Amanhã, ensaio aberto do bloco Cecílias e Buarques marca lançamento da campanha Brisas de Carnaval – Apologia ao Cuidado na Folia, promovida por organizações da sociedade civil
Brisas de Carnaval – Apologia ao Cuidado na Folia: Com lançamento no próximo dia 16, campanha aborda redução de danos no carnaval de São Paulo
São Paulo, fevereiro de 2023 – A Iniciativa Negra, o Centro de Convivência É de Lei e o bloco Cecílias e Buarques lançam, nesta quinta-feira (16), a campanha Brisas de Carnaval – Apologia ao Cuidado na Folia, com a divulgação de informações sobre o uso de substâncias ao longo dos dias de festa.

A retomada da maior festa popular do país motiva ações de cuidado e atenção aos foliões que buscam no Carnaval uma válvula de escape para a rotina. O material educativo compartilhado nas redes sociais das organizações trará, por exemplo, informações sobre combinações perigosas que devem ser evitadas pelos usuários.
A campanha será lançada no Boteco da Dona Tati, na Barra Funda, em São Paulo, dentro do projeto Boteco Brasileiro de Política de Drogas, que promove encontros quinzenais para a discussão sobre a atual política de drogas, em noites que combinam samba e debate, chamadas de Quintas pela Democracia.
Após o lançamento oficial, que acontecerá com ensaio aberto do bloco na rua do Boteco, a campanha irá promover uma ação durante o desfile do Cecílias e Buarques, no dia 25 de fevereiro, com concentração às 13h, na Rua Barão de Tatuí, no centro. Estandes informativos serão colocados na concentração do bloco, e 100 profissionais de saúde e apoio social selecionados por edital, irão acompanhar o deslocamento do trio conversando com os foliões e dando orientações sobre o consumo de álcool e outras drogas no Carnaval.
Sobre Iniciativa Negra:
Fundada pelo historiador baiano Dudu Ribeiro e pela socióloga paulista Nathália Oliveira , a Iniciativa Negra por uma Nova Política Sobre Drogas é a primeira organização negra da sociedade civil que atua na construção de uma agenda de justiça racial e econômica a partir da reforma da política de drogas. Realizando ações de advocacy em direitos humanos e reformas na política sobre drogas, com foco nas agendas nacionais e regionais de segurança pública, sistema de justiça e saúde pública.
Centro de Convivência É de Lei
O Centro de Convivência É de Lei é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que atua desde 1998 na promoção da redução de riscos e danos sociais e à saúde, associados à política de drogas.
Nosso propósito é promover a perspectiva ética do cuidado no campo das drogas, ampliando a possibilidade de escolha das pessoas, desconstruindo preconceitos, e incentivando uma cultura garantidora de direitos e diferenças.
Nossa missão é criar e disseminar referências e práticas de cuidados e estratégias de redução de danos a partir da atuação junto às pessoas que usam drogas, às que trabalham na rede intersetorial, à academia e à gestão pública, visando a incidência política que transforme a lógica da guerra às pessoas.
SERVIÇO:
Local: Bar da Dona Tati
Endereço: Rua Conselheiro Brotero, 506 – Barra Funda/SP
Horário: A partir das 18h30