Conecte-se conosco

Pautas Especiais

NETCOM 2023 terá cinco congressos simultâneos com entrada gratuita – 01 a 03 de Agosto

Publicado

em

NETCOM 2023 terá cinco congressos simultâneos com entrada gratuita

Evento que apresenta tendências e novidades do Setor de Infraestrutura de Redes Telecom e Provedores de Internet será entre 01 e 03 de agosto, em SP

O NETCOM chega em sua 10ª edição em 2023 para discutir tendências e estimular a realização de negócios e a troca de conhecimentos entre os profissionais do Setor de Infraestrutura de Redes de Telecom e Provedores de Internet. O evento acontecerá entre os dias 01 e 03 de agosto, no Pavilhão Azul do Expo Center Norte, em São Paulo (SP).

Nesta edição, a expectativa da Aranda Eventos, organizadora do encontro, é receber mais de 10 mil visitantes entre instaladores, integradores, distribuidores, revendas, empresas de Engenharia, projetistas, prestadores de serviços, construtoras, operadoras de telecomunicações, provedores de Internet e links, fabricantes, provedores de serviços de data centers, empresas de nuvem, profissionais de TI de indústrias, bancos, universidades e órgãos governamentais, empresas de streaming de vídeo, CDNs e OTTs.

Para discutir o renascimento acelerado da telecom frente às novas necessidades do mercado depois da pandemia, além da feira, a edição deste ano contará com cinco congressos acontecendo de forma simultânea, todos com entrada gratuita. Serão realizados mais de 40 horas de conteúdo traduzindo as tendências de Fibra Óptica, Compartilhamento de Postes, Data Centers, Provedores de Internet e Cabeamento e Instalações.

1º Congresso RTI de Fibra Óptica

Um dos momentos mais esperados do evento é a realização da primeira edição do Congresso RTI Fibra Óptica. O assunto ganha peso não só no mercado de banda larga fixa, mas também na construção de backbones e backhaul para 5G e nas indústrias e redes internas com a disseminação de tecnologias como POL – PON over LAN e FTTR – fiber to the room. Com coordenação de Paulo Curado, Diretor de Inovação Aberta e Empreendedorismo do CPQD e Coordenador da Unidade Embrapii – CPQD em Comunicações Avançadas, a ideia do encontro é discutir os desafios atuais e as tendências em redes de fibra óptica, explorando todas as fronteiras da conectividade. “A primeira edição do Congresso RTI Fibra Óptica será um marco pro setor de telecom em 2023. Reunimos diversos profissionais de peso do setor para discutir sobre o futuro da fibra óptica e como isso vai impactar na infraestrutura dos projetos de telecom”, promete Curado.

Programação:

01.08.2023

13h30 – Painel Desafios e Avanços Futuros em Redes de Fibra Óptica: Explorando as Fronteiras da Conectividade

Mediador: Paulo Curado

Painelistas: Marcelo Andrade (Prysmian), Nelson Saito (Furukawa) e Daniel Cardoso (l-Systems)

15h – Fibras Ópticas 5.0 – Habilitando o Próximo Nível

Marcos Scocco (YOFC Brasil)

16h15 – Redes Pré-Conectorizadas

Daniel Vagner Santos (Vivo)

17h – Uso de Cabos de Alta Contagem de Fibra

Luiz Felipe Lorenzoni (Cirion Technologies)

17h45 – XGPON e XSGPON – Característica e Estratégias de Migração

Ronaldo Couto (Primori)

02.08.2023

13h30 – Painel Redes Abertas – Padronização dos Elementos de Acesso na ONF, Telecom Infra Project e BBF

Mediador: Ricardo Pianta (Venko Networks)

Painelistas: Matheus Plastino (Inifinite IT Consulting), Giovani Pacífico (Zyxel) e Ricardo Tombi (Rede Nacional de Pesquisas)

15H – Open RAN e FWA: Transformando a Infraestrutura de Telecomunicações

Luiz Spera (CPQD)

16h15 – OpenXR Forum e o Futuro dos Coerentes Plugáveis

Matheus Plastino (Infinite IT Consulting)

17h – Painel Redes de Fibra Óptica: Crescimento e Planos de Expansão

Mediador: Jesaias Arruda (ABRANET)

