Conecte-se conosco

Pautas Especiais

A fome emocional é um dos disfarces favoritos da ansiedade!

Publicado

em

 

DRA CAROLINA MANTELLI BORGES – MEDICA PÓS GRADUADA EM ENDOCRINOLOGIA E METABOLOGIA, RESPONSAVEL PELA ENDOCRINOLOGIA DA CLINICA DE ESPECIALIDADES INTEGRADA

O que é a fome emocional?

É qualquer tentativa de compensar solidão, estresse, ansiedade, sentimento de culpa ou de vazio com quantidades abundantes de comida. Fome emocional, ou psicológica, é a fome que não tem ligação com a sustentação da vida.

Implica em comer pelo simples fato de comer! A fome emocional é a que nos faz comer mais e mais, apesar de já estarmos satisfeitos ou até passando mal. É ela que nos faz engordar.

Entre os casos de fome compulsiva, a voracidade por carboidrato é o mais comum de todos. O açúcar proporciona uma sensação momentânea de bem-estar. E isso faz com que a pessoa coma o tempo todo, sem perceber.

É comum pessoas que não abdicam nem por algumas horas dos carboidratos, reclamando que não sabem por que engordam.

O transtorno do comer compulsivo vem sendo reconhecido nos últimos anos como uma síndrome caracterizada por episódios de ingestão exagerada e compulsiva de alimentos. Porém, diferentemente da bulimia nervosa, essas pessoas não tentam evitar ganho de peso com métodos compensatórios

. Os episódios vêm acompanhados de uma sensação de falta de controle sobre o ato de comer, sentimento de culpa e de vergonha; mal sentindo o gosto dos alimentos ingeridos.

 

Características

Episódios de ingestão exagerada de alimentos, Comer sem ter fome, Dietas frequentes e restritivas, Sensação de incapacidade de parar de comer, Flutuação do peso, Humor deprimido, Comer em segredo (escondido) por sentimento de vergonha e culpa, Obesidade, Baixa autoestima, Comer para lidar com problemas emocionais, síndrome do “eu mereço”, vitimismo, etc.

 

Complicações Médicas

Pressão alta, Aumento do colesterol, Diabetes, Complicações cardíacas. Para ajudar em seu emagrecimento é essencial aprender a reconhecer a diferença entre fome física e fome psicológica, e passar a comer apenas pela fome do estômago.

Geralmente as pessoas compulsivas comem pela fome emocional e por isso engordam.

 

Quer saber de maneira simples se você apresenta traços de compulsão alimentar?

Se sua mão, ou sua mente, movem-se, inconscientemente, em busca de comida quando você não está com fome, você é considerada uma pessoa compulsiva alimentar.

 

Emoções podem desencadear os episódios de comer por compulsão ou culpa. Muitas pessoas relatam que a ruaiva, a tristeza, o tédio, a ansiedade e outros sentimentos negativos podem desencadear os episódios de comilança.

 

As restrições exageradas na tentativa de emagrecer ou o estresse e as frustrações do dia a dia podem provocar um impulso incontrolável pela ingestão de comida. As emoções costumam ser as principais causadoras desse distúrbio.

 

Você já parou alguma vez para avaliar o que o leva comer de forma compulsiva?

Na grande maioria das vezes, comemos sem nem saber o porquê; nos empanturramos de comida, e acabamos ingerindo juntamente emoções sem perceber. Engolimos junto com a comida raiva, medos, tristeza, solidão, ansiedades, frustrações e nem nos damos conta do quanto isso é prejudicial para o nosso organismo e nossas células.

Na maioria das vezes, chegamos até a passar mal, sentimos o estômago pesar, mal-estar, mas nem pensamos no motivo desses acontecimentos. Quando paramos para refletir, nos admitimos e nos reconhecemos, acabamos nos dando conta que a comida serve como forma de amortizar o que na realidade não queremos enxergar, ou resolver, seja por receio, preguiça, crenças, ou simplesmente para não encarar de frente algo que nos incomoda ou machuca.

