Conecte-se conosco

Entretenimento

A COMUNIDADE MOSTRA A SUA CARA

Publicado

em

Ações comunitárias nas periferias vencem a dependência governamental no amparo aos seus moradores .


Quando em 11 de Maio de 2015 a Rede Globo de Televisão estreou a novela “ I Love Paraisópolis “, se tornava a primeira emissora a levar para o horário das 19 horas uma comunidade periférica como cenário para seus personagens e trama, ainda que o complexo de Paraisópolis fique cercado de luxuosos condomínios do Morumbi e Vila Andrade em São Paulo.
Em 2.017, foi a vez da novela “ A Força do Querer “ , que buscou cenário em comunidades do Rio de Janeiro para a trama das 21:00 horas. Ao ser criticada pelos preconceituosos de plantão, a autora Glória Perez deixou claro, que, negar o cotidiano das comunidades seria empurrar uma realidade para debaixo do tapete da sociedade.
Ou seja, os autores levaram ao público uma fatia do povo brasileiro ignorada pelo dia a dia da classe média, dos políticos, onde muitos deles nunca puseram os pés, ao menos depois de eleitos .
Aliada a essa exposição da maior rede de televisão nacional a ascensão do funk carioca, tornava-se um fenômeno cultural produzido na comunidade, como foi o samba em sua origem, consumindo também em larga escala pelos jovens de outras classes sociais .
Finalmente chegamos ao ano de 2.020, e a história que se desenrola não é tema de novela, não é ficção.
Comunidades de todo o Brasil se tornam protagonistas no amparo humano decorrente a luta para conter o Coronavírus .
Periferia, favela ou comunidade cujo sinônimo leva a comunhão, são nomes designados para uma parcela da população de um município que vivem ás margens dos grandes centros urbanos ou bairros nobres, carentes de recursos em moradia, saúde, saneamento e alimentação.
Representam hoje um corpo vivo, atuante, capaz de contornar problemas sociais com muito mais rapidez e eficácia que o Congresso Nacional para aprovar uma Lei.
Em 23 de Março de 2.020 noticiou : “ Favelas se organizam para conter coronavírus em comunidades de São Paulo “ . O mesmo site afirmava a existência de 1,7 mil favelas na capital com 391,7 mil domicílios .
A União dos Núcleos, Associação dos Moradores de Heliópolis, tem usado carros de som para reforçar as instruções de contágio.
A Organização Mundial de Saúde orienta, exige, os governos internacionais aderem, orientam, exigem, cobram o isolamento social, que a população fique em casa, evitem tumultos, contato social .
Mas nas comunidades uns dos problemas é justamente a moradia .
Na mesma casa todo mundo junto. Crianças, idosos . Todos em casa mas sem espaço mínimo e sem trabalhar.
E o poder público é cobrado para que tome ações que garantam uma renda ás famílias afetadas .
GRUPO DE COMUNICADORES INICIAM MOVIMENTO
Um movimento impulsionado por um grupo de comunicadores criaram a #coronanasperiferias que envolve participante de líderes de várias comunidades de todo o Brasil, incluindoo Acre, Rio, São Paulo e Nordeste com um só objetivo : apoiar os moradores das comunidades brasileiras durante o combate ao coronavírus .
Fizemos contato com Lucas Antônio, jornalista e educador social, líder comunitário da Zona Norte de São Paulo, e também um dos administradores de uma organizada rede de solidariedade que visa a captação de recursos para os moradores .
O jornalista rebate e não alimenta os preconceitos que cercam uma comunidade, afirma o caráter honesto e trabalhador do morador periférico . E além disso dá o alerta para o genocídio dos pretos, pobres e indígenas, a falta de perspectiva ou a ausência do estado . No quesito genocídio, afirma com autoridade que o “ Luto vita Luta “ .
No dia em que faço essa entrevista com Lucas, assisti a duas reportagens sobre jovens mortos por policiais em periferias da zona leste e sul de São Paulo .
Lucas afirma que vê com bons olhos o surgimento de candidatos políticos da própria periferia .
COMUNIDADE TEM ATENDIMENTO MÉDICO PARTICULAR
A Folha de São Paulo, registrou em 04 de Abril a contratação de uma equipe médica pela comunidade de Paraisópolis, serviço privado e com atendimento 24 horas, com ambulância e enfermeiros.
E pouco importa se o mesmo veículo notificou o PCC ( Primeiro Comando da Capital ) como a autoridade máxima da comunidade .
Importam o número de atendidos pela iniciativa creditada pela Associação de Moradores .
A Criminalidade e a corrupção estão em todas as esferas públicas .

