Conecte-se conosco

Novidades

BOOMSPDESIGN 2019 traz Harry Allen como designer do ano, instalações conceituais e a valorização do desenho autoral

Publicado

em

O BOOMSPDESIGN – Fórum Internacional de Arquitetura, Design e Arte, que acontecerá entre os dias 19 e 21 de agosto, no Lounge Bienal, no Pavilhão Ciccillo Matarazzo, Parque Ibirapuera, é um dos eventos mais esperados do Design Weekend, a Semana de Design de São Paulo, considerado o maior festival de design urbano da América Latina.

Beto Cocenza, idealizador do BOOMSPDESIGN, conquistou, ao longo dos anos, uma expertise para unir, no mesmo espaço, talentos que estão despontando no segmento e nomes já consagrados e que deram início na sua trajetória dentro do evento, que chega em sua 12ª edição. São nomes de peso que chancelam a importância do fórum no calendário de design no país.

Um dos destaques é Harry Allen como Designer do Ano. Harry Allen trará um projeto exclusivo para a edição de 2019, apoiado pela FLORENSE. O designer vai exibir a instalação Vagalume, uma homenagem de Allen à fauna brasileira e uma conexão com as famosas fábulas das fazendas norte americanas. Serão centenas de vagalumes executados em impressão 3D, em parceria com a Design in Fill, que usou a anatomia de um vagalume real, encontrado na fazenda de Harry Allen nos Estados Unidos.

O designer, conhecido por seu icônico “Pig Bank”, tem uma trajetória de sucesso no mundo do design. Harry Allen criou sua consultoria em design em 1993 e, desde então, tem criado móveis, luminárias, além de produtos como embalagens e objetos, entre eles a premiada embalagem do perfume BANG de Marc Jacobs. Seu trabalho envolve várias coleções, que já foram comercializadas pelas famosas “lojinhas” do MOMA, PAMM (Pérez Art Museum Miami), Guggenheim, entre outros. Seu constante interesse em arte, novos materiais e uma abordagem sistemática em design tem levado a desenvolver alguns dos produtos mais funcionais e inteligentes ao redor do mundo.

“Trazer Harry Allen para a edição 2019 vai ser um passo importante para o BOOMSPDESIGN, que sempre inovou em apresentar profissionais renomados mundialmente e também enaltecer novos talentos nacionais”, comenta Beto. Já foram homenageados Luis Pons (Venezuela/EUA), gt2P (Chile), Dror Benshetrit (Israel/EuA) e Tom Price (Londres) e os brasileiros Ruy Ohtake e Zanini de Zanine.

O BOOMSPDESIGN tem traçado uma trajetória que ultrapassa os limites do evento, fazendo conexões entre marcas, designers, profissionais e a indústria. Exemplo disso é a inauguração da nova loja da Florense em agosto, que ganha projeto do israelense Dror Benshetrit que, em 2017, foi o Designer do Ano do fórum e criou uma instalação em madeira. Essa instalação, agora, dá vida à fachada da nova loja, toda em aço corten. Essa parceria se deu por intermédio de Beto Cocenza, curador arquitetônico da flagship na Alameda Gabriel Monteiro da Silva.

Instalações

Este ano, o BOOMSPDESIGN contará com diversas instalações, criadas por profissionais e marcas parceiras, com a finalidade de oferecer uma experiência sensorial aos visitantes, além de mostrar novas formas de viver o design.

Além da instalação de Harry Allen, o fórum terá um espaço conceitual criado pelo arquiteto dinamarquês Adam Kurdahl e sua equipe da SPOL Architects, escritório com base em São Pauloe Oslo, na Noruega., Será a instalação principal do evento, onde aproximadamente 10 mil folhas de papel usadas por escritórios renomados de arquitetura, tratadas com material antichamas, formarão uma grande escultura pendente do teto, mostrando a importância de ressignificar os recursos naturais. “A proposta visa reutilizar a nossa maior fonte de resíduos, o papel. O papel é o principal resíduo dos escritórios de arquitetura”, comenta Adam Kurdahl. “Em média, um brasileiro gasta 10.600 folhas de papel por ano, o que significa que cada pessoa consome uma árvore e meia por ano. Somos 206 milhões de pessoas no brasil, 2,18 trilhões de folhas são consumidas no brasil por ano.” Apresentando esses números impactantes, a SPOL Architects quer demonstrar como podemos pensar de forma artística e generosa, uma nova consciência para com os recursos naturais. O projeto arquitetônico da instalação trabalha a volumetria geométrica das folhas penduradas, trabalhando concomitantemente com a planta do piso, tendo como referência a cenografia do filme Dogville, de Lars Von Trier, de 2004. Além dessa interação intensa com a instalação, o visitante do BOOMSPDESIGN poderá levá-la um pouco dela para casa. Em uma área do projeto, os criadores dispuseram pranchas que os escritórios de arquitetura descartam, para que os visitantes possam levá-las como lembrança do evento. “As pranchas que sobrarem serão recicladas para produzir blocos de papel para os escritórios de arquitetura, clientes e amigos”, explica Adam.

