Conecte-se conosco

Eventos

Ponte de Versos de fevereiro traz, no Prato Principal, Afonso Henriques Neto e Alberto Pucheu, ao lado de Thereza Christina Rocque da Motta

Publicado

em

Ponte de Versos de fevereiro traz, após 20 anos, no Prato Principal, Afonso Henriques Neto e Alberto Pucheu, ao lado de Thereza Christina Rocque da Motta, editora e fundadora da Ibis Libris
 
 
 
Segundo Thereza Christina, a poesia contribui para a formação do imaginário, do jogo simbólico e da sensibilidade estética, identificando os sentimentos do autor e do leitor
Ibis Libris Editora entra no ano de seu 23º aniversário com 600 títulos publicados até 2022, títulos novos em produção, além dos 24 anos da Ponte de Versos, evento que valoriza a literatura nacional e novos autores. Em fevereiro, a Ponte de Versos contará com a presença de Afonso Henriques Neto e Alberto Pucheu, ao lado da também poeta e editora Thereza Christina Rocque da Motta, fundadora da Ibis Libris, que inicialmente leem poemas autorais. Afonso Henriques Neto e Alberto Pucheu estiveram na Ponte de Versos há 20 anos quando o evento acontecia na Livraria Ponte de Tábuas, no Jardim Botânico, entre 1999 e 2001, e agora retornam para prestigiar o evento.
 
Após o Prato Principal, abre-se a Sobremesa, com leitura de poemas de todos os presentes, encerrando-se com a Saideira, quando cada um lê mais um poema curto preferido, ou de sua autoria.

Estiveram na Ponte de Versos em 2022:

Em fevereiro, Lílian Maial, Ricardo Ruiz e Rosália Milsztajn. Em março, Celi Luz e Karla Sabah. Em abril, Alice Monteiro e Paulo Sabino. Em maio, Claudia Roquette-Pinto e Léo Ferreira. Em junho, Adriano Espínola, Monica Montone e Cristina Biscaia. Em julho, Gilberto Gouma, Manuel Herculano e Marcelo Mourão.
Em agosto, Tanussi Cardoso, Ramon Nunes Mello e Carmen Moreno. Em setembro, Christovam de Chevalier, Ricardo Vieira Lima e Solange Padilha. Em outubro, William Soares dos Santos, Hélen Queiroz e Cecília Costa. Em novembro, Luiz Otávio Oliani e Renato Alvarenga. Em dezembro, Cristina Fürst, Georgia Annes e Rose Araujo. 
Em janeiro de 2023: Laura Esteves, Jorge Sá Earp e Jorge Ventura.


Ibis Libris realiza, mensalmente, a “Ponte de Versos”, evento literário tradicional, que, este ano, comemora 24 anos. Desde 1999, ocorrendo quinzenalmente na antiga Livraria Ponte de Tábuas, no Jardim Botânico, passando pelo Barteliê, em Ipanema, e pela Livraria DaConde, no Leblon, reunindo poetas novos e já consagrados, a “Ponte de Versos” tornou-se parte da cena poética carioca.

Divide-se entre “Prato Principal”, onde os poetas convidados leem por 10 a 15 minutos. Em seguida, é aberta a “Sobremesa” ao público, quando cada pessoa pode recitar um poema por vez e, por fim, a  “Saideira”, com a leitura de mais um poema curto cada um.

A “Ponte de Versos” acontece no próximo dia 14/02 (terça-feira), das 18h às 21h, na Blooks Botafogo, na Praia de Botafogo, 316 (Espaço Itaú de Cinema). Livre para todas as idades e com entrada franca.

Traga seu poema  para a Sobremesa e a Saideira!


