Conecte-se conosco

Informação

Educomunicação como motor do desenvolvimento comunitário

Publicado

em

*Alexandre Le Voci Sayad, jornalista, educador e palestrante no Festival Oikonomia

Quando observamos uma cidade da janela de um avião, é possível notar pontos, que são ligados por traços. Edifícios, casas, praças e parques conectados por vielas, ruas e avenidas. A luz dos postes e dos carros dão a ideia de movimento. Lembra, inclusive, as simulações em computador para as sinapses cerebrais, conectando os neurônios por seus dendritos e axônios, que transportam estímulos elétricos. A cidade vista de cima é a imagem mais explícita que podemos ter de uma rede viva e em pleno vapor.

De outra forma, quando pensamos na comunidade em que vivemos e seus desafios, muitas vezes, não a conseguimos visualizar tão bem como a fotografia aérea – afinal, estamos “dentro” dela. Perde-se o olhar sistêmico, distanciado. Torna-se comum lembrarmos da escola, da praça, do centro cultural, da biblioteca e do posto de saúde como pontos isolados. A figuração das conexões é um exercício de imaginação.

Por mais ativa que uma comunidade seja, se não há interação entre seus pontos, sua identidade coletiva também fica comprometida. O papel da educomunicação na comunidade tem sido justamente torná-la visível e, portanto, significativa. São as ações com mídia e educação que tornam possíveis a criação de conexões visíveis entre entes, potencializando seu caráter educativo e estimulando seu desenvolvimento político e econômico.

As práticas e a pesquisa têm mostrado que as ações educomunicativas redesenham o ecossistema de comunicação das comunidades. Pavimentam os caminhos da expressão tal qual ruas e avenidas tornam-se aptas para a movimentação das pessoas. Torna visível o que antes era evidente: o coletivo. São motores das suas ações diárias.

Essa reflexão, sobre enxergar a educomunicação como um dos principais motores do desenvolvimento da comunidade, será abordada com mais profundidade em uma mesa de debate, na qual eu vou participar, durante o Festival Oikonomia, projeto de imersão em economia criativa, educomunicação e cultura. Acontece entre os dias 28 e 30 de abril, de forma totalmente online e gratuita, e já está com inscrições abertas no endereço http://forms.gle/kkcBazqDi6wEX6fm6.

*Alexandre Le Voci Sayad é jornalista e educador, diretor da ZeitGeist e co-chairman internacional da aliança internacional da UNESCO em educação midiática, a UNESCO MIL Alliance. É colunista de A Gazeta do Povo e da Revista Educação e autor do livro “Idade Mídia – A Comunicação Reinventada na Escola”, entre outros. É apresentador do programa “Idade Mídia”, no Canal Futura e do canal MídiaMundo no Youtube. É membro do conselho consultivo do programa Educamídia e do conselho científico da revista acadêmica Comunicar (Universidad de Huelva, Espanha). É também pesquisador em Inteligência Artificial e Ética da PUC-SP

Continuar Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Informação

LANDAU: o rock estradeiro sem fronteiras chega à Galeria do Rock em novembro

Publicado

em

Com participação especial de Beda Motero, o show marca o início da turnê #SemFronteiras e uma jornada que vai muito além da música

O lendário Espaço Arena Galeria, localizado na icônica Galeria do Rock, será o ponto de partida para uma viagem sonora e simbólica. No dia 1° de novembro, LANDAU, cantor e compositor reconhecido por sua energia inconfundível e estilo sem rótulos, apresenta o show que dá início à turnê #SemFronteiras. O evento une música, estrada e liberdade em um espetáculo que reafirma o espírito nômade do artista.

Entre o folk e o hard rock, o som da liberdade

Com influências que vão desde ACDC a Zé Ramalho e de Alceu Valença a Pink Floyd, o artista que há quase 3 décadas transita entre o Folk e o Hard Rock é autor do tema ‘‘Lata Velha’’ trilha sonora que há mais de 20 anos embala o programa “Domingão com Huck’’.

O show traz canções do álbum #SemFronteiras, seu 20º trabalho de estúdio, com 18 faixas divididas em dois volumes. Entre os destaques estão as autorais “Sonhos”, “Do Jeito Que Eu Sou” e “O Trem e o Ouro”, além de releituras ousadas como “Meu Erro” (Paralamas do Sucesso) em versão blues e “Perigo” (Nico Rezende, sucesso na voz de Zizi Possi) com uma pegada de hard rock.

