Conecte-se conosco

Fique por dentro

Saiba quais são as consequências do sedentarismo para saúde

Publicado

em

Especialistas alertam a importância da atividade física

A falta ou redução de atividades físicas é característica do sedentarismo e, no Brasil, segundo a última PNS (Pesquisa Nacional de Saúde) em 2020 realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), quase metade da população com mais de 18 anos vive de forma sedentária. Um número alarmante para a saúde das pessoas e preocupante para especialistas do país.

Mesmo que a pessoa pratique alguma atividade física, não significa que ela não seja sedentária, pois é necessário que a prática seja realizada de forma regular e suficiente para atender as necessidades do organismo.

Entenda o que especialistas de diferentes áreas alertam sobre a importância de realizar atividades físicas regularmente e evitar o sedentarismo:

Problemas na coluna:

O Dr. Guilherme Rossoni, neurocirurgião especialista no tratamento de doenças da coluna e dor crônica afirma que, um dos principais vilões para patologias na coluna, está o sedentarismo: “Grande parte dos problemas na coluna têm como fatores de risco o sedentarismo. A falta de atividades físicas regulares acaba enfraquecendo a musculatura de sustentação da coluna, tornando a região mais suscetível a dores nas costas, doenças como hérnia de disco, bico de papagaio, dor ciática, abaulamento discal, espondiolistese, escoliose, entre outras patologias que atingem a coluna. É fundamental que pratique atividades físicas com acompanhamento de um profissional para evitar o sobrepeso e sedentarismo”

Problemas cardiovasculares:

“O sedentarismo, essa decisão, muitas vezes inconsciente, de permanecer inerte, tem consequências diretas sobre a saúde cardiovascular. As artérias podem tornar-se menos elásticas e mais propensas a obstruções, o que pode levar a doenças como angina e infarto. A pressão arterial pode aumentar, colocando um estresse adicional sobre o coração e os vasos sanguíneos. O perfil lipídico no sangue pode se alterar, aumentando os níveis de LDL e reduzindo o HDL, um cenário propício para o desenvolvimento de aterosclerose. Além disso, o risco de arritmias cardíacas e insuficiência cardíaca também pode ser potencializado.” afirma a cardiologista, Dra. Marise Gomes, mestre e PhD, especializada em cirurgia de alta complexidade.

Alimentação:

Para o nutricionista Gustavo Fogaça, especialista em nutrição esportiva e clínica, o sedentarismo tem consequências profundas na saúde, especialmente quando associado à má alimentação: “Para promover saúde ao organismo é essencial incorporar bons hábitos alimentares: Incorporar Alimentos Integrais como frutas, verduras e legumes. Além disso, proteínas magras como frango, peixe e ovos podem fornecer nutrientes para fortalecer nossa estrutura como nossos músculos e tecidos. É importantíssimo também ter uma boa hidratação para manter o equilíbrio hídrico e facilitar processos metabólicos e não deixar de ter refeições balanceadas evitando espaços muito grandes entre elas e optando por porções equilibradas para manter um metabolismo ativo. E não podemos esquecer de manter uma variedade de alimentos para garantir todos os nutrientes que são essenciais para o bom funcionamento do organismo e capacitar nosso corpo a realizar exercícios físicos e atividades do nosso dia a dia. Não deixe de consultar profissionais habilitados que possam orientá-lo qual a melhor forma de equilibrar sua alimentação, evitando assim o sedentarismo.”

Hormônios e metabolismo:

A endocrinologista Dra. Carolina Mantelli, reforça a necessidade de levar uma vida ativa para prevenir algumas doenças neurológicas e autoimunes, como esclerose múltipla, AVC e Alzheimer: “Alguns problemas causados pelo sedentarismo são: diabetes, obesidade, doenças cardiovasculares, qualidade de sono ruim, problema nos ossos, prejudica saúde mental etc. Além disso, com a prática de exercícios físicos liberamos hormônios tais como: endorfina, dopamina, serotonina, adrenalina, irisina entre outros.”

60+:

Ainda de acordo com a PNS, a pesquisa realizada afirma que 59,7% da população sedentária no Brasil, são pessoas com mais de 60 anos. A Dra Jaqueline Mariani Papaiordanou, Geriatra do Hospital São Luiz Itaim, reforça a importância da atividade físicas para os idosos: “Com o envelhecimento a perda de massa muscular e diminuição de força são significativas e neste quesito os benefícios da atividade física são visíveis eles vão desde a melhora do desempenho do paciente até menores riscos de doenças físicas e mentais. Diversos estudos ao longo dos anos vem demonstrando que a atividade física nos idosos está associada a inúmeros benefícios como, menores riscos cardiovasculares e de doenças crônicas, melhora da marcha evitando quedas e fraturas, e com isso mantendo a independência do idoso, ainda é possível notar melhora na qualidade do sono, menor uso de medicamentos e menores índices de depressão e ansiedade no paciente ativo. Bem como o sedentarismo na população geriátrica  tem maior associação a dores crônicas, mais hospitalizações, e maior incidência de quadros demenciais.”

