Apresentações inéditas gravadas no Teatro Anchieta, em São Paulo, ampliam o panorama da música instrumental brasileira, com exibições para todo o país no SescTV e Sesc Digital
Show do compositor e tubista Thiago Bernardes estreia em 26/10, no SescTV. Foto: Rebeca Figueiredo. |
|
Materiais de Divulgação: Instrumental Sesc Brasil
Em outubro, o Instrumental Sesc Brasil apresenta quatro novos shows gravados no Teatro Anchieta, no Sesc Consolação, em São Paulo. Os episódios, exibidos aos domingos, às 21h30, no SescTV, trazem formações que transitam entre o choro, a música popular brasileira, a pesquisa de instrumentos tradicionais e experimentações sonoras contemporâneas. As apresentações ficam disponíveis na mesma data na plataforma e app Sesc Digital.
No dia 5, o grupo Regional Sonho Meu interpreta composições de Pixinguinha e Dona Ivone Lara, com arranjos de Alfredo de Castro, Xeina Barros, Henrique Araújo, Carlos Moura, Allan Abadia, Morgana Moreno e Alexandre Ribeiro.
O guitarrista e multi-instrumentista André Hosoi se apresenta em 12 de outubro, ao lado de Thaís Nicodemo, Priscila Brigante, Daniel Ayres, Denis Duarte e Nina Maia. O repertório combina peças autorais, recriações de composições de Pixinguinha, Jacob do Bandolim e Fernando Barba, além de um dueto com Maira Rocha, do Barbatuques.
O programa de 19 de outubro traz o projeto Arribação, do músico e pesquisador Filpo Ribeiro, acompanhado de Lincoln Pontes e Alisson Lima. O repertório é construído a partir de instrumentos da cultura popular, como rabeca, marimbau e pífano, com participações de Alexandre Rodrigues, Zé Pitoco e Uirá de Barros.
Encerrando o mês, em 26 de outubro, o compositor e tubista Thiago Bernardes apresenta composições autorais que dialogam com a herança afro-brasileira e referências como Bach, Moacir Santos e Egberto Gismonti. Ele se apresenta com Juliana Rodrigues, Zeli Silva, Vinicius Teixeira, Daniel Alfaro, Raquel Bernardes, Leonardo Brandão e Kesia Pessoa, com participações de Tabata Sanches e Tatí Ribeiro.
Com mais de quatro décadas de história e mais de 1.400 shows registrados, o projeto Instrumental Sesc Brasil segue como um dos principais espaços de difusão da música instrumental no país. Com acesso gratuito e difusão multiplataforma, o programa reafirma seu papel como arquivo vivo da música instrumental brasileira, ampliando horizontes, formando ouvintes e consolidando trajetórias artísticas.
SERVIÇO
Instrumental Sesc Brasil – Nova Temporada – AGOSTO 2025
Assista em sesctv.org.br/noar
Disponível também no app Sesc Digital e no canal do Instrumental Sesc Brasil no YouTube
Reapresentações: terça, 12h e 18h30; quarta, 7h30; quinta, 1h; sexta, 8h30 Classificação: Livre
Direção: Daniela Cucchiarelli
Produção: Recheio Produções
PROGRAMAÇÃO DE OUTUBRO 2025
Regional Sonho Meu – 5/10, domingo, às 21h30
André Hosoi – 12/10, domingo, às 21h30
Filpo Ribeiro – 19/10, domingo, às 21h30
Thiago Bernardes – 26/10, domingo, às 21h30
Sob demanda
Assista em sesctv.org.br/instrumental
Para sintonizar o SescTV:
Consulte sua operadora
Assista também online em sesctv.org.br
Siga o SescTV nas redes @sesctv
SOBRE O SESCTV
O SescTV é um canal de difusão cultural do Sesc em São Paulo, distribuído gratuitamente, que tem como missão ampliar a ação do Sesc para todo o Brasil. Sua programação é constituída por espetáculos, documentários, filmes e entrevistas. As atrações apresentam shows gravados ao vivo com variadas expressões da música e da dança contemporânea. Documentários sobre artes visuais, teatro e sociedade abordam nomes, fatos e ideias da cultura brasileira em conexão com temas universais. Ciclos temáticos de filmes e programas de entrevistas sobre literatura, cinema e outras linguagens artísticas também estão presentes na programação.