Gente
Samba das Guerreiras, parceria totalmente feminina, concorre ao hino do Centenário da Portela em 2023
Publicado
3 anos atrásem
Por
Ocimar Freitas
Com um refrão forte, “Ser Portelense é o Legado mais bonito”, as Guerreiras concorrem ao hino de 2023, ano do centenário da Portela, que foi muito bem recebido e já classificado na primeira e segunda eliminatórias. O objetivo dessa parceria, cem por cento orgânica, é utilizar a força, a inspiração e o trabalho exclusivamente femininos nas disputas de samba enredo.
“Não excluímos os homens, apenas priorizamos as mulheres, pois muitas ainda não têm a experiência dos espaços genuinamente de samba e têm dificuldades de empregabilidade, principalmente no segmento musical. É sobre inclusão, ocupação dos espaços onde certas atividades praticadas por mulheres causam estranheza e ainda são vistas como exotismos”, explicam as Guerreiras.
Das sete compositoras, quatro são cantoras e defendem o samba no palco. Meri de Liz, Rozzi Brasil, Ana Quintas, Simone Lyns, Sandra Portella, Andréa Moreira e Dayse do Banjo confiam nesse samba, bonito,alegre, fácil e que agrada a todos.
O Samba das Guerreiras retornará à quadra da Portela, no dia 11/09, em busca do seu sonho – a escolha do samba para representar essa escola, que é uma referência histórica e cultural brasileira.
Mas para essa fase final, as Guerreiras precisam muito de ajuda. Qualquer valor fará uma enorme diferença na realização desse (Pix meridelis2@yahoo.com.br – Rosimeri – Pagbank)
Instagram: @sambadasguerreiras
Sobre as Guerreiras
Meri de Liz, cantora, violonista e compositora figurou durante 30 anos nas noites cariocas com o projeto “MPBSamba” – violão e voz – show eclético destacado pela qualidade, inspirado em grandes nomes da música popular brasileira. Grupos vocais como: Coral Harmonia e Coral Harte vocal, solidificaram sua formação musical. Iniciou sua carreira como compositora em 1980, concorrendo em alguns festivais estudantis. Participou do seleto Grupo musical da Galeria da Velha Guarda da Portela, como violonista e vocal, ao lado da cantora Ana Quintas, apresentando-se nas feijoadas da azul e branco de Madureira. Atua como Educadora em saúde desde 2008 na Secretaria Municipal de Saúde. Desde 2014 integra a ala de compositores do G.R.E. S Portela. Atualmente, dedica-se a compor trilhas para teatro musical, por exemplo, “No tempo de Noel Rosa” e “O berço do herói”; integra o Movimento de Mulheres Sambistas e o projeto Mulheres na Roda de Samba, do Rio de Janeiro. É uma das fundadoras da parceria Samba das Guerreiras
Ana Quintas divide o palco frequentemente com Tia Surica que a tem como afilhada musical. Começou na carreira artística ao vencer o concurso de melhor cover de Clara Nunes no Domingão do Faustão. Durante seis anos abriu a Feijoada da Família Portelense. Apaixonada por palco e pela proximidade do público, elege as lonas e areninhas do Rio como espaços preferidos para os seus projetos. Atualmente prepara o seu EP “Diretrizes” que terá músicas de Monarco, Moacyr Luz, Mauro do Cavaco compostas especialmente para ela. É uma das fundadoras da parceria Samba das Guerreiras.
Rozzi Brasil, carioquíssima! Integra a ala de compositores da Portela desde 2018. Articuladora e produtora cultural com passagens pelos teatros João Caetano, Tom Jobim, Municipal de Niterói dentre muitos outros. Multiartista, cineasta emergente com algumas premiações. Professora antirracista. Coautora de três antologias entre 2020 e 2021, tem um livro solo a caminho – Histórias da Cabrochinha, pela Editora Voz da Mulher. Transita pelo rap, dá seus pulos como designer, e fotógrafa. Mestre Quebradeira na Universidade das Quebradas, extensão da UFRJ do PACC da Letras-UFRJ. Fundadora do coletivo MUQ – Mulheres nas Quebradas. Fundadora da Associação Casa da Vida, ONG que abraça como missão promover através da Educação, Cultura e Saúde, inclusão e desenvolvimento em favor de mulheres e crianças em vulnerabilidade social portadores de doenças graves. É uma das fundadoras da parceria Samba das Guerreiras.