Sentimentos de angústia, cansaço, raiva, tédio, tristeza, ansiedade ou euforia comumente desencadeiam esse processo. As causas deste transtorno ainda são desconhecidas. Porém, sabe-se que em média, 50% possui histórico de depressão. Se a depressão ér causa ou efeito do transtorno, ainda não está bem claro. Embora ainda não esteja claro o papel das dietas nestes quadros, sabe-se que, em muitos casos, os regimes excessivamente restritivos podem piorar ou desencadear o transtorno. Dependendo do momento que o indivíduo vive, lutar contra a gordura é muito difícil. Isso pode acontecer quando estamos fragilizados, em crise, tristes, sozinhos.

Nessa hora, encarar o espelho e perceber que além de todos os problemas, existe mais um: o corpo. É muito duro. Nosso cérebro entende isso e ativa mecanismos de defesa. Dessa forma, você não vê, bloqueia ou minimiza o que está estampado à sua frente (os quilos a mais) e segue a vida se enganando, porém, “sem” sofrer. É exatamente isso que a mente do gordo quer: evitar o sofrimento, pois acredita que não está em condições de encarar os problemas de frente. Todo esse aspecto está relacionado à questão da autoimagem. Quanto mais distante da realidade, maior será a dificuldade em emagrecer.

O transtorno do comer compulsivo é encontrado em cerca de 2 % da população em geral, mais frequentemente acometendo mulheres entre 20 e 30 anos de idade. Pesquisas demonstram que 30% das pessoas que procuram tratamento para obesidade ou para perda de peso são portadoras de transtorno do comer compulsivo. Muitas vezes sem se dar conta disso. Em geral, o impulso de comer em situações de tristeza ou ansiedade nasce de uma tentativa do nosso cérebro de voltar ao equilíbrio neuroquímico, que fica desestabilizado quando vivenciamos fortes emoções.

Alimentos ricos em açúcar e gordura, podem aumentar a quantidade de serotonina e endorfina (ligadas a sensação de prazer e bem-estar) em nosso cérebro. O estresse é entendido pelo organismo como uma ameaça, e para se defender busca estocar energia; e é por isso que acabamos recorrendo a alimentos mais calóricos. Alimentos ricos em triptofano ajudam na sensação de bem estar e, diminuem vontade por doces. (Castanha do pará, banana, maçã, aveia e grãos em geral são alguns desses alimentos).

Não fique longos períodos sem se alimentar, o jejum prolongado causa diminuição nas quantidades de glicose no sangue, aumentando os sinais da fome e, desencadeando vontade por doces. Mas não são apenas as emoções negativas que podem favorecer a ingestão de alimentos calóricos.

Estados emocionais positivos também podem ser gatilhos para a compulsão alimentar, conforme afirma um estudo realizado por pesquisadores da Universidade do Texas. Eles descobriram que o alimento pode ser utilizado para intensificar os sentimentos positivos, como uma parte importante do ritual de celebração e merecimento.

 

Todo mundo está sujeito a passar por episódios assim?

Pode acontecer com qualquer pessoa, porem depende dos gatilhos emocionais de cada um. Informe-se sobre os fatores que causam ou contribuem para os transtornos alimentares. Pois há um número de possíveis causas atrás desses transtornos e elas podem incluir fatores neurobiológicos e hereditários, baixa autoestima, alta ansiedade, desejo de ser perfeito, necessidade constante de agradar pessoas, relações problemáticas, abuso sexual ou físico, conflitos familiares e inabilidade de expressar emoções.

Por causa da correria da vida pessoal e profissional, muitas pessoas não prestam atenção ao que comem, e pior: exageram na refeição passando, logo depois, um longo período de tempo sem comer nada, se presenteando então com um suculento jantar.

 

Mulheres perfeccionistas, inseguras, depressivas, ansiosas, e muito preocupadas com o corpo são vítimas preferenciais deste tipo de comilança.

 

Quando eles ficam frequentes?

