Conecte-se conosco

Variedades

TEATRO DO CONCRETO – Beckett no DF

Publicado

em

TEATRO DO CONCRETO COMEMORA 20 ANOS E LEVA TEXTOS DE SAMUEL BECKETT PARA
APRESENTAÇÕES POPULARES GRATUITAS

Premiado grupo de Brasília, que investiga diferentes possibilidades de composição da cena teatral,
propõe nova leitura de um dos autores de maior originalidade e profundidade do teatro mundial.

Projeto leva textos eruditos ao público das regiões administrativas do DF,
privilegiando o trabalho com a voz frente aos outros recursos teatrais.

O projeto “Atos de Leitura” compartilha os resultados de uma residência artística com o
renomado diretor Marcio Abreu, vencedor do Prêmio Shell de Melhor Dramaturgia 2023.

Apresentações acontecem nos dias 22 e 23 de abril, no Teatro Sesc Newton Rossi, em Ceilândia; e
6 e 7 de maio, no Complexo Cultural Samambaia.

Para a comemoração dos seus 20 anos de atividade, o Teatro do Concreto, premiado coletivo de Brasília, propõe um encontro inusitado com a prosa erudita de Samuel Beckett (1906-1989). O grupo, que investiga novas possibilidades de composição da cena teatral, apresenta trechos dos primeiros romances e peças de um dos autores de maior profundidade do teatro mundial. Para o ousado projeto, que privilegia a voz em detrimento da visualidade, o grupo convidou o diretor Marcio Abreu, integrante da Companhia Brasileira (PR) – vencedor este ano do Prêmio Shell de Melhor Dramaturgia.

Com patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal, os Atos de Leitura acontecem nos dias 22 e 23 de abril, no Teatro SESC Newton Rossi, de Ceilândia; e 6 e 7 de maio, no Complexo Cultural Samambaia. O projeto inclui também ações de acessibilidade: uma apresentação traduzida para libras e uma visita tátil de um grupo de deficientes visuais em cada cidade. As atrizes Gleide Firmino e Micheli Santini protagonizam as leituras. Todas as atividades são gratuitas.

Criado em 2003, o Teatro do Concreto já estreou nove espetáculos, recebendo diversos prêmios por seu trabalho de investigação da cena no espaço urbano, pela relação com as práticas da performance e pela busca por diferentes modos de engajar o espectador. Os Atos de Leitura são o resultado de um processo de pesquisa e residência artística com o aclamado diretor Márcio Abreu. “A ideia era buscar um teatro que passasse mais pela palavra do que pelos outros recursos de cena”, explica Glauber Coradesqui, integrante da equipe. Para o desafio, o grupo escolheu Beckett, um dos pais do “teatro do absurdo”, especificamente alguns de seus textos menos conhecidos. “Agora vamos propor essa experiência ao público de duas regiões administrativas do DF. Queremos articular a obra de um autor erudito, impenetrável, com o dia a dia das pessoas”, diz ele.

Segundo Glauber, no projeto, as atrizes foram instigadas a investigar a radicalidade da palavra como elemento de composição da cena. “Foi um universo de descobertas. Passamos a pensar novas formas de criar e enxergar o fazer de atriz desde um outro ponto de vista”, explica Gleide Firmino. “O teatro ao longo do século XX favoreceu muito a imagem, vivemos um século de um teatro multi-imagético. Essa é uma tentativa de escapar dos efeitos da encenação. Tentamos desconstruir tudo o que desse a ideia de algo muito encenado, muito montado”, diz ele. “Há ainda o aspecto político da obra de Beckett. A relação com a extinção – de línguas, de espécies, de discursos – e com o fracasso, a tristeza, a inação, com o deserto existencial que a obra dele apresenta faz parte do interesse do grupo”, conclui Glauber.

Para o diretor Márcio Abreu, “o projeto é antes de tudo uma investigação sobre como cada pessoa pode ler o mundo. A ideia não é de criação de uma peça de teatro ou de um espetáculo, mas sim de realizar um processo contínuo daquilo que nomeamos de “atos de leitura”. Queremos formar um arquivo com um conjunto diverso de performances nas quais a ação de ler textos, paisagens, objetos, acontecimentos e memórias ao longo do tempo vão compondo um arquivo sensível e plural que pode ser compartilhado com o público de diversas formas e em diversos espaços, físicos e virtuais”.