Palestras e talks

Para esta edição do BOOMSPDESIGN, diversas palestras e ações foram confirmadas, que vão abranger diferentes assuntos voltados à arquitetura, design, consumo, negócios, arte e cultura. (saiba sobre todas as ações no no nosso material completo (link acima).

Um dos destaques é a exibição do documentário “Oscar Niemeyer – A Luta é Longa”, de Bernardo Pinheiro. Produzido durante os dois últimos anos de vida do arquiteto brasileiro mais famoso do mundo, o filme mostra o dia a dia de Oscar Niemeyer após completar 100 anos. A exibição do filme será seguida de um talk com o diretor Bernardo Pinheiro e Jair Valera, arquiteto-chefe do escritório de Niemeyer e que foi o braço-direito do arquiteto por 40 anos, compartilhando e convivendo diariamente a realidade do escritório, seus projetos e realizações. O tal também terá a presença de Veronica Zalszupin, filha de Jorge Zalszupin. No documentário, Jair Valera e Luiz Alberto Oliveira, físico e professor do mestre, contribuem com depoimentos para construir a narrativa junto com nomes como Paulo Mendes da Rocha, Frank Gehry e Richard Rogers. O diretor estará presente para um talk após a exibição do filme.

Jayme Vargas fará a palestra “Gregori Warchavchik, o primeiro moderno do Brasil: legado e herança”, onde falará sobre a trajetória de Gregori Warchavchik, pioneiro da arquitetura moderna brasileira. Ele também discutirá pontos do seu livro recém-lançado, “Gregori Warchavchik – Design e Vanguarda no Brasil”, que aborda como Warchavchik trabalhava os ineriores e o mobiliário como elementos fundamentais na construção da sua arquitetura.

Design 2×2

Pela terceira vez, a exposição DESIGN 2×2 traz novos talentos do segmento em companhia de criações de profissionais já renomados. É uma vitrine para esses profissionais serem apresentados a empresas, indústrias, lojistas e arquitetos. Os participantes são Eloisa Piardi Ricchetti, Enzo Sobocinski, Ale Alvarenga, Demetrio Chryssanthos Koutsantonis, William Kass, Reinaldo Sasai, Marcos Bazzo, Leonardo Bueno e Ellion Cardoso. Saiba sobre todas as peças que serão lançadas no nosso material completo (link acima).

Iniciativas para valorizar o design autoral

O Club Casa Autoral acontece pela terceira vez, com o intuito de valorizar a criação autoral dos profissionais associados ao Club&Casa Design. Organizado pelo clube, o projeto tem curadoria de Beto Cocenza e coordenação de Matheus Luiz, que organiza workshop com professores de vários segmentos, onde os profissionais tem a oportunidade desenvolver suas ideias e produzir seus protótipos em parceria com os lojistas associados no Estado de São Paulo e ficam expostos durante todo o evento. Para este ano, os participantes estão desenvolvendo um cabideiro.

Além dessa iniciativa, o INOVARCH chega à sua segunda edição, por conta do sucesso no ano passado, que reuniu empreendedores e entusiastas da inovação nos setores da arquitetura, design e construção. Serão diversas palestras e talks organizados pelo Club&Casa Design, com coordenação do CEO do Club&Casa, Thiago Sodré.

