Conecte-se conosco

Gente

Ponte de Versos de Setembro traz nomes de destaque na literatura brasileira como Christovam de Chevalier

Publicado

em

Ponte de Versos de Setembro traz nomes de destaque na literatura brasileira como Christovam de Chevalier, Ricardo Vieira Lima e Solange Padilha, dando continuidade às comemorações dos 22 anos da Ibis Libris Editora
Fundada por Thereza Christina Rocque da Motta, a editora promove iniciativas que incentivam a produção literária e a cultura nacional.

A Ponte de Versos de Setembro apresenta no Prato Principal o poeta e jornalista Christovam de Chevalier, o Doutor em Literatura Brasileira, Ricardo Vieira Lima, e a escritora Solange Padilha, nomes de grande destaque na literatura e nas artes brasileiras, no evento mensal criado Ibis Libris Editora, fundada há 22 anos pela poeta, tradutora e editora Thereza Christina Rocque da Motta, com o objetivo de valorizar a poesia nacional.

Logo após, será aberta a Sobremesa, com a leitura de poemas de todos os presentes, encerrando com a Saideira, quando cada um lê mais um poema curto preferido, ou de sua autoria. Todos estão convidados a trazer seu poema de aniversário.

Já estiveram na Ponte de Versos este ano, Lílian Maial, Ricardo Ruiz e Rosália Milsztajn, em fevereiro, Celi Luz e Karla Sabah, em março, e Alice Monteiro e Paulo Sabino, em abril, Claudia Roquette Pinto e Léo Ferreira, em maio, Gilberto Gouma, Manuel Herculano e Marcelo Mourão, em julho. Em agosto, trouxe Tanussi Cardoso, Ramon Nunes Mello e Carmen Moreno. O evento, que fez 23 anos em julho, é gratuito e aberto ao público.

Ibis Libris Editora realiza, mensalmente, a ‘Ponte de Versos’, evento literário tradicional carioca e que esse ano faz parte da comemoração de seus 22 anos. Ocorrendo quinzenalmente desde 1999, na antiga Livraria Ponte de Tábuas, no Jardim Botânico, passando pelo Barteliê, em Ipanema, e pela Livraria DaConde, no Leblon, juntando poetas novos e já consagrados, a “Ponte de Versos” sempre foi importante para a retomada da poética carioca.

A estrutura do evento é dividida em ‘Prato Principal’, onde os poetas convidados leem por 10 minutos. Em seguida, é aberta a ‘Sobremesa’ ao público, em que cada pessoa pode recitar dois poemas e, por fim, a  ‘Saideira’, com a leitura de mais um poema curto cada um. O objetivo é incentivar a produção e a divulgação da poesia brasileira.

‘Ponte de Versos’ acontece no próximo dia 20 (terça), das 18h às 21h, na Blooks Botafogo, Praia de Botafogo, 316 (Espaço Itaú de Cinema).  Livre para todas as idades e entrada franca. O uso de máscaras é indicado.

Traga seu poema de aniversário para a Sobremesa e a Saideira!

Prato Principal da Ponte de Versos

Christovam de Chevalier é poeta, jornalista e agente literário, autor de Um livro sem título (1998); No escuro da noite em claro (2016); Marulhos, outros barulhos e alguns silêncios (2019) e Inventário de esperanças e outros poemas (2021), publicados pela 7Letras, e da instalação “Marulhos”, apresentada na Oi Futuro, em 2019. Iniciou sua carreira como repórter no Jornal do Brasil (2004-2010), indo em seguida para O Globo (2010-2018), onde, a partir de 2013, assinou a coluna “Parada Obrigatória”. Hoje, é editor do site de notícias New Mag (www.newmag.com.br). Como assessor de imprensa, lançou mais de 40 espetáculos, entre os quais, “Diário do Farol” (2019), solo de Thelmo Fernandes, com direção de Fernando Philbert; “Milagre na cela”, de Jorge Andrade (2019); “Nara – A menina disse coisas” (2018) e “Com amor, Vinicius” (2018), ambos musicais de Hugo Sukman e Marcos França sobre Nara Leão e Vinicius de Moraes, respectivamente.  Na música, trabalhou com Antonio Adolfo (lançamento do Songbook Antonio Adolfo & Tibério Gaspar), Elza Soares (turnê do CD “Vivo feliz”), além das cantoras Ithamara Koorax, Rita Benneditto (2018-2020) e Simone Mazzer (2014-2017).