Prato Principal
 
Afonso Henriques Neto nasceu em Belo Horizonte, MG e morou em Brasília. Em 1972, mudou-se para o Rio de Janeiro. Publicou, em edição independente, nesse mesmo ano, seu primeiro livro de poesia, O misterioso ladrão de Tenerife. O segundo, Restos & estrelas & fraturas, saiu em 1975. Em 1976, participou da antologia 26 poetas hoje, organizada por Heloísa Buarque de Hollanda, que reuniu os trabalhos da chamada “geração marginal”, poetas que resistiam à ditadura militar. Daí em diante, publicou mais 11 livros de poesia, o mais recente, em 2022, Cantar de labirinto, poema de fôlego épico, dividido em 16 cantos. Em 2014, editou o livro de contos Relatos nas ruas de fúria. Em 2017, a antologia “Busca da gema nos destroços”, obra publicada em Portugal. Em 2019, o romance Os odiados do sol. Em 2020, publicou Antologia poética, com traduções de poemas de Arthur Rimbaud e, em 2021, os livros A tulipa azul do sonho (Constança, a musa de Alphonsus de Guimaraens, seu avô) e um primeiro livro infantil, Aquilo aquele aquela, com poemas ilustrados por suas netas, Isadora e Natália W. Guimaraens. Publicou vários livros de tradução, entre eles, Ode sobre uma urna grega, de John Keats e O barco bêbado, de Arthur Rimbaud, em 2015, pela Ibis Libris. É professor do Instituto de Artes e Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense (UFF) e membro da Academia Mineira de Letras.

Pois os poemas sobem
dessa lava bruta
a habitar a oculta
paisagem, a fruta
de infinita aurora
que por nós demora
para que a semente
possa enfim germinar,
mar sempre a quebrar
sobre eterno mar.
Cada verso nasce
do diverso verso
que no sem termo
é infindo derramar.
O vento traz poemas
e demais escolhos.
A escolha é do poeta
mineração inquieta.
Trocam-se palavras
para o mesmo tema.
Este parto idêntico
a qualquer poema.

Canto I, in “Cantar de labirinto” (7Letras,2022), Afonso Henriques Neto

Alberto Pucheu é poeta e professor de Teoria Literária da UFRJ. Publica livros de poemas e de ensaios. Dentre os primeiros, A fronteira desguarnecida, poesia reunida 1993-2007, mais cotidiano que o cotidiano (2013), Para quê poetas em tempos de terrorismos? (2107), Vidas rasteiras (2020) e É chegado o tempo de voltar à superfície (2022), estes dois últimos publicados pela Cult Editora. Como ensaísta, publicou, entre outros, Pelo colorido, para além do cinzento; a literatura e seus entornos interventivos (2007), Giorgio Agamben: poesia, filosofia, crítica (2010), a poesia contemporânea (2014), Que porra é essa – poesia? (2018) e Espantografias: entre poesia, filosofia e política (2021). Depois de fazer um documentário e de escrever em um jornal sobre Carlos de Assumpção, organizou sua poesia reunida, Não pararei de gritar, publicada pela Companhia das Letras. Realizou outros documentários com poetas, como Leonardo Fróes e Vicente Franz Cecim, além da série Autobiografias poético-políticas, com André Luiz Pinto, Tatiana Pequeno, Bruna Mitrano e Danielle Magalhães. Organizou diversos livros, periódicos e dossiês, tendo mantido o blog virtual “O cuidado da poesia – poemas do e para este tempo”, com 30 textos de convidados, além de ter escrito um de abertura e outro de encerramento, na Cult. Em 2019, fez a curadoria do primeiro número da Cult Antologia Poética. Em 2021, organizou Poemas para exumar a história viva, livro com poemas sobre presos políticos na ditadura militar, publicado pela Cult Editora.

