Conecte-se conosco

Fique por dentro

Uma em cada vinte mulheres sofre de TDPM – Transtorno Disfórico Pré-Menstrual, doença que provoca depressão

Publicado

em

Vanessa Jaccoud, especialista em psicossomática,  fala sobre o TDPM,  Transtorno Disfórico Pré-Menstrual, doença que provoca depressão, alterações de humor e até risco de suicídio.

Uma em cada vinte mulheres sofre de TDPM – Transtorno Disfórico Pré-Menstrual, doença que provoca depressão, alterações de humor e até risco de suicídio.

Vanessa Jaccoud, especialista em psicossomática,  fala sobre a importância da conscientização sobre o TDPM, sintomas e tipos de tratamento

Nunca houve tantas notícias em torno das mulheres. Algumas sobre suas conquistas e empoderamento. Outras sobre violência e desrespeito. Mas aqui vamos falar sobre a saúde física e mental, direito fundamental para quem desempenha um papel importante em todas as áreas da sociedade, da história, da família.  

A saúde da mulher envolve prevenção de doenças, conscientização sobre seu corpo, combate a certas questões socio-culturais,  transformando-a em um compromisso de toda a sociedade preservar a saúde, a segurança e a qualidade de vida delas. Por isso, vamos falar sobre uma doença que está presente no dia a dia das mulheres, tornou-se expressão comum para dias difíceis, mas que pode significar um transtorno mental – o TDPM. 

Uma das formas pela qual o corpo feminino se comunica é por meio da menstruação. Durante esse período, a TPM (Tensão Pré-Menstrual) pode causar mais de 150 sintomas em 75% das mulheres. Porém, uma em cada vinte mulheres sofre de uma doença chamada TDPM (Transtorno Disfórico Pré-Menstrual), causado por uma alteração genética nos receptores de serotonina (neurotransmissor que regula o humor, o sono, o apetite e a dor), que provoca reações emocionais desproporcionais aos eventos externos.

De acordo com a nova versão do Manual Diagnóstico de Transtornos Mentais da Associação Americana de Psiquiatria (2013), o TDPM é um subtipo de transtorno mental,  que pode provocar crises depressivas, impulsividade, agressividade e irritabilidade extremas. Existe, inclusive, risco de suicídio e agressões físicas nessa forma grave de TPM.

A TPM não é uma doença, mas um conjunto de sintomas que podem ocorrer mensalmente antes da menstruação, como dores de cabeça, inchaços, cólicas,  dores no corpo etc, que podem ser aliviadas com atividades físicas regulares e hábitos alimentares adequados. No entanto, uma parte das mulheres que sofrem de TPM apresentam esse transtorno mental sério e grave, que requer tratamento com psiquiatra especializado em saúde mental feminina.

 
 
A TDPM segundo Dra. Vanessa Jaccoud
 
 
“A especialidade que cobre essa área, justamente a psicossomática, onde sou especialista, realiza este encontro de conexão entre corpo e mente, e todas as especificidades e áreas que estão dentro das situações possíveis, tanto física quanto mental. A psicossomática é essa especialidade que cobre tudo isso.
 

A temática é muito importante, principalmente agora na contemporaneidade, porque as pessoas falam muito atualmente de ansiedade isolada e outros acometimentos. Mas, por exemplo, recentemente uma paciente minha em Portugal, que começou a fazer frequentemente um circuito nada saudável de oscilações humorais e perdas, inclusive relacionais devido a esse desequilíbrio que ela estava se submetendo de forma contínua, me chamou muita atenção, pois tem inclusive na herança familiar quadros severos na saúde mental. Eu ampliei os atendimentos para entender melhor esta ciclagem e comecei a apontar a necessidade de fazermos um rastreamento do decurso menstrual mensalmente, descrevendo como eram os sintomas do período total, os pré-menstruais, e toda a parte de regulação hormonal foi também  rastreada.
 

