h
Local: CEU Jardim Paulistano – Rua Aparecida do Taboado, s/n, Jd. Paulistano
|
Você pode gostar
Novidades
Daniele Bloris encerra a exposição ‘Metamorfoses’, no dia 18 (sábado), na Casa Paulo Branquinho, com recital de Andrea Estevão e Inês Carneiro
Publicado
1 dia atrásem
15 de outubro de 2025Por
Ocimar Freitas
A exposição ‘Metamorfoses’, de Daniele Bloris, pode ser visitada até o dia 18 de outubro (sábado), na Casa Paulo Branquinho. Na finissage, haverá um recital com Andréa Estevão e Inês Carneiro e a chance de interagir com as telas que trazem vida às linhas e cores, provocando sensações e fazendo o observador se misturar com as obras, formando um universo único.
“Metamorfoses” pode ser visitada de terça a sexta, das 16h às 19h, na Rua Moraes e Vale, 8 – Lapa. Entrada gratuita e censura livre. A finissage acontece a partir das 16h e o recital será às 18h.
Segundo Lia do Rio, curadora, “Daniele Bloris percorre sua trajetória com espontaneidade, na qual gesto e traço se confundem pelo uso de linhas que passam a ter vida própria ao colocar em atividade ritmos internos. Pensa enquanto a linha progride, não pela ordem do acaso, mas pela metamorfose dos signos gráficos, das linhas multiplicadas que intensificam o movimento expandido. (…) Cada uma dessas unidades é, por si só, um termo modular autônomo que pode ser ajustado segundo diferentes ordens, assim como cada desenho é ponto de partida para posteriores desenvolvimentos formais.”
Sobre Daniele Bloris
Daniele Bloris, psicóloga, artista plástica e psicanalista, nasceu e vive no Rio de Janeiro, onde participou de exposições coletivas e individuais. Seus trabalhos também foram expostos em cidades europeias e em Osaka, no Japão.
Suas obras são uma exploração profunda e contínua das possibilidades do traço, do movimento e do espaço. A artista desenvolveu uma linguagem singular, caracterizada por linhas que fluem de maneira orgânica, em um movimento contínuo que parece descrever o infinito. Suas criações são traçadas sobre o papel com uma espontaneidade que revela um profundo diálogo entre a caneta e o papel, entre o consciente e o inconsciente. Cada linha que Daniele desenha não é apenas um elemento gráfico, mas uma expressão de vida, uma defesa de um espaço de liberdade.
Instagram: @daniele.bloris
Serviço
Artista: Daniele Bloris
Exposição: Metamorfoses
Curadoria : Lia do Rio
Local: Casa Paulo Branquinho
Rua Moraes e Vale, 8 – Lapa – RJ
Assessoria de Imprensa: Paula Ramagem
Recital no dia 18/10 às 18h
Visitação: até 18/10
Terça a sexta, das 16 h às 19h
Entrada gratuita
Censura livre
Novidades
Contos de Dinizia no Theatro São Pedro convida a redescobrir a história do Brasil por meio de canções
Publicado
1 semana atrásem
8 de outubro de 2025Por
Ocimar Freitas
Coletivo Quintal se une à soprano Manuela Freua e ao pianista Ricardo Ballestero para criar uma experiência sensorial e afetiva em que a contação de histórias dialoga com o repertório da canção brasileira de câmara e popular, em espetáculo para crianças, jovens e adultos; apresentações ocorrem nos dias 11 e 12 de outubro, às 11h
Clique Para Download |
Fotos do Theatro São Pedro, acesse aqui
No mês de comemoração ao Dia das Crianças, o Theatro São Pedro, equipamento cultural da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerido pela Santa Marcelina Cultura, oferece ao público um espetáculo que celebra a música e a memória: Contos de Dinizia: Nossas Histórias, Nossas Canções convida crianças, jovens e adultos a redescobrir a história do Brasil por meio de suas canções. Os concertos serão realizados nos dias 11 e 12 de outubro, às 11h, com ingressos entre R$ 36 (meia-entrada) e R$ 72 (inteira).
Ao partir da reflexão de “quantas histórias pode guardar uma árvore?”, o espetáculo é inspirado nas memórias de um grande angelim-vermelho amazônico (Dinizia excelsa), árvore gigante conhecida como a maior da América do Sul e que pode alcançar mais de 88 metros de altura, unindo histórias, muita imaginação e música brasileira.
Nesse encontro, com direção musical de Ricardo Ballestero, que também atua como pianista, e direção de arte de Giorgia Massetani, palavras e sons, assim como os ramos da grande árvore, revelam que existem muitas maneiras de lembrar, sonhar e partilhar histórias. Kuka Batista é responsável pela iluminação.
