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Museu da Língua Portuguesa integra a programação cultural da Bienal Internacional do Livro de São Paulo

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Instituição promove mesas de debate com as participações do escritor timorense Luís Cardoso, da geógrafa brasileira Márcia Kambeba, do músico angolano Kalaf Epalanga e do historiador brasileiro Cacá Machado, nos dias 6 e 9 de julho

O Museu da Língua Portuguesa, instituição do Governo do Estado de São Paulo, participa da programação da Bienal Internacional do Livro de São Paulo em parceria com o Instituto Camões, promovendo duas mesas de debate. A primeira acontece no dia 6 de julho, no Pavilhão de Portugal, da Expo Center Norte, sede da Bienal, e a outra no dia 9 do mesmo mês no Auditório do Museu da Língua Portuguesa.

No dia 6, às 15h, o escritor timorense Luís Cardoso e a mestre brasileira em geografia Márcia Kambeba estarão reunidos na mesa intitulada “O povo é o inventa-línguas”, na qual falarão sobre literatura e oralidade. Cardoso venceu em 2021 o prestigiado Prêmio Oceanos pelo romance “O Plantador de Abóboras” (Todavia), que traz o relato de uma mulher sobre a história violenta do Timor Leste. Já Kambeba procura, em seus livros, retratar as histórias de resistências e lutas de seu povo – o quinto, “O Povo Kambeba e a Gota d’Água”, será lançado ainda este ano.

Com mediação de Marina Toledo, coordenadora do Núcleo Educativo do Museu da Língua Portuguesa, este encontro vai acontecer no Pavilhão de Portugal, da expo Center Norte, sede da Bienal. Vale lembrar que Portugal é o país homenageado na 26ª edição do evento literário paulistano. O ingresso custa R$ 30 (inteira).

No dia 9 de julho, às 19h, o Auditório do Museu da Língua Portuguesa será o palco da mesa “Língua e Canção”, que receberá o músico do Buraka Som Sistema e escritor angolano Kalaf Epalanga e o historiador e compositor brasileiro Cacá Machado. Os dois já mergulharam em parte da história musical de seus respectivos países: enquanto Epalanga escreveu sobre o kuduro e a kizomba, por exemplo, Machado esmiuçou as obras de Ernesto Nazareth e Tom Jobim. O título da mesa anuncia o tema que deverá ser trabalhado pelo Museu da Língua Portuguesa em 2023.

A mediação será de Isa Grinspum Ferraz, curadora especial do Museu. A entrada será gratuita, com ingressos distribuídos na data da realização do evento, na bilheteria, a partir das 16h. Haverá também transmissão on-line do bate-papo pelas redes sociais do Museu.

Serviço
Mesa “O povo é o inventa-línguas”
Com o escritor Luís Cardoso (Timor Leste) e a mestre em geografia e doutoranda em estudos linguísticos Márcia Kambeba (Brasil). Mediação de Marina Toledo, coordenadora do Núcleo Educativo do Museu da Língua Portuguesa
Dia 6 de julho, às 15h
No Pavilhão de Portugal, da Expo Center Norte, sede da Bienal
R$ 30 (inteira)

Mesa “Língua e Canção”
Com o músico e escritor Kalaf Epalanga (Angola) e o historiador e compositor Cacá Machado (Brasil). Mediação de Isa Grinspum Ferraz, curadora especial do Museu da Língua Portuguesa.
Dia 9 de julho, às 19h
No Auditório do Museu da Língua Portuguesa e pelas redes sociais do Museu
Grátis (distribuição de ingressos a partir das 16h do dia 9 de julho)

Museu da Língua Portuguesa 
Praça da Luz s/n – Luz – São Paulo
De terça a domingo, das 9h às 16h30 (permanência até 18h)
R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)
Grátis para crianças até 7 anos
Grátis aos sábados
Acesso pelo Portão A (em frente à Pinacoteca)
Venda de ingressos na bilheteria e pela internet:
https://bileto.sympla.com.br/event/68203 

 

SOBRE O MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA
Localizado na Estação da Luz, o MLP tem como tema o patrimônio imaterial que é a língua portuguesa e faz uso da tecnologia e de suportes interativos para construir e apresentar seu acervo. O público é convidado para uma viagem sensorial e subjetiva, apresentando a língua como uma manifestação cultural viva, rica, diversa e em constante construção.