É CHEGADO O TEMPO DE VOLTAR
À SUPERFÍCIE

É chegado o tempo de voltar
à superfície. Apesar do pulmão
estourado, do estômago
explodido, dos olhos
esbugalhados, das veias
estufadas, dos miolos
espatifados, do corpo
maltratado, algo faz
saber que, apesar de tudo,
resta um fôlego qualquer
para mais um segundo,
aguentando o arremesso
final. É chegado o tempo
de voltar à superfície.
Na encharcada escuridão
desorientadora de espaços
e tempos, depois de
a solidão borbulhar
em vertigem, depois
de desmaiado
um sem número de vezes,
depois de, em um lampejo
súbito de alguma explosão,
não saber se está acordando
ou se desce sonâmbulo
para aquela zona ainda mais
funda, depois de ver o pico
do Everest espelhado
às avessas abaixo
e aqueles seres ínfimos
e imensos, escutando
seus sons de horrores
e deslumbramentos, depois
de boiar em uma nuvem
submersa de explosões,
sentindo que tem medo
e que não tem mais nada
a perder senão o medo,
ficando a dois sopros,
se tanto, da morte, é chegado
o tempo de voltar à superfície.
Com o rosto voltando-se
para cima e a respiração
desafogando-se
e encontrando
pela primeira vez
o ar por sobre o abismo
do qual emerge, é chegado
o tempo, é chegado o tempo
de voltar à superfície.

In “É chegado o tempo de voltar à superfície” (Cult, 2022), Alberto Pucheu


Sobre a Ibis Libris

Ibis Libris é uma editora de primeiros livros de prosa e poesia, ficção e não ficção, infantis, juvenis e cultura em geral. Foi fundada em 18 de agosto de 2000, e hoje tem mais de 500 títulos publicados, principalmente de literatura. Sua fundadora, Thereza Christina Rocque da Motta, é poeta, editora e tradutora. Lançou “Joio & Trigo”, seu primeiro livro de poemas, em 1982. Tem 25 livros publicados, entre eles, “Capitu” (2014), “Breve anunciação” (2013) e “As liras de Marília” (2013). É membro do Pen Clube do Brasil e da Academia Brasileira de Poesia. Fundou a Ibis Libris em 2000, e criou o selo Bisbilibisbalabás em 2002. Em 2021, criou o selo Maat somente para mulheres.  Em 2022, lançou “Sheherazade”, seu primeiro livro de contos, pelo selo Maat. 

Ibis Libris Editora inscreveu, pela primeira vez, mais de 10 títulos no Prêmio Jabuti de 2022, concorrendo em 16 categorias. Além disso, Thereza Christina fez o pedido de inserção do Dia da Primavera dos Livros no Calendário Oficial da Cidade, aprovado em 6 de outubro de 2022.

Segundo Thereza Rocque da Motta, a “Ibis Libris foi criada para dar voz aos autores que desejam transformar seus sonhos em livros e, por isso, criei  uma editora para transformar sonhos em realidade”.

Instagram: @ibislibris

Thereza Christina Rocque da Motta
Ibis Libris
Editora
Rua Pereira Nunes, 395 cob. 1.701
Vila Isabel
20.541-022 Rio de Janeiro – RJ
Tel.: 21-3546-1007 / 96580-0499

Continuar Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eventos

Elis Justi sobe ao palco do Villa Country em São Paulo

Publicado

em

Em comemoração aos 28 anos da Rádio Nativa, o Villa Country, em São Paulo, vai receber no próximo domingo (30), a partir das 14h, grandes nomes da música brasileira. Entre eles, a cantora Elis Justi irá apresentar “Me libertando” e “Malabarismo”, atual faixa de trabalho da artista. Também estarão participando da festa, Mari Fernandez, Diego & Victor Hugo, Danilo & Davi, Traia Véia, Elis Justi, Lucas Lucco, Sampa Crew, Fiduma & Jeca, Ricardo Rosalem, Pedro Libe, Kaique & Felipe, Jads & Jadson e Pedro Paulo & Alex.

Malabarismo:

Plataformas digitais:
https://onerpm.link/MalabarismoElisJusti

A produção musical de “Malabarismo” ficou a cargo de Eduardo Pepato. A direção executiva é da Top Music. O single está disponível em todas as principais plataformas de distribuição digital. Com menos de dois meses de lançamento, “Malabarismo” já coleciona números impressionantes na internet. No Youtube, são mais de quatro milhões de visualizações, além de fazer parte de várias playlists nas plataformas digitais.