Painelistas: Alejandro Contreras (Alares), Wendel Melo (Brasil Tecpar), Rodrigo Rescia (Vero Internet) e Eduardo Vale (Americanet)

Workshop Compartilhamento de Postes

Outro momento bastante esperado do evento é a segunda edição do Workshop de Compartilhamento de Postes, que vai abordar a ocupação das redes aéreas no Brasil, trazendo propostas para minimizar o caos nas cidades. “A expansão do mercado de telecom nos últimos anos trouxe novas problemáticas de infraestrutura no setor. O espaço que hoje os provedores disputam para instalação de cabos não é mais suficiente para atender as demandas”, explica Marcus Vitale, coordenador do evento e CEO da Vitale Consultoria.

Programação:

03.08.2023

13h30 – Abertura

Marcus Vitale (Vitale Consultoria)

13h45 – Mitigando Riscos e Compliance nas Atividades de Projetos, Implantação e Manutenção de Infraestrutura de Telecomunicações em Postes

Rogério Moreira Lima (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia)

14h10 – Painel – Ordenamento da Infraestrutura Aérea em Postes sob a Óptica das Associações

Mediador: Helcio Binelli (FIESP)

Painelistas: Luiz Henrique Barbosa (TELCOMP), Robson Lima (Abramulti) e Jesaias Arruda (ABRANET)

16h15 – Painel Implantação e Fiscalização de Projetos de Infraestrutura Aérea em Postes

Mediador: Hermano do Amaral Pinto Junior (Informa Markets)

Painelistas: Ivan Teixeira (Abeprest), José Luiz Malavazi (Fitec) e Rodrigo Vieira Vaz (Ministério do Trabalho e Previdência)

17h20 – Painel Infraestrutura de Redes para Cidades Inteligentes e Sustentáveis com a Adoção de Redes Neutras

Mediador: Marcus Vitale (Vitale Consultoria)

Painelistas: André Ituassu (l-Systems), Daniel Giorgini (American Tower) e Leonardo Luciano de Almeida Maia (Inatel)

14º Congresso RTI de Data Centers

Após cinco anos sendo realizado em Fortaleza (CE) e Ribeirão Preto (SP), o Congresso RTI de Data Centers volta a São Paulo, cidade onde o evento nasceu, em 2008, e se consagrou no mercado.

Segundo Luis Tossi, coordenador do Congresso e vice-presidente da Associação Brasileira de Data Centers, o Brasil é o maior mercado de data centers da América Latina, detendo cerca de 50% do setor e o Estado de São Paulo é o principal local para o desenvolvimento de instalações de data center de colocation e instalações hyperscale, por isso os grandes players internacionais de nuvem estão na região, assim como empresas de Internet, telecomunicações e OTT – over the top. “Neste evento, iremos discutir diversos assuntos importantes do setor, como ESG e os impactos do 5G e dos serviços de nuvem no mercado de data centers”, afirma.

Programação:

02.08.2023

13h30 – Abertura

Luis Tossi (Associação Brasileira de Data Centers)

13h40 – Painel As Políticas e Ações de ESG que estão sendo implementadas no mercado de data centers

Mediador: Luis Tossi (Associação Brasileira de Data Centers)

Painelistas: Francisco Degelo (Vertiv LATAM), Rogério Bruck (Elea Digital) e
Natália Rorato Fogaça Cavalieri (
Itaú Unibanco)

14h45 – Painel A Implementação das Redes 5G e seu impacto real no mercado de data centers

Mediador: Luis Tossi (Associação Brasileira de Data Centers)

Painelistas: Carlos Lauria (Huawei do Brasil), Wesley Ribeiro (Agrotech Data Center) e Lucas Teixeira (Global Sites)

16h15 – Painel Como o crescimento dos serviços de cloud e inteligência artificial vão impactar o mercado de data centers

Mediador: Luis Tossi (Associação Brasileira de Data Centers)

Painelistas: Daniel Reck (Atos), Frankie Negro (AWS) e Renan Alves (BOOST)

17h20 – Apresentando a inteligência artificial e seus impactos no nosso futuro

Dora Kaufman (professora PUC SP)

13º Congresso RTI Provedores de Internet

Um dos temas discutidos durante o 13º Congresso RTI Provedores de Internet São Paulo serão as oportunidades que este mercado oferece com a expansão da infraestrutura de fibra óptica no Brasil.