O papel das atividades físicas na prevenção e auxílio de doenças:

De acordo com a educadora física, Talita Germano, a prática de atividades físicas auxilia a saúde física e mental: “Vivemos em um mundo cada vez mais tecnológico e, as atividades cotidianas acabam sendo facilitadas muitas vezes por um “clique”. Esta diminuição da atividade cotidiana e a falta de tempo para cuidarmos da nossa saúde, acaba influenciando negativamente no enfraquecimento dos músculos, tendões, ligamentos e ossos. Tudo que fica fraco, tem maior probabilidade de ficar doente. Por isso, uma atividade física regular, se possível um pouquinho todos os dias ou, se for o caso, mais de 2x por semana, acaba fortalecendo desde nosso sistema imunológico, auxílio na melhora da circulação sanguínea, níveis de colesterol e nos ajuda a ter um dia mais produtivo. Já imaginou que o simples fato de aprender e treinar um agachamento melhoraria sua postura e te auxiliaria a pegar um objeto pesado do chão sem se lesionar? Ou, até mesmo, manter uma postura correta em frente ao computador com menos dores no pescoço e lombar? A atividade física pode sim ajudar a prevenir lesões e doenças, melhorar o sono, diminuir o stress, mas também pode auxiliar na recuperação e estar presente em diversos protocolos de reabilitação”.

Continuar Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique por dentro

Clariá lança a primeira parte de seu álbum – o mini EP ”Uma Parte de Mim”, com os três primeiros singles autorais ’21’, ‘Astral’, e ‘Maresia’

Publicado

em

 

A cantora tem ganhado destaque pela capacidade de ressignificar a MPB e o POP e pelas características específicas de cada música

 

Em destaque crescente nas redes sociais e nos palcos, pela capacidade de ressignificar a MPB e o POP, a cantora Clariá lança a primeira parte de seu álbum – o mini EP ”Uma Parte de Mim”, com os três primeiros singles autorais ’21’, ‘Astral’, e ‘Maresia’, em todas as plataformas e YouTube, a partir de 13 de dezembro, pela Caravela Records.

“Uma Parte de Mim” traduz o amadurecimento musical de Clariá, que busca difundir através de suas músicas todo tipo de amor, a força das mulheres, a busca pelo equilíbrio interior, cura e fazer sorrir quando são ouvidas.


Cada single é um universo ligado a notas musicais, frequências vibracionais, chakras, cores, elementos da natureza, pedras, unidos pela essência e sonoridade gostosa de ouvir, quente e acolhedora, feita para embalar encontros e memórias. Para cada música e para o EP foram criadas cartas, como as de tarô, pela artista plástica Lalin Witch, exprimindo a sensação de imersão que Clariá transmite e transmuta ao cantar – universal e atemporal.

 

Sobre Clariá

Clariá é carioca, cantora, compositora e atriz. Mas, desde muito cedo, entrou para o mundo das artes, fazendo teatro e cantando, inclusive no Beco das Garrafas, em um projeto de Bossa/MPB. No repertório, MPB, pop e bossa, tendo como principais influências nomes como Gal Costa, Clara Nunes, Djavan, Elis, Marisa Monte, Beyoncé, Ariana Grande, além de suas composições, que a colocam como a nova promessa da música brasileira.

Em 2023, fez vários shows. Em 2024, dedicou-se à composição e gravação de músicas autorais, que podem ser ouvidas em shows com novo repertório. Em 2025, retornou aos palcos e gravou seus três primeiros singles, lançados como um mini EP em dezembro de 2025, uma prévia do álbum ‘O Mundo da Lua de Clari’. Abriu o palco Flash Sounds da 10ª edição do Trends Brasil Conference 2025 no Rio, cantando ao lado de seu produtor musical Luiz Lopez, ’21’, ‘Astral’ e ‘Maresia’. Seu show de trabalho para 2026 será ‘Cantoras da Rádio’, uma homenagem às mulheres e à MPB que elas ajudaram a colocar na história e na cultura brasileira. Além de um tributo especial a Gal Costa.

