Conecte-se conosco

Sem categoria

Novos tratamentos da hiperplasia benigna da próstata reduzem riscos

Publicado

em

Novos tratamentos da hiperplasia benigna da próstata reduzem riscos e melhoram qualidade de vida do pacient oke

Cirurgia robótica, enucleação prostática com holmium laser (Holep) e aquablation são algumas das opções terapêuticas mais recentes

Mais da metade dos homens acima dos 60 anos de idade e cerca de 90% daqueles com idade superior a 80 apresentam aumento da próstata, cientificamente chamado de Hiperplasia Prostática Benigna (HPB). Embora esse crescimento faça parte do processo natural de envelhecimento, alguns pacientes podem apresentar complicações, como a obstrução parcial ou total da uretra, canal por onde passa a urina. Nesses casos, o tratamento cirúrgico pode ser necessário para eliminar ou reduzir sintomas da doença. Entre as opções recentes de tratamento minimamente invasivo da HPB, destacam-se a cirurgia robótica, a enucleação prostática com holmium laser (Holep) e o aquablation.

A maioria dos casos de hiperplasia da próstata é tratada com medicações de uso contínuo que aliviam os sintomas. Contudo, aproximadamente 30% dos pacientes não respondem, não se adaptam aos efeitos colaterais das medicações ou apresentam alguma complicação relacionada ao crescimento da glândula prostática. Esses são candidatos em potencial ao tratamento cirúrgico, tradicionalmente representado pela ressecção endoscópica, também conhecida como raspagem (RTU) da próstata, e pela prostatectomia (remoção da próstata), que pode ser feita de forma convencional (aberta), por videolaparoscopia ou por via robótica. Recentemente, outras opções surgiram como alternativas, tais como os tratamentos a laser.

Entre estes, destaca-se a Holep, tratamento recentemente adquirido pela Rede D’or em Salvador. Neste procedimento, um pequeno equipamento em formato de cilindro é colocado dentro da uretra para destruir o tecido que está atrapalhando a passagem da urina pelo canal. O feixe de raios utilizado para cumprir essa “missão” é controlado pelo cirurgião através de um pedal. “O procedimento é relativamente rápido e a maioria dos pacientes tem alta hospitalar em 24 horas”, pontuou o uro-oncologista Augusto Modesto. Entre as vantagens do procedimento estão menor sangramento, menos dor no pós-operatório, menos tempo com sonda após a cirurgia e menor tempo de internação hospitalar. “Só para efeito de comparação, na prostatectomia aberta, muito mais invasiva, o período médio de internação hospitalar varia de 5 a 11 dias”, completou o cirurgião.

Os benefícios do Holep são semelhantes àqueles oferecidos pela cirurgia robótica. Só que enquanto no procedimento a laser não há incisões na pele, na robótica há pequenas incisões (de 8 a 13 milímetros), nas quais são introduzidos os braços do robô com os instrumentos cirúrgicos e uma câmera. “Através de um console cirúrgico, o cirurgião controla os braços robóticos e tem a vantagem de uma visão 3D da anatomia do paciente, com aumento de até 10 vezes na imagem em alta definição. Precisão, segurança e redução de riscos são grandes diferenciais desse tipo de tratamento, que está disponível em Salvador desde 2019”, destacou Augusto Modesto, integrante do Robótica Bahia – Assistência Multidisciplinar em Cirurgia.

Outra inovação no tratamento minimamente invasivo da HPB, ainda não disponível no Brasil, é o aquablation, tecnologia que permite a ablação do tecido prostático por meio de um jato de soro fisiológico. Neste procedimento, nenhuma energia de calor é usada, ao contrário da RTU e dos lasers. A destruição do tecido da próstata é realizada por meio de um jato pulsado da mistura de água com cloreto de sódio em altíssima velocidade e alta pressão, controlado por um sistema robótico guiado por controle de ultrassom da próstata. Além de apresentar as vantagens de outros procedimentos minimamente invasivos, a técnica tem a precisão da cirurgia robótica e as vantagens de utilizar a água como fonte de energia, sem gerar calor e sem afetar os tecidos adjacentes, preservando a função sexual e a ejaculação dos pacientes. A eficácia é igual ou superior à clássica cirurgia de ressecção transuretral da próstata (RTU ) no que diz respeito à melhora dos sintomas miccionais.