Ricardo Vieira Lima é Doutor em Literatura Brasileira pela UFRJ, crítico literário, ensaísta, jornalista, poeta, editor-assistente da revista Fórum de Literatura Brasileira Contemporânea (UFRJ) e coordenador, juntamente com o poeta W. B. Lemos, do Sarau do Museu, evento cultural virtual realizado, mensalmente, pelo Museu da Justiça (TJRJ). Organizou e prefaciou os livros Anos 80, da coleção Roteiro da Poesia Brasileira (Global, 2010), e Poesia Completa, de Ivan Junqueira (Glaciar, Academia Brasileira de Letras, 2019). Seu livro “Aríete – Poemas escolhidos” (Circuito, 2021) ganhou os prêmios Ivan Junqueira, da Academia Carioca de Letras (ACL), e o Jorge Fernandes, da União Brasileira de Escritores (UBE), Seção Rio de Janeiro.

Solange Padilha nasceu em Belém do Pará e mora no Rio de Janeiro. Formou-se em Ciências Sociais pela Sorbonne. Mestre e Doutora pela PUC-SP. Pesquisadora pós-doutora (CNPq/FAPERJ) no Museu Nacional de Belas Artes e Museu do Índio (RJ, 2001-2007). Publicou quatro livros de poemas: Safographia (Casa 6, 1986), o livro-objeto Dadaandaainda (Edição da Autora, 1992), Escrita Labial (Ibis Libris, 2014) e sobre aquilo que não cessa (Patuá, 2020). Participou das antologias: As Mulheres Poetas na Literatura Brasileira, org. Rubens Jardim (Arribaçã, 2021), das Antologias de Poesia, Prosa e Conto, lançadas pela Infinita, de Portugal (2019 e 2020). Seus poemas foram publicados pela Antologia de Poesia do Mulherio das Letras (Costela de Eva, 2017), Poemas Cariocas 2012, org. Thereza Christina Rocque da Motta (Ibis Libris, 2012), Poesia do Grão-Pará, org. Olga Savary (Graphia, 2001) e Nova Poesia Brasileira, org. Olga Savary (Hipocampo, 1992). Pelas mídias eletrônicas, teve inúmeros textos publicados sobre seu trabalho, tanto no Brasil quanto em Portugal, além de poemas publicados em revistas eletrônicas, lives e festivais. Em 2019 e 2020, expôs seu trabalho de poesia visual nas galerias de arte da Universidade Cândido Mendes, no Rio de Janeiro, a partir de dois projetos visuais: versos dobrados e traços inversos. Atualmente, prepara um livro de contos e narrativas e outro de poemas. Está entre as fundadoras do primeiro jornal feminista brasileiro, Nós Mulheres (São Paulo, 1976-1979). Em julho de 1982, coordenou os eventos de literatura e de artes plásticas do Festival das Mulheres, organizado por Ruth Escobar, no Clube Homs, em São Paulo. Faz parte do grupo feminista Mulherio das Letras desde 2017.

Sobre Ibis Libris Editora

Ibis Libris é uma editora de primeiros livros de prosa e poesia, ficção e não ficção, infantis, juvenis e cultura em geral. Foi fundada em 18 de agosto de 2000 e hoje tem mais de 500 títulos publicados, principalmente de literatura. Sua fundadora, Thereza Christina Rocque da Motta, é poeta, editora e tradutora. Lançou “Joio & Trigo”, seu primeiro livro de poemas, em 1982. Tem 25 livros publicados, entre eles, “Capitu” (2014), “Breve anunciação” (2013) e “As liras de Marília” (2013). É membro do Pen Clube do Brasil e da Academia Brasileira de Poesia. Fundou a Ibis Libris em 2000, e criou o selo Bisbilibisbalabás em 2002. “Sheherazade” é seu primeiro livro de contos. Em 2021, criou o selo Maat somente para mulheres. Este ano, comemora os 22 anos da Ibis Libris Editora.

Segundo Thereza Rocque da Motta, “a Ibis Libris foi criada para dar voz aos autores que desejam transformar seus sonhos em livros e, com isso, dividir com eles os seus sonhos, como o meu, de ter o seu livro e, posteriormente, uma editora para transformar sonhos em realidade. Hoje, tenho o orgulho de poder apresentar todo esse empenho de 22 anos para provar que a força da mulher está e sempre estará presente”.


