A matemática pode não ser tão atrativa e, muitas vezes, considerada uma matéria chata para algumas pessoas, mais ainda para as crianças. Porém, há várias maneiras de inseri-la no dia a dia e desmistificar esse conceito, transformando a atividade em oportunidade de aprendizados leves e divertidos. Além disso, o processo também vai ajudar os pequenos a entenderem melhor todo o conteúdo que é ensinado na escola.
Algumas dicas sobre como inserir o tema envolvem brincadeiras que podem ser feitas em casa. Uma delas é a do empilhamento de copos. Junte copos plásticos e enumere todos. Depois, peça para a criança empilhar os copos em ordem e contar em voz alta, formando uma torre. Durante o empilhamento, vá contando até a torre cair. O objetivo é usar todos os copos sem derrubá-la e, depois, contar quantos copos foram usados para, por fim, derrubá-la.
Outra sugestão é o Bingo. Primeiro, você deve pegar uma cartela de bingo e numerar cada quadrado aleatoriamente entre 1 e 20. Em pequenos pedaços de papel, escreva os números que serão sorteados e coloque-os em uma caixa. Sorteie os números com a criança e faça ela marcar na cartela o número certo. Quem completar primeiro, vence.
Colagem e desenho é outra opção. Com a ajuda de um papel (preferencialmente colorido, pois estimula o interesse), lápis, tintas, cola e tesoura, peça para a criança desenhar diferentes formas, recortar e fazer colagens. Estimule-a a criar obras de arte abstratas.
Já o Quebra-Cabeça auxilia no desenvolvimento do raciocínio e no reconhecimento de formas, tamanhos e sequência das peças. Os Jogos de Montar auxiliam a desenvolver as habilidades matemáticas e de geometria, envolvendo organização.
Além dos jogos, insira a matemática nas suas obrigações e nas atividades que as crianças podem auxiliar os adultos, como em tarefas básicas de casa. Durante o preparo do almoço, por exemplo, peça para a criança separar os ingredientes e pesar cada um deles com o auxílio de uma balança. A percepção de pesos e medidas ajuda a construir conceitos matemáticos.
Outro exemplo é levar a criança como companhia ao mercado. Durante as compras, peça ajuda para contar a quantidade de frutas necessárias para formar um quilo ou também para ir anotando o valor de cada item para somar o total no final. Com essas dicas, as crianças vão achar a matemática bem mais divertida.
(*)CEO do Instituto NeuroSaber(www.neurosaber.com.br), Luciana Brites é autora de livros sobre educação e transtornos de aprendizagem, palestrante, especialista em Educação Especial na área de Deficiência Mental e Psicopedagogia Clínica e Institucional pela UniFil Londrina e em Psicomotricidade pelo Instituto Superior de Educação ISPE-GAE São Paulo, além de ser Mestra em Distúrbios do Desenvolvimento pelo Mackenzie.
Liderado por Gabriel Thomaz, o Autoramas – ícone do rock underground brasileiro – lança nesta quinta-feira (6), o clipe de “Ornitorrinquinho”, single de seu projeto de música infantil, o Autoraminhas. O vídeo está disponível no canal oficial do YouTube.
Com traços vibrantes e narrativa lúdica, o clipe, assinado por Daniel Ivanaskas, traduz em imagens a energia contagiante e o espírito criativo que há mais de 25 anos definem o som do Autoramas – mostrando que a banda sabe dialogar com públicos de todas as idades sem perder sua essência rock’n’roll.
O lançamento chega em meio às comemorações dos 25 anos de Stress, Depressão e Síndrome do Pânico – álbum de estreia da banda e um marco na cena do rock alternativo brasileiro. Para celebrar a data, o grupo segue na estrada com uma turnê comemorativa que revisita os clássicos do disco e sucessos da carreira. Após se apresentar no último sábado (1/11) ao lado do Pato Fu, no Circo Voador, no Rio de Janeiro, a banda tem shows agendados para o dia 14 de novembro, no Peixe Elétrico, em Campo Largo, e no dia 15 de novembro, na Cervejaria Coice de Mula, em Pinhais – ambas com a Relespublica. No dia 9 de janeiro, o Autoramas se apresenta no Cine Joia, em São Paulo, como banda convidada ao lado do Pato Fu, prometendo shows cheios de energia e nostalgia.