A ingestão de alimentos ricos em açúcar ou que são rapidamente transformados em glicose, promovem grande liberação de insulina na corrente sanguínea. Só que, com a insulina alta, a pessoa sente ainda mais fome e mais vontade de consumir alimentos doces. Por esse motivo, a ingestão de alimentos que possuem alto índice glicêmico, pode levar a um círculo vicioso.

 

Fome emocional pode chegar a se tornar um transtorno alimentar?

Sem duvida! Se não controlada, essa compulsão pode acabar com a dieta e ainda chegar a níveis mais graves, relacionando-se com transtornos alimentares como anorexia, bulimia e síndrome do comer noturno.

A fome emocional é um problema de saúde e encontra-se entre os Transtornos Alimentares Invisíveis, que assim são chamados por causarem ingestão compulsiva e cega de alimentos; a pessoa com fome emocional consome com compulsão quando está triste, feliz, com raiva ou zangada, por exemplo, sem ao menos perceber que está comendo. Basicamente, se você consome um biscoito cada vez que sente qualquer emoção, você está comendo” emocionalmente”.

A pessoa come saladas e evita doces na frente dos amigos, mas de madrugada, sozinha, devora tudo o que vê pela frente, sem nem notar qualidade ou quantidade dos alimentos! Mas acreditam que só comendo vão preencher o vazio interno que sentem.

 

Só quem tem problemas de sobrepeso e obesidade sofrem com isso?

Um dos comportamentos que ajudam as pessoas a engordar é a chamada fome noturna. Comer durante a noite não tem nenhuma relação com uma possível disfunção hormonal. Na verdade, é uma alteração de comportamento.

Quando tentamos nos enganar com a desculpa do “eu mereço” para atacar a sobremesa, isso tem uma explicação: vício em açúcar. Diversos estudos constataram que esta compulsão pode ser considerada tão séria e tão forte quanto o alcoolismo e o tabagismo.

Pesquisadores das universidades de Princeton, realizaram testes com camundongos mostraram que o vício em açúcar leva à compulsão e à síndrome de abstinência. Em humanos, imagens cerebrais mostraram que a imagem de um sorvete em pacientes normais gera a mesma sensação prazerosa no cérebro que imagens de um cachimbo de crack para um viciado.

O excesso de demandas, expectativas e frustrações, sejam na área profissional, familiar, amorosa ou financeira, podem gerar a fome emocional.

Uma bronca, rompimentos emocionais, momentos de mudanças na vida pessoal, troca de emprego ou falta de dinheiro são situações que comumente causam essa compulsão. Fique atento a situações como essas na sua rotina.

É válido fazer um diário alimentar, anotando sempre como se sentia no momento que comeu demais; assim ficará mais fácil identificar de onde vem a compulsão. Quando a pessoa consegue identificar o que está causando essa necessidade, ela se conscientiza do buraco sem fundo que está se colocando e da real causa de sua necessidade e pode aprender a controlar esse comportamento.

Se você é um ”night eater”, o melhor que tem a fazer é procurar um endocrinologista, um terapeuta especializado em transtornos alimentares e um nutricionista.

 

Como se livrar da fome emocional?

Resgatar a autoconfiança é fundamental. Lembre-se de como era sua vida antes desses episódios terem início; e resgate antigos valores.

É preciso perceber o que lhe dá prazer. Se a comida acalma, procure um outro prazer que cause a mesma sensação.

A solução está em acreditar que é capaz. Para dar um basta nesse comportamento e emagrecer é fundamental tornar-se independente e, aos poucos, passar a ter total controle sobre a própria vida.

Temos que emagrecer a mente e não só o corpo se quisermos nos manter magros. Mas este ainda é o quesito mais difícil!

 

Identifique qual é a emoção que você sente quando tem vontade de comer.

Comece fazendo suas atividades normais e quando sentir desejo de comer, pense: “Estou com fome mesmo ou se trata de fome emocional (estou ansiosa, triste, com raiva)?

Você pode dizer se está verdadeiramente com fome ouvindo seu estômago; pare por 1 minuto e pense em seu estomago.

