Conecte-se conosco

Informação

Música no Museu apresenta, em outubro, “Sons do Brasil” 2022

Publicado

em

Música no Museu prossegue as comemorações de seus 25 anos em 2022 apresentando, em outubro, o festival Sons do Brasil, um panorama da música das regiões Norte, Sul, Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste do país. Além da diversidade musical, o evento ressalta a obra de compositores brasileiros imortais. Apesar da globalização buscar através dos meios de comunicação a criação de uma sociedade mais homogênea, os aspectos locais continuam muito presentes como a música e outras manifestações artísticas. O Brasil possui uma vasta diversidade cultural em função de sua enorme dimensão territorial.

Sons do Brasil foi inspirado na evolução da história brasileira, desde os rituais trazidos da África pelos escravos, que gradualmente foram se transformando em ritmos, coreografias e cantos autônomos. Inicialmente eles eram cultivados pela população mestiça e, num segundo momento, estavam dentro dos teatros e das casas dos brancos já sob a forma de canções ou danças como: a fofa, o lundu e o fado. Os sons dos negros no Brasil iluminam uma série de fatos culturais que estão na base daquilo que se denominaria “Música Popular Brasileira”. As diferentes peculiaridades culturais das regiões brasileiras serão mostradas e ressaltadas neste programa com apresentações musicais e um vídeo, que foi produzido a partir de uma pesquisa realizada pelo musicólogo Newton Nazareth. O festival trará uma grande surpresa: a Camerata Dias Gomes, que irá se apresentar no dia 19/10, na Academia Brasileira de Letras. A apresentação é uma homenagem aos 100 anos  do romancista, dramaturgo, autor de telenovelas e membro da Academia Brasileira de Letras Dias Gomes, nascido em 19 de outubro de 1922.

PROGRAMAÇÃO:

18 de outubro – 3feira

Paço Imperial

REGIÃO SUDESTE

12h30 – Alexandre Romanazzi (flauta), Domingos Teixeira (violão), Daniela Spielman (sax). Programa: audiovisual e música ao vivo.

Praça XV de Novembro, S/No – Centro

Entrada franca.

19 de outubro – 4feira

 

CCBB

REGIÃO NORTE

12h30 – Adriana Kellner, Cecília Guimarães, Fernanda Cruz e Maria Helena de Andrade (piano). Direção Artística: Maria Helena de Andrade.

 

Rua 1o. de Março 66- 4o andar- Sala 26 – Centro 

Capacidade: 90 lugares

Entrada franca. 

19 de outubro – 4afeira

Academia Brasileira de Letras

100 anos de Dias Gomes

17h30 – Camerata Dias Gomes

Av. Presidente Wilson, 203 – Castelo 

Entrada franca.

23 de outubro – domingo

Museu da República

REGIÃO NORDESTE

13h – Sheila Zagury (piano), Daniela Spielman (sax), Rodrigo Scofield (percussão), Alessandro Kramer (sanfona). Programa: audiovisual e música ao vivo.

Rua do Catete, 135 – Catete 

Capacidade: 70 lugares

Entrada franca.

 

25 de outubro – 3feira

MUSEU DO EXÉRCITO – Forte de Copacabana.

18h – Eduardo Camenietzki (violão).Programa: Música carioca: De ̈ Coronel ̈ a Cartola.

 

Praça Coronel Eugenio Franco, 1 – posto 6 – Copacabana

Capacidade: 200 lugares

Entrada franca.

26 de outubro – 4feira

 

CCBB

12h30 – Luiz Bonm, (voz) e Regina Lacerda (piano). Programa: Músicas do Brasil.

Rua 1o de Março, 66 – 4o. andar – sala 26 – Centro

Capacidade: 90 lugares

Entrada franca. 

27de outubro – 5feira

 

MUSEU DA VIDA (Fiocruz)

12h30 – Lula Perez (violão).Programa: O violão brasileiro.

 

Av. Brasil, 4365 – Centro de Recepção – Manguinhos

Entrada franca.

 

 

29 de outubro – sábado

 

PALÁCIO SÃO CLEMENTEConsulado de Portugal

18h00– Adriana Kellner (piano).Programa: Clássicos Brasileiros.

 

Rua São Clemente, 4424 – Botafogo

Capacidade: 200 lugares

Entrada Franca.