REDE SOLIDÁRIA AMPARA MORADORES
A fome se espalhou antes que o Coronavírus chegasse na periferia, com a proibição de tumultos , muitos profissionais autônomos, ambulantes, empregadas domésticas residentes nas periferias, tiveram de abandonar o seu trabalho .
Crianças acostumadas com até cinco refeições ao dia nas escolas que foram fechadas devido a quarentena, tem dietas pobres que podem se resumir a arroz puro .
Daí a importância da Rede de Solidariedade que se formou no país, na doação de alimentos e produtos para higiene.
O funcionamento da Rede de Apoio Humanitário, da qual o jornalista Lucas Antônio é um dos administradores, é muito organizado .
Existe o processo de captação de doares, a preocupação com a identificação de pessoas necessitadas de acordo com a região, com a logística, enfim…uma lição social a ser seguida por muitos aspirantes a uma cadeira na política .
Terminamos a matéria deixando aqui dados bancários para quem quiser ajudar a Rede de Apoio Humanitário, que está fazendo um ótimo trabalho de apoio a moradores de comunidades de todo o Brasil .
Rede de Apoio Comunitário – Banco do Brasil / Ag : 3055 – 4 / CC : 29.790-9

Silvio Tadeu
Jornalista e Produtor Cultural
www.silviotadeu.blogspot.com.br
Instagram : @siltad

Continuar Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entretenimento

Francisco Galvão encerra gravações do curta que integra a antologia “Apenas Mais Umas de Amor”

Publicado

em

Com apenas 11 anos, o ator acaba de encerrar as gravações de “Chico Maravilha”, uma das histórias que farão parte da antologia “Apenas Mais Umas de Amor” que chega aos cinemas em 2026; este é seu terceiro trabalho para a telona gravado este ano, sendo o segundo como protagonista

O jovem ator Francisco Galvão, de apenas 11 anos de idade, acaba de concluir as gravações do curta “Chico Maravilha”, uma das histórias que farão parte da antologia “Apenas Mais Umas de Amor”. A direção é de Rodrigo Fernandes, mais conhecido como Jacaré Banguela, e o elenco conta ainda com a participação de Raquel Real, Osmar Campbell e Mari Campolongo. O longa que traz uma coleção de histórias será lançado em 2026 pela Pandora Filmes.

Francisco Galvão entre o elenco e equipe do curta “Chico Maravilha”
Foto: Divulgação

A produção aposta em um formato inovador: uma comédia romântica antológica, composta por curtas interligados por um mesmo fio condutor, o anúncio de músicas feito por um locutor de rádio em crise amorosa. A cada faixa tocada, uma nova história se desenrola, explorando diferentes estilos, formas e tons de amor. Cada curta é dirigido por um cineasta convidado.

Esse mosaico afetivo que transita entre o cômico e o dramático, “Apenas Mais Umas de Amor” promete emocionar e divertir, celebrando o amor em todas as suas formas das relações improváveis às transformadoras.

Um ano marcante para uma jovem carreira

O ano de 2025 marca um momento decisivo na trajetória de Francisco Galvão, com passos gigantes em sua carreira cinematográfica. Já conta com outros dois filmes gravados para o cinema, em um deles fez sua estreia como protagonista. “O Gênio do Crime” é uma adaptação cinematográfica do best-seller de João Carlos Marinho, um clássico da literatura infantojuvenil brasileira lançado em 1969, que já soma mais de um milhão de exemplares vendidos em 62 edições.

Francisco Galvão no set de filmagem do curta “Chico Maravilha”
Foto: Divulgação

Embora “O Gênio do Crime” seja sua primeira vez como protagonista no cinema, esta não é a única produção em que ele será visto em breve nas telonas. Ele também integra o elenco da comédia “Álibi”, com Leandro Hassum e Maurício Destri.