Sobre as músicas do EP ‘Uma Parte de Mim’

. 21 – Sol (nota musical), 923 Hz ( cura, equilíbrio e conexão energética), lei da correspondência – Coronário/Sahasrara, cor branca ou rosa , pedra ágata azul rendada, quartzo cristal, diamante, ametista e outras nesse tom.

. Astral – La (nota musical) – 852 Hz (desperta a intuição e ajuda a retomar o equilíbrio espiritual), lei hermética Frontal/Ajna, cor roxa, pedra safira azul, lápis-lazúli, turmalina azul, azurita e outras nesse tom.

. Maresia – Sol (nota musical) – 741hz ( limpar fisicamente o corpo de todos os tipos de toxinas), lei hermética Laríngeo/Vishuddha, cor azul, pedra topázio azul, calcedônia, larimar, turquesa, água marinha, calcita azul, quartzo azul, angelita e outros tons

 

Clariá reúne gerações não só no repertório quanto na platéia e em seu fanclube – ‘Cristais’, nome que resume a razão da sua inspiração. “Meu objetivo com a música é que as pessoas se identifiquem de coração comigo. É fazer com que elas se sintam compreendidas e sintam que existem pessoas que passam pelo mesmo que elas. Meu canto é para todos que estejam dispostos a evoluir como pessoa, a se entenderem como seres humanos e respeitarem todas as formas de amor, abraçando todas as experiências que a vida dá.”

Redes: https://linktr.ee/aclariclaria

Instagram: @aclariclaria

Youtube: https://www.youtube.com/@aclariclaria

Canal dos fãs ‘Cristais’ – https://www.instagram.com/channel/AbbY6YnbepvozlKb/

Continuar Lendo

Fique por dentro

Conrerp 2 retoma premiação histórica que valoriza profissionais e estudantes de Relações Públicas de São Paulo e Paraná

Publicado

em

O Conselho Regional de Profissionais de Relações Públicas da 2ª Região (CONRERP 2) promoverá, no dia 5 de dezembro, às 19h, a cerimônia oficial do Prêmio Profissionais do Ano, tradicional reconhecimento concedido a profissionais, estudantes e iniciativas de destaque no campo das Relações Públicas nos estados de São Paulo e Paraná.

A edição 2024/2025 marca a retomada da premiação, fortalecendo o compromisso da atual gestão com a valorização da categoria, o incentivo ao desenvolvimento técnico e a promoção das melhores práticas de comunicação estratégica. O evento será sediado na ESPM – Campus Vila Mariana, instituição referência na formação de comunicadores no Brasil.

Categorias e destaques da edição

  • Prêmio RP do Ano – Revelação
  • Prêmio RP do Ano – Setor Público
  • Prêmio RP do Ano – Setor Privado
  • Prêmio RP do Ano – Terceiro Setor
  • Prêmio RP do Ano – Academia

Objetivo da premiação

A premiação busca reconhecer a trajetória e a contribuição de profissionais que têm impactado positivamente o ecossistema de Relações Públicas, destacando ações inovadoras, pesquisas, projetos de relevância social e iniciativas que fortalecem a reputação da área.

Próximos passos

A relação completa dos finalistas, foi divulgada, e encerrará o período de votação na sexta feira dia 28 de novembro.

Para outras informações recorra aos canais oficiais do CONRERP 2.

Continuar Lendo

Fique por dentro

Mallupy Entretenimento inaugura nova filial em São Paulo e amplia atuação nacional e internacional.

Publicado

em

A Mallupy Entretenimento, uma das principais empresas de gestão artística e produção de eventos do país, acaba de inaugurar uma nova filial em São Paulo, reforçando sua presença no mercado nacional e internacional.

Com matriz em Florianópolis (SC) e escritório nos Estados Unidos, a Mallupy vem se consolidando como referência no show business, administrando carreiras de grandes nomes da música brasileira como Thiago Martins, Jeito Moleque, Luciana Mello, Lais Bianchessi, Gica e Nego Noronha.

Foto do empresário

Segundo o empresário e fundador João Netto Mallupy, a expansão representa um passo importante na trajetória da empresa:

“A expansão faz parte do nosso compromisso de estar cada vez mais próximos dos artistas e do público. São Paulo é o epicentro do show business no Brasil, e unir forças com nossas bases em Florianópolis e nos Estados Unidos nos permite oferecer ainda mais estrutura e oportunidades para o crescimento dos talentos que representamos.”

 

Com essa nova etapa, a Mallupy reafirma seu compromisso com a profissionalização, inovação e visibilidade da música brasileira, fortalecendo conexões com o mercado internacional e ampliando sua estrutura de atendimento no país.

Continuar Lendo

Destaque

Copyright © 2023 ocimar.com. Todos os direitos reservados.