Dia Nacional da Mamografia: pesquisa mostra efeito da pandemia nos diagnósticos de câncer de mama no Brasil
Aumento nos casos avançados mostra como a Covid-19 afetou a oncologia no país; Estudo realizado por pesquisadores do Grupo Oncoclínicas considerou mais de 11 mil mulheres diagnosticadas com a doença entre 2018 e 2021
Desde o início da pandemia da Covid-19, especialistas já esperavam que as medidas necessárias para conter o vírus, como o isolamento social, teriam efeitos em outras áreas da saúde. Na oncologia não foi diferente. Estimativas anteriores já apontavam queda de até 70 mil no número de diagnósticos, já que muitas pessoas deixaram de fazer exames, como o papanicolau, mamografia e outros de rastreamento preventivo, fundamentais para identificar tumores em estágio inicial, aumentando as chances de sucesso no tratamento. Um estudo realizado por pesquisadores do Grupo Oncoclínicas e inédito no Brasil mostra que o cenário se confirmou. Segundo os dados, publicados recentemente pela prestigiada revista científica internacional JCO® Global Oncology,houve um aumento de 4% no número de pacientes que identificaram o tumor em estado avançado. E uma queda de 6% nos casos diagnosticados em estágio inicial.
“Essa é uma pesquisa importante, pois até agora ainda não tínhamos estudos no Brasil, com as especificidades do nosso país, que identificavam essa tendência no caso de câncer de mama, o mais incidente em todo o mundo. Conseguimos englobar um número de 11.700 mulheres em diversos estados do Brasil, das cinco regiões, o que é muito significativo para averiguar as suspeitas”, explica Cristiano Resende, oncologista do Grupo Oncoclínicas e um dos responsáveis pela análise.
O estudo envolveu apenas pacientes de uma base própria da instituição, a maior da América Latina entre as redes privadas, e analisou o número de pessoas que chegaram ao diagnóstico de câncer e em qual estágio da doença, em 2020 e 2021 (6.500 mulheres), em comparação com aqueles que chegaram em 2018 e 2019 (5.200 mulheres), antes da pandemia. Com isso, percebeu-se que houve um aumento de pessoas sendo diagnosticadas em estágio 4, considerado avançado, e diminuição de mulheres em estágio inicial. Vale lembrar que o Instituto Nacional do Câncer (INCA) indica que no Brasil 74 mil casos da doença serão detectados a cada ano do triênio 2023-2025.
Outro corte que os pesquisadores fizeram foi em relação à idade dos diagnósticos: elevou-se o número de pessoas acima de 50 anos e mulheres após a menopausa que tiveram tumores identificados em estágio avançado. “Esse é um dado muito importante, pois é exatamente quando a mamografia se torna essencial para descobrir os casos em estágio inicial. A cura é muito mais possível nesses casos e o tratamento menos invasivo muitas vezes”, diz o médico e pesquisador.
Segundo Cristiano, não é possível chegar a conclusão direta de que foi a diminuição da mamografia que levou a esses números, já que a pesquisa não quantificou esse dado. Mas pode-se inferir, ao analisar o contexto de pandemia, que houve uma grande influência. “Esse grupo de idade mais avançada era também aquele grupo de risco para a Covid-19. São pessoas que provavelmente adiaram o seu exame para se proteger do vírus”, analisa.
Tumores agressivos
Outra conclusão da pesquisa é que os tumores mais agressivos também tiveram um impacto maior nos diagnósticos avançados, cenário esperado pelo pesquisador. “A biologia do tumor é assim, ele cresce de forma muito mais veloz e tem alto poder de metástase. Pessoas que chegaram ao diagnóstico e tiveram esse tumor foram afetadas de maneira pior”, comenta o oncologista do Grupo Oncoclínicas.
O pesquisador faz a ressalva de que a análise englobou apenas pacientes que têm acesso a planos de saúde. “Sabemos que a realidade de muitas mulheres no Brasil é diferente, depende não só de nível socioeconômico, mas também de regionalidade, por exemplo. O atraso nos diagnósticos já é uma triste realidade no sistema público, então, sabemos que o cenário pode ser ainda mais grave de forma geral”, aponta.