Simone Lyns, cantora de voz potente, que desponta no carnaval como intérprete de várias agremiações carnavalescas; tem passagem pela Beija Flor, Bloco Birita’s, dentre outros. Dirige a ONG Gato Preto, na comunidade de mesmo nome, na Baixada Fluminense, com atividades voltadas para a educação e cultura de crianças em vulnerabilidade social. É fundadora da parceria Samba das Guerreiras, inclusive, batizou-a com este nome.
Dayse do Banjo é carioca da gema, nascida no subúrbio de Padre Miguel. Seu pai era músico profissional e dos bons. Sua mãe cantava muito bem. Dayse cresceu ouvindo samba, choro, bossa nova e logo logo começou a tocar violão. Depois, por admiração pelo grande Almir Guineto, passou a tocar banjo e mais tarde se tornou diretora musical de sua banda e parceira de música. Se tornou profissional cedo, sempre cantando samba e encantando a todos por esse Brasil afora. (…)
“É muito importante pro samba, termos a Dayse do Banjo, mulher, compositora, cantora e instrumentista. É uma joia rara e fez um disco que temos que ter em nossas casas” ( depoimento de Beth Carvalho)
Andréa Moreira, pedagoga, psicopedagoga, escritora, poetisa, Diretora da Escola de samba Mirim Filhos da Águia da Portela, cantora, compositora, jurada de carnaval e sambista nata da Portela. Defensora do legado do seu pai, o histórico compositor Wilson Moreira. Andréa, canta sua arte espalhando a poesia que ele nos deixou. Trabalha na área educacional e atualmente duas das suas poesias foram selecionadas no concurso Conceição Evaristo de Literatura da Mulher Negra compondo a incensada coletânea. Ama o carnaval e adora poder contribuir com o mesmo de alguma forma.
Sandra Portella, mineira de Juiz de Fora, apaixonada por Clara Nunes, vem se solidificando com uma das maiores cantoras de samba da atualidade. Com dois CDs gravados, um deles indicado para Prêmio da Música Brasileira, na categoria melhor cantora de samba (2018) e participação em projetos fundamentais como o CD “Sambas para a Mangueira,” pela Biscoito Fino, produção do Centro Cultural Cartola, também indicado ao Prêmio da Música na categoria Melhor CD de Samba. Sandra, habitualmente, divide palco com referências musicais e artísticas como Martinho da Vila, Rildo Hora, Dudu Nobre, Diogo Nogueira dentre outros. Paixão pelo ritmo. Samba para os ouvidos. Samba para o coração.