Então ela foi referenciada ao médico, realizou todos os exames, e o rastreamento necessário para acompanharmos o que havia ali, ela sofria muito com essas oscilações humorais e a relação conjugal dela de anos foi “terminada” por esta razão de desgaste. Nesse rastreamento, feito como um diário, fui conectando e entendendo ali elementos que no decurso do mês, faziam um prenúncio de que ela seria acometida por essa brusca oscilação. São como disparos, desníveis próximos a esse período pré-menstrual justamente que causam essas efusões – esse extremo desconforto que culmina em episódios gravíssimos de raiva e desregulação severa muitas vezes.
 

Então, a partir desse percurso, finalizei o entendimento e fechei o diagnóstico de TDPM, onde consegui trazer uma qualidade de vida muito melhor para a paciente, que é uma mulher nulípara (que não gestou ainda), inclusive trabalha, tem uma vida ativa, mas nesses dias, ela dizia que parecia estar “fora do corpo”, que não era ela mesma, depois tudo voltava ao normal. Viver assim para ela e outros é um incômodo extremo, associado a uma série de perdas onde precisamos estar sempre atentos. Justamente pela mulher acabar levando aquele estereótipo de “louca”, “doida” e “descompensada” nas emoções, o entendimento todo muitas vezes piora ainda mais e em nada ajuda. Não tem nada disso! Nós temos uma questão muito séria na saúde da mulher, principalmente nesse ponto específico, e a partir do tratamento correto como encaminhamento da psicossomática à psiquiatria e também junto ao ginecologista, eu como especialista pude fazer esse alinhave todo, essa grande costura de melhora para minha paciente, e hoje a relação conjugal dela foi retomada e eles tem uma nível de qualidade de vida excelente, sem essas oscilações do percurso e sem enfrentamentos, os quais para ela eram impossíveis. Ressalto que inclusive já foi cogitada a ideação suicida pela paciente, já que não havia um diagnóstico concreto que explicasse seus sintomas nesses dias.
 

Graças a Deus conseguimos entender e aqui está a informação para ser explicitada e disseminada com qualidade para as pessoas se colocarem minimamente sujeitas a uma visão técnica do que possa estar acometendo quando esses desequilíbrios e desconfortos possam ser tamanhos a ponto de perdas e muitos sentimentos serem incluídos na vida de alguém. Sempre dá para melhorar!”

 

Sintomas de TDPM

Além dos sintomas comuns da TPM, como dor nos seios, inchaço abdominal, cansaço ou alterações do humor, pessoas com transtorno disfórico pré-menstrual devem apresentam sintomas  do tipo emocional ou comportamental, como:

. Tristeza extrema ou sensação de desespero
. Ansiedade e  estresse excessivo
. Alterações bruscas de humor
. Irritabilidade e raiva frequentes
. Crises de pânico
. Insônia
. Dificuldade na concentração


Exemplos de tratamentos



. Antidepressivos, que ajudam a aliviar os sintomas de tristeza, desespero, ansiedade e alterações do humor. Também podem melhorar a sensação de cansaço e dificuldade para dormir.

. Pílula anticoncepcional, regulando os níveis hormonais durante todo o ciclo menstrual e reduzindo  os sintomas da TDPM.

. Analgésicos, que aliviam a dor de cabeça, as cólicas menstruais ou a dor nos seios.

. Cálcio, vitamina B6 e magnésio, que também pode ajudar a aliviar os sintomas, sendo consideradas uma opção natural.

. Plantas medicinais capazes de reduzir a irritabilidade e as alterações de humor frequentes, assim como a dor nos seios, inchaço e as cólicas menstruais.

Mas, além desses tratamentos, é importante buscar um estilo de vida saudável, uma dieta equilibrada, prática de exercício físico pelo menos 3 vezes por semana e evitar substâncias como o álcool e o cigarro.
 
