Boas notícias
Depressão não é frescura nem preguiça, é um estado de incapacidade profunda experimentado por quem é acometido por ela
Publicado
6 anos atrásem
Por
Ocimar Freitas
O tema depressão, ou doença do século, como muitos a classificam, tem ganhado cada vez mais notoriedade na mídia. Artistas ou anônimos, todos correm o risco de ter a doença. Mas será que é possível identificar os estágios antes que as pessoas cheguem ao nível extremo?
A psicóloga Luciene Gomes traz informações imprescindíveis sobre o tema. Segundo a profissional, a OMS (Organização Mundial da Saúde) divulgou que a depressão é a doença do século, e será a mais incapacitante até 2020. “Tivemos muitos casos de famosos que vieram a público para falar sobre o tema e como o diagnóstico afetou a rotina frenética deles. Whinderson Nunes disse em suas redes sociais: eu não sinto tanta vontade de viver! Esse é um sentimento compartilhado por muitos, a sensação de vazio extremo.” afirma Luciene.
A depressão pode ser dividida em três estágios, que variam de intensidade. São eles: leve, moderada e grave. Muitas vezes, no primeiro estágio, é difícil perceber a manifestação do transtorno depressivo, pois a pessoa ainda consegue executar suas tarefas diárias, embora internamente os sentimentos e a percepção estejam alterados. Já no segundo e terceiro estágios, as dificuldades começam a evoluir e a sensação de incapacidade tanto quanto a concentração começam a ser alteradas, o que torna difícil a execução de pequenas tarefas.
Mas e quando identificamos que alguém próximo esteja passando por isso? Como devemos agir? “A primeira coisa que devemos fazer é acolher, usar da empatia para tentar entender o que a pessoa está sentindo, sem julgamentos. E a partir daí incentivar a pessoa a buscar ajuda profissional, depressão tem tratamento e tem cura nos casos leves e moderados.” Além disso, a psicóloga alerta para as frases ou ações que não devemos dizer para uma pessoa depressiva: Não devemos utilizar frases como: “Você está com frescura.”, “Isso é preguiça.”, entre tantas outras frases utilizadas sem conhecimento e sem embasamento teórico. Depressão não é frescura nem preguiça, é um estado de incapacidade profunda experimentado por quem é acometido por ela.” diz Luciene.
Quando questionada sobre os motivos que causa a depressão, a profissional salienta que é difícil identificar um motivo aparente, a depressão é um transtorno silencioso que chega de mansinho e altera a forma como aquele ser humano vive e enfrenta seus problemas diários. Mas gatilhos podem ser motivos em alguns casos como: perda de emprego, perda de um ente querido, estresse, esgotamento psicológico ou mudanças bruscas na vida da pessoa.
A depressão não escolhe classe social, não escolhe religião, nem escolhe posição social. A sensação de vazio profundo e incapacidade pode ser experimentada por qualquer indivíduo em qualquer momento da vida seja de infortúnio ou vitórias.
Procurar ajuda profissional! Essa é a melhor forma de ajudar e ser ajudado. ”O psiquiatra é o médico mais indicado para fazer o diagnóstico e recomendar o melhor tratamento, que pode ser com a ajuda de medicamentos para o alívio dos sintomas e psicoterapia para auxiliar o indivíduo a ter uma melhor clareza de seus pensamentos e ações.”.
Além do humor deprimido (sentir-se deprimido a maior parte do tempo, quase todos os dias) e da anedonia (diminuição do prazer para realizar a maioria das atividades que antes eram prazerosas) também são sintomas da depressão:
Alteração de peso (perda ou ganho de peso não repentino);
Distúrbio de sono (insônia ou sonolência excessiva praticamente diárias);
Problemas psicomotores (agitação ou apatia psicomotora, quase todos os dias);
Fadiga ou perda de energia constante;
Culpa excessiva (sentimento permanente de culpa e inutilidade);
Dificuldade de concentração;
Ideias suicidas (pensamentos recorrentes de suicídio ou morte);
Baixa autoestima,
Alteração da libido.
Conhece alguém que esteja passando por isso ou se identifica com alguns desses sintomas? Procure ajuda! Procure pela Psicóloga Clínica Luciene Gomes através do telefone (11) 97627-0478 ou pelas redes sociais, Facebook: Luciene Gomes ou Instagram @lucienegomes_7
Você pode gostar
Boas notícias
Guns N’ Roses começa amanhã turnê no Brasil, na Arena Opus, na Grande Florianópolis
Publicado
3 dias atrásem
20 de outubro de 2025Por
Ocimar Freitas
Últimos ingressos à venda em uhuu.com