Além de dois papeis de protagonista em três produções para o cinema, uma participação sua em uma série também ganhou destaque este ano. A série “Luz”, primeira produção infantojuvenil brasileira da Netflix, está indicada ao Emmy Internacional 2025 na categoria “Kids: Live Action”. O protagonismo é compartilhado por três jovens talentos, Francisco Galvão (Joca), Marianna Santos (Luz) e Mari Campolongo (Sabina), que dividem a cena como o trio central da narrativa.

Francisco Galvão: https://www.instagram.com/franciscogalvaoator/

Continuar Lendo

Entretenimento

Exkil integra o Headbangers Night ao lado de TierraMystica e Cova Rasa no La Iglesia/SP

Publicado

em

Evento independente celebra a força do metal nacional e os 12 anos do portal Mundo Metal no dia 7 de dezembro, no La Iglesia, em São Paulo

O underground brasileiro é reconhecido mundialmente por sua diversidade, autenticidade e paixão. E é justamente dessa união de forças que nasce o Headbangers Night, evento que promete ser um marco para a cena pesada nacional. No próximo dia 7 de dezembro, o La Iglesia, em São Paulo, receberá TierraMysticaCova Rasa e Exkil — três nomes de peso do metal brasileiro — em uma noite de celebração, resistência e independência.

Sem produtores, sem patrocínios e sem intermediários, o Headbangers Night foi idealizado e produzido pelas próprias bandas, que decidiram unir esforços para criar um formato sustentável e direto, no qual o foco principal é a música. A iniciativa também marca o aniversário de 12 anos do portal Mundo Metal, parceiro e apoiador de longa data dos artistas envolvidos.

Ingressos online:

https://101tickets.com.br/events/details/Headbangers-Night

Entre os destaques do evento está a Exkil, banda de Thrash Metal de Piracicaba/SP, que vem se consolidando como uma das grandes apostas do cenário contemporâneo. Formada por Daniel Ferrante (vocal e guitarra), Gabriel Bunho (guitarra), Evandro Tapia (baixo) e Evandro Kandalaft (bateria), a Exkil traz na bagagem seu excelente e mais recente álbum “Violence Prevails”, lançado em julho deste ano.

Ouça “Violence Prevails” em:

https://onerpm.link/341171403066

Gravado, mixado e masterizado por Franco Torrezan no Casarão Music Studio, o álbum traz 11 faixas que transitam entre crítica social e agressividade sonora, com riffs cortantes, vocais intensos e bateria precisa. A arte de capa, criada por Douglas Alves, simboliza a corrupção e a decadência moral através da imagem da estátua da Justiça sendo sufocada por uma serpente — metáfora poderosa para o conceito do álbum, cujo repertório aborda temas profundos e atuais como o impacto psicológico da guerra, fake news, vícios, narcisismo destrutivo e a justiça implacável.

Faixas como “Drive You Nuts”“Violence Prevails”“Reckoning” e “Titans Rising” — esta última com a participação especial de Marcello Pompeu (Korzus) — reafirmam o vigor e a maturidade da banda, evidenciando sua postura autoral e sua proposta de resistência. “Não fazemos apenas música — colocamos nossas visões, dores e questionamentos em cada nota. É sobre ser verdadeiro e causar impacto”, declara a banda que já teve destaque na última feira Conecta+Music e em programas de rádio como Pegadas de Andreas Kisser, na 89FM.

Antes do Headbangers Night, a Exkil se apresentará no festival Metalbaté II, que acontece no Dona Bier, em Taubaté/SP, no dia 9 de novembro, a partir das 15h. O evento também contará com as bandas RägeRottenblotRhegiaCarcere, além da participação especial de Marcelo Pompeu (vocalista do Korzus). Os ingressos estão disponíveis no site donabier.com.br.

Sobre as outras bandas:

Cova Rasa leva o Heavy Metal tradicional a um novo patamar, misturando influências sombrias e letras inspiradas em terror, lendas urbanas e histórias macabras. Formada em 2016 por Jayme Danko e Collins Freitas, a banda acaba de lançar “Another Time” (2025), seu terceiro e mais ambicioso álbum — uma jornada intensa e obscura que mostra a maturidade e o poder do quinteto. E não para por aí: o Cova Rasa já está preparando novos materiais e uma série de shows para divulgar o disco!