 
Sobre a Drª Vanessa Jaccoud


Psico-Oncologista pela FCMMG- Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais;
Membro Titulada pela SBPO – Sociedade Brasileira de Psico-Oncologia;
Especialista em Psicossomática pela FCMSCSP-Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo;
Membro da ABMP-SP- Associação Brasileira de Medicina Psicossomática;
Psicóloga Clínica;
Membro certificada da WPATH- World Professional Association for Transgender Health;
Certificação em Excelência Avançada em Saúde para Transgêneros por Harvard Medical School;
Certificação em Traumas Complexos por Harvard Medical School;
Certificação em Primeiros Socorros Psicológicos pela Johns Hopkins University;
Atualização em Neuropsiquiatria pelo Albert Einstein-Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa;
Certificação em Dor Crônica por University of Minnesota;
Certificação em Mind Body Medicine por Harvard Medical School;
Atualização em Psiquiatria 2022 pela Harvard Medical School;
Formação em Aperfeiçoamento da Memória pela Harvard Medical School;
Introdução à Neurologia Clínica pela University of California-San Francisco; Atualização em Psiquiatria por MCLean Hospital-Aprovado pela American Psychological Association.
Atua também nas áreas de Psiconeuroendocrinoimunologia e Psicofarmacogenética.
Autora da cartilha “Vamos falar sobre transgeneridade?”
Palestrante de temas diversos em saúde mental, autora do livro Transgeneridade: Um caso de transcendência e Idealizadora do projeto TRANquilaMENTE.

Instagram: @dravanessajaccoud

Continuar Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique por dentro

Irmãs Barbosa lançam “Somos Música – EP 2” nesta quinta-feira (9)

Publicado

em

Após o sucesso do primeiro volume, que contou com a parceria de Alexandre Pires, as Irmãs Barbosa apresentam o segundo capítulo do projeto “Somos Música”. O EP 2 chega às plataformas digitais nesta quinta-feira (9), dando continuidade à proposta de reunir diferentes estilos da música brasileira sob uma mesma identidade.

O novo trabalho traz cinco canções: “Minha Sombra Sem a Sua” (com participação de Gabi e Rapha), “Logo Eu”, “As 4 Certezas”, “Destá” e “Barquinho”. Assim como no primeiro EP, o repertório equilibra a sonoridade sertaneja das artistas com influências de outros gêneros, consolidando a versatilidade que marca esta fase da carreira.

 

Gravado em São Paulo, o projeto faz parte do audiovisual “Somos Música”, registrado em junho em Guarulhos (SP). Dividido em etapas, o lançamento completo , que inclui os vídeos e o DVD, está previsto para os próximos meses.

“A ideia é mostrar que a música é um espaço de encontros. Cada faixa representa um pedaço das nossas vivências e da mistura de sons que nos inspiram”, afirmam Edna e Dinah Barbosa.

Com direção artística de Rafael Vannucci, produção musical de Jeff Andrade e coordenação geral de Polyana Faria, o projeto segue sob a idealização das próprias artistas, em parceria com o produtor Rodrigo Costa.

Redes sociais:
Instagram: @irmasbarbosa
YouTube: @irmasbarbosa
Facebook: @irmasbarbosa
TikTok: @irmasbarbosaoficiall

Continuar Lendo

Fique por dentro

João Carlos Martins retorna à São Paulo em concerto no Arthur Azevedo

Publicado

em

Encontro acontece no dia 16 e tem participação do tenor Cesar Camargo

Sob regência do maestro e pianista João Carlos Martins o concerto Na Roda com o Maestro – Uma homenagem a Heitor Villa-Lobos com a Camerata Bachiana e participação do tenor Cesar Camargo, como convidado, tem novo encontro na capital paulista. O espetáculo acontece no Teatro Arthur Azevedo, no dia 16 de outubro, a partir das 20h, com entrada gratuita.

Além de uma experiência musical inesquecível, o público também terá a oportunidade de conhecer mais sobre a fascinante trajetória de João Carlos Martins. O renomado maestro compartilhará episódios marcantes de sua vida e revelará curiosidades sobre o repertório da apresentação, que presta homenagem ao maestro brasileiro Heitor Villa-Lobos, um dos mais importantes compositores das Américas, deixou um legado de mais de mil obras reconhecidas por sua relevância cultural, com destaque para a valorização dos elementos folclóricos nacionais.

