Restaurante gastronômico do Hilton São Paulo Morumbi estreia
cardápio autoral harmonizado e novos pratos à la carte
O Canvas Bar e Restaurantelança uma nova experiência para apresentar os melhores sabores do Brasil para todos os públicos, com um olhar contemporâneo e delicado. Com mais de 15 anos de existência, o restaurante gastronômico do hotel Hilton São Paulo Morumbi apresenta o menu-degustação assinado pelos Chef Executivo Breno Berdu e subchef Executiva Juliana Machado. Chamado de Experiência Canvas, o menu é apresentado nas versões com sete etapas (a R$ 240 por pessoa) ou sete etapas harmonizado (a R$ 390 por pessoa) e funciona apenas com reserva antecipada.
“O foco é celebrar os sabores brasileiros dando protagonismo aos nossos ingredientes, de forma descomplicada e priorizando produtores de agricultura familiar que selecionamos a dedo, indo a loco conhecer cada um deles, fazendo essa curadoria com muito cuidado”, explica Breno Berdu, Chef Executivo do Hilton São Paulo Morumbi. “Nossas escolhas não estão só no final do processo, no ingrediente, mas em toda a cadeia, especialmente quem cultivou aquele ingrediente.”
Entre os destaques do novo menu, vale citar pratos como o Carapau com Chibé, uma entrada bem brasileira, com o peixe marinado e selado acompanhado da tradicional farinha d’água do norte do país, amaciada em leite de coco e temperada com limão, cebola roxa e ervas frescas.
Outra entrada de destaque é a Gema Curada, com a gema do ovo caipira orgânico curada em sal e rodeada por creme de cará, bottarga de produção própria e castanha-do-Pará. No menu harmonizado, ela vem acompanhada por uma taça de La Grande Bellezza Espumante Brût Rosé, da vinícola brasileira de mesmo nome, sediada em Pinto Bandeira, nas serras gaúchas (foto).
O Pirarucu com Purê Verde é uma das criações mais sustentáveis do chef Breno, com o peixe nativo da Amazônia grelhado e guarnecido por um purê de batata preparado com talos de alho-poró e folhas, que normalmente seriam descartados, e finalizado com molho de ervas frescas. Vindo de um criadouro em São Paulo, a escolha do fornecedor próximo ao restaurante reduz o impacto ambiental do processo (foto).
Para finalizar, a aromática sobremesa Queijos e Meles é composta por diferentes preparos, incluindo um bolo de mel e especiarias, pólen, creme de queijo, queijo Canastra e mel de abelhas nativas, acompanhada de Café Especial Orfeu, preparado à mesa (foto).
Crédito das fotos: Rafa Balseiros
Para o chef Berdu, que chegou há cerca de um ano ao Canvas Bar e Restaurante, as boas escolhas alimentares não precisam ser complexas. As singularidades alimentares dos clientes são atendidas inclusive no menu autoral, com opções veganas e vegetarianas, sem glúten, sem lactose, com baixa adição de açúcar, entre outras necessidades específicas, mostrando o compromisso dos chefs e do Canvas com a hospitalidade em todos os sentidos.
Exposição “Escolhas”
Desde o início de maio, o Canvas Restaurante também conta com uma novidade em seu espaço: a exposição fotográfica “Escolhas”. Com a curadoria do artista plástico Rafa Balseiros, a mostra conta com 20 fotos que reúnem pratos, detalhes da produção de ingredientes e produtores locais. Há retratos como o da ceramista Bárbara Agostini, que criou o novo enxoval do restaurante, e como o da Queijaria Rima, que fornece laticínios, como a coalhada que compõe o couvert da casa (foto).
“‘Escolhas’ nasce da convergência entre a arte urbana e a gastronomia, como formas de expressão cultural e resistência. São retratos que atravessam as fronteiras entre campo e cidade, entre o gesto de plantar e o gesto de criar. A técnica do lambe-lambe foi escolhida por traduzir com potência e simplicidade essa essência. Assim como os sabores que vêm da terra, o lambe é feito de ingredientes básicos: água e farinha, os mesmos do pão, o alimento mais ancestral da humanidade“, explica o curador Rafa Balseiros.
crédito da foto: Miguel Vastag
O Canvas Bar e Restaurante
Em um espaço acolhedor, no primeiro andar do hotel, apresenta uma ambientação marcada por fotos de ingredientes de produtores locais, celebrando o belo trabalho realizado por esses trabalhadores rurais, que entregam os melhores produtos brasileiros. O projeto arrojado do espaço leva assinatura do argentino Daniel Piana, com arquitetura toda em concreto e ferro aparentes com pé-direito alto.