“Ainda assim, é um recorte de extrema relevância para que mantenhamos o alerta neste Outubro Rosa e em todos os meses que estão por vir: faça seus exames de rotina e não deixe de consultar um especialista periodicamente. O diagnóstico quando feito no início do câncer faz com que ele seja altamente curável, chegando a um índice de 95% das situações”, finaliza Cristiano Resende.
Sobre o Grupo Oncoclínicas
O Grupo Oncoclínicas – maior grupo exclusivamente dedicado ao tratamento do câncer no Brasil – tem um modelo especializado e inovador focado em toda a jornada do tratamento oncológico, alinhando eficiência operacional, atendimento humanizado e experiência de 12 anos de mercado. Com a missão de democratizar o tratamento oncológico no país, oferece um sistema completo de atuação composto por clínicas ambulatoriais integradas a câncer centers de alta complexidade. São 132 unidades em 35 cidades brasileiras, que permitem acesso a atendimento com padrão de qualidade dos melhores centros de referência mundiais no tratamento do câncer.
Com tecnologia de última geração, medicina de precisão, inteligência artificial, genoma e DNA, o grupo traz resultados efetivos na democratização do acesso ao tratamento oncológico e realiza 450 mil tratamentos por ano. É parceiro exclusivo na América Latina do Dana-Farber Cancer Institute, afiliado à Faculdade de Medicina de Harvard. Conta com a parceria da MedSir (Medica Scientia Innovation Research) no desenvolvimento de projetos para o câncer de mama, do Memorial Sloan Kettering Cancer Center, na validação de ampliação de painel NGS (Next Generation Sequencing), que investiga predisposição genética e fatores de risco hereditários, e do Weizmann Institute of Science.
Diversos profissionais do varejo se reuniram na última sexta-feira, dia 14, em uma tarde de muito networking
Itapecerica da Serra parou para receber a 7ª edição de um dos maiores eventos do setor alimentício do Brasil, que aconteceu na última sexta-feira, dia 14 de novembro no Ginásio Municipal da cidade.
Foram mais de 200 cnpjs, diversos empresários com suas equipes, gerentes, líderes, compradores, supermercadistas, indústria, serviços e representantes comerciais juntos em uma tarde intensa de muitas parcerias e networking.
A 7ª edição do Varejo de Sucesso contou também com as presenças especiais de João Galassi, presidente da ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados), de Allan Dias, o vice-prefeito da cidade de Itapecerica da Serra (SP), além das marcas: Friboi, Maturatta, Coca Cola, Estrella Galícia, Seara, entre outras.
Com cerca de cinco mil pessoas presentes, as mais de 10h de evento contaram com show pirotécnico, muita comida, bebida, as apresentações do humorista Gui Santana, ao lado do jornalista esportivo Alex Muller, do Programa Mesa Redonda da TV Gazeta, e as atrações musicais: João do Carro & Misael, Mary & Túlio e Adriano & Marcos.
Paulo Silva | @re9novefotoevideo
Vale ressaltar que o evento que foi fundado em 2018 pelos empresários Fábio Francisco e Joaquim Dutra, e tem como objetivo conectar a indústria, distribuidores, representantes comerciais e supermercadistas do setor alimentar em um dia inteiro de muitos negócios e networking, vem se consolidando e crescendo mais a cada nova edição.
Na próxima sexta-feira (14) e também no dia 22, a cantora Rafaela Carrer sobe no palco da Fazenda Churrascada, em Campinas, a partir das 19h, para apresentar o projeto “Essência”. A artista, que representa a nova geração da música sertaneja, irá realizar um show que conecta o público com um repertório de grandes sucessos que marcaram história e os sucessos atuais com interpretações marcantes de quem canta com o coração.
Com presença marcante e um estilo moderno, Rafaela tem conquistado o público por onde passa. Um encontro entre tradição e juventude promete embalar o público que marcar presença na Fazenda Churrascada, onde o sertanejo ganha novos tons sem perder sua alma e sentimento. Mais do que um show, “Essência” será uma experiência inesquecível.
“Estou muito feliz de poder apresentar, pela primeira vez, o projeto “Essência” que preparei com tanto carinho, com canções que fazem parte da minha vida. Quero ver todo o público que gosta de uma boa música, cantar, dançar e curtir comigo uma noite memorável”, convida a artista.