O Museu da Língua Portuguesa é uma realização do Governo Federal e do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, concebido e realizado em parceria com a Fundação Roberto Marinho. O IDBrasil é a Organização Social de Cultura responsável pela sua gestão.

PATROCÍNIOS E PARCERIAS
A reconstrução do Museu tem patrocínio máster da EDP e patrocínio do Grupo Globo, Itaú Unibanco e Sabesp – todos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O apoio é da Fundação Calouste Gulbenkian.

A Temporada 2022 conta com patrocínio do Grupo Volvo, do Instituto Cultural Vale e do Itaú Unibanco, apoio da Booking.com e do Grupo Ultra e das empresas parceiras Cabot, Marsh McLennan, escritório Mattos Filho, Verde Asset Management, Faber-Castell e Bain&Company. Rádio CBN, Revista Piauí, Guia da Semana, Dinamize e JCDecaux são seus parceiros de mídia. A Temporada é realizada pelo Ministério do Turismo, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

A Instalação O Conto da Ilha Desconhecida é uma parceria do Museu da Língua Portuguesa com a Fundação José Saramago, que apoia as ações do centenário do autor em todo o mundo, o Instituto Camões e a Companhia das Letras, editora de Saramago no Brasil.

O Plataforma Conexões e o Sarau Língua Afiada contam com parceria da CPTM.

O programa Estação Férias conta com o patrocínio da Booking.com por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

 

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Conheça Leo Saavedra: A Inspiração por Trás da “A Grande Conquista 2”, reality da Record

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Com um coração de guerreiro e sua determinação incansável o jovem é um raio de esperança em tempos de desafio e adversidade

Leo Saavedra é mais do que apenas uma estrela em ascensão; podemos dizer que é um verdadeiro herói moderno cuja jornada cativa e inspira àqueles que têm o privilégio de conhecê-lo.

Com 29 anos de idade, descendente de bolivianos e formado em Administração Pública, Leo personifica a resiliência, a determinação e a paixão pela vida.

Criado em uma família marcada por desafios, o ator mineiro enfrentou a perda de seus pais ainda jovem, assumindo a responsabilidade de cuidar de seus três irmãos mais novos e de sua avó. Apesar das dificuldades, Leo nunca perdeu sua alegria de viver, sua determinação incansável ou sua coragem para seguir seus sonhos, encontrando forças para transformar adversidades em oportunidades, moldando-se em um exemplo de perseverança e amor incondicional.

Créditos fotos: Estúdio Barbeto / @barbetoestudio

Desde jovem, reconheceu a importância de colocar toda sua energia e amor em tudo o que se propõe a fazer, carregando em seu sorriso a coragem de quem enfrentou desafios desde cedo e transformou a adversidade em força. Sua dedicação aos estudos, sua paixão pela cultura e seu compromisso com sua família o tornaram uma figura exemplar, cujo brilho transcende os limites do ordinário.

Sua jornada não se limita apenas à superação de obstáculos pessoais. Leonardo Saavedra busca constantemente enriquecer sua vida e sua alma através da cultura, das artes e do compromisso com a excelência. Modelo, ator e criador, ele dedica sua energia e amor em tudo o que faz, inspirando outros a seguirem seus sonhos e acreditarem no poder da resiliência.

Créditos fotos: Estúdio Barbeto / @barbetoestudio

Além de sua formação acadêmica e sua carreira multifacetada como modelo, ator e criador de conteúdo, Leo é um defensor incansável do bem-estar físico e mental, em equilíbrio completo e perfeito entre corpo, mente e espírito, refletindo sua determinação em viver uma vida plena e significativa.