Instagram: @ibislibris @tcrmotta


Sobre Thereza Christina Rocque da Motta

Thereza Christina Rocque da Motta é poeta, editora e tradutora. Lançou “Joio & trigo”, seu primeiro livro de poemas, em 1982. Tem 25 livros publicados, entre eles, “Capitu” (2014) e o mais recente, um livro de contos, “Sheherazade: Novas histórias das 1001 noites e três já conhecidas”. É membro do Pen Clube do Brasil e da Academia Brasileira de Poesia. Fundou a Ibis Libris em 2000 e criou o selo BisBilibisbalabás em 2002. Em 2021, criou o selo Maat para autoras femininas. Esse ano, a Ibis Libris comemora 22 anos que se completam em agosto. Coordena a ‘Ponte de Versos’ desde 2000.

Em julho, aniversário de 23 anos da Ponte de Versos, Thereza Christina participou do 23º Festival Internacional de Poesía de Medellín, onde foi a única poeta brasileira a ser convidada para ler 15 poemas. Em setembro, foi a única brasileira convidada a participar do 3º Festival Internacional de Poesia de Santiago, Chile,Em breve lança a Edição especial de 40 anos de “Joio & Trigo”.


Instagram:
 @tcrmotta / @ibislibris

Sobre o Prêmio Jabuti 2022

A Ibis Libris Editora inscreveu, pela primeira vez, mais de 10 títulos no Prêmio Jabuti deste ano, concorrendo em 16 categorias. A participação no Jabuti vem juntar-se à comemoração dos 22 anos da editora.

São 12 títulos. Em Ciências Humanas, com “Expressões auxiliares da escrita: Manual de consulta e prática”, de Darcy Attanasio e Jucimara Tarricone, na Juvenil, com “Sheherazade: Novas lendas das 1001 noites e três já conhecidas”, de Thereza Christina Rocque da Motta, em Contos, “Ímpar”, de Gilberto Gouma e “Uma mesa de tamanho normal”, de Eliakim Ferreira Oliveira, em Biografia e Projeto Gráfico, “Um coração em verde-oliva”, de Vilma Belfort, “A casa de João Fernandes Vieira: O restaurador de Pernambuco”, de Cláudio Aguiar e “Andar a pé”, de Rogério Daflon, além de Capa, na Infantil, com “O menino dos olhos de lua” e “O bico da Laura”, ambos de Lílian Maial, em Romance, “Barulho de cachoeira”, de Dirce de Assis Cavalcanti e, em Poesia, com “Corpos de Tróia”, de Alberto Lins Caldas e “Pandemia: 27 poemas brasileiros”, de Álvaro Alves de Faria, uma turma de peso.

 
 
Thereza Christina Rocque da Motta

Ibis Libris
Editora
Rua Pereira Nunes, 395 cob. 1.701
Vila Isabel
20.541-022 Rio de Janeiro – RJ
Tel.: 21-3546-1007 / 96580-0499 

Continuar Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gente

Dany & Diego realizam shows nas cidades paulistas de Aparecida e Americana

Publicado

em

O próximo final de semana será bastante agitado para Dany & Diego. Além de conciliar a agenda de shows com participações em programas de televisão e rádio, a dupla também está em estúdio preparando uma grande novidade que será lançada ainda neste primeiro semestre. Os irmãos de Santa Bárbara d’Oeste, interior do Estado de São Paulo, estarão realizando shows em duas cidades paulistas.

Na sexta-feira (03), Dia do Sertanejo, a dupla estará se apresentando a partir das 9h, em um evento da Rádio Aparecida, na cidade de Aparecida ao lado de outros grandes artistas como Cacique & Pajé, Durval & Alladin, Adriana Sanchez, Moacyr & Sandra, Mariangela Zan, Donizeti Camargo, Micarla, entre outros. O evento terá transmissão pela Rádio Aparecida, Rádio Pop, Youtube e pelo aplicativo Aparecida. Acompanhe o show através do site https://www.a12.com/radio/dia-do-sertanejo.

Dany & Diego realizam shows nas cidades paulistas de Aparecida e Americana

No sábado (04), a dupla segue para a cidade de Americana para realizar um grande show durante a 6º Festa de Santa Rita de Cássia. O evento vai acontecer no Jardim das Orquídeas. Além de uma grandiosa praça de alimentação, o espaço também contará com segurança, brigadistas, banheiro químico, mesas com cadeiras, além de brinquedos para as crianças como cama elástica e pula-pula.