João Carlos Martins retorna aos palcos da capital paulista
Foto: Divulgação

CONVIDADO Laureado em concursos internacionais de Ópera, o tenor lírico spinto Cesar Camargo, consolidou carreira internacional na Rússia, onde fez seu mestrado em Opera Performance, História da Música e História da Arte, e foi solista da Academia de Ópera do Teatro Mariinsky e do Teatro Federal Russo Zazerkalie em St. Petersburg. Cantou em inúmeros teatros na Europa, incluindo turnê anual no Palácio do Kremlin. Celebrado pela crítica como grande intérprete do Verismo, especialmente das obras de G. Puccini, de volta ao Brasil, foi aclamado como a Melhor Voz Masculina nas obras de Carlos Gomes no XV Concurso, em 2021. Dedica sua vida a promover a cultura e a democratização ao acesso da música clássica à população mais vulnerável, com projetos educacionais e de capacitação para crianças, adolescentes e professores da rede pública de ensino do país.

Concerto reúne maestro e Camerata Bachiana no dia 16
Foto: Divulgação

COMO ASSISTIR O concerto tem entrada gratuita e classificação livre, porém, é preciso retirar o ingresso digital neste link a partir das 9h da manhã do dia 14 de outubro. Para quem não conseguir retirar seu ingresso no site haverá a opção de retirá-lo diretamente na bilheteria do teatro 60 minutos antes do concerto (número limitado e por ordem de chegada).

O concerto Na Roda com o Maestro – Uma homenagem a Heitor Villa-Lobos é produzido pela D’Color Produções Culturais, viabilizado pelo Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura e tem patrocínio da empresa Stonex.

STONEX Com mais de um século de história, a StoneX é uma rede de serviços financeiros que fornece acesso ao mercado global, consultoria em gestão de riscos, câmbio, inteligência de mercado, entre outros serviços e que, desde sua fundação, já realizou mais de 20 aquisições estratégicas que aprimoraram de forma significativa seus recursos e alcance global, o que contribuiu diretamente a seu extenso acesso ao mercado para os clientes que atende.

MAESTRO  Dono de um talento ímpar, João Carlos Martins iniciou seus estudos de piano ainda aos 8 anos de idade. Aos 13 anos começou a consolidar sua carreira no Brasil e cinco anos mais tarde no exterior. Patrocinado por Eleanor Roosevelt, que era, naquele momento, a primeira-dama dos Estados Unidos, João fez sua estreia no Carnegie Hall, uma das salas de espetáculos mais famosas de Nova York. Na época, ele tinha 21 anos e, depois disso, todos os concertos que ele realizou no local tiveram lotação esgotada.

Porém, uma série de acontecimentos quase interrompeu sua carreira. O maestro teve que lidar com os efeitos de um acidente durante uma partida de futebol, um golpe dado em sua cabeça durante um assalto na Bulgária, e uma distonia focal, doença que altera o funcionamento dos músculos e compromete os movimentos. Com a progressão da enfermidade, João Carlos Martins sentia dificuldades para tocar piano, o que resultou, em 2002, que ele abandonasse os palcos como pianista.

Entretanto, não deixou a música de lado, indo estudar regência. Em 2006, criou a Fundação Bachiana com a missão de democratizar o acesso à música e fomentar o cenário da arte no Brasil e no mundo. Atualmente, é regente e diretor-artístico da Bachiana Filarmônica SESI-SP, orquestra conhecida internacionalmente. Recentemente, voltou a tocar piano usando as duas mãos com a ajuda de ‘luvas biônicas’, desenvolvidas e presenteadas pelo designer industrial Ubiratan Bizarro Costa.

