Conecte-se conosco

Sem categoria

Novos tratamentos da hiperplasia benigna da próstata reduzem riscos

Publicado

em

Novos tratamentos da hiperplasia benigna da próstata reduzem riscos e melhoram qualidade de vida do pacient oke

Cirurgia robótica, enucleação prostática com holmium laser (Holep) e aquablation são algumas das opções terapêuticas mais recentes

Mais da metade dos homens acima dos 60 anos de idade e cerca de 90% daqueles com idade superior a 80 apresentam aumento da próstata, cientificamente chamado de Hiperplasia Prostática Benigna (HPB). Embora esse crescimento faça parte do processo natural de envelhecimento, alguns pacientes podem apresentar complicações, como a obstrução parcial ou total da uretra, canal por onde passa a urina. Nesses casos, o tratamento cirúrgico pode ser necessário para eliminar ou reduzir sintomas da doença. Entre as opções recentes de tratamento minimamente invasivo da HPB, destacam-se a cirurgia robótica, a enucleação prostática com holmium laser (Holep) e o aquablation.

A maioria dos casos de hiperplasia da próstata é tratada com medicações de uso contínuo que aliviam os sintomas. Contudo, aproximadamente 30% dos pacientes não respondem, não se adaptam aos efeitos colaterais das medicações ou apresentam alguma complicação relacionada ao crescimento da glândula prostática. Esses são candidatos em potencial ao tratamento cirúrgico, tradicionalmente representado pela ressecção endoscópica, também conhecida como raspagem (RTU) da próstata, e pela prostatectomia (remoção da próstata), que pode ser feita de forma convencional (aberta), por videolaparoscopia ou por via robótica. Recentemente, outras opções surgiram como alternativas, tais como os tratamentos a laser.

Entre estes, destaca-se a Holep, tratamento recentemente adquirido pela Rede D’or em Salvador. Neste procedimento, um pequeno equipamento em formato de cilindro é colocado dentro da uretra para destruir o tecido que está atrapalhando a passagem da urina pelo canal. O feixe de raios utilizado para cumprir essa “missão” é controlado pelo cirurgião através de um pedal. “O procedimento é relativamente rápido e a maioria dos pacientes tem alta hospitalar em 24 horas”, pontuou o uro-oncologista Augusto Modesto. Entre as vantagens do procedimento estão menor sangramento, menos dor no pós-operatório, menos tempo com sonda após a cirurgia e menor tempo de internação hospitalar. “Só para efeito de comparação, na prostatectomia aberta, muito mais invasiva, o período médio de internação hospitalar varia de 5 a 11 dias”, completou o cirurgião.

Os benefícios do Holep são semelhantes àqueles oferecidos pela cirurgia robótica. Só que enquanto no procedimento a laser não há incisões na pele, na robótica há pequenas incisões (de 8 a 13 milímetros), nas quais são introduzidos os braços do robô com os instrumentos cirúrgicos e uma câmera. “Através de um console cirúrgico, o cirurgião controla os braços robóticos e tem a vantagem de uma visão 3D da anatomia do paciente, com aumento de até 10 vezes na imagem em alta definição. Precisão, segurança e redução de riscos são grandes diferenciais desse tipo de tratamento, que está disponível em Salvador desde 2019”, destacou Augusto Modesto, integrante do Robótica Bahia – Assistência Multidisciplinar em Cirurgia.

Outra inovação no tratamento minimamente invasivo da HPB, ainda não disponível no Brasil, é o aquablation, tecnologia que permite a ablação do tecido prostático por meio de um jato de soro fisiológico. Neste procedimento, nenhuma energia de calor é usada, ao contrário da RTU e dos lasers. A destruição do tecido da próstata é realizada por meio de um jato pulsado da mistura de água com cloreto de sódio em altíssima velocidade e alta pressão, controlado por um sistema robótico guiado por controle de ultrassom da próstata. Além de apresentar as vantagens de outros procedimentos minimamente invasivos, a técnica tem a precisão da cirurgia robótica e as vantagens de utilizar a água como fonte de energia, sem gerar calor e sem afetar os tecidos adjacentes, preservando a função sexual e a ejaculação dos pacientes. A eficácia é igual ou superior à clássica cirurgia de ressecção transuretral da próstata (RTU ) no que diz respeito à melhora dos sintomas miccionais.

O tratamento (medicamentoso ou cirúrgico) da HPB visa melhorar a qualidade de vida de pacientes que apresentam sintomas como hesitação no início da micção, diminuição da força do jato urinário, gotejamento terminal, intermitência, sensação de esvaziamento incompleto da bexiga, urgência urinária e nictúria, ou seja, volume de secreção urinária noturno maior do que o diurno. Além disso, complicações como sangue na urina (hematúria), infecções recorrentes do trato urinário e até retenção urinária aguda podem ocorrer nos estágios mais avançados da doença. “A escolha da modalidade de tratamento e do tipo de acesso cirúrgico é uma decisão técnica, baseada no volume da próstata, na experiência do cirurgião, na presença de complicações locais e nas comorbidades do paciente. Cada caso deve ser avaliado de forma personalizada”, frisou Augusto Modesto.