Segundo dados da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), o Brasil encerrou o mês de março deste ano com 45,7 milhões de acessos de banda larga fixa, sendo mais da metade (23,6 milhões) pertencente ao segmento dos PPPs – provedores de pequeno porte. “O mercado de provedores ainda apresenta muitas oportunidades de negócios, seja pela expansão da infraestrutura de fibra óptica ou pela oferta de novos serviços digitais para os mercados corporativo e residencial. Este evento mostrará estas oportunidades e também as soluções para aumentar a receita, melhorar a gestão e reduzir os custos operacionais”, explica José Mauricio Pinheiro, coordenador do evento e especialista na área.

Programação:

01.08.2023

13h30 – IoT no Agronegócio e as Redes Privadas 4G/5G

Ricardo Pianta (Venko Networks)

14h15 – 95th Percentile: Como Economizar Dinheiro com Trânsito IP

Daniel Damito (Sage Networks)

15h – Como a Legislação Pode Impactar Positiva e Negativamente a Prestação de Serviços

Karine Mansour Soares (Mansour Consutoria)

16h15 – Energia Solar para Redução de Custo e Aumento da Competitividade para ISP´s

Marcus Campos (Krasner)

17h – SVA – Como realmente agregar valor ao usuário final e ter aumento de receita?

Tatiana Carvalhinha (Lidera Network Brazil)

17h20 – Aspectos Fiscais e Tributários nos Serviços pelos Provedores de Internet

Stanley Sousa (ISP Contabilidade)

17h45 – Gestão para Provedores de Internet

Jorge Morgado (Conect Telecom)

Congresso RTI Cabeamento e Instalações

Por fim, o Congresso RTI Cabeamento e Instalações, que será realizado pela primeira vez, irá discutir temas como a atualização das normas brasileiras para cabeamento estruturado, os sistemas de gerenciamento de camada física, redes ópticas passivas e metodologias de testes e as tecnologias PoE e SPE. Para Paulo Marin, coordenador do evento e especialista renomado na área, o encontro será uma oportunidade inédita para o setor discutir temas relevantes e atuais de redes e telecom. “Neste evento, nosso objetivo é discutir desde a atualização das normas do setor até as tendências em infraestrutura de cabeamento e instalações para as tecnologias emergentes de rede, como PON, PoE e SPE. Será uma oportunidade única para os profissionais da área discutirem o futuro das tecnologias de cabeamento e telecom e como orientar seus projetos de forma efetiva”, explica.

Programação:

03.08.2023

13h30 – Redes Ópticas Passivas

Luiz Henrique Zimmermann Felchner (Furukawa)

14h15 – Sistemas de Gerenciamento de Camada Física (AIM)

Luis Domingues (CommScape)

15h – Cabos e Aplicações PoE – Power over Ethernet

Emilio Scalise (Tellnet Tecnologia de Redes)

16h15 – SPE Single-pair Ethernet: desenvolvimento, normalização e aplicações

Marcelo Barboza (Clarity Treinamentos)

17h – Testes em Cabeamento de Cobre e Óptico (PON)

Ricardo Raineri (Viavi Solutions)

17h45 – Atualização de normas brasileiras para cabeamento estruturado

Paulo Marim (ICT & Telecom)

Credenciamento gratuito para o Congresso no site www.netcom2023.com.br

Sobre o NETCOM

Realizado pela Aranda Eventos, o encontro teve sua primeira edição em 2004, junho ao Encontro Nacional de Instalações Elétricas. Em 2005, houve a separação dos dois eventos, que passaram a ser bienais, em anos alternados. Em sua edição de 2019, o evento passou a ser anual, porém, foi adiado por conta da pandemia e volta agora com um novo formato.