O último projeto em estúdio gravado pela dupla, intitulado “In Studio”, teve quatro faixas. “Misturei saudade”, “Não tem você”, “Tomara que ele beije mal” e “Sempre fui eu”, foram gravadas no Estúdio Balada Music, em Goiânia/GO. A produção musical ficou a cargo de Newton Fonseca, e a direção de vídeo de André Caverna. O EP está disponível em todas as plataformas de distribuição digital.

DANY & DIEGO
A dupla Dany & Diego é sucesso em todo o Brasil com músicas como “Bate a bota no chão”, gravada com Teodoro & Sampaio, “Cabulosa”, “Tempo ao tempo”, “Aqui só tem filé”, “Chuva fina”, “Volta”, “Então tá” que contou com a participação do cantor Gusttavo Lima, e “Bruto e bão” com Carreiro & Capataz. Em 27 anos de carreira, Dany & Diego colecionam cinco CDs, um DVD e dois EPs.

Para ouvir suas músicas e conhecer um pouco mais de Dany & Diego, acesse as redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/danyediegooficial
Facebook: https://www.facebook.com/danyediegooficial
Youtube: https://www.youtube.com/@danyediegooficial

Continuar Lendo

Gente

Hotel gera empregos e aquece economia de Paulínia com novos investimentos

Publicado

em

Nas últimas semanas o hotel Sleep Inn Paulínia, localizado na cidade de Paulínia, interior do Estado de São Paulo, inaugurou mais 40 novos quartos, totalizando 120. Direto e indiretamente, diversos setores da economia do município foram beneficiados. Setores de construção, por exemplo, com a aquisição de materiais para obras e acabamento, estão entre eles.

“Desde o início do ano, estamos trabalhando para concluir e entregar novos quartos. Além de aquecer a economia local com a compra de material de construção, acabamento, proporcionamos também conforto, segurança, tecnologia e empregos indiretos temporários e diretos para algumas funções como camareira e recepcionista”, conta Ewerton Senne, diretor do Sleep Inn Paulínia.

O hotel, segue constantemente trabalhando para garantir ao hóspede um melhor conforto e segurança. De acordo com o diretor do Sleep Inn Paulínia, em breve, mais novidades serão apresentadas no empreendimento. “Estamos reestruturando novos quartos para que sejam maiores e mais confortáveis, superando a expectativa de quem busca uma excelente hospedagem na cidade”, garante Senne.

SLEEP INN PAULÍNIA
Inaugurado em 2021, o Sleep Inn Paulínia está localizado em uma das cinco entradas da cidade, próximo à prefeitura, ao Theatro Municipal e ao Sambódromo. O hotel pode ser facilmente acessado pelas Rodovias Anhanguera, Dom Pedro I e Professor Zeferino Vaz, estando apenas a 37 km do Aeroporto de Viracopos.

Sleep Inn Paulínia possui uma estrutura de 5.500m² e conta com 120 apartamentos, duas salas de reunião para até dez pessoas, uma sala de eventos para até 50 pessoas em auditório, restaurante, academia, piscina, Wi-Fi cortesia, loja de conveniência, café da manhã e serviço de coffee break, figurando entre as opções para todos os públicos – corporativo e a lazer

Com uma infraestrutura completa, o Sleep Inn Paulínia também possui apartamentos adaptados para PCDs garantindo conforto e comodidade em sua estada, além de oferecer a possibilidade dos viajantes se hospedarem com seus pets, uma vez que é Pet Friendly.

Para conhecer mais sobre o Sleep Inn Paulínia, acesse o site https://www.reserveatlantica.com.br/hotel/sleep-inn-paulinia.

Continuar Lendo

Gente

A distorção da imagem corporal

Publicado

em

A distorção da imagem corporal é uma condição em que uma pessoa tem uma percepção distorcida de sua própria aparência física. Isso pode resultar em uma preocupação excessiva com o peso, forma corporal e aparência, independentemente do quão magra ou saudável a pessoa realmente seja. Essa distorção pode levar a comportamentos alimentares prejudiciais, como dietas extremas, restrição calórica excessiva, compulsão alimentar ou até mesmo distúrbios alimentares, como anorexia nervosa, bulimia nervosa ou transtorno de compulsão alimentar periódica.