Os ingressos podem ser adquiridos pelo site Ticket360 https://www.ticket360.com.br/evento/31728/ingressos-para-aniversario-da-nativa-fm-28-anos-com-mari-fernandez-ao-vivo-e-mais. Para mais informações, acesse https://villacountry.com.br/.

VILLA COUNTRY
Inspirada na cultura dos cowboys do western, o Villa Country possui 12 mil metros quadrados divididos em vários ambientes que remetem o visitante ao velho oeste americano. É muito mais do que uma casa de shows, pois concentra restaurante, pista de dança, camarotes e centro de convenções. Ambientes diferenciados, como o Saloon, as praças Sertaneja, Caipira e do Cavalo, dão o tom temático ao lugar. Aqui é possível ouvir o melhor da música sertaneja e de raiz, sem esquecer o inconfundível repertório country.

ELIS JUSTI
Natural de Piracicaba, cidade do interior do Estado de São Paulo, Elis Justi cresceu em meio a música. Influenciada pelo pai, seu Osvaldo, que era cantor de músicas sertanejas raiz, Elis já passou por bandas de igreja, de baile e country. Foi ainda criança que ela teve o seu primeiro contato com a música, quando ganhou de seu pai um piano com apenas quatro anos de idade. Jornalista, atriz e radialista, Elis herdou do pai o amor pelo sertanejo e cultivou-o em uma carreira multifacetada.

Dona de uma versatilidade rara, abraçando o sertanejo contemporâneo e clássicos tanto do country, do pop, aos sucessos nacional e internacional, seus shows agradam todas as idades e tipos de público. Eclética, ela ouve de tudo, mas tem no sertanejo e no country artistas que são suas principais referências como Shania Twain, Marília Mendonça, Chitãozinho & Xororó.

Vivendo uma nova fase na carreira, em 2023 Elis passou a ter a gestão de sua carreira artística realizada pelo escritório Top Music. No primeiro ano da parceria, ela gravou na cidade de Americana/SP, o projeto “Elis Justi – Ao Vivo em Americana”. “Beijo inocente” e “Aproveita” se destacaram nas rádios e a projetaram a artista definitivamente para o mercado musical.

Em 2024 gravou o projeto “Elis Justi – Na Roça” na cidade de Cerqueira César, interior paulista. Deste trabalho, destaque para o sucesso “Me libertando” que foi a música mais executada por meses, ocupando o topo das paradas das principais rádios pelo o Brasil. “Me libertando”, ganhou uma nova versão, produzida pelo renomado produtor musical Eduardo Pepato.

Nas redes sociais, a artista vem colecionando números expressivos. No Youtube, são mais de 22 milhões de visualizações em seus vídeos. No Instagram são 150 mil seguidores. Elis traz para o palco o mesmo amor que tem por suas histórias. Presença carimbada nas principais festas e eventos pelo o Brasil, Elis entrega no palco um show envolvente, emocionante e surpreendente do começo ao fim!

Para conhecer um pouco mais de Elis Justi, acesse https://www.instagram.com/elisjusti/.

SERVIÇO
Evento: Show Rádio Nativa 28 anos: Elis Justi e convidados
Data: 30 de novembro
Horário: 14h
Local: Villa Country – Avenida Francisco Matarazzo, 774 – Água Branca – São Paulo/SP.
Mais informações: (11) 9 8724 0123 / https://villacountry.com.br/

Continuar Lendo

Eventos

Webinar do CONRERP 2 recebe Erika Pessôa para discutir PR Intelligence e os novos rumos da reputação na comunicação

Publicado

em

Encontro online reúne uma das principais especialistas do país para discutir inteligência aplicada, reputação, métricas e o papel estratégico das Relações Públicas na era da IA

O Conselho Regional de Profissionais de Relações Públicas da 2ª Região promove, no dia 18 de novembro, às 18h, um webinar especial com a participação de Erika Pessôa, CEO & Founder da Pessoa Comunicação | PR Intelligence e conselheira efetiva do Conselho Federal de Profissionais de Relações Públicas (CONFERP).