Você pode gostar
O Shopping Granja Vianna promove o último Meet & Greet do Natal da Patrulha Canina: O Melhor Presente é o Nosso Encontro, oferecendo às famílias mais uma chance de encontrar Chase, Skye e Marshall. O encontro especial acontece no dia 13 de dezembro, em quatro sessões entre 14h e 17h30, com inscrições gratuitas pelo link: https://evento.spotmetrics.com/patrulhacaninasgv
“Preparamos uma agenda de experiências pensada para diferentes perfis de público, garantindo momentos únicos para os visitantes do Shopping Granja Vianna. Este último Meet & Greet da Patrulha Canina é uma oportunidade especial para as crianças viverem de perto essa temporada mágica com seus personagens preferidos”, afirma Fabiana Tartaglione, coordenadora de Marketing do Shopping Granja Vianna
| Meet & Greet – Chase e Skye| Shopping Granja Vianna
Data: 22 de novembro e 13 de dezembroHorários: 14h às 14h30 | 15h às 15h30 | 16h às 16h30 | 17h às 17h30 Inscrições: https://evento.spotmetrics.com/patrulhacaninasgv Endereço: Rodovia Raposo Tavares, km 23,5 – Cotia/SP |
Sobre o Shopping Granja Vianna
Administrado pela Alqia, uma das principais administradoras de shopping centers do país, o Shopping Granja Vianna é o espaço de lazer, cultura, serviços e compras da região. São mais de 33 mil m2 que abrigam 140 lojas, reunindo sete âncoras e grandes marcas como C&A, Pernambucanas, Renner, Riachuelo e Hōmu, além de 30 opções gastronômicas para todos os paladares, como Madero, Outback, Pecorino, Coco Bambu e Pizza Hut. Mais de 350 mil pessoas circulam todos os meses pelo shopping center, que pauta sua atuação com o olhar da Sustentabilidade. Milhares de pessoas foram beneficiadas por iniciativas ambientais e sociais do empreendimento, que promove vacinação, doação de sangue, arrecadação de roupas e acessórios, além de campanhas de conscientização sobre o consumo consciente e a vida animal, por exemplo. Com 1,3 mil vagas no estacionamento, o shopping center está localizado no quilômetro 23,5 da Rodovia Raposo Tavares. Saiba mais em www.shoppingranjavianna.com.br.
Gente
Guns N’ Roses anuncia início da venda de ingressos para turnê brasileira 2026
Publicado
2 semanas atrásem
28 de novembro de 2025Por
Ocimar Freitas
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Gente
Proteção e Corpo: Quando o Peso Conta Uma História
Publicado
3 semanas atrásem
24 de novembro de 2025Por
Ocimar Freitas
Muitas vezes, o ganho de peso é visto apenas como um número na balança — mas ele pode significar muito mais do que isso. Como explica a endocrinologista Dra. Carolina Mantelli, “às vezes, o ganho de peso é mais do que apenas números na balança. Pode ser uma forma de proteção que o nosso corpo encontra para lidar com traumas e medos.”
Essa perspectiva amplia a compreensão sobre o corpo, tirando o olhar do julgamento e direcionando para o acolhimento. O corpo fala, reage e cria mecanismos para sobreviver emocionalmente. E, em muitos casos, o acúmulo de peso pode ser uma resposta a experiências difíceis, inseguranças, exaustão emocional ou até processos inconscientes de autopreservação.

Segundo a Dra. Carolina, “aprender a ouvir nosso corpo e compreender suas necessidades é essencial para a jornada de autocuidado e acolhimento.” Quando começamos a olhar para o peso não como falha, mas como linguagem, abrimos espaço para entender o que realmente precisa de atenção.
Por isso, quando uma pessoa tenta emagrecer e não consegue, não significa falta de esforço, disciplina ou vontade. Há vezes em que o corpo está tentando proteger você de algo que ainda não foi trabalhado. Como ela mesma ressalta: “Se você está tentando emagrecer e não está conseguindo, pode ser que algo mais profundo esteja travando esse processo. E eu posso te ajudar a descobrir essa trava.”
Em outras palavras: antes de mudar o corpo, é preciso escutar o que ele está tentando dizer.

Esse é o caminho da saúde de verdade — aquela que olha o indivíduo por inteiro.
Hugo Pena & Gabriel lançam projeto acústico “Dois Violões” com canções inéditas, dia 17 de dezembro
NATAL NO PÁTIO CIANÊ
PATRULHA CANINA NO GRANJA
Destaque
-
Informação5 anos atrás
DOC MARIZ LANÇA O LIVRO “CARECAS NÃO COMEM QUIBE”, SOBRE HUMOR NA PANDEMIA
-
Entretenimento3 anos atrás -
Apoio6 anos atrásOraci
-
Zoo GermaMota (Pet)5 anos atrásPet Games
-
Apoio6 anos atrásD & P
-
Apoio6 anos atrásTécnico Odimar
-
Apoio6 anos atrásD & J
-
Ocimar TV mais2 anos atrásDESCUBRA COMO TRATAR A DIABULIMIA: DOENÇA QUE ASSOCIA A DIABETES COM BULIMIA NERVOSA

