Gente
Almir Reis apresenta a exposição ’20 Anos’, retrospectiva de sua trajetória artística, trazendo, entre outros trabalhos
Publicado
3 anos atrásem
Por
Ocimar Freitas
“Na casa da minha avó materna havia na sala um quadro, eu frequentava a casa e ele sempre me atraía para duas coisas que amo: arte e arquitetura. Ela morava numa pequena cidade no interior da Bahia, onde fazia muito calor. Eu achava aquela imagem refrescante . Eu tinha apenas 11 anos e era o meu primeiro contato com um print do artista inglês David Hockney. Quando adulto, depois de ter maior contato com museus e galerias, já tinha ingressado nas artes através da fotografia, o que, diga-se de passagem, me abriu as portas para o mundo, onde pude, com muito amor, mostrar as paisagens lindas do nosso Brasil .

Almir Reis, fotógrafo e pintor, brasileiro, de São Paulo, atualmente divide o seu tempo entre o Rio de Janeiro e Lisboa.
Inquieto e criativo, adora testar novas experiências em montagens, colagens, cores e reproduções, desenvolvendo a imagem, atingindo um resultado sensível e de identidade autoral.
Iniciou o seu trabalho fotográfico em 2000. Cursou pintura no Parque Lage, Rio de Janeiro. Hoje tem em seu currículo exposições em diversas partes do mundo, como Munique, Paris, Tóquio, Buenos Aires, Washington, Paquistão, São Paulo e Rio de Janeiro.
Agora, com a série “Mergulhos” e “Piscinas”, os trabalhos que misturam pintura com fotografia Almir explora imagens e ângulos, adicionando recursos tecnológicos e arquitetônicos, provocando resultados inusitados e instigantes – inventando e reinventando.
Exposições
2018
Noto Galeria, Lisboa, Portugal
2017
Artigo Feira de Arte
2016
Insólito Boutique Hotel, Búzios, Brasil – “Intervenções”.
2014
Artigo Feira de Arte Contemporânea – Rio de Janeiro, Brasil
2012
“Brazil-Pakistan – The View of the Other” – Embaixada do Brasil, Islamabad, Paquistão.
2011
“Exposição de Arte Contemporânea” – Insólito Hotel Boutique, Búzios, Brasil
“Rio, Passado e Presente” – Museu da Chácara do Céu, Rio de Janeiro, Brasil
2010
“Brasília 50 Years” – Embaixada do Brasil , Islamabad, Paquistão
“Love Rio” – Khaas Art Gallery, Islamabad, Paquistão
“Love Rio” – Espace Pierre Cardin, Paris, França
2008
“Almir Reis – Love, Brazil” – Fine Art & Artists, Washington DC, USA
“Love Rio” – Galeria Nota, La Paz, Bolivia
2007
“Metropolis” -Galeria Ritz Bibi , São Paulo, Brasil
“Rio de Janeiro” – Centro Cultural Borges, Buenos Aires, Argentina
2006
“São Sebastião do Rio de Janerio” – Centro Cultural Correios, Rio de Janeiro, Brasil
“Metropolis” – Metrô de São Paulo , São Paulo, Brasil
“Almir Reis” – Galeria do Ateliê, Rio de Janeiro, Brasil
2005
“Rio de Janeiro” – Instituto Arte Clara, Rio de Janeiro, Brasil
“Rio de Janeiro” – Fujiya Gallery, Tokyo, Japão.
