Na nova missão de salvar as “Águas Cristalinas que Choram Demais”, o Muriqui e a Luaê encontram as águas paradas, magoadas e chorando demais. Eles precisam descobrir como fazer as águas voltarem a dançar para elas se encontrarem. “Quem dança as mágoas espanta”.
Às águas estão todas represadas por estarem magoadas. Com Responsabilidade e Paciência, os dois heróis vão descobrindo como lidar com suas emoções de Rejeição, Abandono, Humilhação, Injustiça e Humilhação a cada aprendizado liberam um 1/5 das águas. Para essa difícil tarefa contam com ajuda dos gênios da humanidade: Abdias do Nascimento, Xisto de Assis, Bispo do Rosário e Tebas o arquiteto.
Os gênios da humanidade são personalidades negras da História do Brasil pouco conhecidas, no caso, é a primeira vez que Xisto de Assis será apresentado ao grande público.
Essa peça representa o elemento água, e, é a segunda de uma pentalogia (cinco peças), desenvolvida a partir de uma pesquisa etnográfica sobre os cinco elementos da natureza. Os cinco elementos serão representados matematicamente nos cenários a partir das formas geométricas dos sólidos platônicos, nessa o icosaedro representa a água.
Fonte: Max Muratório de Macedo

Créditos: Ocimar Freitas