Contos de Dinizia: Nossas Histórias, Nossas Canções terá participação da cantora solista Manuela Freua e do Coletivo Quintal: Das Starobinas, Ester Leal e Joy Rupy, sendo um espetáculo multimodal que reúne contação de histórias, canções brasileiras de câmara e populares, além de elementos sonoros, para criar uma experiência sensorial e afetiva.
TRANSMISSÃO AO VIVO
A apresentação de 12 de outubro, domingo, às 11h, será transmitida ao vivo gratuitamente pelo canal de YouTube do Theatro São Pedro.
TEMPORADA DE ESPETÁCULOS DO THEATRO SÃO PEDRO
Contos de Dinizia – Nossas histórias, nossas canções
Ricardo Ballestero, direção musical e piano
Giorgia Massetani, direção de arte
Coletivo Quintal: Das Starobinas, Ester Leal e Joy Rupy
Manuela Freua, cantora solista
Kuka Batista, iluminação
JOSÉ ANTÔNIO DE ALMEIDA PRADO (1943–2010)
Três Episódios de Animais
2. Sinimbú
HEKEL TAVARES (1896–1969)/JORACY CAMARGO (1898-1973)
Sabiá
HEITOR VILLA‑LOBOS (1887–1959) /MANUEL BANDEIRA (1886–1968)
Bachianas brasileiras Nº 5, W389-391
Dança (Martelo)
MOZART CAMARGO GUARNIERI (1907–1993)
Den-Báu
LUIZ GONZAGA (1912–1989) /HUMBERTO TEIXEIRA (1915–1979)
Assum Preto
ANTONIO CARLOS JOBIM (1927–1994)
Passarim
JAYME OVALLE (1894–1955) /MANUEL BANDEIRA (1886–1968)
Azulão
WALDEMAR HENRIQUE (1905–1995)
Uirapuru
Ensaio geral aberto e gratuito: 10 de outubro, 11h, Theatro São Pedro
Concertos: 11 e 12 de outubro, às 11h, Theatro São Pedro
Ingressos: R$ 36 (meia-entrada) a R$ 72 (inteira), aqui
Classificação etária: Livre
THEATRO SÃO PEDRO
Com mais de 100 anos, o Theatro São Pedro, instituição do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, gerido pela Santa Marcelina Cultura, tem uma das histórias mais ricas e surpreendentes da música nacional. Inaugurado em uma época de florescimento cultural, o teatro se insere tanto na tradição dos teatros de ópera criados na virada do século XIX para o XX quanto na proliferação de casas de espetáculo por bairros de São Paulo. Ele é o único remanescente dessa época em que a cultura estava espalhada pelas ruas da cidade, promovendo concertos, galas, vesperais, óperas e operetas. Nesses mais de 100 anos, o Theatro São Pedro passou por diversas fases e reinvenções. Já foi cinema, teatro, e, sem corpos estáveis, recebia companhias itinerantes que montavam óperas e operetas. Entre idas e vindas, o teatro foi palco de resistência política e cultural, e recebeu grandes nomes da nossa música, como Eleazar de Carvalho, Isaac Karabtchevsky, Caio Pagano e Gilberto Tinetti, além de ter abrigado concertos da Osesp. Após passar por uma restauração, foi reaberto em 1998 com a montagem de La Cenerentola, de Gioacchino Rossini. Gradativamente, a ópera passou a ocupar lugar de destaque na programação do São Pedro, e em 2010, com a criação da Orquestra do Theatro São Pedro, essa vocação foi reafirmada. Ao longo dos anos, suas temporadas líricas apostaram na diversidade, com títulos conhecidos do repertório tradicional, obras pouco executadas, além de óperas de compositores brasileiros, tornando o Theatro São Pedro uma referência na cena lírica do país.
SANTA MARCELINA CULTURA
Eleita a melhor ONG de Cultura de 2019, além de ter entrado na lista das 100 Melhores ONGs em 2019 e 2020, a Santa Marcelina Cultura é uma associação sem fins lucrativos, qualificada como Organização Social de Cultura pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas. Criada em 2008, é responsável pela gestão do GURI e da Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim (EMESP Tom Jobim). O objetivo da Santa Marcelina Cultura é desenvolver um ciclo completo de formação musical integrado a um projeto de inclusão sociocultural, promovendo a formação de pessoas para a vida e para a sociedade. Desde maio de 2017, a Santa Marcelina Cultura também gere o Theatro São Pedro, desenvolvendo um trabalho voltado a montagens operísticas profissionais de qualidade aliado à formação de jovens cantores, instrumentistas, libretistas e compositores para a prática e o repertório operístico, além de se debruçar sobre a difusão da música sinfônica e de câmara com apresentações regulares no Theatro. Para acompanhar a programação artístico-pedagógica do Guri, da EMESP Tom Jobim e do Theatro São Pedro, baixe o aplicativo da Santa Marcelina Cultura. A plataforma está disponível para download gratuito nos sistemas operacionais Android, na Play Store, e iOS, na Apple Store. Para baixar o app, basta acessar a loja e digitar na busca “Santa Marcelina Cultura”. Para baixar o app, basta acessar a loja e digitar na busca “Santa Marcelina Cultura”.