” Rio Panorâmico” – Galeria Ritz Bibi, São Paulo, Brasil
2003
“Rio, Passado Presente” – Centro Cultural Correios, Rio de Janeiro, Brasil
2001
Instituto dos Arquitetos do Rio de Janeiro, Brasil
“Tribute to New York City”, Galeria Café, Rio de Janeiro, Brasil
“Com os Braços Abertos” -Centro Cultural Laura Alvim, Rio de Janeiro, Brasil
2000
“Rio de Janeiro” – Elter TennisClub, Munich, Alemanha
A Tartaglia Arte foi fundada em 1950 como um estúdio de pintura pelo artista Piero Tartaglia, então conhecido como Piery. Após alguns anos, criou um ponto de referência e encontro cultural com outros artistas e jovens talentos onde, sob a orientação do Mestre, desenvolveram seu estilo pessoal. A paixão avassaladora de Tartaglia pela expressão pictórica com explosões de cor pura e contrastes violentos que tornam a tela viva, deu vida à Escola do Disgregacionismo. Posteriormente fundou as Galerias, para exposição permanente de seus trabalhos e os de seus alunos, e que hoje são dirigidas pelo filho Riccardo.
O amor pela arte e uma visão cultural ampla são as peculiaridades deste grande artista, e representam sua herança moral e espiritual. Herança que continua sendo representada por Riccardo Tartaglia, que trabalha com a mesma seriedade e tenacidade na propagação da arte, através de exposições e eventos internacionais. Mas tudo com a assinatura de Riccardo Tartaglia e Regina Nobrez (Membro da Academia de Belas Artes do Rio de Janeiro e Embaixatriz Cultural com Honoris Causa, pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina – Honra da Arte de Florianópolis), o que confere um atestado de credibilidade e sensibilidade criativa.
Site: tartagliaarte.org
Instagram: @riccardotartaglia @reginanobreztartaglia @tartagliaarte
Exposição: “20 Anos”
Artista: Almir Reis
Instagram: @almirreisarte
Curadoria: Riccardo Tartaglia e Regina Nobrez
Instagram: @riccardotartaglia @reginanobreztartaglia
Abertura: 10 de novembro de 2022 às 17h
Visitação: 10 de novembro de 2022 a 06 de janeiro de 2023
Realização: Tartaglia Arte e Centro Cultural Correios RJ
Site: www.tartagliaarte.org
Assessoria de Imprensa: Paula Ramagem
Instagram: @_paula_r_soares
Local: Centro Cultural Correios RJ – 3º andar – Salas A, 1 e 2
Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro – RJ
Tel: (21) 2253-1580
De terça a sábado, das 12h às 19h
Entrada: gratuita
Classificação: livre
Como chegar: metrô (descer na estação Uruguaiana, saída em direção a Rua da Alfândega); ônibus (saltar em
pontos próximos da Rua Primeiro de Março, da Praça XV ou Candelária); barcas (Terminal Praça XV); VLT (saltar na
Av. Rio Branco/Uruguaiana ou Praça XV); trem (saltar na estação Central e pegar VLT até a AV. Rio
Branco/Uruguaiana).
Informações: (21) 2253-1580 / E-mail: centroculturalrj@correios.com.br
A unidade conta com acesso para pessoas cadeirantes e limita a quantidade de visitantes, visando a não
aglomeração.
Você pode gostar
O Shopping Granja Vianna promove o último Meet & Greet do Natal da Patrulha Canina: O Melhor Presente é o Nosso Encontro, oferecendo às famílias mais uma chance de encontrar Chase, Skye e Marshall. O encontro especial acontece no dia 13 de dezembro, em quatro sessões entre 14h e 17h30, com inscrições gratuitas pelo link: https://evento.spotmetrics.com/patrulhacaninasgv
“Preparamos uma agenda de experiências pensada para diferentes perfis de público, garantindo momentos únicos para os visitantes do Shopping Granja Vianna. Este último Meet & Greet da Patrulha Canina é uma oportunidade especial para as crianças viverem de perto essa temporada mágica com seus personagens preferidos”, afirma Fabiana Tartaglione, coordenadora de Marketing do Shopping Granja Vianna
| Meet & Greet – Chase e Skye| Shopping Granja Vianna
Data: 22 de novembro e 13 de dezembroHorários: 14h às 14h30 | 15h às 15h30 | 16h às 16h30 | 17h às 17h30 Inscrições: https://evento.spotmetrics.com/patrulhacaninasgv Endereço: Rodovia Raposo Tavares, km 23,5 – Cotia/SP |
Sobre o Shopping Granja Vianna
Administrado pela Alqia, uma das principais administradoras de shopping centers do país, o Shopping Granja Vianna é o espaço de lazer, cultura, serviços e compras da região. São mais de 33 mil m2 que abrigam 140 lojas, reunindo sete âncoras e grandes marcas como C&A, Pernambucanas, Renner, Riachuelo e Hōmu, além de 30 opções gastronômicas para todos os paladares, como Madero, Outback, Pecorino, Coco Bambu e Pizza Hut. Mais de 350 mil pessoas circulam todos os meses pelo shopping center, que pauta sua atuação com o olhar da Sustentabilidade. Milhares de pessoas foram beneficiadas por iniciativas ambientais e sociais do empreendimento, que promove vacinação, doação de sangue, arrecadação de roupas e acessórios, além de campanhas de conscientização sobre o consumo consciente e a vida animal, por exemplo. Com 1,3 mil vagas no estacionamento, o shopping center está localizado no quilômetro 23,5 da Rodovia Raposo Tavares. Saiba mais em www.shoppingranjavianna.com.br.