É um entusiasta dos esportes e defensor de um estilo de vida saudável. Ele entende que a verdadeira riqueza não reside apenas na acumulação de bens materiais, mas sim na busca por uma vida plena e significativa.

“Cada passo que dei nesta jornada foi impulsionado pelo desejo de fazer a diferença e deixar um legado positivo no mundo. Espero que minha história inspire outros a abraçarem sua própria jornada heroica.”

À medida que Leo embarca na emocionante jornada de “A Grande Conquista 2 “, reality show transmitido diariamente pela Record, às 22h30, ele personifica o espírito dos heróis modernos, aqueles cujas realizações transcendem o comum e iluminam o caminho para um futuro melhor. Seu sorriso radiante, sua determinação inabalável e seu coração generoso o tornam não apenas um concorrente, mas um verdadeiro herói para todos que têm o privilégio de conhecê-lo.

Prepare-se para se encantar com Leo Saavedra e sua extraordinária jornada. Esta é apenas a primeira página de um conto épico que promete emocionar e inspirar o mundo.

 

Redes Sociais de Leonardo Saavedra:

Instagram: @saavedraleo – https://www.instagram.com/saavedraleo/

Facebook: Leonardo Saavedra – https://www.facebook.com/Leon.Saavedra75?mibextid=LQQJ4d 

Twitter: @saavedraleo – https://x.com/saavedraleo_?s=11 

TikTok: saavedraleo – https://www.tiktok.com/@saavedraleo?_t=8lmjYEbgrC9&_r=1 

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Olimpíada de Administração destaca a sustentabilidade

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Com inscrições gratuitas, iniciativa visa formar profissionais mais conscientes

 

Fomentar o interesse na capacitação continuada e contribuir para a disseminação do ensino de administração sustentável entre estudantes e profissionais. Esse é o objetivo da 1º Olimpíada Brasileira de Administração (OBAdm), que tem como tema “A gestão dos ODS nas organizações”. Gratuita e aberta para interessados de todo o país, a inscrição pode ser feita até 2 de junho pelo link: https://www.obadm.org.br/ .

 

Realizada pelo Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro (CRA-RJ), a primeira edição da OBAdm vai destacar a sustentabilidade e a importância de formar profissionais mais conscientes.

 

A prova vai abordar quatro dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU): ODS 8, que trata do trabalho decente e crescimento econômico; ODS 9, que fala sobre o fomento da inovação, infraestrutura resiliente e a industrialização inclusiva e sustentável; ODS 11, que destaca o valor das cidades e comunidades sustentáveis; e ODS 12, que trata do consumo e produção responsáveis.

A iniciativa tem como objetivo promover o ensino de qualidade da Ciência da Administração de modo empolgante, utilizando mecanismos de gamificação para impulsionar novos processos de aprendizagens. A OBAdm será dividida em dois níveis: o primeiro será voltado para o ensino médio técnico; e o segundo, direcionado para bacharéis e tecnólogos em administração e áreas correlatas. Profissionais também podem se inscrever e participar.

 

As avaliações serão aplicadas em duas fases. A primeira é composta de desafios gamificados com a temática dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e gestão, abrangendo o dia a dia do estudante. A segunda fase envolve uma prova com questões de múltipla escolha.

Desenvolvimento sustentável

Segundo o coordenador da OBAdm e presidente do CRA-RJ, Wagner Siqueira, os ODS são apelos à sociedade por ações com o intuito de promover trabalho digno e proteger o meio ambiente, para garantir que as pessoas possam desfrutar de uma vida melhor. “O Conselho do Rio é signatário, desde 2011, da Rede Brasil do Pacto Global, vinculada à ONU. Por esse motivo, escolhemos esse tema para a olimpíada científica”, afirma Siqueira.