A hospitalidade segue sendo um dos pilares do restaurante, trazendo à mesa toda a proposta de acolhimento característica da marca global de hotelaria Hilton. O restaurante, recomendado cinco vezes consecutivas pelo “Guia Michelin”, também conta com uma adega premiada pela “Revista Prazeres da Mesa”, com mais de 200 rótulos.
Breno Berdu – Chef Executivo Canvas Bar & Restaurante / Hilton São Paulo Morumbi
Cozinhar requer conexões que vão muito além de cortar um ingrediente e colocar na panela. É permeado por esse olhar que Breno Berdu, chef executivo do Canvas Restaurante, do Hilton São Paulo Morumbi, constrói o seu trabalho de gastronomia brasileira contemporânea.
A origem interiorana em Franca, São Paulo, trouxe o contato com a terra, com a origem dos alimentos. A formação de cozinheiro trouxe a paixão pela transformação e pela hospitalidade. E a experiência na cozinha brasileira selou no chef essa nova forma de se relacionar com o ingrediente local, com os sabores do Brasil e com a gastronomia farm-to-table.
“Um cozinheiro, nos dias de hoje, precisa apresentar muito mais do que comida. Tem que ser responsável por cuidar de sua equipe e fazer escolhas que são sustentáveis para o negócio de restaurantes e, sempre que possível, para a cadeia produtiva dos alimentos e para todo o mundo”, afirma Berdu.
A vida agitada das cozinhas de hotel e eventos parecem combinar perfeitamente com a tranquilidade e visão estratégica do Chef. Sua experiência hoteleira vem desde a sua formação como cozinheiro, no Centro Universitário Senac SP, escola de gastronomia com grande tradição em gastronomia em hospitalidade. Ao longo dos 20 anos de carreira, Breno iniciou sua trajetória profissional na cozinha do Grand Hyatt São Paulo. Depois foi chef corporativo da rede Noah Gastronomia (Rede Blue Tree Hotéis), consultor de gastronomia da multinacional Sodexo e ganhou grande destaque como chef executivo do 7 Gastronomia (catering do chef Alex Atala/Grupo D.O.M.), onde promoveu a cultura e gastronomia brasileira em eventos no Brasil e no exterior. Como chef executivo do Hotel Emiliano, onde esteve por quatro anos, foi um dos indicados a Chef do Ano pela Veja SP em 2021, reconhecimento de grande relevância no mercado. Agora, no comando do Canvas Restaurante, volta a mostrar sua cozinha autoral, focada em gastronomia brasileira contemporânea, garimpando ingredientes locais e brasileiros e promovendo o aproveitamento total dos alimentos.
Juliana Machado – Subchef Executiva Canvas Bar & Restaurante /Hilton São Paulo Morumbi
Discreta, curiosa e apaixonada pela profissão. Quem conhece a chef Ju Machado percebe bem essas três características. Mas a paulistana, formada pela Universidade Anhembi Morumbi, revela aos poucos muito mais. Talentosa e técnica, forjou-se trabalhando com cozinha brasileira autoral, focando especialmente no uso consciente dos alimentos e na construção de uma cadeia produtiva mais responsável. Sua trajetória reúne passagens por casas como Dalva e Dito e Casa Charlô de Eventos, entre outros, e a participação em dezenas de eventos e jantares internacionais, que promoveram um rico intercâmbio de conhecimentos gastronômicos.
Para provar o menu-degustação é necessário fazer a reserva pelo telefone 11 2845-0000.
Canvas Bar e Restaurante
Endereço: Av. das Nações Unidas, 12901 – Brooklin, São Paulo – SP
Telefone: (11) 2845-0000
Horário de funcionamento: todos os dias, das 19h às 23h
Um espetáculo de Natal emocionante nas vozes marcantes de Luiz Miguel & Daniel, apresentando os grandes clássicos natalinos que com certeza encantarão todos os presentes! Com violinos, trompetes, backing vocal e uma super banda, o espetáculo “Natal Mágico e Encantado” – In Concert” será um grande presente das comemorações de fim de ano.
E para estrear o projeto em grande estilo, a dupla apresentará o espetáculo na próxima sexta-feira (28), a partir das 17h30, na Praça Largo do Rosário, em Campinas. O evento, “Natal Caminho dos Sonhos”, marca a chegada do Papai Noel e a inauguração da Vila de Natal. A realização da festa é da Prefeitura Municipal de Campinas.