Continuar Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Informação

SP House 2026 chega ao SXSW com espaço ampliado e experiências inéditas

Publicado

em

O ponto de encontro paulista no festival terá capacidade para 600 pessoas simultaneamente, receberá visitantes de mais de 60 países e trará 58 horas de conteúdo interativo. Acompanhe as novidades pelo Instagram @SPHouse

Nilton Fukuda/Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo

O Governo de São Paulo retorna ao SXSW 2026, em Austin, Estados Unidos, com a SP House, espaço que se consolida como uma das experiências mais marcantes do festival. Entre 13 e 16 de março, a casa ocupará um endereço estratégico na Congress Avenue com a 3rd Street, em frente ao Marriott, próximo aos principais keynotes do evento. Com 2.200 m², quase o dobro do tamanho da edição de 2025, e capacidade para 600 pessoas simultaneamente, a SP House deve receber mais de 16 mil visitantes de mais de 60 países.
“O tema deste ano, We are borderless, traduz o espírito de São Paulo: um estado sem fronteiras, que conecta pessoas, ideias e criatividade. Ampliamos a estrutura e a programação para que cada visita se transforme em uma experiência inesquecível, mostrando ao mundo a força de nossa arte, inovação, negócios e tecnologia”, afirma a secretária da Cultura, Economia e Indústrias Criativas, Marilia Marton.
A SP House 2026 contará com dois palcos de conteúdo, Ideas Pavilion e Business Pavilion. O Ideas Pavilion será o principal palco de debates e encontros globais, climatizado, com isolamento acústico, tradução simultânea e capacidade para 100 pessoas sentadas. O Business Pavilion será dedicado a talks e eventos corporativos, com capacidade para 40 pessoas sentadas. Dois estúdios de videocast permitirão a gravação e transmissão simultânea de conteúdos produzidos durante o evento.
O palco musical foi reformulado e terá performances ao longo do dia, além de shows à noite, reunindo nomes da música paulista. Painéis de LED e containers compõem a fachada e a infraestrutura da casa, enquanto o São Paulo Garden será o pátio central, aberto e convidativo, ponto de encontro entre todas as áreas.
Outras atrações incluem o Artists Valley, dedicado à arte urbana e digital, com grafiteiros e artistas assinando a cenografia, o XR Exhibition com experiências digitais imersivas, a Banca São Paulo para a indústria criativa, e a área gastronômica Flavours Space, com bares, cafés e food trucks. A estrutura ainda oferece Wi-Fi gratuito, pontos de carregamento de celular, guarda-volumes e áreas de descanso.
A SP House é organizada pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, em parceria com InvestSP, agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, e conta com apoio da Prefeitura de São Paulo.
Serviço:

SP House no SXSW 2026

Local: Congress Ave X 3RD ST – Austin, Texas

Data: 13 a 16 de março de 2026

Horário: 10h às 22h

Informações e atualizações: SPHouse no Instagram

Continuar Lendo

Informação

Com ingressos esgotados, a Falamansa se apresentou no Canto da Ema, em SP, com cachê revertido ao Instituto Sonhe

Publicado

em

Foi uma noite especial na última quinta-feira, 30, em show beneficente da Falamansa no Canto da Ema, SP, em prol do Instituto Sonhe, uma ONG com 14 anos de existência dedicada a transformar sonhos de crianças e adolescentes em realidade, oferecendo capacitação, formação para os jovens na região do centro da capital paulista.

A Falamansa faz parte da história da música brasileira, trazendo alegria, mensagens otimistas e boas vibrações. No repertório, clássicos que fazem o público se apaixonar, como “Rindo à Toa”, “Xote dos Milagres”, “Xote da Alegria”, “Amigo Velho”, “Asas”, novas canções que já conquistaram o gosto popular como “Não Vou Mais Chorar”, “Segue a Vida”, “Aloha, entre outras canções inéditas lançadas recentemente que marcam a renovação do trabalho da banda.

As apresentações da banda são sempre uma celebração à vida, repletas de energia, sorrisos e muita dança — e essa ficará marcada nos corações dos fãs, integrantes da banda e todos que participaram da ação com o intuito de fazer o bem. A casa estava cheia e com ingressos esgotados; a Falamansa doou seu cachê, integralmente, ao Instituto Sonhe.

💙 Sobre o Instituto Sonhe
O Instituto Sonhe é uma ONG com 14 anos de existência, dedicada a transformar os sonhos de crianças e adolescentes em realidade no centro de São Paulo.
Com base em valores como transparência e honestidade, sua missão é oferecer oportunidades para o desenvolvimento integral desses jovens, promovendo autonomia, cidadania e proteção contra qualquer violação dos direitos humanos.

O Instituto busca ser referência em capacitação e formação, proporcionando acesso à educação e atividades extracurriculares que ampliam perspectivas de vida e fortalecem as comunidades onde atua.

Sobre a Falamansa

Formada em 1998, em São Paulo, a Falamansa é um dos maiores nomes do forró contemporâneo. Composta por Tato (voz e violão), Dezinho (triângulo e percussão), Alemão (zabumba) e Valdir (sanfona), a banda conquistou o país ao revitalizar o forró pé-de-serra e criar o estilo conhecido como forró universitário, aproximando as novas gerações das raízes nordestinas.