Com mais de 20 anos de atuação, Erika é referência nacional em comunicação estratégica, reputação, gestão de crises e relações públicas. Ao longo de sua trajetória, já liderou projetos para mais de 150 marcas em países como Brasil, Portugal, Moçambique e Chile, além de ser idealizadora do conceito PR Intelligence — metodologia que une análise estratégica, dados, reputação e inteligência aplicada à comunicação.

No encontro, ela apresentará a palestra “PR Intelligence: Relações Públicas na era da inteligência e da reputação”, destacando os principais pilares que estruturam o modelo e como profissionais, organizações e lideranças podem aplicá-lo no cotidiano.

Serão abordados temas como:

  • A evolução da comunicação tática para a inteligência estratégica;
    • Os quatro pilares do PR Intelligence;
    • Caminhos para implementação prática nas organizações;
    • Resultados mensuráveis e métricas de reputação;
    • O movimento PR Intelligence e o papel das Relações Públicas como ciência aplicada.

O webinar integra a agenda de formação e atualização contínua promovida pelo CONRERP 2ª Região, reforçando o compromisso do Conselho com o desenvolvimento dos profissionais de comunicação e com a valorização da atividade de Relações Públicas no mercado contemporâneo.

Data: terça-feira, 18/11
Horário: 18h
Link: https://www.even3.com.br/webinar-v-pr-intelligence-651074/

Continuar Lendo

Eventos

Opus Entretenimento participa do 10º Congresso Brasileiro de Promotores de Eventos, e encerra o encontro com show de Paula Fernandes

Publicado

em

Empresa reafirma sua liderança e protagonismo no setor ao participar de painéis estratégicos e apresentar show de encerramento com uma de suas principais artistas