Luiz Miguel & Daniel estão trabalhando a divulgação da música “Pensamento nada a ver”. A canção contou com a participação da dupla Guilherme & Benuto. A composição é assinada por Jeff da Sanfona, Bruno Rigamonte, Matheus Freire, Carvalho Costa, Lucas inglês da Silva e Rayane Santos Muniz. “Pensamento nada a ver”, que faz parte do “DVD Luiz Miguel & Daniel Ao Vivo em Campinas”, já está disponível em todas as plataformas de distribuição digital.
Em 2022, Luiz Miguel & Daniel reuniram um grande público e gravaram na Paioça do Caboclo, em Campinas, cidade do interior do Estado de São Paulo, o primeiro DVD em 15 anos de estrada. A produção musical ficou a cargo de Marcelo Cheba. A direção de vídeo foi de André Caverna.
Entre inéditas e regravações, no total foram gravadas 13 faixas. Intitulado “Luiz Miguel & Daniel Ao Vivo em Campinas”, o projeto contou com a participação de Guilherme & Benuto e do Sem ReZnha, além de Sereno, pai da dupla. Vale destacar as releituras de músicas autorais como “O que já era meu” e o pot-pourri “Tem cachaceiro aí” / “Us mininu tão chegando”.
LUIZ MIGUEL & DANIEL
Os irmãos, nascidos em Assis Chateaubriand/PR (Luiz Miguel) e Toledo/PR (Daniel), iniciaram suas carreiras ainda crianças. Luiz Miguel aos 11 anos de idade, e Daniel aos 14 anos, ambos se apresentando com o pai (Sereno).
Miguel Ronsani Fogassa, teve sua primeira dupla cantando ao lado de seu pai. Apaixonado pela música, começou a tocar violão aos 13 anos. Após a dupla com o pai, foi vocalista de várias bandas de baile até montar dupla com seu irmão Daniel, em junho de 2007.
Já Daniel Ronsani Fogassa, apaixonado por música desde a infância, se encantou pela viola aos 13 anos, ao ver seu pai e o parceiro tocando músicas sertanejas de raiz. Aos 14 anos ganhou sua primeira viola. Ao ver seu talento pela música, seu irmão (Luiz Miguel) incentivou a aprender vários outros instrumentos, como violão, guitarra, teclado e etc. Daniel passou a tocar profissionalmente com o irmão em bandas de baile como guitarrista.
Trabalhando na mesma banda, resolveram sair e montar a dupla Luiz Miguel & Daniel. Donos de um timbre vocal diferenciado carregam um dom pouco comum no estilo sertanejo: a inversão de voz. Os dois fazem a primeira, a segunda e a terceira voz. Luiz Miguel & Daniel se diferenciam pela originalidade. Suas raízes, a paixão de Luiz Miguel pela música, e a viola de Daniel, que leva ao som da dupla, características vindas do sertanejo raiz ao universitário, formam a receita para uma carreira promissora e de muito sucesso.
“O que já era meu”, é uma das músicas de maior destaque da carreira da dupla. O sucesso dos irmãos tocou em diversas rádios do Brasil, chegando a ficar entre as principais músicas executadas por várias semanas. Luiz Miguel & Daniel têm se apresentando nas principais casas de shows, eventos e rodeios como a Festa do Peão de Barretos, FAICI, Rio Pardo Exposhow, Rio Claro Rodeio Festival, entre outros.
Luiz Miguel & Daniel já gravaram em projetos anteriores com Durval & Davi a música “Vai (diga ao mundo inteiro que não presto)” e com Ataíde & Alexandre a música “Doces palavras”. O último lançamento da carreira da dupla foi a música “Pensamento nada a ver” com a participação de Guilherme & Benuto, registrado no projeto “Luiz Miguel & Daniel Ao Vivo em Campinas”.
Luiz Miguel & Daniel celebram 18 anos de carreira levando alegria e boa música por onde passam.
SERVIÇO
Evento: Show Luiz Miguel & Daniel
Data: 28 de outubro
Horário do show: 17h30
Local: Praça Largo do Rosário – Avenida Francisco Glicério – Vila Lidia – Campinas/SP.
Mais informações: (19) 2116 0555
Leonardo Chucrute é Gestor em Educação e CEO do Zerohum
Para que uma instituição de ensino se mantenha sustentável, é indispensável uma gestão financeira eficiente. Para ter sucesso no setor da educação não basta ter só uma boa equipe pedagógica. É necessário manter a escola saudável economicamente. Para que isso aconteça, o primeiro passo é organizar o fluxo de caixa. Todo gestor precisa ter controle sobre entradas e saídas, prever sazonalidades e manter uma reserva de emergência.