O tratamento (medicamentoso ou cirúrgico) da HPB visa melhorar a qualidade de vida de pacientes que apresentam sintomas como hesitação no início da micção, diminuição da força do jato urinário, gotejamento terminal, intermitência, sensação de esvaziamento incompleto da bexiga, urgência urinária e nictúria, ou seja, volume de secreção urinária noturno maior do que o diurno. Além disso, complicações como sangue na urina (hematúria), infecções recorrentes do trato urinário e até retenção urinária aguda podem ocorrer nos estágios mais avançados da doença. “A escolha da modalidade de tratamento e do tipo de acesso cirúrgico é uma decisão técnica, baseada no volume da próstata, na experiência do cirurgião, na presença de complicações locais e nas comorbidades do paciente. Cada caso deve ser avaliado de forma personalizada”, frisou Augusto Modesto.

Vale destacar que uma parcela significativa de homens com HPB não necessita de tratamento. “Este grupo pode obter melhora dos sintomas do trato urinário inferior por meio da adoção de medidas não farmacológicas, como a redução da ingestão hídrica noturna, do consumo de cafeína e seus derivados e de bebida alcoólica. Evitar o uso de descongestionantes e anti-histamínicos também é recomendável nesses casos”, completou o uro-oncologista. São candidatos a este tipo de vigilância ativa os homens com sintomas leves ou moderados e com impacto mínimo na qualidade de vida. Há necessidade de reavaliação anual.

Continuar Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem categoria

Fiz uma harmonização e não gostei, e agora???

Publicado

em

Especialista explica como reverter o procedimento

Quem nunca ouviu falar daquele procedimento estético que não deu muito certo? Seja a amiga que saiu com lábios mais volumosos do que o esperado ou o artista famoso que tentou preencher rugas e acabou parecendo outra pessoa, todos nós já nos deparamos com inúmeros casos. Mas, calma! Para esses momentos de “oops!”, existe uma heroína discreta, porém poderosa: a hialuronidase.

O ácido hialurônico é reconhecido como um aliado valioso para manter a pele hidratada, elástica e suave. Sua aplicação como preenchimento facial oferece resultados estéticos impressionantes, preenchendo áreas com perda de volume e suavizando rugas e linhas de expressão. No entanto, quando mal posicionado ou em excesso, pode apresentar resultados pouco naturais e até complicações graves, como obstrução de vasos sanguíneos, levando à necrose tecidual.

Para resolver esses problemas entra em cena um antídoto salvador: “A hialuronidase é uma enzima que quebra as ligações químicas do ácido hialurônico, permitindo sua absorção pelo corpo. É um procedimento relativamente simples, realizado em consultórios odontológicos ou clínicas estéticas”, explica Dra. Camila Mendes, biomédica esteta e cirurgiã dentista.

A substância oferece uma série de benefícios além da correção de assimetrias faciais causadas por preenchimentos malsucedidos. O procedimento é seguro e os resultados são imediatamente visíveis logo após a aplicação. Além do mais, a enzima tem baixo risco de reações adversas, sua aplicação dispensa cirurgia ou anestesia geral o que a torna uma excelente opção.

A Dra. Mendes enfatiza a importância de escolher um profissional qualificado para realizar o procedimento. “É fundamental avaliar cuidadosamente o paciente e aplicar a hialuronidase com responsabilidade, considerando fatores como quantidade e localização do ácido hialurônico injetado”, ressalta.

A hialuronidase torna-se uma ferramenta essencial para aqueles que não se sentem à vontade com os seus processos de harmonização facial. No entanto, é fundamental aplicá-la com cuidado, sempre priorizando a segurança e o conforto do paciente. Com a orientação de profissionais experientes, é possível corrigir imperfeições e alcançar a aparência desejada de forma confiável e satisfatória.

