Entretenimento
Festival Internacional de Luzes de SP realiza novas ações em preparação para o grande evento que acontecerá em agosto
Publicado
6 meses atrásem
Por
Ocimar Freitas
Nos dias 27 e 28 de junho, a programação “Boulevard das Artes” ocupará o cruzamento da Avenida Paulista com a Rua da Consolação
Programa Intertwine Network já selecionou os artistas de vários países que participarão do festival em agosto
A paisagem urbana da maior cidade do Brasil está prestes a ser transformada pela luz, arte e tecnologia. Essa é a proposta do Festival Internacional de Luzes de São Paulo, que chega a sua 7ª edição renovando o cenário urbano com cores e poesia visual, promovendo uma ampla ocupação de pontos emblemáticos da metrópole. A cidade se torna, assim, uma verdadeira galeria a céu aberto.
Entre os eventos que antecedem o festival está o “Boulevard das Artes”, programação que, nos dias 27 e 28 de junho, ocupará o cruzamento da Avenida Paulista com a Rua da Consolação. A ação inclui projeções em empenas de prédios e efeitos visuais de laser mapping sobre marcos arquitetônicos, árvores e até mesmo o céu.

Combinando tecnologias inovadoras a uma curadoria artística criteriosa, o Festival tem como missão democratizar o acesso à arte e criar conexões entre o público, o território e a linguagem visual. A edição de 2025 conta com ações preparatórias que aquecem o público para o evento principal, este ano dividido em três finais de semana de agosto.
Apresentado pelo Ministério da Cultura, Yelum Seguradora e Visualfarm, com financiamento via Lei Federal de Incentivo à Cultura, o Festival de Luzes foi concebido pela empresa Visualfarm, por iniciativa do artista e empresário Alexis Anastasiou, considerado um dos pioneiros do vídeo mapping e dos espetáculos com drones no país.
OS PRÉ-EVENTOS
O Festival Internacional de Luzes de São Paulo vem movimentando a cidade desde maio, quando teve início uma série de intervenções em diferentes regiões da capital. A primeira ocupação aconteceu nos dias 2 e 3 de maio, na Praça Olavo Bilac, no centro da cidade. A ação marcou o lançamento oficial do festival e celebrou também a inauguração do Visualfarm Gymnasium — o primeiro Laboratório de Artes Imersivas da América Latina — cuja exposição de estreia é dedicada ao gênio Leonardo da Vinci.
A programação segue nos dias 27 e 28 de junho com o Boulevard das Artes, que ocupará o cruzamento da Avenida Paulista com a Rua da Consolação, reunindo projeções em empenas de prédios e efeitos de laser mapping sobre a paisagem urbana.

Em julho, nos dias 18 e 19, será realizada a Ocupação dos Céus, com fachos de laser de alta potência projetados a partir de cinco pontos do centro expandido, entre os rios Tietê e Pinheiros, apontando para o céu como grandes faróis visíveis a quilômetros de distância.
O FESTIVAL
Em agosto, São Paulo será iluminada por três finais de semana consecutivos de programação gratuita. O Festival Internacional de Luzes ocupará locais emblemáticos da cidade, como o Monumento das Bandeiras, o Beco do Batman e a Avenida Paulista, reunindo obras digitais, instalações imersivas e experiências visuais de grande escala.

“O festival nasceu da ideia de transformar a cidade em uma plataforma de arte viva. Desde a primeira edição, o objetivo tem sido surpreender o público e criar experiências que unam luz, arquitetura e narrativa visual. Em 2025, com a internacionalização do projeto e o lançamento do programa Intertwine Network, o evento dá um passo importante para ampliar esse diálogo com o mundo”, comenta Alexis Anastasiou, Diretor Artístico da Visualfarm e idealizador do festival.

O programa de residência artística Intertwine Network foi lançado em abril com o objetivo de selecionar projetos de diversas nacionalidades para o desenvolvimento de obras digitais e imersivas apresentadas ao longo do festival. A iniciativa buscou fomentar novas linguagens e promover trocas artísticas em escala global.
Esses foram os artistas escolhidos pelo programa para participar do Festival Internacional de Luzes de São Paulo:
Do Brasil, Cauê Maia, com uma instalação que usa projeções analógicas e convida o público a cocriar poemas visuais com a Bazuca Poética; Koral Alvarenga, com videoarte sobre a fusão entre humanos e tecnologia, usando IA e avatar 3D; Marina Caverzan, com uma obra baseada em efeitos de luz e vidro, gerando projeções em espaços escuros; Rodrigo Carvalho, com instalação que projeta lasers em amostras de água de rios urbanos; Uni Experience (Elaine Favero e Janara Lopes), com obra interativa que traduz as emoções da cidade em projeções em tempo real e o Coletivo Coletores (Toni Baptiste e Flavio Camargo), que trabalha com temática ligada a periferias globais, apagamentos históricos/culturais e o direito à cidade.
De Camarões / França, Fred Ebami, com projeções digitais pop sobre identidade negra e herança afro-atlântica nos edifícios de São Paulo.
Da Colômbia, Karen Palacios, com instalação que cruza luz, biologia e dança para refletir sobre paisagens urbanas e natureza.
Do Equador, Paul Rosero Contreras, com coral digital animado por dados sonoros, unindo os Andes ao Pacífico em performance de VJ.
Do Japão, Kyota Takahashi e Reiko Kawaguchi, com um desfile noturno coletivo de luzes em formato de flores pelas ruas de São Paulo.