A distorção da imagem corporal pode ser influenciada por uma variedade de fatores, incluindo pressões sociais e culturais, experiências passadas, influências familiares, mídia e padrões de beleza irrealistas. Muitas vezes, as pessoas com distorção da imagem corporal se comparam a imagens idealizadas ou manipuladas de corpos encontradas na mídia, o que pode levar a uma percepção distorcida de sua própria aparência.

Os sintomas da distorção da imagem corporal podem variar de leves a graves e podem incluir:

Preocupação excessiva com o peso, forma corporal e aparência.
Comportamentos obsessivos em relação à alimentação, como contar calorias obsessivamente, evitar certos alimentos ou seguir dietas extremas.
Evitar situações sociais que envolvem comida ou exposição do corpo.
Comparar-se constantemente com os outros e se sentir inadequado ou insatisfeito com a própria aparência.
Dificuldade em aceitar elogios ou reconhecer conquistas pessoais, independentemente da aparência física.
Desconforto ou ansiedade em relação ao próprio corpo.
A distorção da imagem corporal pode ter sérias consequências para a saúde física e emocional. Pode levar a uma baixa autoestima, ansiedade, depressão, isolamento social, problemas de relacionamento e até mesmo comportamentos de risco, como uso de substâncias ou automutilação.

O tratamento da distorção da imagem corporal geralmente envolve uma abordagem multidisciplinar que pode incluir terapia cognitivo-comportamental, terapia nutricional, terapia familiar, apoio emocional e, em casos mais graves, intervenção médica. O objetivo do tratamento é ajudar a pessoa a desenvolver uma relação mais saudável e realista com seu corpo, promovendo o autocuidado, a autoaceitação e a resiliência emocional. É importante buscar ajuda profissional se você ou alguém que você conhece estiver lutando com distorção da imagem corporal, pois o apoio adequado pode fazer uma grande diferença na recuperação e no bem-estar geral.
A relação entre distorção da imagem corporal e emagrecimento pode ser complexa e multifacetada. Aqui estão algumas maneiras pelas quais esses dois conceitos podem estar interligados:

Percepção distorcida do corpo: Pessoas com distorção da imagem corporal podem ver a si mesmas como estando acima do peso, mesmo quando estão em um peso saudável ou abaixo do peso. Isso pode levar a uma preocupação excessiva com o emagrecimento, mesmo quando não é necessário.

Comportamentos alimentares prejudiciais: A distorção da imagem corporal pode levar a comportamentos alimentares prejudiciais, como dietas extremas, restrição calórica excessiva ou compulsão alimentar. Esses comportamentos podem ser motivados pela percepção distorcida do próprio corpo e pela busca por um padrão de beleza irrealista.

Busca por validação externa: Pessoas com distorção da imagem corporal podem buscar validação externa por meio do emagrecimento, na esperança de se sentirem melhor consigo mesmas ou de serem mais aceitas pela sociedade. No entanto, a busca excessiva por emagrecimento pode levar a uma relação insalubre com a comida e com o próprio corpo.

Frustração com resultados insatisfatórios: Mesmo após emagrecer, pessoas com distorção da imagem corporal podem ainda se sentir insatisfeitas com sua aparência. Isso ocorre porque a percepção do próprio corpo está enraizada em questões emocionais e psicológicas, em vez de estar relacionada ao peso real.

Impacto na saúde mental: A busca obsessiva pelo emagrecimento pode ter um impacto negativo na saúde mental, aumentando o risco de desenvolver distúrbios alimentares, depressão, ansiedade e baixa autoestima. A distorção da imagem corporal pode perpetuar um ciclo de insatisfação com o corpo e busca incessante por emagrecimento, independentemente das consequências para a saúde.

É importante abordar a distorção da imagem corporal de maneira holística, buscando tratamento que inclua terapia comportamental, apoio emocional, educação nutricional e promoção de uma relação saudável com a comida e com o próprio corpo. O objetivo não deve ser apenas o emagrecimento, mas sim o cultivo de uma autoimagem positiva e o apoio à saúde e ao bem-estar gerais.

DRA. CAROLINA MANTELLI é médica, endocrinologista e metabologista e tem a missão de amenizar a dor física e da alma através do auto resgate.
Criadora do método “Calça Meta”, metodologia criada com o intuito de libertar seus pacientes de amarras de todos os traumas que envolvem o emagrecimento.

Continuar Lendo

Destaque

Copyright © 2023 ocimar.com. Todos os direitos reservados.