Feira e Congresso NETCOM 2023

Infraestrutura de redes telecom e provedores de Internet

Data: 01, 02 e 03 de agosto de 2023

Horário:

Congresso: das 13h30 às 18h30

Feira: das 12h às 20h

Local: Expo Center Norte – Pavilhão Azul

Rua José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme, São Paulo (SP)

Entrada gratuita

Continuar Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pautas Especiais

Afiliada do SBT aposta em continuidade do “Chega Mais” e dispara em audiência

Publicado

em

A TH+ SBT Vale, afiliada do SBT sediada em São José dos Campos (SP), celebra um momento vitorioso: segundo dados da Kantar Ibope Media, a emissora conquistou 9,28% de share, assumindo a vice-liderança isolada na região do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira.

Uma aposta que deu certo

O programa “Chega Mais”, exibido pela TH+ de segunda a sexta-feira, das 12h45 às 13h55, tem sido um dos pilares dessa ascensão. Apesar de ter sido extinto na sede nacional do SBT em dezembro de 2024, a versão local da afiliada seguiu firme. A decisão de manter o formato na região reflete uma estratégia clara: investir no conteúdo local para reforçar a identidade da emissora junto ao público do Vale.

Por que “Chega Mais” se tornou sucesso na região

Apresentado por Vinícius Valverde, o “Chega Mais” é descrito como “o programa mais aleatório da TV Vale Paraibana”: uma revista eletrônica que mistura entrevistas, reportagens, quadros de utilidade pública e interações com a audiência sobre temas como saúde, gastronomia, cultura e informação.

Valverde, com mais de 25 anos de carreira no jornalismo, traz seu carisma para a atração. Formado em Rádio e TV e Artes Cênicas, ele já passou por emissoras como a TV Vanguarda e trabalhou como repórter em programas nacionais como o Big Brother Brasil, Vídeo Show e Mais Você.

A direção do “Chega Mais” conta com Patrícia Abravanel, que reforça o DNA familiar do SBT na afiliada local. A coordenação editorial é feita por Daniel Barbosa.

Impacto e relevância para a TV regional

A manutenção do “Chega Mais Vale” na grade local tem sido fundamental para o crescimento da TH+ SBT. A pesquisa de outubro (16 a 22) revela que a afiliada cresceu 24% em apenas dois anos, salto que a levou ao segundo lugar entre as emissoras regionais.

Esse desempenho valoriza não apenas a emissora, mas também o nome do SBT na região, reforçando sua imagem como rede popular e próxima da comunidade. O “Chega Mais” tem conquistado não só telespectadores, mas também patrocinadores locais e nacionais: entre eles, marcas como Tele Sena, Havan e Aurora já se associaram ao formato.

Segundo a própria emissora, o programa alcança cerca de 765 mil telespectadores diários.

Contexto institucional

A TH+ SBT Vale é parte do Grupo Thathi de Comunicação, com operação local no canal 22 (48 UHF digital), cobrindo mais de 40 cidades na região do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte.

A emissora foi inaugurada em 8 de outubro de 2021, em um investimento considerável em infraestrutura e conteúdo local. O presidente do Grupo Thathi, Chaim Zaher, afirma que o objetivo era preencher uma lacuna: “Aqui em São José, a única TV que não era local era o SBT, então viemos cobrir essa lacuna.”

Em apenas nove meses após a estreia, a afiliada já havia conquistado a vice-liderança de audiência na região.

Por trás do crescimento: gestão estratégica

A atual diretora-geral da TH+ SBT Vale é Nathalie Pilan Caram, que assumiu o cargo há apenas 10 meses, segundo relatos da imprensa. Sob sua gestão, a emissora reformulou sua grade, apostou em programas populares e locais, gerando um crescimento expressivo.

Por que isso é relevante para o SBT e para a região
• Fortalecimento regional: o sucesso do “Chega Mais” mostra que televisão local pode competir, conectar-se com a audiência e gerar valor comercial.
• Identidade local: ao manter programas regionais, a afiliada reforça sua relevância para as comunidades que atende, em vez de apenas retransmitir conteúdo centralizado.
• Modelo replicável: o crescimento da TH+ SBT Vale pode servir de inspiração para outras afiliadas reforçarem produções locais como estratégia de engajamento e rentabilização.

Continuar Lendo

Pautas Especiais

Mr. Dan lança single “Selvagem” e dá continuidade ao projeto “No Ar em Salvador”

Publicado

em

Gravado durante um encontro no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA), em 2 de julho, o projeto reúne interpretações inéditas e novas versões de músicas que marcaram a trajetória do artista. A proposta é aproximar o público de um formato mais orgânico e visual, captando a atmosfera das apresentações ao vivo e o diálogo de Mr. Dan com a cidade de Salvador.