Sobre a Visualfarm
Criada em 2003 por Alexis Anastasiou, a Visualfarm é um estúdio que desenvolve e implementa espaços narrativos com uso intensivo de tecnologia, na interseção entre arte, entretenimento e design.
A partir de tecnologias como projeção, laser, LEDs, sonorização e robótica, a Visualfarm atua com uma equipe multidisciplinar especializada em projetos de alta complexidade, sempre explorando novas fronteiras entre técnica e criatividade.
Sobre Alexis Anastasiou

Alexis Evangelos Anastasiou é um dos pioneiros do vídeo mapping no Brasil. Desde a década de 1990, atua com projeções em suportes não convencionais e, em 2004, fundou a Visualfarm, estúdio dedicado a novas linguagens visuais, com atuação em eventos, espetáculos e festivais no Brasil e no exterior.
Em 2008, realizou o primeiro espetáculo de projeção mapeada do país, no Theatro Municipal de São Paulo. Em 2010, liderou a projeção do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, criando a icônica instalação Abraço do Cristo, premiada no Festival de Cannes, Clio Awards e New York Festival.
Idealizador do Festival Vídeo Guerrilha, transformou a Rua Augusta em galeria a céu aberto entre 2010 e 2012, com edições também em Angola e Campinas. O festival foi reconhecido com o Prêmio APCA de Melhor Iniciativa Cultural (2011).
Com forte atuação em espaços naturais, realizou projeções em locais como o Pão de Açúcar, Chapada dos Veadeiros e Serra da Capivara, além de participar da Antarctic Biennale (2017), com projeções em geleiras da Antártica. Em 2015, idealizou o Festival Chave do Centro, no Elevado Minhocão, premiado na Media Architecture Biennale em Pequim (2017).
Reconhecido internacionalmente, já ministrou palestras e workshops em instituições como Nimk-Montvideo (Amsterdã), Bienal de Frankfurt, Columbia College (Chicago) e Ministério da Cultura de Angola.
Desde 2018, realiza o Festival de Luzes em São Paulo, expandido para Florianópolis (2022) e Rio de Janeiro (2023). Em 2025, o Festival se torna internacional e vai ocupar vários pontos da cidade de São Paulo com intervenções artísticas em luz digital. Projeções mapeadas, laser mapping e show de drones iluminarão espaços públicos do centro ao Parque do Ibirapuera em sessões gratuitas de arte, cultura e tecnologia para a população.

Sobre a Yelum Seguradora
A Yelum Seguradora é uma marca do Grupo HDI e tem o objetivo de proporcionar tranquilidade para que os clientes e parceiros explorem novos caminhos com confiança. Lançada em 2024, a marca já nasceu com a tradição de promover experiências de excelência, gerando impactos positivos durante toda a jornada de seus públicos.
Ao adotar o conceito de luz e liberdade como parte de sua essência, a Yelum garante tranquilidade para que qualquer pessoa possa ser dona da sua própria jornada, sem abrir mão de estar seguro, mesmo em momentos de grandes transformações. Tudo isso só é possível a partir da flexibilidade de seu portfólio, que oferece possibilidades que se encaixam no dia a dia de diversos perfis e atendem à diferentes necessidades, além de trazer jovialidade ao mercado de seguros.