“Esse show representa tudo o que vivi nas estradas, dentro e fora da música. É sobre cruzar fronteiras, misturar universos e celebrar a liberdade de ser quem se é”, define Landau.

Música, estrada e alma: o encontro de Landau e Beda Motero

O show também celebra uma parceria que vai além dos palcos. Beda Motero, motociclista, humorista e viajante, será presença especial no evento. Conhecido por cruzar o Brasil e mais de dez países ao lado da inseparável Yamaha Crypton 115 carinhosamente apelidado de “Niço”, Beda carrega no tanque histórias de estrada, perrengues e descobertas que se tornaram inspiração para muitos.

O show marca a partida de Beda e “Niço” pra uma nova jornada: uma viagem épica de São Paulo ao Alasca, passando por Nova York, onde acompanhará a Copa do Mundo. Uma travessia que promete muita emoção, aventura, perrengues, curiosidades e muita resenha por onde passarem.

Um repertório para quem vive na estrada

No palco da Galeria do Rock, Landau apresenta um setlist que mistura novidades e clássicos da carreira. Entre as faixas, estão sucessos como “Pé na Estrada”, “Amor Demais”, “Tão Só” (dueto com Zeca Baleiro) e homenagens que se tornaram marca registrada: “ACDZé” (ACDC + Zé Ramalho), “The Wallnunciação” (Alceu Valença + Pink Floyd) e “Jesus Numa Moto” (Sá, Rodrix e Guarabyra).

É uma viagem musical que reafirma o espírito livre e o DNA estradeiro do artista.

Serviço
Show: LANDAU – Turnê #SemFronteiras
Participação especial: Beda Motero
Data: 1° de novembro de 2025
Local: Arena Galeria (Galeria do Rock – São Paulo)
Horário: Evento a partir das 14h, show às 16h
Valor: R$ 5,00 – Couvert Artístico
Landau, o rock estradeiro sem fronteiras.

Continuar Lendo

Informação

Roberto Dom celebra nova fase com show no Teatro Arthur Azevedo e parceria com a gravadora Bless

Publicado

em

Na noite em que subiu ao palco do Teatro Arthur Azevedo, um dos espaços mais respeitados da cena cultural do Rio de Janeiro, o cantor Roberto Dom viveu uma experiência especial. Embora já tenha se apresentado anteriormente no local, esta vez ganhou um sabor diferente: além da companhia de músicos talentosos, a noite contou com a participação especial do cantor Claudinho Maciel, o que deu ainda mais brilho ao espetáculo.

Ver o público acompanhando de perto cada canção foi uma das grandes emoções da noite. “Você fica feliz de ver as pessoas cantando as canções com você”, compartilhou Roberto Dom, ressaltando a troca de energia com a plateia, que cantou junto e celebrou cada momento.

Repertório que conecta histórias

O repertório escolhido para a apresentação foi pensado de forma a criar um elo entre diferentes fases da música gospel. Roberto mesclou composições próprias com canções de nomes já consagrados do segmento. “Sempre tem um significado muito importante na escolha do repertório”, explicou.

Essa escolha revelou não apenas a versatilidade do cantor, mas também sua sensibilidade em dialogar com diferentes gerações de ouvintes. O ponto alto da noite, segundo o artista, foi a oportunidade de dividir o palco com Claudinho Maciel, encontro que marcou a memória do público presente e do próprio Roberto.

Para ele, essa apresentação no Teatro Arthur Azevedo, espaço da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa/FUNARJ, representa um marco em sua trajetória. Além de reafirmar seu espaço na música gospel, abre portas para novos projetos culturais dentro do estado, fortalecendo sua presença em eventos de relevância artística.

 

A chegada da gravadora Bless

O ano de 2024 também foi marcado por uma mudança importante na carreira de Roberto Dom. Em setembro, durante a Expo Cristã no Rio de Janeiro, o cantor conheceu o diretor da gravadora Bless, dando início a uma parceria que já promete render frutos significativos.

“Minha parceria com a gravadora Bless surgiu através de um encontro na Expo Cristã”, relembra. Para ele, essa união simboliza um novo capítulo, oferecendo suporte profissional e ampliando o alcance de sua música, que agora poderá chegar a ainda mais ouvintes em todo o país.