TierraMystica está de volta em grande estilo após 12 anos com “Trinity”, seu terceiro álbum de estúdio — sucessor de “A New Horizon” (2010) e “Heirs Of The Sun” (2013). O novo trabalho consolida a fusão poderosa entre o Power Metal e o Folk latino-americano, marca registrada do grupo. O TierraMystica mergulha no simbolismo da trilogia, explorando o conceito de unidade e espiritualidade presente em diversas culturas pré-colombianas. Um retorno grandioso e inspirador que promete emocionar e incendiar os palcos!

Mais do que apenas um show, o Headbangers Night nasce do desejo real de fazer diferente. É um manifesto de união, independência e amor pelo metal, criado por quem vive a cena e acredita na força que ela tem quando bandas e público caminham lado a lado para mantê-la viva.

SERVIÇO – HEADBANGERS NIGHT

Bandas: TierraMystica, Cova Rasa e Exkil

Data: 7 de dezembro de 2025 (domingo)

Horário: A partir das 18h

Local: La Iglesia – Rua Lisboa, 445, Pinheiros – São Paulo/SP (próximo ao Metrô Clínicas)

Ingressos: R$ 30 (antecipado) / R$ 40 (na porta)

Venda online: https://101tickets.com.br/events/details/Headbangers-Night

EXKIL nas redes:

Instagram/Facebook/Twitter/X/TikTok: @exkilmetal

YouTube: @exkil

Continuar Lendo

Entretenimento

1ª Churrasco & Modão agita a cidade de Hortolândia com grandes shows

Publicado

em

A cidade de Hortolândia, interior do Estado de São Paulo, se prepara para receber no dia 09 de novembro o 1ª Churrasco & Modão. O evento vai trazer quatro grandes shows no Espaço Blue Eventos, a partir das 13h. Luiz Miguel & Daniel, Luccas Fernandes, Elaine Mendonça e Dezza irão cantar grandes clássicos da música sertaneja para embalar o público presente. A realização do evento é do Chicão Shows e Rick Dias Produções.

Vale lembrar que a festa vai contar com Open Churras das 13h às 16h, com os melhores cortes e proteínas como picanha, poledy pork, bristek, contra filé, linguiça, frango e pão de alho. O churrasco vai ficar por conta do Dom Roasters. Para mais informações sobre o evento, através do telefone (19) 9 9998 6633.

Entre os artistas que irão se apresentar, além das pratas da casa, Elaine Mendonça e Dezza que vem se apresentando nas principais casas de shows da região, vale destacar o cantor Luccas Fernandes, nascido e criado na periferia de Campinas/SP, trilhou um caminho na igreja evangélica, se dedicou por metade da vida ao gospel e ao ofício de pastor e, só aos 30 anos, foi apresentado de verdade ao estilo musical, tão popular no Brasil.

Luccas Fernandes gravou os DVDs “Meu Mundo”, com participação de Guilherme & Benuto e Alexandre Pires, e “Memórias Acústico”, para resgatar clássicos de várias gerações do gênero. Realizou vários shows pelo o Brasil, como, por exemplo, aberturas para o espetáculo “Cabaré”, com Leonardo & Bruno e Marrone.

Considerada uma das duplas mais afinadas e queridas do Brasil, Luiz Miguel & Daniel são figuras carimbadas nos principais palcos do Brasil e estão trabalhando a divulgação da música “Pensamento nada a ver”. A canção, que contou com a participação da dupla Guilherme & Benuto, faz parte do “DVD Luiz Miguel & Daniel Ao Vivo em Campinas”, já está disponível em todas as plataformas de distribuição digital.

Intitulado “Luiz Miguel & Daniel Ao Vivo em Campinas”, o projeto contou com a participação de Guilherme & Benuto e do Sem ReZnha, além de Sereno, pai da dupla. Vale destacar as releituras de músicas autorais como “O que já era meu” e o pot-pourri “Tem cachaceiro aí” / “Us mininu tão chegando”.

SERVIÇO
Evento: 1ª Churrasco & Modão – Shows Luiz Miguel & Daniel, Luccas Fernandes, Elaine Mendonça e Dezza
Data: 09 de novembro
Horário do show: 13h
Local: Espaço Blue Eventos – Rua Werner Habig, 175 – Chácaras Luzitana – Hortolândia/SP.
Mais informações: (19) 9 9998 6633.

Continuar Lendo

Destaque

Copyright © 2023 ocimar.com. Todos os direitos reservados.