Comunicação | Santa Marcelina Cultura - Theatro São Pedro
Julian Schumacher – julian.schumacher@santamarcelinacultura.org.br
Tel.: (11) 3585-9897 | (11) 99256-7490
Siga o #NossoTheatro: Site | Facebook | Instagram | YouTube
Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo
Novidades
Laiza Lagares anuncia participação no Resenha Mix
Publicado
2 semanas atrásem
2 de outubro de 2025Por
Ocimar Freitas
O projeto tem objetivo de unir grandes talentos com música autoral
A cantora sertaneja Laiza Lagares acaba de confirmar sua participação no DVD “Resenha Mix” no dia 07 de Outubro, no Balada Beach, em Aparecida de Goiânia. O projeto tem como objetivo unir grandes talentos com música autoral de artistas.
Entre os nomes confirmados está Laiza Lagares, que apresentará a canção “30tão na Cara”, faixa marcada por sua interpretação forte e emocionante. A artista divide espaço no projeto com talentos como Dom Vittor e Vinicius, Débora Solar, Zé Lucas, Carlos e Jader e demais artistas.
O DVD reunirá 10 artistas convidados, com apresentação no formato acústico, cada um interpretando uma música escolhida a dedo em conjunto com o produtor musical Jeromix, que está 10 anos em goiânia, vem trabalhando com grandes artistas como: César Menotti & Fabiano, Joelma, Matogrosso e Mathias, entre outros.
Com mais de 40 anos de experiência no mercado de produção musical, Jeromix é um profissional reconhecido por sua versatilidade, já gravou com diversos nomes da música gaúcha, sertanejo, pop, rock, pagode, ja, orquestras e festivais. Paixão, é como ele se define como alguém com brilho nos olhos e a missão de levar artistas a um novo patamar e ampliação de carreira.
Além disso, o Resenha Mix vem para preencher uma lacuna de carência de novos artistas e hits com qualidade de conteúdo no cenário musical, dando espaço para talentos que podem despertar o público e impulsionar a carreira dos artistas participantes destaque em posições em streaming e mídias nacionais.
Sobre Laiza Lagares
A cantora e compositora goiana Laiza Lagares, de 31 anos, vem se destacando no sertanejo e já é considerada uma das vozes em ascensão no mercado. Natural de Sanclerlândia, interior de Goiás, Laiza vem conquistando corações com seu timbre de voz potente e interpretações marcantes.
A virada na carreira de Laiza aconteceu quando conheceu uma cantora em um concurso musical. Juntas, formaram a dupla Laiza e Larisse, que teve uma trajetória de sucesso por cerca de cinco anos. Durante esse período, Laiza realizou duas turnês pela Europa e teve a oportunidade de cantar ao lado de grandes nomes da música, como Simone e Simaria, Felipe Araújo e Solange Almeida, além de se apresentar em diversos estados do Brasil.
Seu último trabalho foi realizado em julho de 2023 com uma gravação de DVD no Boteco do Simprão que contou com 5 faixas e leva o nome de “Do Jeito que eu Gosto”.
SERVIÇO:
Gravação DVD Resenha Mix
Quando: 07 de Outubro (Terça)
Onde: Balada Beach – Aparecida de Goiânia/Goiás

Junior Donatto promove almoço beneficente de luxo em São Paulo: “Christmas Lunch” celebra mulheres e o espírito natalino

Letícia Mazzon conquista o primeiro lugar no YouTube, em Chapecó, com o single “Meu Vale Nada”

Clariá lança as autorais ’21’ e ‘Astral’, seu primeiro trabalho solo dedicado à MPB e ao Pop, para celebrar sua essência e brasilidade
Destaque
-
Informação5 anos atrás
DOC MARIZ LANÇA O LIVRO “CARECAS NÃO COMEM QUIBE”, SOBRE HUMOR NA PANDEMIA
-
Entretenimento2 anos atrás
-
Apoio5 anos atrás
Oraci
-
Zoo GermaMota (Pet)5 anos atrás
Pet Games
-
Apoio5 anos atrás
D & P
-
Apoio5 anos atrás
Técnico Odimar
-
Ocimar TV mais2 anos atrás
DESCUBRA COMO TRATAR A DIABULIMIA: DOENÇA QUE ASSOCIA A DIABETES COM BULIMIA NERVOSA
-
Apoio5 anos atrás
D & J