Com a Bless, o público pode esperar uma fase cheia de novidades. Entre elas, estão parcerias musicais que devem fortalecer ainda mais sua identidade artística e consolidar sua posição no cenário gospel nacional.

 

Novos projetos e perspectivas

Roberto Dom avalia sua caminhada com gratidão, reconhecendo que cada etapa trouxe aprendizado. “Percebo que a cada dia vou ganhando mais experiência e com isso amadurecimento na minha história musical”, afirmou. Essa maturidade agora se reflete em decisões mais estratégicas e na expectativa por novos lançamentos.

Os desafios enfrentados como cantor independente, sem o suporte de uma gravadora, ficaram para trás. Hoje, com a Bless, Roberto encontra a estrutura necessária para expandir sua carreira sem carregar sozinho o peso da produção, da divulgação e da gestão musical.

E os próximos passos já estão em andamento. O cantor confirmou que, ainda este ano, lançará um novo single acompanhado de videoclipe, que contará com a participação de um nome reconhecido no meio gospel. A novidade reforça que a nova fase de Roberto Dom é apenas o começo de um ciclo de conquistas.

 

Siga o cantor Roberto Dom no Instagram:
https://www.instagram.com/robertodomoficial/

 

Confira outros lançamentos da Gravadora Bless:
https://www.instagram.com/gravadorablessoficial/

 

Continuar Lendo

Informação

1º Festival Nordestino chega a Ermelino Matarazzo com música, dança e gastronomia típica

Publicado

em

A Zona Leste de São Paulo será palco de uma grande celebração da cultura popular no dia 5 de outubro de 2025. O 1º Festival Nordestino de Ermelino Matarazzo, em homenagem à Semana do Nordestino, promete reunir tradição, arte e muita animação na Praça Benedito Ramos Rodrigues, das 10h às 22h, com entrada gratuita.

O evento chega em um mês especial, marcado por duas datas importantes: o Dia do Nordestino (8 de outubro) e o Dia das Crianças (12 de outubro). O festival será um espaço para antecipar e comemorar ambas as ocasiões, unindo cultura, gastronomia, música e atividades para toda a família em uma única festa.

Programação cultural

O festival terá início às 13h com a apresentação da DJ Xuxa, seguida pelo Bloco do Baião e shows de trios forrozeiros que resgatam a força da música nordestina, como o Trio Flor de Mussambê, Trio Beijo de Moça e Trio da Lua. A festa contará também com a participação especial dos Bonecões da Mantiqueira, a tradicional Quadrilha Explosão Paulista e o grupo Azulinho, que encerra a noite com muito forró.

Gastronomia e tradição

Além dos shows, os visitantes poderão desfrutar de uma feira gastronômica com pratos típicos do Nordeste, como baião de dois, acarajé e tapioca. O festival contará também com espaço de artesanato regional e um espaço kids dedicado às crianças, reforçando a proposta de celebrar também o Dia das Crianças em clima de alegria e integração.

Cultura e identidade

O evento é uma oportunidade de celebrar a forte presença da comunidade nordestina em São Paulo, que contribui de forma significativa para a cultura, economia e identidade da cidade. Para os organizadores, o festival é um espaço de encontro, alegria e valorização das raízes nordestinas, aberto a todos que desejam conhecer e prestigiar essa riqueza cultural.

Serviço
1º Festival Nordestino de Ermelino Matarazzo
Data: 5 de outubro de 2025 (domingo)
Horário: das 10h às 22h
Local: Praça Benedito Ramos Rodrigues – Ermelino Matarazzo/SP
Entrada gratuita

Realização: Secretaria Municipal de Cultura, Prefeitura de São Paulo, Instituto SP Forró, Subprefeitura de Ermelino Matarazzo
Apoio: SPTuris, GCM, Polícia Militar, CET e Atlanta Produções

Uma das coisas que merece destaque é que Zé da Lua, presidente do Instituto SP Forró, iniciou o projeto do Festival Nordestino em São Miguel Paulista. Neste final de semana, a iniciativa chega a Ermelino Matarazzo, mas o sonho do presidente é levar o festival para as 32 subprefeituras espalhadas pela cidade de São Paulo.

Continuar Lendo

Destaque

Copyright © 2023 ocimar.com. Todos os direitos reservados.