Para conhecer o trabalho da Dra Camila Mendes e seus procedimentos, acesse: https://www.instagram.com/dracamilamendes_/

Continuar Lendo

Sem categoria

Oswaldo Montenegro apresenta nova turnê celebrando 50 anos de estrada – Interagindo com Imagines de uma Vida Emocionante, dia 20 de abril no Tokio Marine Hall

Publicado

em

Participação especial do multi-instrumentista Milton Guedes

Comemorando 50 anos de vida artística, Oswaldo Montenegro apresenta sua nova turnê em São Paulo, no Tokio Marine Hall, dia 20 de abril (sábado), às 22h.

 

Neste emocionante e variado espetáculo, o público acompanha a trajetória de Montenegro, que durante todo o show, interage com imagens de sua vida e carreira projetadas num imenso telão. Além disso, é possível assistir ao Menestrel tocando simultaneamente mais de um instrumento, já que no palco, ao vivo, ele se reveza entre os violões de 6 e de 12 cordas e nas imagens aparece ao piano.

Dessa vez, sucessos como “Bandolins”, “A Lista”, “Lua e Flor”, “Intuição” e as recém-lançadas “Lembrei de Nós” e “O melhor da vida ainda vai acontecer”, estarão misturados às histórias e cenas virtuais, que revelarão as origens das canções, expondo segredos das inspirações e aventuras do artista.

 

O show conta ainda com a presença da eterna parceira de andanças, Madalena Salles, a flautista-irmã do Menestrel, a quem o imenso público que o segue passou a amar como alguém que fosse da própria família.

 

Outro músico brilhante, o multi-instrumentista Alexandre Meu Rei, também comparece à festa. A atração especial compete ao multi-instrumentista Milton Guedes, artista que começou com Oswaldo e volta a tocar com o mestre.

Oswaldo Montenegro partiu para a estrada aos dezessete anos, onde fixou residência. Em suas constantes viagens, jamais parou de criar. Tornou-se um trovador contemporâneo que parece viver dentro da arte, num turbilhão de projetos de tirar o fôlego de quem o acompanha. Nessa comemoração dos cinquenta anos de estrada sem recuar um milímetro na feitura de sua arte, está a merecida consagração deste artista que marcou a cultura brasileira, traçando uma trajetória original, única e longeva, entrando definitivamente na alma de várias gerações.

Serviço:  

Datas: 20 de abril (sábado)

Horário: 22h

Horário de abertura: 20h

Local: Tokio Marine Hall

Endereço: Rua Bragança Paulista, 1281 – Chácara Santo Antônio – São Paulo/SP

Ingressos:

Camarote  R$300,00
Frisas 

R$280,00

Cadeira Alta 

R$180,00

Setor VIP
R$300,00
Setor 01
R$240,00
Setor 02
R$180,00
Setor 03
R$160,00

 

 

 

 

 

 

Informações e vendas:

Vendas:  https://www.eventim.com.br/

Informações e compra de ingressos: 

# BILHETERIAS  – Rua Bragança Paulista, 1281 / Chácara Santo Antônio

(Horário de atendimento: segunda a domingo, das 12h às 18h)

* Em dias de espetáculo a bilheteria terá seu horário estendido em 30 minutos após o início do show, ou o quanto for necessário.  

(Formas de Pagamento: cartões de crédito Visa, Mastercard, Credicard, Diners);

# COMPRA PELA INTERNET 

www.tokiomarinehall.com.br

(Formas de Pagamento:  cartões de crédito Visa, Mastercard, Credicard, Diners);

Compra em ponto-de-venda:  20% do valor do ingresso

Para a compra de ingressos de estudantes, aposentados e professores estaduais, os mesmos devem comparecer pessoalmente portando documento na bilheteria respectiva ao show ou nos pontos de venda. Esclarecemos que a venda de meia-entrada é direta, pessoal e intransferível e a legitimidade está condicionada à apresentação dos documentos que comprovem esta condição na entrada do espetáculo, conforme LEI Nº 7.844 DE 13 MAIO DE 1992.