 

– Além de levar conhecimento, buscamos promover a conscientização de estudantes e profissionais de administração e áreas correlatas sobre a importância dos Direitos Humanos, do Trabalho, Meio Ambiente e a fomentação de mecanismos Anticorrupção – ressalta Siqueira.

 

O ensino da Administração no país

Wagner Siqueira lembra que, no ensino superior, o curso de Administração é um dos mais procurados do país, segundo dados do cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior (e-MEC). Em relação aos cursos presenciais, é o quinto maior com quase 250 mil estudantes. Já no EAD, ocupa o segundo lugar, com 393 mil. Além disso, grande parte está na rede pública de ensino (74,7%).

 

Para o coordenador da olimpíada, o grande número de alunos que ingressam na faculdade de administração traz uma séria reflexão. “Para termos organizações mais transparentes e éticas, é preciso, hoje, conscientizar os jovens, pois eles serão os próximos gestores e líderes”.

 

– Além do aprendizado, queremos promover ações que contribuam para o desenvolvimento de atitudes necessárias para uma postura comprometida e responsável com o futuro – conclui.

 

OBAdm – Olimpíada Brasileira de Administração

Tema: Gestão dos ODS nas organizações

Site: https://www.obadm.org.br/

Inscrições até 2 de junho

Para estudantes do ensino médio técnico, bacharel e tecnólogo.

Profissionais também podem participar.

Provas e desafios: 3 a 7 de junho de 2024

Contato para tirar dúvidas: 0800 606 9130

Instagram: https://www.instagram.com/obadm_olimpiada

 

 

FONTE: ASCOM CRA-RJ/OBAdm

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Mariana Katona apresenta a exposição “Até onde marca”, com curadoria de Francisco Camêlo, no Centro Cultural Correios RJ, a partir de 22 de maio.

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A mostra, com 21 trabalhos de técnicas variadas, quer transmitir ao público uma instigante pesquisa sobre o corpo, como instrumento de expressão artística.

 

A artista visual Mariana Katona apresenta a exposição “Até onde marca”, com curadoria de Francisco Camêlo, no Centro Cultural Correios RJ, a partir de 22 de maio, onde traz 21 trabalhos com técnicas variadas, buscando transmitir ao público uma instigante pesquisa sobre o corpo, como instrumento de expressão artística. Ao longo de mais de uma década de sua trajetória, tem se dedicado a dar forma às suas inquietações sensíveis e conceituais, utilizando uma diversidade de materiais, técnicas e suportes.

Artista de uma linhagem que utiliza o corpo como instrumento, Mariana Katona revela sensações de estranhamento e desenraizamento, refletindo memórias pessoais e familiares em seus trabalhos. Explorando o corpo e acumulando marcas, fricções e inscrições na pele, suas séries sugerem uma composição de paisagens que lembram teares à espera de serem desenrolados e tecidos.

Além disso, dialoga com a tradição feminina da costura em contraposição ao peso do martelo, reconstruindo memórias e sugerindo relações entre o silêncio do bordado e o ruído do rasgo. Ao trabalhar com fios, linhas, pregos e peles, seu corpo machucado pulsa e indica que marcar pode ser uma outra forma de escrever.


A mostra “Até onde marca” pode ser visitada até o dia 06 de julho, de terça a sábado, das 12h às 19h.

Texto curatorial

(…) Percorrendo a exposição, os visitantes podem acompanhar os processos de criação de Mariana Katona, sua seleção meticulosa de materiais, seus gestos precisos e as relações que tece entre os trabalhos, revelando a dedicação da artista tanto em dar corpo às inquietações que a movem, quanto em fazer o espectador sentir a força e a dor de um corpo que cria, machuca e poetiza.