 

TEATRO DO CONCRETO

Fundado em 2003, é um grupo de Brasília que reúne artistas interessados em dialogar com a cidade e seus significados simbólico e real por meio da criação cênica. Assume, desde sua origem, a diversidade e a pesquisa como princípios de gestão e composição artística, mobilizando criadores de diversas regiões do Distrito Federal e aprofundando a interação com diferentes artistas e áreas do conhecimento. Suas criações se orientam pela perspectiva do processo colaborativo e se caracterizam, principalmente, pela elaboração de uma dramaturgia própria, pela radicalização no uso de depoimentos pessoais, pela investigação da cena no espaço urbano, pela relação com as práticas da performance e pela busca por diferentes modos de engajar o espectador.

Ao longo de sua trajetória, o grupo estreou nove espetáculos e intervenções cênicas, publicou três obras de referência no campo da pesquisa teatral e realizou diversos projetos de interação com a comunidade os quais extrapolam a dimensão dos palcos, consolidando-se como referência para o teatro de grupo na região Centro-Oeste. Ganhou projeção nacional com a circulação dos espetáculos “Diário do Maldito” (2006) – que recebeu o Prêmio SESC do Teatro Candango nas categorias Melhor Atriz e Melhor Cenografia – e “Entrepartidas” (2010) – que recebeu o Prêmio SESC do Teatro Candango nas categorias Melhor Espetáculo, Melhor Direção, Melhor Ator e Melhor Dramaturgia, e integrou a curadoria do SESC Palco Giratório 2018. Em seu repertório atual estão “Festa de Inauguração” (2019) e “Se eu falo é porque você está aí” (2020).

Site: https://www.teatrodoconcreto.com.br/

 

MARCIO ABREU

Dramaturgo, encenador e ator. Criou e integra a Companhia Brasileira de Teatro. Realiza ações de intercâmbio com artistas do Brasil e da França. Entre seus trabalhos recentes estão Vida (2010), pelo qual recebeu os prêmios Troféu Gralha Azul de melhor texto e direção; Oxigênio (2010), de Ivan Viripaev; Isso te interessa? (2011), de Noëlle Renaude, que lhe rendeu, em 2012, os prêmios APCA e Bravo! de melhor espetáculo do ano, e Questão de Crítica de melhor direção; Esta Criança (2012), do francês Joël Pommerat, pelo qual recebeu o prêmio Shell de melhor direção; Nômades (2014); e Krum (2015), de Hanoch Levin, que lhe rendeu os prêmios Shell 2015, Cesgranrio 2015 e Questão de Crítica 2015 de melhor direção. Em 2012, escreveu uma versão de Os três porquinhos para a Comedie Française e foi coautor de A história do rock por Raphaelle Bouchard, com a Compagnie Jakart, com a qual também colaborou em Nus, ferozes e antropófagos. Foi nomeado pela Folha de S.Paulo como personalidade de teatro do ano, em 2012.

 

FICHA TÉCNICA

Compartilhamento das performances que integram o arquivo vivo do projeto de pesquisa Expedição Beckett.
Criação: Gleide Firmino e Micheli Santini
Orientação: Márcio Abreu e Glauber Coradesqui
Criação sonora: Felipe Storino
Direção técnica: Rodrigo Fischer
Programação visual: Gabriel Menezes / Molde
Fotografia: Thiago Sabino
Vídeo: Joy Ballard
Assessoria de imprensa: Júnia Azevedo – Escrita Comunicação
Assistente de produção: Deni Moreira
Produção executiva: Júnior Cecon
Patrocínio: Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal 

SERVIÇO

Teatro do Concreto – Atos de Leitura
Atrizes: Gleide Firmino e Micheli Santini
Entrada franca
Classificação etária: 12 anos
Site: https://www.teatrodoconcreto.com.br/
Insta: @teatrodoconcreto