No repertório, Rafaela vai cantar grandes sucessos da música sertaneja, além das autorais “Senha do sonho”, “Saudade regressiva” e “Potinho”, que ainda será lançada oficialmente. “Senha do sonho”, atual single de trabalho da jovem cantora, vem ganhando grande destaque nas plataformas digitais e redes sociais.
RAFAELA CARRER
Conhecida pelos seus famosos covers virais, com sua voz única e marcante, Rafaela Carrer tem conquistado muitos fãs e admiradores através das redes sociais, onde possui uma forte presença e interação com seu público. Em seus shows e apresentações a jovem cantora tem cativado o público e atraído a atenção de todos por onde passa com seu excepcional talento e carisma.
A cantora sertaneja está sendo vista como um dos destaques da nova geração no cenário musical. Rafaela Carrer traz uma personalidade própria em suas canções e interpretações, e isso se reflete muito em seu mais novo EP com três faixas inéditas que estão sendo lançadas em todas as plataformas de streaming.
Cantar em rede nacional parece um sonho distante para alguns, ainda mais diante de grandes personalidades da música brasileira, mas para Rafaela Carrer isso se tornou realidade. Em 2021, com apenas 10 anos, a cantora natural de Bauru, cidade do interior do Estado de São Paulo, encantou o público quando participou do The Voice Kids, da Rede Globo.
Com sua voz doce e grande personalidade encantou jurados e plateia, incendiando o palco com a apresentação da música “Girl On Fire”, da cantora norte-americana Alicia Keys. Os jurados Carlinhos Brown, Gaby Amarantos e Michel Teló se renderam ao talento da jovem cantora, apertaram o botão e viraram suas cadeiras para assistir à performance.
Ao final da apresentação, Rafaela decidiu integrar o time de Michel Teló na competição, sendo a primeira cantora selecionada pelo músico. Rafaela Carrer continuou cativando o público e os jurados até o último momento, encerrando sua participação no programa com a apresentação da música “Trevo (Tu)”, da dupla Anavitória.
Rafaela Carrer vem conquistando cada dia mais admiradores e se destacando na mídia, sendo convidada constantemente para programas de televisão, podcasts e entrevistas em rádios e blogs, onde apresenta um domínio pleno sobre os assuntos do seu nicho artístico e musical, além de cantar ao vivo sucessos de grandes artistas consagrados. A jovem cantora também já foi convidada a subir no palco para participar com artistas como Cleiton & Camargo, Simone Mendes, Michel Teló, Edson & Hudson e Israel & Rodolffo.
A escolha certa para eventos corporativos, debutantes e casamentos. Por onde passa com suas apresentações – desde eventos intimistas e exclusivos, como festas de casamento, confraternizações de empresas, aniversários e debutantes, até grandes eventos como rodeios e em clubes – Rafaela Carrer transmite com sua voz a emoção certa para cada ocasião e sempre conquista o público presente de crianças até adultos cantando os maiores sucessos do sertanejo e do pop nacional e internacional.
Para ouvir suas músicas e conhecer um pouco mais de Rafaela Carrer, acesse as redes sociais:
“Dois álbuns lançados, um novo capítulo prestes a começar e uma fase de ouro na carreira.”
Cantor Anthony Carrera segue vivendo um momento extraordinário. Seus recém-lançados álbuns Éxitos en Español Vol. 1 e Vol. 2 já conquistaram espaço de destaque nas principais playlists do Brasil, México e toda a América Latina, alcançando novos públicos e reforçando sua presença no cenário latino.
Com interpretações fortes, sensíveis e sempre fiéis à essência dos grandes clássicos, Carrera devolve às canções uma identidade elegante e moderna, marca registrada de sua trajetória. A resposta do público tem sido imediata: crescimento nas plataformas, aumento de ouvintes e uma nova geração descobrindo seu talento.
E esse movimento não para por aí. Incansável na arte de produzir, o artista já finaliza os detalhes do aguardado Éxitos en Español Vol. 3, que chega ainda este ano e promete emocionar com novas releituras de grandes sucessos. O projeto reforça seu compromisso em entregar qualidade, repertório e autenticidade.
Com agenda intensa de gravações, dedicação total aos estúdios e uma criatividade em plena ebulição, Anthony Carrera vive uma fase de ouro, consolidando de vez seu nome entre as vozes marcantes e mais elegantes da atualidade na música latina.