Composta por Mr. Dan e Dudu Borges, a faixa é uma reflexão sobre amor, saudade e desejo. Com versos sinceros e uma melodia envolvente, “Selvagem” traduz a tentativa de entender o coração depois de um amor que ainda pulsa: “Eu sei o que é felicidade / Não tinha medo de arriscar / Eu tinha um amor de verdade / Deixei escapar…”

Quando fala sobre a escolha da Bahia como cenário, Dan destaca que a conexão com o público local foi determinante. Segundo ele, “quando a gente lançou, uns oito anos atrás, um álbum que a gente já estava acreditando demais [Projeto Experi], em São Paulo já tinha acontecido, mas depois de São Paulo, Salvador foi o lugar que mais recebeu assim rapidamente”.

Ele completa: “E quando a gente falou de fazer o projeto em qualquer outro estado, porque esse projeto a gente só fez em São Paulo, o primeiro lugar que a gente pensou foi Salvador, foi a Bahia, foi o lugar que nos acolheu diretamente assim, não podia ser em outro lugar”.

Com uma trajetória consolidada no R&B e na música romântica brasileira, Mr. Dan segue ampliando sua presença nas plataformas digitais e reforçando o vínculo com o público através de novos formatos e colaborações.

Continuar Lendo

Pautas Especiais

Fórmula 1 em São Paulo se torna palco de luxo, glamour e relacionamento

Publicado

em

Evento se consolida como um dos mais cobiçados do calendário social, reunindo a reúne elite global

Neste domingo, São Paulo recebe mais uma edição do Grande Prêmio de Fórmula 1, e junto com os motores acelerando, outro movimento chama atenção: o das relações de alto padrão que orbitam o universo da corrida mais glamourosa do planeta. Além de camarotes exclusivos, jantares privativos e festas pós-corrida entre membros da alta sociedade, é comum ver o encontro entre homens bem-sucedidos e mulheres jovens e ambiciosas, o público que representa o estilo de vida Sugar.

A Fórmula 1, tradicionalmente associada à elite global e ao prestígio, vem passando por uma transformação notável em seu público. O esporte tornou-se mais diverso, jovem e conectado. Hoje, 43% dos espectadores globais têm menos de 35 anos, e a audiência feminina já representa cerca de 42% do total, grande parte impulsionada por seus relacionamentos com homens bem-sucedidos e fãs do esporte.

Nos paddocks e lounges de Interlagos, é possível identificar diferentes perfis, como fãs de longa data e profissionais da indústria automotiva, até turistas e empresários, que viajam especialmente para o evento. De acordo com dados do MeuPatrocínio, maior plataforma de relacionamentos Sugar da América Latina, o público masculino com alto poder aquisitivo representa mais de 40% dos usuários ativos da região Sudeste.

“Essas pessoas procuram esportes onde o networking é algo orgânico. Esses lugares são frequentados por líderes, grandes empreseários e C-Levels, onde se vai para lazer e também falar de trabalho. Não é por acaso que esses homens têm uma vida profissional estável e bem-sucedida, porque sabem investir bem seu tempo, até mesmo em momentos de descontração”, afirma Caio Bittencourt, especialista em comportamento afetivo e relacionamentos da plataforma.

Nos bastidores, os relacionamentos são tão estratégicos quanto as disputas na pista. As Sugar Babies, mulheres seguras e ambiciosas, também são presenças frequentes nesse circuito: elas veem no evento um espaço de visibilidade e oportunidades, onde o luxo e a convivência com pessoas de sucesso fazem parte da experiência. Para muitas, o GP é mais do que um espetáculo esportivo, é um cenário de novas possibilidades.

O Grande Prêmio de São Paulo reflete esse encontro entre mundos: o da velocidade e o do alto padrão. Assim como as equipes campeãs buscam equilíbrio entre estratégia e performance, a nova geração de Sugar Daddies brasileiros também valorizam relações com propósito, reciprocidade e alinhamento.

Continuar Lendo

Destaque

Copyright © 2023 ocimar.com. Todos os direitos reservados.