Ceilândia
Dias: 22 e 23 de abril, sábado e domingo
Horários: 17h e 20h
Local: Teatro Sesc Newton Rossi
End.: QNN 27 Área Especial Lote B, Ceilândia Norte, Brasília – DF

Samambaia
Dias: 6 e 7 de maio, sábado e domingo
Horários: 16h e 19h
Local: Complexo Cultural Samambaia
End.: Quadra 301 – Conjunto 05 – Lote 01 – Samambaia – DF (próximo à agência dos Correios e à Agência do Trabalhador)

As apresentações do primeiro horário de sábado contam com recursos de acessibilidade: tradução em Libras e visita tátil guiada.

 

Continuar Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Variedades

Em tempo recorde, Rock in Rio Card esgota em menos de uma hora com ingressos vendidos para todos os Estados do Brasil

Publicado

em

Com shows exclusivos, feriadão em meio ao festival e benefícios para quem garantiu o Rock in Rio Card, o festival reforça seu papel como impulsionador da economia do estado ao registrar um aumento de 20% no número de compradores de fora do Rio em relação à edição anterior, totalizando 55% do público total que adquiriu o ingresso

 

Rio de Janeiro, 09 de dezembro de 2025: Mais uma vez o Rock in Rio deixa sua marca na história da música e do entretenimento! Em tempo recorde – superando todas as edições passadas –, na noite desta terça-feira, 9, o maior festival de música e entretenimento do mundo vendeu todo o montante disponibilizado para a venda de ingressos do Rock in Rio Card, ingresso antecipado que garante presença na Cidade do Rock antes da revelação completa do line-up e válido para um dia do evento. Impulsionado por shows únicos, pelo período de feriado e pelas vantagens e descontos oferecidos para quem comprou o ingresso, o Rock in Rio Card esgotou em apenas 56 minutos. Em breve, a organização vai anunciar as datas do período de escolha do dia que o fã deseja ir ao festival, sem correr o risco de esgotar. Os fãs que não conseguiram comprar ingressos terão uma nova oportunidade na venda oficial agendada para 2026. A data será anunciada em breve.

 

“Mais uma vez o Rock in Rio reforça sua potência junto ao público. Nossos fãs querem estar no evento, independentemente de quem vai se apresentar. Temos o fenômeno do K-Pop nesta edição e shows únicos, como Sir Elton John, mas acima de tudo temos uma Cidade do Rock inteira de experiências e isso fala muito alto na hora da compra. Não só vendemos os Cards em tempo recorde como também ampliamos a vinda de público de fora do Rio de Janeiro. Temos um incremento de 20% de fãs de fora da Cidade em relação a edição passada, chegando a 55% do público total que adquiriu o ingresso, mostrando que isso é uma conquista não só para o festival, mas também para a economia do Rio. Estamos em festa e seguiremos assim até setembro de 2026.” comemora Luis Justo, CEO da Rock World.

 

Marcado para acontecer na Cidade do Rock, no Parque Olímpico do Rio de Janeiro, nos dias 4, 5, 6, 7 e 11, 12 e 13 de setembro, para o próximo ano, a organização já divulgou nomes do line-up, como Elton John, Stray Kids, Maroon 5, Demi Lovato, Gilberto Gil, Jamiroquai, Mumford & Sons e João Gomes e Orquestra Brasileira. Além dos artistas, o Rock in Rio 2026 chega com novidades marcantes: o Palco Mundo ganha uma cenografia totalmente inédita e, pela primeira vez, toda sua estrutura frontal será revestida por 2.400 m² de painéis de LED de altíssima definição, transformando o espaço em um único e imenso painel visual. Outro destaque é o retorno do espetáculo aéreo The Flight, um dos momentos mais pedidos pelo público e que volta após apresentações históricas no festival – prometendo ainda mais emoção com manobras acrobáticas sincronizadas, trilha sonora especial e 756 disparos de fogos diurnos.