Você pode gostar
Entretenimento
Helloween anuncia única apresentação em São Paulo da turnê de 40 anos
Publicado
3 dias atrásem
8 de dezembro de 2025Por
Ocimar Freitas
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Entretenimento
Xuxa anuncia “O Último Voo da Nave” no Allianz Parque, em São Paulo
Publicado
1 semana atrásem
3 de dezembro de 2025Por
Ocimar Freitas
Em uma realização da 30e e apresentado pelo Itaú, o “xou” ocorre na capital paulista, no dia 25 de julho de 2026; a pré-venda exclusiva para clientes Itaú inicia no dia 4 de dezembro e a venda geral começa no dia 8 de dezembro, pelo site da Eventim
Poucos símbolos têm tanta força na memória afetiva dos brasileiros quanto a icônica nave da Xuxa. A fumaça invadia o cenário, a música começava e um veículo espacial chegava à Terra. Dele, descia uma figura de sorriso aberto, pronta para convidar todo mundo — baixinhos e altinhos — a embarcar numa viagem na qual a alegria, a música, a fantasia e a amizade se encontravam. Mais do que uma abertura de programa de televisão, aquilo era um ritual de encantamento. Uma passagem para um reino onde tudo era possível. E a nave, além de um elemento cenográfico, se tornou um portal para um universo onde os sonhos ganhavam forma. Agora, esse símbolo tão marcante da cultura pop brasileira será celebrado com a grandeza e o “adeus” que merece: no dia 25 de julho de 2026, no Allianz Parque, em São Paulo, Xuxa apresentará “O Último Voo da Nave” — um espetáculo realizado pela 30e, maior companhia brasileira de entretenimento ao vivo, e apresentado pelo Itaú. A pré-venda exclusiva para clientes do Itaú tem 15% de desconto no valor dos ingressos para compras realizadas com cartões de crédito do banco e começa no dia 4 de dezembro, às 10h; a venda geral começa ao meio-dia do dia 8 de dezembro, pelo site da Eventim (acesse aqui).

Xuxa
Créditos: Blad Meneghe
“‘O Último Voo da Nave’ é pra mim e pro meu público! Será um divisor de águas. Estou muito ansiosa pra que esse projeto saia do papel. Vai ser importante para mim como mulher, artista, profissional e também pra quem gosta de mim e me acompanha por gerações. Eu quero ver essas pessoas que cresceram comigo se soltarem em um momento mágico”, afirma a apresentadora Xuxa Meneghel sobre o show.
“A conexão que a Xuxa mantém com o seu público e a forma como ela conquista novas gerações são algo extraordinário. É o que faz dela uma das maiores artistas do nosso país”, comenta Alexandre Wesley, VP Global Music Promoter da 30e. “Ela consegue transferir essa paixão para todo o universo que construiu. Teremos a nave como protagonista de um espetáculo que transportará os fãs para uma experiência imersiva”, complementa.