Outra iniciativa de peso é o Concurso Opera Chair 2019, idelizado pela Opera House com curadoria de Beto Cocenza. Em sua segunda edição, o concurso é voltado para o mercado de arquitetos, designers de projetos e interiores, com o intuito de atender às demandas de inovação do setor moveleiro nacional, como mais uma vitrine de tendências que pretende ampliar a divulgação e valorização do mercado nacional. “Projetamos essa edição tendo em vista a possibilidade de ajudar no crescimento dos profissionais do mercado. Levar o nome do ganhador através de um produto autoral é apresentar ao Brasil talentos que, muitas vezes, ficam escondidos”, explica Renan Tozatti, coordenador do concurso. Para o BOOMSPDESIGN 2019, serão expostas duas poltronas vencedoras do concurso no ano passado. A lista de jurados segue a excelência e o nível do concurso: Brunete Fraccaroli, Helen Granzote, Leo Shehtman e Maximira Durigan, entre outros, fazem parte do júri. O regulamento completo e o formulário para a inscrição poderão ser encontrados no evento.

Parcerias e preocupação com a sustentabilidade

As famosas e desejadas sacolas do BOOMSPDESIGN ganham um parceiro de peso nessa edição. A Plast Vinil é a responsável por executar a peça, que utiliza o material ECOGREEN, um PVC totalmente biodegradável.

BOOMSPDESIGN 2019

Data – 19 a 21 de agosto

Local – Lounge da Bienal – Pavilhão Ciccillo Matarazzo – Parque Ibirapuera

Horários – Seg 19/8: 12h-20h

Ter 20/8: 10h-20h

Qua 21/8: 10h-20h

http://www.boomspdesign.com.br

www.instagram.com/boomspdesign

Continuar Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Novidades

Hotel de Sumaré oferece vagas de emprego para diversos setores

Publicado

em

O Fildi hotel & eventos, localizado na cidade de Sumaré, interior do Estado de São Paulo, considerado pela opinião pública como um dos maiores e melhores hotéis da Região Metropolitana de Campinas, está com oportunidades de emprego. Diversas vagas estão disponíveis como recepcionista, garçom, garçonete, comprador, camareira, ajudante de cozinha e cozinheiro(a).

Quem tiver interesse de participar do processo seletivo para algumas das vagas, pode se candidatar e enviar o seu currículo para o e-mail rh@fildihotel.com.br, pelo WhatsApp (19) 9 9906 5788 ou ainda entregá-lo pessoalmente no próprio hotel, na Rua Franm, 58 – Jardim Santa Maria (Nova Veneza) – (Rodovia Anhanguera Km 114) – Sumaré.

Hotel de Sumaré oferece vagas de emprego para diversos setores

“Com o mercado aquecido e à alta procura por hospedagens e eventos, temos a necessidade de preenchermos novas vagas para que sigamos com o nosso nível de excelência em todos os nossos serviços”, diz o comunicado da assessoria de imprensa do hotel.

FILDI HOTEL & EVENTOS
Fundado em 2005, na cidade de Sumaré, interior do Estado de São Paulo, como Matiz Sumaré (Hotelaria Brasil), dois anos depois passou a se chamar Fildi hotel & eventos, tornando-se um dos melhores e principais hotéis da Região Metropolitana de Campinas. O Fildi hotel & eventos possui 128 quartos e um complexo para eventos com sete salas, com capacidade que varia de oito até 500 pessoas em formato auditório.

Para conhecer mais sobre o Fildi hotel & eventos, acesse o site https://www.fildihotel.com.br/.

Continuar Lendo

Novidades

Daniele Bloris encerra a exposição ‘Metamorfoses’, no dia 18 (sábado), na Casa Paulo Branquinho, com recital de Andrea Estevão e Inês Carneiro

Publicado

em

A exposição ‘Metamorfoses’, de Daniele Bloris, pode ser visitada até o dia 18 de outubro (sábado), na Casa Paulo Branquinho. Na finissage, haverá um recital com Andréa Estevão e Inês Carneiro e a chance de interagir com as telas que trazem vida às linhas e cores, provocando sensações e fazendo o observador se misturar com as obras, formando um universo único.

“Metamorfoses” pode ser visitada de terça a sexta, das 16h às 19h, na Rua Moraes e Vale, 8 – Lapa. Entrada gratuita e censura livre. A finissage acontece a partir das 16h e o recital será às 18h.


Segundo Lia do Rio, curadora, “Daniele Bloris percorre sua trajetória com espontaneidade, na qual gesto e traço se confundem pelo uso de linhas que passam a ter vida própria ao colocar em atividade ritmos internos. Pensa enquanto a linha progride, não pela ordem do acaso, mas pela metamorfose dos signos gráficos, das linhas multiplicadas que intensificam o movimento expandido. (…) Cada uma dessas unidades é, por si só, um termo modular autônomo que pode ser ajustado segundo diferentes ordens, assim como cada desenho é ponto de partida para posteriores desenvolvimentos formais.”