E as novidades não param por aí: em fevereiro, o Autoramas embarca para sua 50ª turnê internacional, levando sua sonoridade única para as plateias do Velho Continente.
Com muita história e música nas últimas duas décadas e meia, o Autoramas pode ser considerado uma das mais interessantes do Brasil em termos de criatividade musical.
Fundada e liderado pelo guitarrista, vocalista e compositor Gabriel Thomaz, a banda é pedra fundamental da cultura rock brasileira, tendo atravessado os anos mantendo-se relevante e desafiando as diversas mudanças do mercado musical.
Com discografia extensa, várias turnês e lançamentos internacionais, Autoramas soube explorar, ao longo dos anos, as novidades da música mundial sem perder a tradição inerente ao rock – como as guitarras altas, refrões marcantes, letras diretas e, certamente, um dos shows mais divertidos e explosivos do país.
Turnê 25 Anos do álbum Stress, Depressão e Síndrome do Pânico
14 de novembro – com Relespublica no Peixe Elétrico – Campo Largo/PR
Endocrinologista explica como traumas e emoções podem influenciar o metabolismo e dificultar o emagrecimento
Em muitos casos, o ganho de peso vai muito além dos números na balança. De acordo com a endocrinologista Dra. Carolina Mantelli, o corpo pode estar apenas tentando se proteger. “Às vezes, o ganho de peso é uma forma de defesa que o organismo encontra para lidar com traumas e medos. Aprender a ouvir nosso corpo e compreender suas necessidades é essencial para a jornada de autocuidado e acolhimento”, afirma.
A especialista destaca que, quando o emagrecimento parece travado mesmo com dieta e exercícios, o problema pode estar em fatores mais profundos — como desequilíbrios hormonais, inflamações ou até emoções não resolvidas. “Se você está tentando emagrecer e não está conseguindo, pode ser que algo mais profundo esteja travando esse processo. E eu posso te ajudar a descobrir essa trava”, completa a médica.
Mais do que buscar o corpo ideal, o processo de emagrecimento deve ser uma oportunidade de reconexão com o próprio corpo e com a saúde emocional. “O primeiro passo é olhar para si com acolhimento e entender o que o corpo está tentando dizer”, reforça Dra. Carolina.
No próximo domingo, dia 02, a dupla se apresenta no programa comandado por Kléber Oliveira
Uma das maiores emissoras do país vai receber a dupla Matheus & Lorenzo pra um bate papo sobre a carreira e muita musica. O programa comandado por Kléber Oliveira vai ao ar dia 02 de novembro, domingo, das 09h às 12h.
Os cantores que representam Presidente Prudente (SP) e com escritório fixo no Mato Grosso do Sul, estão rodando pelos quatro cantos do país levando muita música, shows, participações em programas de TV, rádios, podcasts e mostrando que, em pouco mais de 8 anos de carreira em dupla, já conquistaram muitos corações e fãs espalhados por todo o Brasil.
O hit “Voz de Fundo” soma quase 20 milhões de acessos entre Youtube e Spotify, além de tocar nas principais rádios do país, mostrando toda qualidade vocal e produção. Além de regravações de sucessos, Matheus & Lorenzo se preparam para lançar uma canção inédita em um feat com o grupo Traia Veia.
Na atração, os cantores mostram sucessos autorais e muita moda regravada e de sucesso como, por exemplo, o clássico “Seu Amor Ainda É Tudo”, “Fogão de Lenha”, “Volta pra Mim”, entre outros que marcaram gerações. Além da dupla, estarão também As Marcianas para abrilhantar ainda mais o programa!
Não percam, domingo (02) à partir das 08h pela TV Aparecida.