Conecte-se conosco

News

Ensax Orquestra celebra os 80 anos de Paulo Leminski em apresentação no Solar do Rosário

Publicado

em

A Ensax Orquestra se apresenta no Auditório Regina Casillo, no dia 27 de setembro, às 20 horas. O concerto celebra a criatividade dos grandes artistas populares brasileiros Ary Barroso e Paulo Leminski, com o título “Música e poesia – Leminski 80 anos”. O evento faz parte do projeto “Plano Anual do Solar do Rosário”.

O repertório cuidadosamente selecionado traz à tona a sensibilidade e a genialidade de Barroso e Leminski, com interpretações que emocionam a plateia. A poesia de Leminski, com sua profundidade e beleza, encontrou na música a interpretação perfeita, criando um diálogo emocionante entre as duas artes.

Ary Barroso foi o artista mais gravado por Carmen Miranda e é autor de sucessos como “Aquarela do Brasil”, “Os Quindins de Yayá”, “O Tabuleiro da Baiana”, entre outros sambas imortais. Leminski, além de publicitário e escritor, teve suas poesias gravadas por grandes nomes da MPB. “Verdura” foi gravada por Caetano Veloso, “Valeu” foi um hit de Paulinho Boca de Cantor, Moraes Moreira e do Blindagem, e “Promessas Demais” entrou no repertório de Ney Matogrosso. Mesmo depois de sua morte precoce, em 1989, sua obra seguiu ecoando na MPB como é o caso de “Luzes”, gravada por Suzana Salles e Arnaldo Antunes.

“A orquestra, conhecida por sua sonoridade marcante e arranjos inovadores, criou uma atmosfera única, transportando os presentes para um universo de melodias e poesias que ecoam no coração do Brasil. Pensando nisso, criamos um single da canção “Aquarela do Brasil” que é um hino nacional e uma das obras mais conhecidas de Ary Barroso”, que será lançado ainda neste ano, explicou o diretor artístico e musical, Paulo Campos.

Ensax Orquestra

Criada em 2015, a Ensax Orquestra tem se destacado por seus projetos inovadores e pela valorização da música brasileira. Com um repertório que abrange desde clássicos da MPB até composições autorais, a orquestra já se apresentou em diversos palcos importantes, consolidando-se como uma das principais forças da música instrumental do país.

Com 13 instrumentistas profissionais e parceria com o Solar do Rosário, que abriu o Auditório Regina Casillo para que a orquestra tivesse uma “casa própria”, a Ensax Orquestra é a única orquestra de saxofones do Brasil, que conta com 9 saxofonistas, além de baixo, piano e percussão.

Fazem parte da composição da orquestra no Sax soprano – Paulo Campos, Sax alto – Joana Ravaglio, Deco Luppi, Caetano Kraemer e Andrey Quevedo. Sax tenor – Antônio Sousa, Glauco Menezes, Caetano Kraemer e Poly Lemes. Sax barítono – Cinthia Oyama Piano – Fábio Gottschild. Baixo – Lúcio Lowen. Percussão – Nando Lemos e Otto Lennon Arranjos – Roberto Sion, Fábio Gottschild e Cacá Malaquias. Direção artística e musical – Paulo Campos. Direção Cênica – Sonia Morena. Roteiro – Deyse Campos

Vale lembrar que o Plano Anual Solar do Rosário  é realizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura, com patrocínio das empresas Oregon, Fertipar, Cartório da Barreirinha, Impextraco e Supermercado Tozetto, e conta com a direção de Lucia Casillo Malucelli.

SERVIÇO:

Música e poesia – Leminski 80 anos

Dia: 27 de setembro – sexta-feira

Horário: 20 horas

Endereço: Auditório Regina Casillo – Solar do Rosário (Rua Lourenço Pinto, 500, Centro)

Informações:  41 3225 6232 ou https://www.instagram.com/solar.dorosario/?hl=en

Sobre o Solar do Rosário:

Há mais de três décadas, o Solar do Rosário se destaca como um oásis de arte e cultura em Curitiba. Fundado por Regina de Barros Correia Casillo, o centro cultural oferece uma programação diversa e acessível para todas as idades. Em 2021, o Solar ganhou um novo espaço, ampliando suas possibilidades e consolidando-se como um polo cultural imperdível na capital paranaense.

O Auditório Regina Casillo com capacidade para 300 pessoas e foco em eventos de música e literatura, já recebeu diversas orquestras e grandes nomes da música clássica. Recebe também anualmente o vencedor do aclamado Concurso Rainha Elisabeth da Bélgica sempre com casa lotada. Apoia jovens talentos locais e realiza mensalmente contrapartidas sociais recebendo alunos e professores de escolas públicas para concertos didáticos.

Continuar Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

News

“Você evita usar shorts por vergonha das pernas?”

Publicado

em

“Você evita usar shorts por vergonha das pernas?”
Muitas mulheres vivem esse dilema em silêncio. Olham no espelho, veem pernas inchadas, doloridas, cheias de irregularidades — e acreditam que é apenas “gordura localizada” ou “celulite difícil de tratar”. Mas, na verdade, pode ser lipedema, uma condição que vai muito além da estética e afeta profundamente a autoestima e o bem-estar.
O lipedema é uma doença crônica que causa o acúmulo anormal de gordura nas pernas e braços, provocando dor, inchaço e sensibilidade. O problema é que ele costuma ser confundido com sobrepeso ou má circulação — e, com isso, muitas mulheres passam anos tentando dietas e exercícios sem sucesso.