ORQUESTRA O primeiro concerto da Bachiana Filarmônica aconteceu em 2004, na Sala São Paulo, seguindo, logo depois, para salas de espetáculo renomadas do Brasil e do mundo, levando um repertório composto por obras de Brahms, Tchaikovsky, Beethoven, entre outros grandes nomes da música erudita. No desejo de atuar na evolução musical dos jovens, foi fundada a Orquestra Bachiana Jovem, em 2006. Após apresentações em diversas cidades, as duas orquestras — Bachiana Filarmônica SESI-SP e Bachiana Jovem — se tornaram uma só: a Bachiana Filarmônica SESI-SP, uma das mais importantes orquestras da iniciativa privada do país.

LINK PARA VÍDEO
Maestro ao piano Clique aqui

SERVIÇO
Na Roda com o Maestro – Uma homenagem a Heitor Villa-Lobos
Data:
 16/10 l Horário: 20
Local: Teatro Arthur Azevedo l Endereço: Avenida Paes de Barros, 955 – Alto da Mooca, São Paulo (SP) – MAPA AQUI
Classificação Livre I  Acessibilidade: Libras (Língua Brasileira de Sinais)
Ingresso gratuito e disponível a partir das 9h da manhã do dia 14/10 clicando aqui 
Informações: (19) 3256 4500 | WhatsApp: (19) 99383 1385l contato@dcolor.art.br
Instagram @maestrojoaocarlosmartins l @dcolorcultura | Facebook @dcolorproducoes

O projeto é viabilizado pelo Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da empresa Stonex e produção cultural da D’color Produções Culturais

 

Continuar Lendo

Fique por dentro

XTasty Brasil chega na onda dos aplicativos de Fast Food

Publicado

em

A XTasty Brasil nasce como uma foodtech que promete transformar o mercado de delivery no país, trazendo um modelo mais justo, colaborativo e inovador. Diferente das plataformas tradicionais, a empresa coloca no centro da operação aqueles que realmente fazem o delivery acontecer: os restaurantes e os motoboys.

O propósito da XTasty é claro: mudar um cenário marcado por altos custos para os estabelecimentos e pouca valorização dos entregadores. Para isso, a startup criou um modelo que promove crescimento conjunto, distribuição de resultados e fortalecimento das relações de parceria. A missão é empoderar restaurantes e motoboys com tecnologia acessível, suporte próximo e condições reais de reconhecimento.

XTasty Brasil chega na onda dos aplicativos de Fast Food

Na prática, a plataforma digital conecta consumidores, restaurantes e entregadores em um ecossistema eficiente e transparente. Os restaurantes ganham visibilidade ampliada, relatórios estratégicos e gestão simplificada de pedidos. Os motoboys encontram melhores condições de trabalho e ganhos consistentes. Já os consumidores desfrutam de variedade, praticidade e uma experiência que valoriza cada elo da cadeia.

Um dos diferenciais mais inovadores é o modelo de participação nos lucros, algo inédito no setor: 6% dos lucros líquidos anuais da XTasty são destinados aos motoboys parceiros e 10% aos restaurantes cadastrados. Assim, todos não apenas participam da plataforma, mas também compartilham do seu sucesso.

Antes mesmo da estreia oficial do aplicativo, a marca já marcou presença nas ruas da Zona Norte de São Paulo. As bags exclusivas dos motoboys, com design diferenciado e frases de impacto como “Quebra o monopólio” e “Delivery justo é aqui”, funcionam como outdoors ambulantes, antecipando o movimento de transformação que a XTasty representa.

Por trás da iniciativa está o jovem empreendedor Kauê Mesquita, que alia visão inovadora e impacto social. Além do projeto empresarial, ele desenvolve ações solidárias em orfanatos, levando alimentos, apoio e atenção às crianças, reforçando o compromisso da empresa com uma sociedade mais justa.

Com ousadia, propósito e proximidade, a XTasty Brasil se posiciona não apenas como mais uma plataforma de delivery, mas como um movimento que já conquistou as ruas e promete revolucionar a forma de consumir e entregar no país.

Continuar Lendo

Destaque

Copyright © 2023 ocimar.com. Todos os direitos reservados.