O sucesso veio logo no álbum de estreia, “Deixa Entrar…” (2000), que vendeu quase dois milhões de cópias e emplacou hits que se tornaram hinos da música brasileira, como “Xote dos Milagres”, “Rindo à Toa”, “Xote da Alegria”, “Amigo Velho” e “Asas”. Com letras positivas e ritmo contagiante, a Falamansa transformou-se em sinônimo de alegria, leveza e esperança, conquistando prêmios e multidões por todo o país.

Mantendo a mesma formação há mais de 27 anos, a banda é exemplo de longevidade e parceria musical. Ao longo da trajetória, soma inúmeros discos, turnês internacionais e participações em grandes festivais, sempre com a marca da autenticidade e alegria.

Nos últimos anos, a Falamansa segue se reinventando sem perder sua essência. Entre os projetos mais recentes, destaca-se o audiovisual “Universos – Ao Vivo”, lançado em volumes entre 2022 e 2024, com participações de nomes como Iza, Saulo, Marcelo Falcão, Maneva, Vitor Kley, entre outros. O trabalho reafirma o espírito colaborativo e o desejo constante de inovar, celebrando a carreira com novas leituras de seus sucessos e músicas inéditas.

A Falamansa conquista reconhecimento há gerações, em 2014 venceu o Grammy Latino na categoria “Melhor Álbum de Raiz Brasileira”, com o disco “Amigo Velho”. Em 2024 levou o Prêmio da Música Brasileira na categoria “Melhor Grupo Regional”.

Continuar Lendo

Informação

Gabriel O Pensador grava acústico em comemoração aos 33 anos de carreira

Publicado

em

Audiovisual vai reunir mais de 10 convidados para relembrar grandes sucessos do rapper e apresentar três inéditas, dia 03 de dezembro na Fundição Progresso

Apenas equipes que desejem cobrir o evento terão seus pedidos analisados.

 

Clique Para Download

Gabriel O Pensador (crédito Larissa Queiroz)
O acústico vai apresentar os sucessos de toda sua discografia em novos arranjos, além de algumas faixas inéditas, com uma formação de banda que inclui naipe de metais e coros, e contará ainda com a participação de convidados especiais que marcaram a jornada artística de Gabriel e talentos emergentes da nova música brasileira. Até o momento, foram confirmadas participações de Mano Brown e Lulu Santos.

 

Clique Para Download

Gabriel O Pensador (crédito Larissa Queiroz)

 

A mistura de gerações e estilos reforça a característica gregária do rapper em conectar públicos e expandir os horizontes musicais. No repertório, clássicos que atravessaram décadas e se tornaram hinos, como “Retrato de um Playboy”, “Racismo é burrice”, “2345meia78”, “Cachimbo da Paz” ,”Astronauta” e “Até Quando?”, vão ganhar releituras acústicas especiais, proporcionando novas nuances e ainda mais emoção às canções que marcaram épocas. Além destes clássicos, Gabriel também trará hits mais recentes, como “Solitário Surfista”, “Linhas Tortas”, “Fé na Luta”, “Chega”, e a vencedora do Grammy Latino 2024 “Cachimbo da paz 2” (com presenças já confirmadas de Lulu Santos e Xamã) reafirmando sua relevância no cenário musical e sua capacidade de se reinventar ao longo dos anos.

 

Com um formato ao mesmo tempo intimista e festivo, a apresentação promete evidenciar ainda mais a força das letras e a poesia que sempre foram a essência do Pensador. O show não apenas celebra sua trajetória, mas também reafirma seu papel como um dos artistas mais influentes da música nacional. Prepare-se para uma noite histórica, onde ritmo, poesia e sentimento se encontram para homenagear uma carreira brilhante e cheia de significado. O espetáculo promete encantar fãs de todas as gerações e consolidar ainda mais o legado de Gabriel o Pensador na música brasileira.
Músicas Inéditas

 

Mesmo com mais de 3 décadas de carreira, Gabriel nunca diminuiu seu ritmo criativo, e em seu novo espetáculo não será diferente. O rapper está preparando algumas composições inéditas que entrarão como uma boa surpresa no extenso set list. Até lá serão anunciados, um de cada vez, os mais de dez convidados especiais para esta gravação do “Gabriel o Pensador Acústico 33”, que promete ser uma verdadeira Festa da música Tupiniquim.
Serviço:

Gabriel O Pensador: Acústico 33 anos de Carreira (Gravação do DVD)

Data: Quarta-feira, 03 de dezembro de 2025

Local: Fundição Progresso – Rua dos Arcos, 24, Lapa, Rio de Janeiro

Abertura da casa: 19h

Classificação etária: 18 anos. Menores de 18 anos somente acompanhados pelos pais ou responsável legal.

Ingresso Solidário: Pague meia entrada doando 1kg de alimento não perecível no dia do evento. A doação é obrigatória neste caso.

Vendas pela Ingresse

Continuar Lendo

Destaque

Copyright © 2023 ocimar.com. Todos os direitos reservados.