A boa notícia é que existem tratamentos eficazes, que devolvem leveza, harmonia corporal e confiança. Com uma abordagem integrativa, que associa recursos tecnológicos, bioestimulação e protocolos específicos, o Dr. Cleugo Porto tem transformado a vida de mulheres que voltaram a se reconhecer no espelho.
“Quando a paciente entende que não é culpa dela, que existe um diagnóstico e um tratamento, algo muda profundamente”, explica o Dr. Cleugo Porto. “O olhar volta a brilhar — e esse é o maior resultado que um médico pode ver.”


“Não é sobre vaidade. É sobre poder viver sem dor, sem vergonha, e com liberdade para vestir o que quiser.”
Se você sente que há algo errado no seu corpo e quer entender melhor o que está acontecendo, procure um especialista. Identificar o lipedema é o primeiro passo para recuperar sua autoestima e qualidade de vida.

Continuar Lendo

News

Educação inclusiva: PL sobre autismo avança no Congresso e destaca a formação de professores com base científica

Publicado

em

*Luciana Brites, Mestre e Doutoranda em Distúrbios do Desenvolvimento

 

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou, recentemente, o Projeto de Lei 2163/2025, de autoria da deputada Carla Dickson (UNIÃO/RN), relatado pela Comissão de educação e aprovado pelo deputado Diego Garcia (Republicanos/PR). A PL estabelece diretrizes para a formação continuada de professores da rede pública de ensino em práticas pedagógicas baseadas em evidências científicas. O foco central do projeto é o atendimento educacional especializado para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Trata-se de um marco importante para a educação inclusiva no Brasil, pois alinha a formação docente às melhores práticas comprovadas pela ciência. Será o fim dos achismos e uma vitória da ciência. Com isso, os pais e professores terão segurança de que as crianças terão acesso a metodologias que a ciência já comprovou que funcionam, garantindo resultados com mais eficácia e menos sofrimento no aprendizado.

 

Na prática, isso significa que os professores terão acesso a capacitações mais eficazes. Portanto, vão gerar resultados concretos na aprendizagem e no desenvolvimento dos estudantes. Logo, a lei garante inclusão de verdade e educação de qualidade ajudando os professores a possuírem ferramentas certas para desenvolver o pleno potencial de seus alunos em sala.

 

Formar educadores com base em evidências é essencial. Quando os professores recebem esse suporte, tornam-se mais preparados para compreender as dificuldades de cada criança e elaborar estratégias de ensino verdadeiramente inclusivas. Trata-se não apenas de aprimorar a prática docente, mas também de garantir direitos fundamentais aos estudantes com autismo.

Vale lembrar que os alunos atípicos ensinam muito aos professores, ajudando-os a se tornarem melhores profissionais. A inclusão possibilita que os docentes aprendam a ensinar todas as crianças, respeitando seus diferentes ritmos e formas de aprender. O grande desafio está justamente em entender como o aprendizado acontece para encontrar o melhor caminho de ensino para cada um.

 

Com a formação adequada, os estudantes terão mais oportunidades de aprendizagem significativa, acesso a práticas pedagógicas realmente eficazes e melhores condições para desenvolver todo o seu potencial.

 

O projeto segue em análise na Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência. A expectativa é que avance no Congresso, consolidando assim, um passo significativo para que a inclusão escolar seja feita com mais preparo, responsabilidade e respaldo científico.

 

Essa proposta gera mudança de paradigma na formação docente, pois reforça a ideia de que todo estudante tem direito a uma educação de qualidade. Esse é um grande avanço para a educação brasileira.

(*) Luciana Brites é CEO do Instituto NeuroSaber, psicopedagoga, psicomotricista, mestre e doutoranda em distúrbios do desenvolvimento pelo Mackenzie, palestrante e autora de livros sobre educação e transtornos de aprendizagem. Instituto NeuroSaber https://institutoneurosaber.com.br

Continuar Lendo

News

Roberta Miranda realiza ação social em hospital

Publicado

em

A semana começou para lá de especial para a cantora Roberta Miranda e seu mascote, Severino Miranda. Na tarde dessa segunda-feira (06/10), a artista e seu pet participaram de uma ação especial no Hospital Mário Covas (em Santo André, SP), realizando uma visita aos pacientes do centro oncológico.

Durante a visita, Roberta e Severino levaram afeto e sorrisos aos pacientes da área de oncologia infantil, com destaque para encontro com a garotinha Luiza, carinhosamente chamada de Lulu. Das mãos de Luiza, o simpático cãozinho da raça Lulu da Pomerânia foi oficialmente nomeado o novo Embaixador da ONG Alquimia Pet, que realiza Serviços Assistidos por Animais (SAA), com o objetivo promover o bem-estar físico, emocional e social de pessoas de todas as idades, por meio da conexão afetiva com os animais.

“Foi um momento muito especial. Essa visita marca a chegada do Severino como nosso Embaixador. Ele representa tudo o que acreditamos: o poder transformador do amor entre humanos e animais. Juntos, vamos levar mais afeto, cuidado e bem-estar para quem mais precisa, com a força da pet terapia”, comentam Camila Nunes E Ricardo Nunes, representantes da ONG.

Vale destacar que a ONG Alquimia Pet foi escolhida pela sertaneja para receber parte do valor obtido com as vendas das peças do bazar “Roberta Desapega, Severino Vest”, promovido por ela no mês de maio. Como Embaixador da instituição, Severino participará de visitas regulares à hospitais para visitar crianças em tratamento na luta contra o câncer.

Continuar Lendo

Destaque

Copyright © 2023 ocimar.com. Todos os direitos reservados.