Se você não sente dores de fome, se não sente o estômago roncando ou vazio, você não está com fome, e sim está com gula, mente gorda.

Portanto, acalme-se bebendo um copo de agua (o cérebro confunde sede com fome) ou masque uma goma que seja saborosa, mas que não contenha açúcar e encontre outra maneira de celebrar a felicidade ou raiva.

Grite, bata, chute, escreva, faça meditação; faça qualquer coisa, mas fique longe da comida! Mantenha um diário de seus hábitos alimentares.

Isto o ajudará a rastrear o que desencadeia a sua fome emocional e pode ajudá-lo a resolver o problema.

Permita-se sentir a emoção que você vem tentando preencher com comida. Durante o processo de sentir essas emoções, antes evitadas, fale consigo mesmo: “Eu me permito experimentar uma gama completa de emoções”.

Às vezes, os sentimentos dos quais você está fugindo podem ser muito mais fáceis de enfrentar do que você imagina e você pode se libertar do padrão apenas se recusando a fugir deles.

Inclua no cardápio alimentos saudáveis que elevem os níveis de serotonina.

O cérebro controla todos os nossos impulsos e estímulos.

Quando a estimulação e inibição estão nos níveis corretos, seu emocional está na medida certa. Mas, se você come de forma errada, esse processo fica desequilibrado. Quanto mais descompensada estiver a relação entre os neurotransmissores, mais ansiedade é gerada, e, consequentemente, a compulsão alimentar aparece.

Dietas ricas em serotonina evitam que a fome emocional apareça. Por isso, mude sua alimentação já!

Combata a compulsão alimentar descobrindo gatilhos emocionais. Não se recrimine, não se xingue, não se culpe se acontecer (o que é provável) de você comer por emoção.

Apenas perceba que o fez e se proponha tentar novamente esperar a fome física.É preciso que você restabeleça a ligação entre o alimento e a fome física, ou seja, parar de procurar comida quando não estiver com fome, e se permitir comer quando tiver fome física, sem grandes restrições alimentares.

Para deixar de ser um compulsivo e emagrecer, você precisa agir como uma pessoa que se alimenta de maneira normal e colocar a comida, de novo, em seu devido lugar. Espere sentir fome do estômago, e pare de seguir um horário pré-determinado para se alimentar (ex.: hora do café, almoço ou jantar).

O que de fato importa é que você se alimente de acordo com a fome, e não, de acordo com o relógio. Tente não pensar em “dieta” quando sentir a fome física. A privação leva à ansiedade, frustração e à compulsão alimentar.

Coma devagar, mastigue bem.

A mastigação lenta aciona o mecanismo de saciedade, consequentemente, lhe ajuda a comer menos. Separe emoção de fome.

Quando estiver comendo evite conversas que mexam com suas emoções: trabalho, relacionamentos, dinheiro etc.

Tudo isso pode parecer muita coisa a ser feita e muitos sentimentos a revisar, mas na realidade é pouco para mudar sua imagem-mental e seus comportamentos. E, então, aceitar-se como uma pessoa gorda que pode, e vai emagrecer com toda certeza.

@dramantelli

A fome emocional prejudica as dietas?

Completamente! As crises, rápidas, duram de 3 a 8 minutos, mas produzem verdadeiros estragos: o compulsivo passa a ter extrema dificuldade para emagrecer e manter o peso. Existem alimentos que provocam a compulsão, assim como momentos mais propícios, mas eles variam de pessoa para pessoa.

O importante é identifica-los para ficar alerta e evitar cair na tentação.

Há vários estudos sobre algo que chamamos de ‘emotional eating’.

A expressão se refere ao hábito de comer em demasia em resposta a vários estímulos emocionais, não só os negativos como também os positivos.

 

Quando é preciso de acompanhamento médico?

Para quem já caiu na armadilha de comer além da conta, por impulso, e agora deseja emagrecer, é indicado seguir algumas tecnicas que vão muito além da dieta.

Se a pessoa apenas restringe o cardápio, até perde peso, mas não vai permanecer assim por muito tempo.