Paula Fernandes protagonizou show de encerramento do evento.
crédito da foto: Davi Teixeira
Mais imagens aqui
A Opus Entretenimento, maior plataforma de shows e entretenimento ao vivo do Brasil, foi um dos grandes destaques do 10º Congresso Brasileiro de Promotores de Eventos, realizado pela ABRAPE, nos dias 11 e 12 de novembro, no Distrito Anhembi, em São Paulo.
Reconhecido como o principal encontro da cadeia produtiva de eventos do país, o congresso reuniu importantes nomes do show business nacional e internacional para discutir o futuro do setor, compartilhar experiências e impulsionar novas conexões.
Representando a força e a visão estratégica da empresa, Sérgio Peixoto, diretor da Opus Live – segmento Talents, Tours & Festivals da Opus Entretenimento, participou do painel “Agenciamento Artístico 360º: Desafios, Conquistas e Futuro”, ao lado de Ellen Barbosa (Thiaguinho, Tardezinha), Pietro Toscano (Sandy, Michel Teló) e Filipe Risse (Workshow).
Durante o debate, Peixoto ressaltou a relevância de uma gestão artística moderna, pautada por uma visão 360°, estrutura sólida e sensibilidade criativa. “Vivemos um momento em que o artista precisa estar amparado por um ecossistema inteligente e verdadeiramente estratégico. Na Opus, buscamos integrar experiência, inovação e olhar artístico para oferecer soluções que impulsionem o crescimento e fortaleçam a carreira de cada talento. Nosso compromisso é transformar arte em legado”.
Já Carlos Konrath, presidente do Conselho Administrativo da Opus Entretenimento, participou de um dos momentos mais aguardados do congresso. Com décadas de experiência no showbiz, ele foi uma das vozes do painel “Captação e Gestão de Patrocínios no Mercado de Entretenimento”, que reuniu também Pedro Ivo (Live Nation) e Renata Guaraná (The Town).
Durante o encontro, Konrath destacou o papel fundamental da inovação e do propósito na construção de parcerias sólidas entre marcas e o setor cultural. “A Opus Entretenimento realiza cerca de 3.200 eventos por ano e é responsável pelo naming rights das dez casas que administramos em todo o país. Acreditamos que o entretenimento é uma poderosa ferramenta de conexão emocional e de geração de valor para marcas e públicos. Na Opus, enxergamos o patrocínio como uma aliança de propósito, que vai muito além da simples exposição e se transforma em uma experiência compartilhada. Esse é o futuro da nossa indústria”.
Eliza Pierim, Diretora de Cultura do Instituto Cultural Opus (ICO) e Gerente de Projetos Culturais na Opus Entretenimento, participou do painel “Cases Salve o Sul”, onde compartilhou sua experiência como Diretora da Abrape Regional RS, atuação que foi fundamental na distribuição dos recursos arrecadados pelo Festival Salve o Sul, em apoio às vítimas das enchentes que devastaram o Rio Grande do Sul em 2024.
Ela destacou o papel essencial do associativismo e da união do setor de eventos na construção de respostas rápidas e efetivas diante de situações de crise. “Foi emocionante testemunhar o poder transformador da arte e da solidariedade caminhando lado a lado. Em tempo recorde, conseguimos mobilizar pessoas, recursos e emoções para levar esperança a quem mais precisava”.
Encerrando o congresso com brilho e emoção, a cantora Paula Fernandes, a mais nova artista a integrar o casting da Opus Entretenimento, apresentou um show vibrante, repleto de carisma e conexão com o público. Sua performance marcou o fechamento do evento com energia contagiante, celebrando o poder da música como elo entre artistas, profissionais e público.
O espetáculo simbolizou a força da parceria entre artista e produtora, e reforçou o compromisso da Opus com experiências musicais autênticas, emocionantes e de alto impacto.
Com sua participação de destaque no 10º Congresso Brasileiro de Promotores de Eventos, a Opus Entretenimento reafirma seu protagonismo na construção do presente e do futuro do mercado de shows e eventos no Brasil, consolidando-se como uma empresa que une gestão, inovação e paixão pela arte.
A presença da Opus nos principais debates do congresso, somada ao espetáculo de encerramento com Paula Fernandes, reforça a visão da empresa de ser um agente transformador no entretenimento ao vivo, promovendo conexões duradouras entre artistas, marcas e público.
Sobre a Opus Entretenimento
Celebrando 49 anos de atividade, a Opus Entretenimento é a maior plataforma de shows e entretenimento ao vivo do Brasil. Comprometida com a excelência em todos os projetos em que se envolve e por acreditar no poder transformador da tríade cultura, conteúdo e experiência, a empresa promove grandes produções nacionais e internacionais, além da carreira de artistas renomados.
Foi reconhecida pela Associação Brasileira de Promotores de Eventos (ABRAPE) e pela AMBEV como umas das empresas que possui as melhores práticas, ações e contribuições para implementação de práticas Environmental, Social and Governance (ESG) em eventos públicos e privados. A Opus Entretenimento possui o selo PRESE e é pioneira no Prêmio de Responsabilidade Empresarial no Setor de Eventos – PRESE 2023, que analisou e mapeou as iniciativas mais inovadoras em ESG no setor.
Administradora de nove casas de espetáculos pelo país nas regiões Nordeste, Sul e Sudeste, responsável por receber mais de dois milhões de espectadores por ano, a marca se orgulha em ser a promotora responsável pela vinda de um dos conteúdos mais amados por gerações de brasileiros: o Disney On Ice. Com décadas de existência, a atração vem se renovando a cada ano e continua sendo um dos espetáculos preferidos de toda a família no Brasil e no mundo.
A Opus Entretenimento também realizou grandes turnês internacionais como Guns N’ Roses, KISS, Hanson, shows internacionais de Ray Charles, Norah Jones, Avril Lavigne, Paramore, Evanescence, entre outros. Para mais informações, acesse o site da Opus.

Continuar Lendo

Destaque

Copyright © 2023 ocimar.com. Todos os direitos reservados.