Gente
Guns N’ Roses anuncia início da venda de ingressos para turnê brasileira 2026
Publicado
2 semanas atrásem
28 de novembro de 2025Por
Ocimar Freitas
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Gente
Proteção e Corpo: Quando o Peso Conta Uma História
Publicado
3 semanas atrásem
24 de novembro de 2025Por
Ocimar Freitas
Muitas vezes, o ganho de peso é visto apenas como um número na balança — mas ele pode significar muito mais do que isso. Como explica a endocrinologista Dra. Carolina Mantelli, “às vezes, o ganho de peso é mais do que apenas números na balança. Pode ser uma forma de proteção que o nosso corpo encontra para lidar com traumas e medos.”
Essa perspectiva amplia a compreensão sobre o corpo, tirando o olhar do julgamento e direcionando para o acolhimento. O corpo fala, reage e cria mecanismos para sobreviver emocionalmente. E, em muitos casos, o acúmulo de peso pode ser uma resposta a experiências difíceis, inseguranças, exaustão emocional ou até processos inconscientes de autopreservação.

Segundo a Dra. Carolina, “aprender a ouvir nosso corpo e compreender suas necessidades é essencial para a jornada de autocuidado e acolhimento.” Quando começamos a olhar para o peso não como falha, mas como linguagem, abrimos espaço para entender o que realmente precisa de atenção.
Por isso, quando uma pessoa tenta emagrecer e não consegue, não significa falta de esforço, disciplina ou vontade. Há vezes em que o corpo está tentando proteger você de algo que ainda não foi trabalhado. Como ela mesma ressalta: “Se você está tentando emagrecer e não está conseguindo, pode ser que algo mais profundo esteja travando esse processo. E eu posso te ajudar a descobrir essa trava.”
Em outras palavras: antes de mudar o corpo, é preciso escutar o que ele está tentando dizer.

Esse é o caminho da saúde de verdade — aquela que olha o indivíduo por inteiro.
Hugo Pena & Gabriel lançam projeto acústico “Dois Violões” com canções inéditas, dia 17 de dezembro
NATAL NO PÁTIO CIANÊ
PATRULHA CANINA NO GRANJA
Destaque
-
Informação5 anos atrás
DOC MARIZ LANÇA O LIVRO “CARECAS NÃO COMEM QUIBE”, SOBRE HUMOR NA PANDEMIA
-
Entretenimento3 anos atrás -
Apoio6 anos atrásOraci
-
Zoo GermaMota (Pet)5 anos atrásPet Games
-
Apoio6 anos atrásD & P
-
Apoio6 anos atrásTécnico Odimar
-
Apoio6 anos atrásD & J
-
Ocimar TV mais2 anos atrásDESCUBRA COMO TRATAR A DIABULIMIA: DOENÇA QUE ASSOCIA A DIABETES COM BULIMIA NERVOSA