Sua emoção continuará sendo direcionada para o lugar errado, provocando o impulso de comer, e ela voltará a engordar. Libertar-se desse impulso é possível quando se aprende a lidar com as emoções.

O auxílio de um profissional qualificado pode ajudar a separar as sensações físicas de fome e saciedade de outras necessidades ou impulsos para comer, como cansaço, raiva ou tédio. O tratamento exige uma abordagem multidisciplinar.

O acompanhamento médico faz-se necessário pelo risco de obesidade, diabetes, etc; medicações antidepressivas também têm se mostrado eficazes para diminuir os episódios de compulsão e sintomas depressivos.

E lembre-se sempre: peso ideal não existe. Ele se situa naquele ponto da balança em que você se olha no espelho – para valer – e sente-se feliz e em harmonia.

O mais importante de tudo é viver bem!! É importante estar ciente de que há outros tipos de transtornos, e se você tiver qualquer dificuldade ou relação infeliz com os alimentos, converse apenas com um terapeuta ou médico, que estão aptos a identificar seu problema específico.

 

Dicas

Não faça dietas muito rígidas, pois assim voce estará se privando de muitos alimentos. Além de perder em nutrientes, esse tipo de regime colabora para a compulsão.

Lembre-se de que por mais gostoso que seja um determinado alimento, não irá desaparecer da face da terra. Você poderá comê-lo mais tarde ou mesmo outro dia.

Coloque em sua cabeça, que nenhum tipo de comida está proibido, mas apenas restrito. A proibição de um alimento, cria um desejo exagerado por ele; comida só cura a fome. Problemas e sentimentos tem outro tipo de solução, como uma boa conversa, um desabafo, uma ida ao cinema, etc.

Não coma em pé ou andando pela casa. Assim não vai saborear os alimentos e nem perceber quando estiver saciada.

Preste atenção ao sabor dos alimentos.

Se estiver comendo algo de que não gosta muito, ou que não está bem preparado, pare.

Seja mais exigente.

Escolha sua comida.

Cima devagar, pois só assim poderá perceber quando estiver satisfeita!

Continuar Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pautas Especiais

FAICI 2024 anuncia datas do concurso da Rainha e mais novidades

Publicado

em

A Comissão Organizadora da FAICI 2024 segue empenhada e trabalhando para fazer da edição deste ano uma das maiores e melhores festas da história. Na última semana, foi divulgada uma série de novidades que prometem aquecer ainda mais o evento que acontece entre os dias 02 e 10 de agosto, em Indaiatuba.

O concurso Rainha FAICI 2024 terá a sua primeira seletiva no dia 25 de maio. 30 candidatas participarão da semifinal no dia 22 de junho. Dessas, 15 estarão na final que vai acontecer no dia 13 de julho. Todas as etapas do concurso serão realizadas na praça de alimentação do Shopping Jaraguá, em Indaiatuba. Para a corte deste ano, serão eleitas a Rainha FAICI, Princesa, Madrinha, Miss Simpatia e Garota Rodeio.

Na última terça-feira (14), foi ao ar o episódio de estreia do FAICI cast – o podcast da Festa do Peão de Indaiatuba. A atração, comandada por José Marques Barbosa, presidente da FAICI, e o empresário, Pedro Queiroz, acontecerá sempre às terças, às 20h, com transmissão pela TV Regional, além dos canais de Youtube, tanto da TV como da FAICI. Na programação, sempre muita música boa, entrevista e revelações dos bastidores de uma das maiores festas do Estado de São Paulo. O primeiro episódio contou com a participação do locutor Marco Cruz e da cantora Luciana Santtos e pode ser conferido no link: https://www.youtube.com/watch?v=QtbHwFl_vp4

A partir deste mês de maio, a praça de alimentação do Shopping Jaraguá promete ser um grande esquenta para o rodeio. Todos os sábados, até o dia 13 de julho – data da final do concurso Rainha FAICI 2024 – o Palco FAICI vai reunir grandes artistas da cena musical de Indaiatuba e região. Os shows acústicos irão acontecer sempre a partir das 19h.