Ar Condicionado  

Estacionamento:  Hot Valet (com manobrista)

Aceitamos dinheiro e cartões de débito e crédito (Visa, Mastercard, Credicard e Diners) Não aceitamos cheque.

 

Continuar Lendo

Sem categoria

O MAIOR NOME DA MUSIA PORTUGUESA MARIZA RETORNA AO BRASIL

Publicado

em

O MAIOR NOME DA MUSIA PORTUGUESA MARIZA RETORNA AO BRASIL PARA DUAS NOITES EMOCIONANTES DE FADO E MÚSICA PORTUGUESA NO TOKIO MARINE HALL

O maior nome da portuguesa Mariza está de volta ao Brasil para uma série de shows emocionantes, marcando sua aguardada volta aos palcos brasileiros. Em duas noites especiais, nos dias 19 e 21 de abril, Mariza irá encantar o público paulistano com sua voz poderosa e sua interpretação única do fado e da música portuguesa.

Nascida em Maputo e criada em Portugal, Mariza conquistou fama internacional como uma das maiores forças renovadoras do fado, um gênero musical profundamente enraizado na cultura portuguesa. Com uma carreira que se estende por quase duas décadas, Mariza é reconhecida por sua habilidade de combinar tradição e contemporaneidade em suas performances, cativando audiências ao redor do mundo.

Durante as noites de 19 e 21 de abril, Mariza apresentará um repertório que inclui seus maiores sucessos com uma mistura de emoção e técnica, a cantora promete uma experiência musical inesquecível. Uma oportunidade única de vivenciar a magia do fado em uma das mais belas vozes contemporâneas

Venha se emocionar com a voz única de Mariza em uma noite de fado e música portuguesa.


Serviço:  

Datas: 19 e 21 de abril

Horário: 19 de abril – 22h / 21 de abril – 20h

Horário de abertura: 2h antes do inicio do show

Local: Tokio Marine Hall

Endereço: Rua Bragança Paulista, 1281 – Chácara Santo Antônio – São Paulo/SP

Ingressos:

Camarote 

R$360,00

Frisas 

R$300,00

Cadeira Alta 

R$220,00

Setor VIP

R$360,00

Setor 01
R$280,00
Setor 02
R$240,00
Setor 03
R$220,00

 

 

 

 

 

 

Informações e vendas:

Vendas:  https://www.eventim.com.br/

Informações e compra de ingressos: 

# BILHETERIAS  – Rua Bragança Paulista, 1281 / Chácara Santo Antônio

(Horário de atendimento: segunda a domingo, das 12h às 18h)

* Em dias de espetáculo a bilheteria terá seu horário estendido em 30 minutos após o início do show, ou o quanto for necessário.  

(Formas de Pagamento: cartões de crédito Visa, Mastercard, Credicard, Diners);

# COMPRA PELA INTERNET 

www.tokiomarinehall.com.br

(Formas de Pagamento:  cartões de crédito Visa, Mastercard, Credicard, Diners);

Compra em ponto-de-venda:  20% do valor do ingresso

Para a compra de ingressos de estudantes, aposentados e professores estaduais, os mesmos devem comparecer pessoalmente portando documento na bilheteria respectiva ao show ou nos pontos de venda. Esclarecemos que a venda de meia-entrada é direta, pessoal e intransferível e a legitimidade está condicionada à apresentação dos documentos que comprovem esta condição na entrada do espetáculo, conforme LEI Nº 7.844 DE 13 MAIO DE 1992.

Ar Condicionado  

Estacionamento:  Hot Valet (com manobrista)

Aceitamos dinheiro e cartões de débito e crédito (Visa, Mastercard, Credicard e Diners) Não aceitamos cheque.

 

 

Continuar Lendo

Destaque

Copyright © 2023 ocimar.com. Todos os direitos reservados.