 

Com o Card em mãos, o fã do Rock in Rio também poderá aproveitar ainda mais o Rio de Janeiro. Além do primeiro final de semana do festival coincidir com o feriadão de 7 de setembro, o público também terá acesso ao programa “Viva o Rio com o Rock in Rio”, com vantagens exclusivas em pontos turísticos, hospedagens e experiências ao longo do ano, por meio de um hub de parceiros que reúne as empresas Visit Rio, HotéisRIO, ABIH-RJ e TurisRio.

 

O titular da compra de ingressos para o festival poderá acessar o site do Rock in Rio logo em breve para encontrar uma série de vantagens exclusivas em pontos turísticos, hospedagens e outras experiências para curtir o melhor do Rio até outubro de 2026. O incentivo vem em um ano especialmente favorável, em que nove dos dez feriados nacionais cairão em dias úteis – como o Réveillon de 2026, o Carnaval, a Semana Santa e, inclusive, o feriadão de 7 de setembro, quando estará acontecendo o festival.

 

Entre os parceiros, o Visit Rio oferecerá benefícios em diversos atrativos, como Parque Bondinho (Pão de Açúcar), Paineiras Corcovado (Cristo Redentor), BioParque do Rio, AquaRio, Rio Scenarium, Museu Flamengo, YupStar, Rio Boat Tour, Tour Maracanã, Carnaval Experience, Vertical Rio, Roxy Dinner, Jeep Tour, Blue Note e Helisight. O HotéisRIO e ABIH-RJ oferecem descontos e vantagens em dezenas de hotéis do Rio de Janeiro, como Arena Ipanema Hotel, Arena Leme Hotel, Radisson Rio de Janeiro Barra, Hotel Pousada Brava Club, entre diversos outros.

 

Vale lembrar que é importante o público consultar as condições para resgate de benefícios em cada parceiro.

 

Sobre o Rock in Rio    

 

1984 marca o início das preparações para a primeira edição do evento idealizado por Roberto Medina e que hoje, 40 anos depois, é considerado o maior festival de música e entretenimento do mundo – o Rock in Rio. A história do evento se entrelaça com a do entretenimento no Brasil, sendo responsável por colocar o país na rota dos eventos internacionais, já que pela primeira vez, um país da América do Sul sediou um evento musical dessa magnitude. Em uma área de 250 mil m2, em Jacarepaguá, durante dez dias, 1 milhão e 380 mil pessoas foram iluminadas pela primeira vez e começaram a fazer parte do grande espetáculo. No palco – o maior do mundo na época, com 80m de boca de cena – 15 atrações nacionais e 16 internacionais. Originalmente organizado no Rio de Janeiro, o festival ganhou o mundo chegando a Lisboa (Portugal), onde é realizado até hoje, passando por Madrid (Espanha) e Las Vegas (USA).

 

Desde a primeira edição, já gerou mais de 297,6 mil empregos diretos e indiretos e, apenas na última, em 2024, um impacto econômico de R$ 2.9 bilhões na cidade do Rio de Janeiro. Em 2022, o Rock in Rio foi considerado patrimônio cultural imaterial do estado do Rio de Janeiro. Pelas Cidades do Rock, desde 1985, já passaram mais de 12.3 milhões de visitantes, que assistiram a mais de 4.667 artistas em 141 dias de magia. Dentre os números gigantes do festival, mais de 146 milhões de pessoas alcançadas pelas comunicações nas redes sociais na edição que celebrou os 40 anos do Rock in Rio.

 

Gerando impactos positivos nos países onde é realizado e consciente do poder disseminador da marca, o Rock in Rio pauta-se por ser um evento com o propósito de construir um mundo melhor para pessoas mais felizes, confiantes e empáticas num planeta mais saudável. Adotando e incentivando práticas que apoiam o coletivo, se une a empresas que possuem este mesmo olhar e diretriz. O festival investiu, junto com seus parceiros, mais de R$ 118 milhões em diferentes projetos, passando por temas como sustentabilidade, educação, música, florestas, entre outros. Apenas na Amazônia, mais de 4 milhões de árvores foram plantadas. A marca foi pioneira em ter a certificação ISO 20121 – Eventos Sustentáveis, é neutra em carbono desde 2006 e, em 2022, começou a trabalhar ambiciosas metas para 2030, alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

 

O ano de 2024 foi de muitas comemorações para o Rock in Rio. Das 24 edições, dez ocorreram no Brasil (1985, 1991, 2001, 2011, 2013, 2015, 2017, 2019, 2022 e 2024), dez em Portugal (2004, 2006, 2008, 2010, 2012, 2014, 2016, 2018, 2022 e 2024), três na Espanha (2008, 2010 e 2012) e uma nos Estados Unidos (2015).