 

Sobre Daniele Bloris

Daniele Bloris, psicóloga, artista plástica e psicanalista, nasceu e vive no Rio de Janeiro, onde participou de exposições coletivas e individuais. Seus trabalhos também foram expostos em cidades europeias e em Osaka, no Japão.
Suas obras são uma exploração profunda e contínua das possibilidades do traço, do movimento e do espaço. A artista desenvolveu uma linguagem singular, caracterizada por linhas que fluem de maneira orgânica, em um movimento contínuo que parece descrever o infinito. Suas criações são traçadas sobre o papel com uma espontaneidade que revela um profundo diálogo entre a caneta e o papel, entre o consciente e o inconsciente. Cada linha que Daniele desenha não é apenas um elemento gráfico, mas uma expressão de vida, uma defesa de um espaço de liberdade.

Instagram: @daniele.bloris

Serviço

Artista: Daniele Bloris

Exposição: Metamorfoses

Curadoria : Lia do Rio

Local: Casa Paulo Branquinho

Rua Moraes e Vale, 8 – Lapa – RJ

Assessoria de Imprensa: Paula Ramagem

Recital no dia 18/10 às 18h

Visitação: até 18/10

Terça a sexta, das 16 h às 19h

Entrada gratuita

Censura livre

Continuar Lendo

Novidades

Contos de Dinizia no Theatro São Pedro convida a redescobrir a história do Brasil por meio de canções

Publicado

em

Coletivo Quintal se une à soprano Manuela Freua e ao pianista Ricardo Ballestero para criar uma experiência sensorial e afetiva em que a contação de histórias dialoga com o repertório da canção brasileira de câmara e popular, em espetáculo para crianças, jovens e adultos; apresentações ocorrem nos dias 11 e 12 de outubro, às 11h

 

Clique Para Download

 

Fotos do Theatro São Pedro, acesse aqui

 

No mês de comemoração ao Dia das Crianças, o Theatro São Pedro, equipamento cultural da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerido pela Santa Marcelina Cultura, oferece ao público um espetáculo que celebra a música e a memória: Contos de Dinizia: Nossas Histórias, Nossas Canções convida crianças, jovens e adultos a redescobrir a história do Brasil por meio de suas canções. Os concertos serão realizados nos dias 11 e 12 de outubro, às 11h, com ingressos entre R$ 36 (meia-entrada) e R$ 72 (inteira).

 

Ao partir da reflexão de “quantas histórias pode guardar uma árvore?”, o espetáculo é inspirado nas memórias de um grande angelim-vermelho amazônico (Dinizia excelsa), árvore gigante conhecida como a maior da América do Sul e que pode alcançar mais de 88 metros de altura, unindo histórias, muita imaginação e música brasileira.

 

Nesse encontro, com direção musical de Ricardo Ballestero, que também atua como pianista, e direção de arte de Giorgia Massetani, palavras e sons, assim como os ramos da grande árvore, revelam que existem muitas maneiras de lembrar, sonhar e partilhar histórias. Kuka Batista é responsável pela iluminação.

 

Contos de Dinizia: Nossas Histórias, Nossas Canções terá participação da cantora solista Manuela Freua e do Coletivo Quintal: Das Starobinas, Ester Leal e Joy Rupy, sendo um espetáculo multimodal que reúne contação de histórias, canções brasileiras de câmara e populares, além de elementos sonoros, para criar uma experiência sensorial e afetiva.

 

TRANSMISSÃO AO VIVO

 

A apresentação de 12 de outubro, domingo, às 11h, será transmitida ao vivo gratuitamente pelo canal de YouTube do Theatro São Pedro.

 

 

TEMPORADA DE ESPETÁCULOS DO THEATRO SÃO PEDRO

 

Contos de Dinizia – Nossas histórias, nossas canções

 

Ricardo Ballestero, direção musical e piano

Giorgia Massetani, direção de arte

Coletivo Quintal: Das Starobinas, Ester Leal e Joy Rupy

Manuela Freua, cantora solista

Kuka Batista, iluminação

 

JOSÉ ANTÔNIO DE ALMEIDA PRADO (1943–2010)

Três Episódios de Animais

2. Sinimbú

 

HEKEL TAVARES (1896–1969)/JORACY CAMARGO (1898-1973)

Sabiá

 