“Como havíamos prometido desde o final do ano passado, que iríamos anunciar muitas novidades no decorrer dos meses e estamos cumprindo. E podem aguardar que mais surpresas ainda podem chegar”, diz José Marques Barbosa, presidente da FAICI.

Vale lembrar que a abertura da 35ª edição da festa, dia 02 de agosto, terá os shows de Bruno & Marrone e Léo & Raphael. No dia 03 de agosto, a Brasa Burguers apresenta os shows da cantora Simone Mendes, da dupla Guilherme & Benuto e do cantor Luan Pereira. Para encerrar o primeiro final de semana, no dia 04 de agosto, a FIAT Balilla traz o grande fenômeno do momento da música sertaneja, a “Boiadeira”, Ana Castela.

A segunda semana da FAICI começa no dia 08 de agosto. Neste dia, a Padaria Líder apresenta os shows de Luan Santana, Renan Teixeira e Nathan Alves. Dia 09 de agosto, Henrique & Juliano comandam a galera presente. E, para fechar o evento com chave de ouro, no dia 10 de agosto, o GoodBom Supermercados apresenta os shows de Jorge & Mateus, Pedro Sampaio e D’Lucca & Gabriel.

LOJA FAICI
A FAICI 2024 conta com uma loja própria dentro do Shopping Jaraguá, em Indaiatuba. No espaço, o público pode adquirir todos os tipos de ingressos para a festa. Além dos ingressos, diversos itens personalizados da festa, como bonés, copos térmicos, calças e camisetas estarão disponíveis para venda.

A loja da FAICI está localizada próximo à entrada principal do shopping, pelo estacionamento. O espaço funcionará de segunda a sábado das 10h às 22h e domingos e feriados das 12h às 18h.

INGRESSOS
Para garantir os ingressos, basta acessar a página da Fantickets. Já estão disponíveis ingressos para os camarotes Infinity Prime e Super Premium, para a Pista e também o Passaporte FAICI, que pela primeira vez está à venda pela internet.

O Passaporte FAICI dá acesso aos seis dias de evento no setor Pista por um preço muito especial. A compra pode ser feita pela internet em https://bio.link/faici2024 ou então pelo site www.faici.com.

CAMAROTES
O Super Premium tem visão privilegiada do palco principal, atendimento diferenciado, banheiros e serviço de bar exclusivos. O camarote garante acesso à Área VIP, espaço localizado entre palco e arena, para ficar bem pertinho do seu artista preferido.

O Infinity Prime é, simplesmente, a melhor experiência da FAICI. Por aqui, o sistema é all inclusive, com diversas opções gastronômicas à vontade. Entre as bebidas, basta escolher entre água, suco, refrigerante, gim, cerveja ou chope.

Ao comprar seu ingresso para o Infinity Prime, você garante sua camiseta, que é de uso obrigatório. A peça pode ser retirada dias antes da FAICI (pode deixar que avisaremos quando, onde e como) ou então customizá-la na entrada do camarote, onde haverá uma equipe especializada à sua disposição.

O Infinity Prime oferece também um espaço de beleza para que mulheres e homens possam dar aquele retoque final no look para curtir a FAICI 2024.

Quem aproveita a FAICI no camarote mais desejado ainda tem acesso à Área VIP, para assistir aos shows de pertinho, nesta experiência premium que é obrigatória.
Mas vale lembrar: é proibida a entrada e permanência de menores de 18 anos no Infinity Prime, mesmo que acompanhados dos pais e/ou responsáveis.

ESPORTE
As competições serão organizadas pela Liga Nacional de Rodeios e pela Ekip Rozeta. A PBR (Professional Bull Riders), empresa norte-americana que promove competições internacionais de Montaria em Touros vai marcar presença na segunda semana da FAICI. Valendo vaga para a final da Festa do Peão de Barretos, a etapa de Indaiatuba vai valer pela semifinal e promete reunir grandes competidores nacionais. A tradicional prova dos três tambores também é uma das atrações da festa.

PALCO CULTURAL
Depois do grande sucesso que foi o palco 360 graus instalado no meio da Praça de Alimentação da festa, ano passado, o “Palco Cultural” vai seguir nesta edição. Durante todos os dias da festa vários artistas da região estarão se apresentando levando alegria e boa música para o público. Vale lembrar, que em cada edição, a FAICI gera mais de dois mil empregos direto e indiretamente.

BANCO DE EMPREGO
Confirmando o compromisso e responsabilidade social com a população de Indaiatuba, a FAICI lançou o programa “Banco de Emprego” para moradores do município e região que queiram trabalhar durante o evento. Quem tiver interesse pode enviar o currículo no e-mail trabalheconosco@faici.com.

SHOWS
02/08 – Bruno & Marrone e Léo & Raphael
03/08 – Simone Mendes, Guilherme & Benuto e Luan Pereira
04/08 – Ana Castela
08/08 – Luan Santana, Nathan Alves e Renan Teixeira
09/08 – Henrique & Juliano
10/08 – Jorge & Mateus, Pedro Sampaio e D’Lucca & Gabriel

FAICI
Data: 02 a 10 de agosto
Local: Avenida General Motors – SP-75 (ao lado da Toyota) – Indaiatuba/SP.
Informações: (19) 9 9620 2320 / www.faici.com

Site: www.faici.com | Facebook: FaiciOficial | Instagram: FaiciOficial

Imagens para download:
https://drive.google.com/drive/folders/1VMEcmJrZvhmxpjq02pQLh1SltJnsYayZ

Continuar Lendo

Pautas Especiais

Azza reforça plano de expansão e unifica pacote de serviços e benefícios para todos os seus clientes

Publicado

em

Operadora já soma mais de 145 mil assinantes pelo interior de SP

A operadora Azza, fundada em 2011 na cidade de Monte Mor (SP), acaba de anunciar a unificação de seus pacotes de serviços e benefícios para seus mais de 145 mil assinantes espalhados por mais de 40 cidades do interior paulista. A empresa oferece Internet 100% fibra de ultra velocidade e conexão sem interferência de sinal com planos que vão até 2 GB para as Regiões de Sorocaba, Taboão da Serra, Vale do Ribeira e Itupeva. 

Com a missão de conectar pessoas, dispositivos e redes por meio de serviços de telecom contribuindo com o processo de inclusão digital no Brasil, a Azza vem se tornando uma das maiores operadoras do interior paulista e segue a todo vapor com seus projetos de expansão para 2024. Dados da Anatel colocam a Azza na liderança absoluta de velocidade de banda larga fixa no País.

Segundo Claudio Placa, diretor geral da companhia, a empresa espera fechar o ano de 2024 com um faturamento de cerca de R$ 164 milhões. “Em 2023, trabalhamos na consolidação do nosso crescimento para conquistar o mercado de forma sustentável. Em 2024, continuamos investindo em tecnologia para entregar serviços de alta qualidade para residências, empresas e condomínios. Nosso compromisso é oferecer velocidade e estabilidade no mercado para conectar e aproximar cada vez mais as pessoas, diminuindo barreiras físicas e expandindo horizontes”, explica.  

        

  Conectando o interior paulista de ponta a ponta, a Azza agora unificou seus pacotes de serviços e benefícios para todos os seus clientes. Para aprimorar cada vez mais nosso atendimento e a entrega do nosso trabalho, agora todos os nossos assinantes dispõe dos mesmos pacotes de serviços e benefícios, independentemente da região”, explica Claudio.

A empresa possui três pacotes para os assinantes, todos com instalação gratuita, Wi-Fi Advanced e Premium Dual Band e atendimento 24 horas por dia em todos os dias da semana:

– 400 Mega por R$ 89,90 mensais

– 800 Mega por R$ 99,90 mensais

– 1 Giga por R$ 139,90 mensais

Os benefícios oferecidos aos clientes são:

– aplicativo Smart Azza: pelo celular, o cliente tem acesso à segunda via de boletos, contrato e nota fiscal, entre outras funcionalidades

– Clube de Vantagens Azza: cashback e descontos exclusivos em mais de 25 mil estabelecimentos

– Azza Cursos: app que reúne apostilas digitais com diversas matérias do Ensino Médio

– Azza Livros Digitais: e-books e audiobooks de clássicos da Literatura Brasileira, além de obras religiosas e biografias

– Azza Telemedicina: rede particular de saúde com atendimento emergencial de clínico geral 24 horas por dia e consultas remotas sem limite de uso

– Azza TV: mais de 50 canais de TV

– Azza Play: canais de TV, filmes, séries e conteúdos infantis

– Azza Music: plataforma com mais de 50 canais de música sem interrupção

– Manual do Cliente: versão digital do Manual no celular

Sobre a Azza

Fundada em 2011, a operadora Azza provém serviços de acesso à Internet para residências, empresas e condomínios em mais de 40 cidades do interior de São Paulo. Com mais de 600 colaboradores, a empresa está consolidada no Setor de Telecom com o objetivo de se tornar a maior provedora de Internet do seu segmento. Conectando o interior paulista de ponta a ponta, a empresa já transformou a vida de miliares de usuários com qualidade, tecnologia e segurança ao oferecer Internet 100% fibra de ultra velocidade.

A Azza trabalha com equipamentos de ponta das marcas DPR e Nokia, que garantem conexão, velocidade sem interferência de sinal e planos que vão até 2 GB, além de oferecer o melhor Wi-Fi do mercado com instalação gratuita.

A empresa conta, também, com profissionais altamente qualificados e experientes para atender aos mais altos níveis de exigência de seus clientes conectando pessoas e contribuindo para a inclusão digital no Brasil.

Continuar Lendo

Pautas Especiais

Especialista em direito migratório explica as mudanças do ETIAS a partir de 2025

Publicado

em

Dra. Livia Suassuna, conceituada advogada de imigração, acaba de compartilhar sua perspectiva sobre o impacto do Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagens (ETIAS) para os brasileiros que planejam visitar a Europa.

Com vasta experiência em questões migratórias, Livia ressalta a relevância de estar bem-informado sobre as mudanças nas políticas de imigração europeias.
O ETIAS, um sistema eletrônico de autorização de viagem, está programado para entrar em vigor a partir de 2025, exigindo que os viajantes brasileiros obtenham autorização prévia antes de embarcar para países da União Europeia ou do Espaço Schengen. Esta iniciativa visa reforçar o controle nas fronteiras, prevenir ameaças terroristas e combater a imigração ilegal, de acordo com Suassuna.

“Para os brasileiros, que atualmente desfrutam de isenção de visto para viagens turísticas à Europa, o ETIAS representará uma mudança significativa. O processo de obtenção do ETIAS será totalmente online e desburocratizado, conforme explicado por Livia. Os viajantes serão obrigados a preencher um formulário online, fornecer informações básicas e pagar uma taxa de 7€ (gratuita para menores de 18 anos e maiores de 70 anos). Após a aprovação, a autorização ETIAS será válida por três anos, permitindo múltiplas viagens à Europa com estadias de até 90 dias a cada período de 180 dias”, enfatiza a advogada.

Para Dra. Livia, é crucial distinguir entre o ETIAS e o visto tradicional. Enquanto o ETIAS é destinado a estadias de curta duração para fins turísticos, o visto tradicional continua sendo necessário para aqueles que desejam trabalhar ou residir na Europa.

A especialista em direito migratório, que trabalha e mora em Londres há muitos anos, reforça a importância de estar atualizado sobre as regulamentações de imigração e planejar com antecedência para garantir viagens tranquilas e sem problemas. Com a implementação iminente do ETIAS, é fundamental que os brasileiros estejam cientes das mudanças nas políticas de viagem para a Europa.

Continuar Lendo

Destaque

Copyright © 2023 ocimar.com. Todos os direitos reservados.