Boas notícias
“Resenha Mix” reuniu grandes nomes da música sertaneja
Publicado
1 semana atrásem
16 de outubro de 2025Por
Ocimar Freitas
Gravado em formato acústico e autoral, o DVD marca 41 anos da Jeromix Produções
Na última terça-feira (07), o produtor musical e engenheiro de áudio Jeromix gravou junto com 12 artistas a Resenha Mix. O evento recebeu cerca de 80 convidados e foi no Balada Beach, em Aparecida de Goiânia – GO.
Cada intérprete cantou uma música cuidadosamente selecionada pelo produtor e em formato acústico que contou com cajon/percuteria, baixo, violões e sanfona, resultando em um registro intimista, moderno e de alto nível artístico. “O DVD nasceu de um sonho amadurecido ao longo de muitos anos: unir grandes talentos com arranjos exclusivos, e registrar tudo”, declarou o idealizador.
Entre os artistas participantes estavam Dom Vittor e Vinicius, Ítalo Dias, Laiza Lagares, Débora Solar, Ayala e Júlio Cézar, Zé Lucas, Carlos e Jader, Kaio e Fernando, Vitor e Versol, Ikaro e Rodrigo, Eder e Emerson e Marcello Rodrigues.
Ainda mais, para ser realizada, a gravação contou com a parceria de empresas goianas como Oktos Chopp, Hugo Multimarcas, Belchior Wenceslau Advogado Imobiliário e Atlantis Síndico Profissional.
Comemorando seus 41 anos de música, Jeromix se destaca no mercado musical por sua versatilidade, paixão e a missão de levar artistas a um novo patamar. Além disso, já gravou grandes nomes da música gaúcha, Sertanejo, pop, rock, pagode, jazz, orquestras e festivais.
Boas notícias
Elis Justi lança a música “Malabarismo”
Publicado
2 semanas atrásem
11 de outubro de 2025Por
Ocimar Freitas
Foi nessa sexta-feira (10), a cantora Elis Justi lança a sua nova música de trabalho. “Malabarismo” chega para dar sequência ao seu trabalho e uma série de lançamentos bem sucedidos como o single “Me libertando”, que alcançou as paradas de sucesso das rádios pelo o Brasil. Márcia Araújo e Bruna Siqueira assinam a composição da nova aposta da artista.
Malabarismo:
Plataformas digitais:
https://onerpm.link/MalabarismoElisJusti
A produção musical de “Malabarismo” ficou a cargo de Eduardo Pepato. A direção executiva é da Top Music. O single já está disponível em todas as principais plataformas de distribuição digital.
“Assim como “Me libertando”, “Malabarismo” também vem com uma mensagem forte e muito importante de superação e força. Muitas vezes vivemos em situações difíceis e que não nos fazem bem. Acredito que, de alguma forma, você pode se identificar com essa música e se superar”, diz a artista.
ELIS JUSTI
Natural de Piracicaba, cidade do interior do Estado de São Paulo, Elis Justi cresceu em meio a música. Influenciada pelo pai, seu Osvaldo, que era cantor de músicas sertanejas raiz, Elis já passou por bandas de igreja, de baile e country. Foi ainda criança que ela teve o seu primeiro contato com a música, quando ganhou de seu pai um piano com apenas quatro anos de idade. Jornalista, atriz e radialista, Elis herdou do pai o amor pelo sertanejo e cultivou-o em uma carreira multifacetada.
Dona de uma versatilidade rara, abraçando o sertanejo contemporâneo e clássicos tanto do country, do pop, aos sucessos nacional e internacional, seus shows agradam todas as idades e tipos de público. Eclética, ela ouve de tudo, mas tem no sertanejo e no country artistas que são suas principais referências como Shania Twain, Marília Mendonça, Chitãozinho & Xororó.
Vivendo uma nova fase na carreira, em 2023 Elis passou a ter a gestão de sua carreira artística realizada pelo escritório Top Music. No primeiro ano da parceria, ela gravou na cidade de Americana/SP, o projeto “Elis Justi – Ao Vivo em Americana”. “Beijo inocente” e “Aproveita” se destacaram nas rádios e a projetaram a artista definitivamente para o mercado musical.
Em 2024 gravou o projeto “Elis Justi – Na Roça” na cidade de Cerqueira César, interior paulista. Deste trabalho, destaque para o sucesso “Me libertando” que foi a música mais executada por meses, ocupando o topo das paradas das principais rádios pelo o Brasil. “Me libertando”, ganhou uma nova versão, produzida pelo renomado produtor musical Eduardo Pepato.
Nas redes sociais, a artista vem colecionando números expressivos. No Youtube, são mais de 17 milhões de visualizações em seus vídeos. No Instagram são 147 mil seguidores. Elis traz para o palco o mesmo amor que tem por suas histórias. Presença carimbada nas principais festas e eventos pelo o Brasil, Elis entrega no palco um show envolvente, emocionante e surpreendente do começo ao fim!
Para conhecer um pouco mais de Elis Justi, acesse https://www.instagram.com/elisjusti/.

Carlos Barbosa assume a apresentação do Programa Viola Brasil pela Rede Família

Zé Neto & Cristiano, Luan Santana, Simone Mendes e outras atrações agitam o Embu Rodeio Fest 2025

Conrerp4 participa dos “Novos Rumos da Comunicação”
Destaque
-
Informação5 anos atrás
DOC MARIZ LANÇA O LIVRO “CARECAS NÃO COMEM QUIBE”, SOBRE HUMOR NA PANDEMIA
-
Entretenimento2 anos atrás
-
Apoio5 anos atrás
Oraci
-
Zoo GermaMota (Pet)5 anos atrás
Pet Games
-
Apoio5 anos atrás
D & P
-
Apoio5 anos atrás
Técnico Odimar
-
Ocimar TV mais2 anos atrás
DESCUBRA COMO TRATAR A DIABULIMIA: DOENÇA QUE ASSOCIA A DIABETES COM BULIMIA NERVOSA
-
Apoio5 anos atrás
D & J