Como indica o título da exposição, os trabalhos, aqui reunidos, sondam os limites de um corpo que a artista explora, em suas minudências, com artefatos associados a um fazer artesanal: linhas, agulhas, teares, pregos. O trabalho de Mariana Katona com marcas na pele começou por volta de 2009, quando ela residia na cidade do Rio de Janeiro, onde ocorreram seus primeiros trabalhos com o próprio corpo, enquanto suporte para inscrições mais diversas.

Dessas experiências, em que o corpo da artista era afetado por frases e detalhes arquitetônicos, nasce Poros Urbanos, trabalho exibido inicialmente na Rússia. Montada com fragmentos da pele marcada da artista, a frase I do not know how my body fits here diz de uma sensação de não pertencimento ou de desencaixe no mundo, aludindo a experiências familiares e pessoais. Além da pele, a artista utiliza, neste trabalho, prego e tecido, ao mesmo tempo em que inicia pesquisas com costura, buscando explorar a expressividade de outras técnicas e, principalmente, de outras superfícies. Assim, surge seu interesse pelos teares, cujo uso ela subverte, já que suas mãos tecem não um tecido, mas paisagens imaginárias, muitas delas vazadas ou sugeridas. Essas paisagens são construídas, pela artista, não apenas com teares, mas também com pontos e linhas. Novamente, o corpo é o suporte, seja para, nele, marcar o desenho de territórios, seja para perfurá-lo com pregos de um tear à espera de um fiandeiro ou uma fiandeira que teça seus próprios vínculos, suas próprias linhas, suas próprias marcas. (…) – Francisco Camêlo / curador

Sobre Mariana Katona

Mariana Katona (Rio de Janeiro, 1985) é artista visual. Formou-se em cinema em 2007. Em 2009-11, cursou o mestrado em Artes pela UERJ. Na sua pesquisa artística problematiza a questão do corpo por meio de inúmeras técnicas. Fez sua primeira exposição individual em 2018 intitulada Janelas na Galeria Ibeu – RJ. Participou de diversas exposições coletivas, dentre elas: Salão Nacional de Arte Contemporânea de Guarulhos (2021-22) – SP, Salão de Artes Visuais Novíssimos (2016) – RJ, City as a process (2012) Ekaterinburg – Russia, Zona oculta (2010) – RJ e Olheiro da arte (2010) – RJ. Atualmente, vive e trabalha em São Paulo.

Link site: https://www.marianakatonaleal.com/

Instagram: https://www.instagram.com/katonamariana/

 

Sobre Francisco Camêlo

Francisco Camêlo (Ceará, 1991). Atualmente é Pesquisador de Pós-Doutorado (FAPERJ PDR-10) na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutor em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura, Cultura e Contemporaneidade da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2021). Realizou Estágio Doutoral na École des Arts/Institut ACTE (Arts Créations Théories Esthétique) da Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne, com bolsa CAPES/PrInt, de setembro de 2019 a dezembro de 2020.

Serviço

Exposição: “Até onde marca”
Artista: Mariana Katona
Curadoria: Francisco Camêlo
Abertura: 22 de maio de 2024 às 17h
Visitação: 22 de maio a 06 de julho de 2024
Dias e horários: terça a sábado, das 12h às 19h
Local: Centro Cultural Correios RJ – @correioscultural
Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro – RJ
Dias e horários: terça a sábado, das 12h às 19h
Assessoria de Imprensa: Paula Ramagem @paulasoaresramagem
Evento gratuito
Censura Livre.

Como chegar: metrô (descer na estação Uruguaiana, saída em direção à Rua da Alfândega); ônibus (saltar em pontos próximos da Rua Primeiro de Março, da Praça XV ou Candelária); barcas (Terminal Praça XV); VLT (saltar na Av. Rio Branco/Uruguaiana ou Praça XV); trem (saltar na estação Central e pegar VLT até a AV. Rio Branco/Uruguaiana).

Acessibilidade: adaptado para pessoas cadeirantes

A exposição tem como público-alvo empresários, profissionais liberais, colecionadores, professores, estudantes e público em geral.

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Destaque

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