“Estar ao lado desse último voo da nave reforça nosso compromisso de transformar momentos culturais em uma plataforma estratégica de relacionamento, unindo emoção, relevância e impacto de marca. Ao oferecer pré-venda exclusiva e condições especiais, queremos entregar benefícios tangíveis aos nossos clientes. Assim, conectamos cultura, produto e experiência de forma integrada, fortalecendo o papel do Itaú como parceiro em todas as jornadas e como um banco que gera valor real para as pessoas”, afirma Rodrigo Montesano, Superintendente de Experiências e Conexões de Marcas do Itaú.
Com uma megaestrutura de produção, o espetáculo contará com cenários criados especialmente para “O Último Voo da Nave”: projeções, luzes, efeitos visuais e ainda a participação de personagens da turma da Xuxa que marcaram época. Mas a proposta vai além da nostalgia. O espetáculo percorrerá diferentes fases da carreira da artista, da estreia no lendário “Xou da Xuxa” aos programas Xuxa Park e Planeta Xuxa, passando pelos sucessos do cinema, como Lua de Cristal, até chegar à era do Xuxa Só Para Baixinhos, que encantou uma nova geração.
“A Xuxa é uma artista que inspira pessoas de todas as idades e gerações com sua sensibilidade e senso de humanidade. É uma mulher que sempre esteve à frente do seu tempo, abrindo caminhos e criando sonhos. E para mim é mais que especial fazer parte da criação desse show, trazendo o universo da Xuxa junto à sua Nave, que é um símbolo repleto de memória afetiva, emoção e dono de uma conexão única com o público”, afirma o diretor geral do projeto, Kley Tarcitano.
Xuxa reúne números expressivos: são cerca de 1,5 milhão de ouvintes mensais no Spotify e mais de 2 bilhões de views em seu canal no YouTube. Além disso, já vendeu mais de 30 milhões de discos só no Brasil.
“O Último Voo da Nave” é uma celebração especial que reafirma a carreira sem precedentes e com o intuito de valorizar o que Xuxa sempre se dedicou a fazer: emocionar famílias, tocar diferentes gerações e lembrar que a infância mora para sempre dentro da gente.
SERVIÇO:
Xuxa – O Último Voo da Nave @ São Paulo
Realização: 30e
SÃO PAULO
Data: 25 de julho de 2026 (sábado)
Local: Allianz Parque – Av. Francisco Matarazzo, 1705 – Água Branca, São Paulo
Classificação Etária: Entrada e permanência de crianças/adolescentes de 05 a 15 anos de idade, acompanhados dos pais ou responsáveis, e de 16 a 17 anos, desacompanhados dos pais ou responsáveis legais.
Ingressos:
Cadeira superior: R$ 97,50 (meia-entrada legal) | R$ 136,50 (entrada social) | R$ 195,00 (inteira)
Pista: R$ 147,50 (meia-entrada legal) | R$ 206,50 (entrada social) | R$ 295,00 (inteira)
Cadeira Inferior: R$ 182,50 (meia-entrada legal) | R$ 255,50 (entrada social) | R$ 365,00 (inteira)
Pista Premium: R$ 297,50 (meia-entrada legal) | R$ 416,50 (entrada social) | R$ 595,00 (inteira)
Pacote Pacote VIP Pit A e Pit B: R$ 1.197,50 (meia-entrada legal) | R$ 1.316,50 (entrada social) | R$ 1.495,00 (inteira)
Pacote Pit A e Pit B
Incluso:
Ingresso Pista Premium
Área exclusiva próxima do palco (Pit A e Pit B)
Open Bar
*Proibido para menores de 18 anos, mesmo que acompanhados pelos pais.
Pré-venda clientes Itaú: 4 de dezembro, 10h, até o dia 6 de dezembro, às 10h
Venda geral: 8 de dezembro, 12h on-line e às 13h na bilheteria oficial
Vendas online em: https://www.eventim.com.br/xuxa
Bilheteria oficial: Allianz Parque – Endereço: Rua Palestra Itália, 200 – Portão A – Perdizes – São Paulo/SP
Funcionamento: Terça a sábado das 10h às 17h | *Não há funcionamento em feriados, emendas de feriados, dias de jogos ou em dias de eventos de outras empresas.
Benefício para clientes Itaú
Pré-venda exclusiva com 15% de desconto no valor dos ingressos para compras com cartões de crédito
*Compra de 4 ingressos por CPF – sendo aplicável somente a ingressos inteira, de qualquer setor, sujeito a disponibilidade
Parcelamento em até 3x sem juros
O parcelamento em até 3x sem juros é válido para qualquer compra com cartão Itaú, na pré-venda ou não, tenha desconto, ou não no ingresso.
SOBRE A 30e:
A 30e é a maior e a mais relevante companhia brasileira de entretenimento ao vivo. Com a missão de entregar felicidade e criar memórias inesquecíveis, a empresa tem a inovação, a excelência e as pessoas no centro de tudo o que faz. E, desta forma, a 30e ganhou reconhecimento global como a nova geração do setor. A companhia construiu credibilidade junto ao mercado e ganhou a confiança dos artistas internacionais e nacionais, além dos fãs de música. Já realizou shows de Paul McCartney, System of a Down, Lana Del Rey, Twenty One Pilots, Florence and the Machine, Kendrick Lamar, Slipknot, Gorillaz, The Killers, Roger Waters e Bring Me The Horizon no país. Como uma empresa 100% brasileira, a 30e tem as credenciais necessárias para dimensionar os artistas nacionais e idealizou tours que transformaram a perspectiva do showbiz no Brasil. A turnê Titãs Encontro, a SUPERTURNÊ do Jão, a despedida do Natiruts dos palcos e, agora, a última turnê de Gilberto Gil, TEMPO REI, são exemplos disso. A companhia realiza mais de 200 eventos por ano e tem a projeção de impactar 4 milhões de pessoas em 2025 — sempre desenvolvendo o seu posicionamento de “Delivering Happiness”.
Entretenimento
Headliner do Monsters of Rock, Guns N’ Roses amplia turnê pelo Brasil
Publicado
2 semanas atrásem
24 de novembro de 2025Por
Ocimar Freitas
|
|
|
|
|
|
|
|
|
NATAL NO PÁTIO CIANÊ
PATRULHA CANINA NO GRANJA
Izabela Toledo lança o livro ‘Segredos para Mexer o Doce’, utilizando metáforas culinárias para falar das experiências diárias da vida
Destaque
-
Informação5 anos atrás
DOC MARIZ LANÇA O LIVRO “CARECAS NÃO COMEM QUIBE”, SOBRE HUMOR NA PANDEMIA
-
Entretenimento3 anos atrás -
Apoio6 anos atrásOraci
-
Zoo GermaMota (Pet)5 anos atrásPet Games
-
Apoio6 anos atrásD & P
-
Apoio6 anos atrásTécnico Odimar
-
Apoio6 anos atrásD & J
-
Ocimar TV mais2 anos atrásDESCUBRA COMO TRATAR A DIABULIMIA: DOENÇA QUE ASSOCIA A DIABETES COM BULIMIA NERVOSA