 

Continuar Lendo

Variedades

Intenção de Compra da Alqia

Publicado

em

Pesquisa de Intenção de Compra da Alqia, que administra o SuperShopping Osasco, mostra que 77% já decidiram as compras de Natal deste ano. Mais de 43% do público ouvido pela administradora de shopping centers com atuação nacional devem investir até R$ 300 no presente, enquanto 13% pretendem gastar mais de R$ 1 mil. Os brinquedos seguem na liderança do ranking de presentes que serão dados, com mais de 39,5% das escolhas de compra, mas na hora de receber, o consumidor privilegia o segmento de moda, beleza e bem-estar. Entretenimento e presentes culturais devem ganhar a atenção do varejo. Mais de 17% do público ouvido deve presentear com livros, produtos culturais ou uma atividade de entretenimento e 17,5% querem receber presentes desses segmentos, à frente de eletroeletrônicos e tecnologia, eletrodomésticos e casa e decoração e artigos esportivos. O resultado destaca a importância que o consumidor vem dando às experiências que possam ficar na sua história também com os presentes de Natal.

Continuar Lendo

Variedades

Truque de Mestre – O 3º Ato

Publicado

em

Fim de ano chegando e começam as superestreias para os apaixonados pelo cinema no Shopping Metrô Tucuruvi. A agenda de lançamentos começa com muita ação no shopping center da zona norte, com Truque de Mestre – O 3º Ato. O sucesso de bilheteria lançado em 2013 chega a sua terceira sequência nesta quinta-feira, dia 13, com um elenco de peso. Jesse Eisenberg volta como J. Daniel Atlas, reunindo-se a uma nova geração de ilusionistas para roubar um precioso diamante, mas as coisas não saem como o planejado e os Quatro Cavaleiros precisam se unir novamente e trabalhar com a nova geração para enfrentar uma organização criminosa em uma trama repleta de reviravoltas e, claro, muita mágica. Justice Smith, Ariana Greenblatt e Domici Sessa juntam-se a Woody Harrelson, Isla Fisher e Dave Franco nessa que é uma das produções mais aguardadas do ano. Com uma programação para toda a família, o shopping center administrado pela Alqia reúne filmes para todas idades e gostos, como Maurício de Sousa: O Filme, O Agente Secreto e O Telefone Preto 2. A programação completa pode ser conferida em shoppingmetrotucuruvi.com.br e os ingressos podem ser comprados na bilheteria do Tuca ou no site oficial do Cinemark: https://www.cinemark.com.br.

 

Sobre o Shopping Metrô Tucuruvi 

Administrado pela Alqia, uma das principais administradoras de shopping centers do país, o Shopping Metrô Tucuruvi é o shopping center da Zona Norte, reunindo tudo em um só lugar em uma localização privilegiada. Com ABL de 32 mil m², o empreendimento conta com mais de 200 lojas, incluindo marcas líderes como Outback, Renner, Riachuelo, Marisa e Casas Bahia, além das primeiras Ikesaki e Daiso Japan inauguradas em shopping centers do país. Com acesso integrado à estação Tucuruvi do metrô e a três terminais urbanos de ônibus com 17 linhas para toda a cidade, o shopping center é mais do que um centro de compras e lazer, é um equipamento social que atende a cerca de 2 milhões de pessoas por mês e já beneficiou milhares de pessoas com iniciativas sociais, como doação de sangue, arrecadação de roupas, acessórios e alimentos não-perecíveis, além de campanhas voltadas à valorização das mulheres.

 

 

Continuar Lendo

Destaque

Copyright © 2023 ocimar.com. Todos os direitos reservados.