HEITOR VILLA‑LOBOS (1887–1959) /MANUEL BANDEIRA (1886–1968)

Bachianas brasileiras Nº 5, W389-391

Dança (Martelo)

 

MOZART CAMARGO GUARNIERI (1907–1993)

Den-Báu

 

LUIZ GONZAGA (1912–1989) /HUMBERTO TEIXEIRA (1915–1979)

Assum Preto

 

ANTONIO CARLOS JOBIM (1927–1994)

Passarim

 

JAYME OVALLE (1894–1955) /MANUEL BANDEIRA (1886–1968)

Azulão

 

WALDEMAR HENRIQUE (1905–1995)

Uirapuru

 

Ensaio geral aberto e gratuito: 10 de outubro, 11h, Theatro São Pedro

Concertos: 11 e 12 de outubro, às 11h, Theatro São Pedro

Ingressos: R$ 36 (meia-entrada) a R$ 72 (inteira), aqui

Classificação etária: Livre

 

THEATRO SÃO PEDRO

Com mais de 100 anos, o Theatro São Pedro, instituição do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, gerido pela Santa Marcelina Cultura, tem uma das histórias mais ricas e surpreendentes da música nacional. Inaugurado em uma época de florescimento cultural, o teatro se insere tanto na tradição dos teatros de ópera criados na virada do século XIX para o XX quanto na proliferação de casas de espetáculo por bairros de São Paulo. Ele é o único remanescente dessa época em que a cultura estava espalhada pelas ruas da cidade, promovendo concertos, galas, vesperais, óperas e operetas. Nesses mais de 100 anos, o Theatro São Pedro passou por diversas fases e reinvenções. Já foi cinema, teatro, e, sem corpos estáveis, recebia companhias itinerantes que montavam óperas e operetas. Entre idas e vindas, o teatro foi palco de resistência política e cultural, e recebeu grandes nomes da nossa música, como Eleazar de Carvalho, Isaac Karabtchevsky, Caio Pagano e Gilberto Tinetti, além de ter abrigado concertos da Osesp. Após passar por uma restauração, foi reaberto em 1998 com a montagem de La Cenerentola, de Gioacchino Rossini. Gradativamente, a ópera passou a ocupar lugar de destaque na programação do São Pedro, e em 2010, com a criação da Orquestra do Theatro São Pedro, essa vocação foi reafirmada. Ao longo dos anos, suas temporadas líricas apostaram na diversidade, com títulos conhecidos do repertório tradicional, obras pouco executadas, além de óperas de compositores brasileiros, tornando o Theatro São Pedro uma referência na cena lírica do país.

 

SANTA MARCELINA CULTURA

Eleita a melhor ONG de Cultura de 2019, além de ter entrado na lista das 100 Melhores ONGs em 2019 e 2020, a Santa Marcelina Cultura é uma associação sem fins lucrativos, qualificada como Organização Social de Cultura pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas. Criada em 2008, é responsável pela gestão do GURI e da Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim (EMESP Tom Jobim). O objetivo da Santa Marcelina Cultura é desenvolver um ciclo completo de formação musical integrado a um projeto de inclusão sociocultural, promovendo a formação de pessoas para a vida e para a sociedade. Desde maio de 2017, a Santa Marcelina Cultura também gere o Theatro São Pedro, desenvolvendo um trabalho voltado a montagens operísticas profissionais de qualidade aliado à formação de jovens cantores, instrumentistas, libretistas e compositores para a prática e o repertório operístico, além de se debruçar sobre a difusão da música sinfônica e de câmara com apresentações regulares no Theatro. Para acompanhar a programação artístico-pedagógica do Guri, da EMESP Tom Jobim e do Theatro São Pedro, baixe o aplicativo da Santa Marcelina Cultura. A plataforma está disponível para download gratuito nos sistemas operacionais Android, na Play Store, e iOS, na Apple Store. Para baixar o app, basta acessar a loja e digitar na busca “Santa Marcelina Cultura”. Para baixar o app, basta acessar a loja e digitar na busca “Santa Marcelina Cultura”.

 

Comunicação | Santa Marcelina Cultura - Theatro São Pedro
Julian Schumacher – julian.schumacher@santamarcelinacultura.org.br

Tel.: (11) 3585-9897 | (11) 99256-7490

 

Siga o #NossoTheatro: Site | Facebook | Instagram | YouTube

 

Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo

Continuar Lendo

Destaque

Copyright © 2023 ocimar.com. Todos os direitos reservados.