O planejamento orçamentário anual é outro pilar essencial. Com base na previsão de receitas e despesas, é preciso avaliar reajustes salariais, manutenções, investimentos pedagógicos, campanhas de marketing e inadimplência. Um erro comum é gastar tudo com estrutura e esquecer que o coração da escola é o pedagógico, que exige também investimento, atualização e formação docente.
Gestão financeira em instituições de ensino – Imagem Freepik
Um erro recorrente na gestão de negócios educacionais está relacionado à precificação inadequada. Muitas instituições deixam de negociar no momento da compra e acabam incorporando diversos projetos extracurriculares sem considerar devidamente esses custos em sua estrutura financeira.
A inadimplência, aliás, é um dos grandes desafios desse setor. Criar políticas claras de cobrança, oferecer canais de negociação e cultivar o bom relacionamento com os pais pode ajudar a reduzir esse índice. Lembre-se de que o diálogo é tão importante quanto o controle técnico.
Outro erro comum e perigoso é não separar as finanças pessoais das contas da pessoa jurídica. Muitos empreendedores educacionais misturam esses universos, o que leva a decisões equivocadas e à perda de visão estratégica.
A tecnologia também pode contribuir. Softwares de gestão escolar auxiliam na automatização de tarefas, geram relatórios, emitem boletos e acompanham a saúde financeira em tempo real. São ferramentas que melhoram na tomada de decisões e evitam surpresas desagradáveis.
Por fim, avalie constantemente os indicadores financeiros da sua instituição: custo por aluno, margem de lucro, índice de renovação e evasão. Com dados na mão, é possível fazer ajustes rápidos e estratégicos. Também leve em consideração a necessidade de avaliar a relação com os pais, famílias e seu time.
Lembre-se: boa gestão financeira não é apenas “cuidar do dinheiro”, mas garantir que a escola possa cumprir sua missão, que é transformar o mundo por meio da educação com qualidade e segurança. Assim estará garantida a sustentabilidade e o sucesso do negócio.
Leonardo Chucrute – ZeroHum – Foto – Tiberius Drumond
(*) Leonardo Chucrute CEO do Zerohum, mentor de empresários, palestrante e autor de livros didáticos
O ponto de encontro paulista no festival terá capacidade para 600 pessoas simultaneamente, receberá visitantes de mais de 60 países e trará 58 horas de conteúdo interativo. Acompanhe as novidades pelo Instagram @SPHouse
Nilton Fukuda/Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo
O Governo de São Paulo retorna ao SXSW 2026, em Austin, Estados Unidos, com a SP House, espaço que se consolida como uma das experiências mais marcantes do festival. Entre 13 e 16 de março, a casa ocupará um endereço estratégico na Congress Avenue com a 3rd Street, em frente ao Marriott, próximo aos principais keynotes do evento. Com 2.200 m², quase o dobro do tamanho da edição de 2025, e capacidade para 600 pessoas simultaneamente, a SP House deve receber mais de 16 mil visitantes de mais de 60 países.
“O tema deste ano, We are borderless, traduz o espírito de São Paulo: um estado sem fronteiras, que conecta pessoas, ideias e criatividade. Ampliamos a estrutura e a programação para que cada visita se transforme em uma experiência inesquecível, mostrando ao mundo a força de nossa arte, inovação, negócios e tecnologia”, afirma a secretária da Cultura, Economia e Indústrias Criativas, Marilia Marton.
A SP House 2026 contará com dois palcos de conteúdo, Ideas Pavilion e Business Pavilion. O Ideas Pavilion será o principal palco de debates e encontros globais, climatizado, com isolamento acústico, tradução simultânea e capacidade para 100 pessoas sentadas. O Business Pavilion será dedicado a talks e eventos corporativos, com capacidade para 40 pessoas sentadas. Dois estúdios de videocast permitirão a gravação e transmissão simultânea de conteúdos produzidos durante o evento.
O palco musical foi reformulado e terá performances ao longo do dia, além de shows à noite, reunindo nomes da música paulista. Painéis de LED e containers compõem a fachada e a infraestrutura da casa, enquanto o São Paulo Garden será o pátio central, aberto e convidativo, ponto de encontro entre todas as áreas.
Outras atrações incluem o Artists Valley, dedicado à arte urbana e digital, com grafiteiros e artistas assinando a cenografia, o XR Exhibition com experiências digitais imersivas, a Banca São Paulo para a indústria criativa, e a área gastronômica Flavours Space, com bares, cafés e food trucks. A estrutura ainda oferece Wi-Fi gratuito, pontos de carregamento de celular, guarda-volumes e áreas de descanso.
A SP House é organizada pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, em parceria com InvestSP, agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, e conta com apoio da Prefeitura de São Paulo. Serviço: