Conecte-se conosco

Entretenimento

Meat Day Festival terá pela primeira vez iniciativas sustentáveis implantadas pelo chef Idolo Giusti – 01 de Julho

Publicado

em

Objetivo de um dos maiores eventos de churrasco da região de Piracicaba é se tornar 100% sustentável

 O chef Idolo Giusti – especializado em culinária ancestral e mateira – leva projeto de metas sustentáveis para o Meat Day Festival, que acontecerá no próximo sábado, dia 01 de julho, no Clube da Caterpillar, em Piracicaba. É uma ação inédita do evento de churrasco, considerado um dos maiores da região.

“Aliada à qualidade nas estações e nos insumos e à participação de grandes chefs estará agora a sustentabilidade, que faz pensar além do evento em si, em tudo que ele pode gerar. Um evento responsável precisa potencializar benefícios e minimizar impactos”, explica Giusti, que implantará e coordenará o projeto. Esta edição será o start onde colocaremos muitas iniciativas em prática de forma consciente e organizada”, afirma.

(Chef Idolo Giusti)

O projeto busca, de forma geral, zerar o desperdício de insumos e alimentos, destinar corretamente os excedentes e reciclar resíduos de maneira justa e limpa. E, está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: Fome Zero e Agricultura sustentável, Vida na água, Saúde e bem estar, Educação de qualidade, Vida Terrestre, Trabalho decente e crescimento econômico, Consumo e produção responsáveis e Parcerias e meios de implementação.

Entre várias ações, haverá o incentivo à reciclagem de latas de alumínio, com a atividade “Cesta de Basquete”. O participante que acertar mais latinhas vazias até o final do evento ganhará como prêmio uma panela de ferro. “É de forma descontraída e interativa que chamaremos a atenção do público para o tema”, explica o chef. Terá, ainda, reciclagem dos resíduos gerados como óleo, plástico, papel, vidro e orgânicos

            O Parque estadual do Juquery, em São Paulo, será adotado pelo evento e beneficiado com parte do reaproveitamento e distribuição de alimentos excedentes já processados do evento, por meio de ações de distribuição de insumos ou marmitas à população carente do entorno. Por exemplo, para a alimentação produzida por chefs para voluntários da operação embarcada do Dia Mundial da Limpeza das Águas, a ser realizada em setembro no sistema Cantareira, organizada pelo Juquery.

Estão previstas aulas de culinária no parque com almoço aos participantes. Mesmo local onde serão plantadas as mudas para compensação do carbono.

(Chef Idolo Giusti)

            Parte do valor arrecadado com a sustentabilidade será destinado à Associação Vuturuty Ambiental, sediada em Votorantim, São Paulo, com ações que auxiliam na educação em defesa do meio ambiente.

O desenvolvimento sustentável propõe a sustentabilidade em todos os setores, em especial nos recursos naturais como a agricultura e dos recursos não renováveis, como a água, ar, solo, pois são essenciais à vida humana e precisam ser sustentáveis para atender às necessidades básicas de sobrevivência. Ao se conceituar o desenvolvimento sustentável é preciso ser amplo e generalista e levar em consideração uma série de fatores que se interligam. “A promoção do Meat Day Festival alicerçado no conceito de sustentabilidade é um procedimento em que os participantes do evento e a comunidade tomarão consciência do ambiente e incorporarão novos conhecimentos, novas habilidades, além de novas experiências e valores”, afirma Giusti. O desenvolvimento sustentável, para apresentar os resultados esperados, necessita da colaboração de todos, uma ação conjunta para o bem comum”, enfatiza.

 

Estação Pirarucu

Além de implantar e coordenar a sustentabilidade do evento – que é open food – o chef Idolo Giusti – já conhecido por resgatar ingredientes, receitas e cultura – colocará a mão na massa. Na verdade, no peixe, já que irá preparar Pirarucu e peixes exóticos. De acompanhamento, batata doce salmão, espuma de gengibre e picles de cebola roxa.

O chef sempre inova na execução e/ou apresentação da comida, o que gera curiosidade e vontade no público. Desta vez, unirá o primitivo com o moderno. Fará os peixes no moquém (do tupi antigo moka’), uma grelha feita de pau no formato quadrangular que se apoia sobre forquilhas de madeira fincadas ao chão, utilizada em tempos remotos pelos índios para assar ou conservar carnes. Ao mesmo tempo, usará o tecnológico fogão à lenha com tampa de vidro, com dupla combustão cuja caixa de queima alcança máxima eficiência durante a queima da lenha. O resultado é uma queima limpa com alta redução de fuligem no ambiente.

Giusti dividirá a estação com o chef Helvecio Maciel.

O evento

O Meat Day Festival conta com, por exemplo, gastronomia – 13 estações – e quatro atrações musicais que vão do country ao pop rockPara as crianças, a animada apresentação de palhaço, no “Porpeta Pocket Show” e espaço kids com recreações e monitores.

Idolo Giusti 

Especializado em culinária mateira, o chef Idolo Giusti aproveitou o isolamento para aprimorar técnicas e, principalmente, aprofundar os estudos sobre o cerrado. Para isso, realizou uma imersão de cerca de um ano e meio na região sul do estado de Minas, da forma que mais gosta: em contato com folhas, plantas, raízes, frutos e cultura da região.

Retomados os eventos, tem participado de grandes festivais de churrasco e feito curadorias, como no Churrascada, Bárbaros BBQ e Meat Day Festival, sobre assuntos do mato, sempre que possível enfatizando a utilização de ingredientes locais, e também sobre implantação de ações de sustentabilidade.

Na bagagem, leva participações em programas como “Hell´s kitchen”, do Sbt e “A Batalha – Food Truck”, transmitido pela GNT. Em 2014, o chef subiu o Aconcágua. Pelo projeto ‘Cozinhando nas Alturas’, que surgiu em 2012, o chef foi convidado pela equipe da Mercedes-Benz a cozinhar a bordo do veleiro interoceânico de Mike Horn, famoso explorador e aventureiro sul-africano.

De origem italiana, portuguesa e espanhola, Giusti vem de um berço de ouro em termos culinários. Há um século, seus bisavós e avós, com muita garra e determinação, chegaram ao Brasil e à Serra da Cantareira. Agricultores e fazendeiros, deram origem à história do chef. Com essa predisposição, que está no sangue da família, e experiência somadas à paixão pela comida, o chef cozinha e troca experiências com grandes mestres da gastronomia – de forma profissional há 15 anos, tempo que o permitiu passar por diversas cozinhas no Brasil, Argentina, Peru.

Meat Day Festival

Data: 01 de julho de 2023

Horário: a partir das 12h

Local: Clube dos Empregados da Caterpillar – Av. Comendador Leopoldo Dedini, 1171 – Piracicaba/SP

Ingressos: https://byma.com.br/event/641dee0adfe177000e9c4425

Continuar Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entretenimento

Raphaella Souza apresenta o show Jazz Sessions, Ateliê Gastronômico Ricardo Freitas, no sábado (18), na Fábrica Bhering

Publicado

em

A cantora homenageia nomes como Amy Winehouse, Liniker, Djavan e Sade, entre outros, durante o evento Bioma Bhering

 

Raphaella Souza apresenta o show Rapha’s Jazz Sessions, no próximo dia 18 de maio (sábado), no Ricardo Freitas Ateliê Gastronômico, 2º andar da Fábrica Bhering , com repertório que traz nomes como George Benson, Roberta Flack, Liniker, Djavan, Maria Rita, entre outros artistas e bandas de grande relevância no gênero musical, tendo como ponto alto um set dedicado às divas Amy Winehouse, Sade e Rita Lee. Ricardo Freitas é reconhecido por criar tendências na gastronomia, mas também pelo amor ao jazz e incentivo às artes.

Raphaella Souza apresenta o show Jazz Sessions, Ateliê Gastronômico Ricardo Freitas, no sábado (18), na Fábrica Bhering
Na companhia de músicos competentes, essa cantora carioca vem, ao longo de cinco anos de trajetória, apresentando esse espetáculo, que já passou por grandes festivais musicais no Rio de Janeiro, além de renomadas casas de espetáculo em São Paulo. No show, estará acompanhada de Thiago Zalinsky (Guitarra), Aílton Cruz (Baixo) e Alexandre Fon (Bateria).

No mesmo dia, haverá a abertura da exposição Bioma Bhering, reunindo mais de trinta artistas que possuem ateliês e galerias de arte na Fábrica Bhering, falando de questões contemporâneas – natureza, ecologia e antropoceno. E a música vem completar essa iniciativa.

Raphaella Souza, nova promessa da música, é uma cantora multifacetada, dona de uma voz poderosa e incomparável presença de palco. Sua arte divide-se nas Rock Sessions, onde canta sucessos dos anos 80, 90 e 2000, e nas Jazz Sessions, com repertório de artistas e bandas de grande importância no gênero musical. A produção é de Paula Ramagem.

O Show Jazz Sessions acontece das 13h às 17h, e será por contribuição solidária – chave PIX. O Ateliê Gastronômico Ricardo Freitas fica na Rua Orestes, 28, Santo Cristo, RJ, Fábrica Bhering – 2º andar.

Não haverá ingresso ou couvert, será por CONTRIBUIÇÃO SOLIDÁRIA (chave PIX). Livre para todas as idades e um programa que vai agradar a todos.

Instagram: https://www.instagram.com/raphaellasouza.oficial/
Instagram: https://www.instagram.com/paulasoaresramagem/

Continuar Lendo

Entretenimento

Banda Hotelo comemora 5 anos do disco Mapa Astral com show repleto de convidados na Casa Natura Musical

Publicado

em

Hotelo é rock, é pop, é reggae. No dia 25 de maio, sábado, às 21h30, a banda faz show na Casa Natura Musical, com participações de AnandaPeu Del ReyNina Fernandes e Gabriel Gonti. Na apresentação, o quarteto de amigos de infância comemora 5 anos do lançamento de Mapa Astral, álbum que os apresentou para o mercado da música com grandes participações e conquistas.  A abertura da noite fica por conta da artista Bia Marques.

Ao longo dos 10 anos de carreira, a Hotelo, que curte misturar os estilos de som sem se prender a nada, já lançou mais de 50 títulos autorais e se apresentou em grandes festivais – como Planeta Brasil e Nômade – e fez shows por todo o Brasil. Já realizou também parcerias com grandes artistas nacionais, entre eles Vitor Kley, Ana Caetano, Vitória Falcão, Di Ferrero, Tati Quebra Barraco e Ana Gabriela. Além disso, a banda produz seu próprio festival desde 2017, o Regalórios, que já está na 7ª edição e já juntou mais de 10.000 circulantes.

Hotelo. Foto: Divulgação | Bia Marques. Foto: Divulgação

Bia Marques
Compositora, instrumentista, intérprete e influencer, Bia Marques possui mais de 2 milhões de seguidores acumulados em suas redes sociais. Em 2019, foi finalista em um quadro do programa Raul Gil resultando em três aparições em rede nacional. No mesmo ano, ganhou o 17º festival da rádio educadora na categoria “Música Mais Votada Pelos Ouvintes” com o sucesso “Volta Pra Casa”.

Iniciou sua carreira autoral no final de 2019, e hoje emplaca sucessos nas principais plataformas de streaming, como “Defeito de Fábrica ”, “Mãe” e “Menina”, entre outras.

 

Casa Natura Musical
Inaugurada em maio de 2017, a Casa Natura Musical é um equipamento cultural que fomenta experiências, encontros, conexão afetiva, sensorial e coletiva por meio da música. Palco de diferentes ritmos, movimentos e artistas de todo Brasil, a Casa promove através de shows, eventos, mostras de arte digital e conteúdos dos seus canais de comunicação aproximação da comunidade ao processo criativo da cultura brasileira. O espaço, inclusivo e sustentável, fica localizado no bairro de Pinheiros em São Paulo, mas expande suas vivências e incentiva novos territórios musicais descentralizados em seus canais digitais pelo Brasil e pelo mundo.

 

Sobre Natura Musical
Natura Musical é a plataforma cultural da marca Natura que há 18 anos valoriza a música como um veículo de bem estar e conexão. Desde seu lançamento, em 2005, o programa investiu mais de R$ 190 milhões no patrocínio de mais de 600 artistas e projetos em todo o Brasil, promovendo experiências musicais que projetam a pluralidade da nossa cultura. Em parcerias com festivais e com a Casa Natura Musical, fomentamos encontros que transformam o mundo. Quer saber mais? Siga a gente nas redes sociais: @naturamusical.

 

Serviço

Hotelo | Mapa Astral – 5 anos

Dia 25 de maio, sábado, 21h30 | Abertura da Casa: 20h

Ingressos à venda pelo site da Sympla

Valores: de R$30 a R$160

Classificação indicativa: 16 anos

Duração: 90 minutos

 

CASA NATURA MUSICAL

Rua Artur de Azevedo, 2134, Pinheiros, São Paulo

www.casanaturamusical.com.br

Facebook | Instagram | Twitter

Continuar Lendo

Entretenimento

Maz e Antdot são anunciados no line-up do Rock in Rio 2024

Publicado

em

Após uma performance elogiada no Coachella 2024, o DJ e produtor carioca Maz está pronto para subir no palco do maior festival do Brasil: o Rock in Rio 2024. Ele se apresenta ao lado de seu parceiro e sócio Antdot. A dupla à frente do selo Dawn Patrol Records divide o line-up com nomes como Carlinhos Brown, Ney Matogrosso, Zeca Pagodinho e Alcione no dia 21 de setembro (sábado). Marcada como “Dia Brasil”, esta data tem uma programação inteiramente brasileira, em comemoração aos 40 anos do festival. Maz toca ainda este ano no Tomorrowland Bélgica.

“O Rock in Rio é um festival muito especial pra mim, pelo fato de eu já frequentar há muito tempo, muito antes de começar a pensar em tocar, e  por ser na minha cidade, onde nasci e sempre morei. Participar pela terceira vez consecutiva é incrível. Além de ser um festival muito reconhecido e renomado, o palco do RIR  realmente faz jus ao nome, principalmente o palco de eletrônico, que é revolucionário e sempre rende experiências únicas”, compartilha Maz.

Conhecido por dominar o gênero afro house, Maz viralizou após o lançamento do remix da faixa “Banho de Folhas”, de Luedji Luna, chamar a atenção de artistas como Anitta, Drake e Black Coffee. Seu lançamento mais recente é a canção “Amana”, que alcançou o primeiro lugar nos charts geral e afro house do Beatport, maior plataforma de venda de música eletrônica, e que fez parte do setlist de Maz em sua estreia no Coachella.

 

Instagram |

Continuar Lendo

Destaque

Copyright © 2023 ocimar.com. Todos os direitos reservados.