Vale destacar que uma parcela significativa de homens com HPB não necessita de tratamento. “Este grupo pode obter melhora dos sintomas do trato urinário inferior por meio da adoção de medidas não farmacológicas, como a redução da ingestão hídrica noturna, do consumo de cafeína e seus derivados e de bebida alcoólica. Evitar o uso de descongestionantes e anti-histamínicos também é recomendável nesses casos”, completou o uro-oncologista. São candidatos a este tipo de vigilância ativa os homens com sintomas leves ou moderados e com impacto mínimo na qualidade de vida. Há necessidade de reavaliação anual.

Continuar Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem categoria

3ª Festa das Nações Joaquim Egídio de Campinas acontece no mês de maio

Publicado

em

Segurança, diversão, gastronomia e muita música boa estarão presentes na 3ª Festa das Nações Joaquim Egídio, em Campinas, cidade do interior do Estado de São Paulo. O evento, que acontece entre os dias 01 e 04 de maio, promete agitar a população campineira e demais cidades da região. O evento vai acontecer na Praça Dom Agnelo Rossi, em frente a igreja de São Joaquim e São Roque. O evento terá entrada franca, todos os dias.

A festa, que conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Campinas, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, vereadora Débora Palermo, subprefeitura de Joaquim Egídio, tem a realização do Viola Brasil Produções Artísticas e da Cervejaria Germânia. A segurança será monitorada pela Guarda Civil Municipal, Segurança Privada, Equipe de Brigadistas e pela Polícia Militar. O evento vai contar com estacionamento no local, banheiros químicos e acesso para pessoas com deficiência.

Na área gastronômica, uma praça de alimentação com barracas típicas e grande variedade de lanches, porções, salgados e doces estarão à disposição do público que preza por uma alimentação diversificada. A grade de shows promete agradar todo o tipo de público. Sertanejo, pagode e pop rock são alguns dos ritmos que irão embalar ao público. Nos próximos dias será divulgada toda a grade de shows que promete agradar ao público que aprecia uma boa música.

A festa terá uma feira de artesanato com dez barracas. Vale destacar também que as crianças terão muitas oportunidades para se divertir e curtir a festa com os pais. Durante o evento, além de cama elástica para os pequenos se divertirem, personagens de super-heróis estarão se apresentando durante a festa.

Presidente da Comissão Organizadora da 3ª Festa das Nações Joaquim Egídio, Alessandro Falcaro, destaca o apoio público e da iniciativa privada para a realização da festa. “Queremos agradecer a todos os apoiadores, em especial a Prefeitura Municipal de Campinas, Secretaria de Cultura, vereadora Débora Palermo, ao escritório Viola Brasil Produções Artísticas, o empresário Carlos Barbosa, e a Cervejaria Germânia em apoiar e acreditar no evento”.

Com uma expectativa de público de mais de 12 mil pessoas durante os quatros dias de festa, a 3ª Festa das Nações Joaquim Egídio promete ser um marco na história do distrito e da cidade de Campinas.

3ª FESTA DAS NAÇÕES JOAQUIM EGÍDIO
Data: 01 a 04 de maio
Local: Praça Dom Agnelo Rossi – Rua José Inácio, 14 – Distrito Joaquim Egídio – Campinas/SP.
Mais informações: https://www.instagram.com/festanacoesjoaquimegidio/

Continuar Lendo

Sem categoria

Maior tributo do mundo ao Roxette se apresenta em São Paulo – 23 de Março

Publicado

em

Roxette UK, dia 23 de março no Tokio Marine Hall

Prepare-se para embarcar em uma jornada nostálgica e emocionante com o maior tributo ao Roxette do mundo! Direto da Europa, a banda ROXETTE UK chega ao Brasil em março e abril de 2025 para uma turnê inesquecível, se apresenta em São Paulo, dia 23 de março, no Tokio Marine Hall, recriando a energia vibrante e a sonoridade única que marcou gerações ao redor do mundo.

Roxette: uma história de sucesso eterno

Nascida na Suécia, a dupla Roxette – formada por Marie Fredriksson e Per Gessle – conquistou o mundo nos anos 80 e 90 com uma combinação irresistível de pop-rock, melodias marcantes e letras emocionantes. Com mais de 75 milhões de discos vendidos, Roxette é responsável por hits que se tornaram hinos globais, como The LookListen to Your HeartIt Must Have Been Love e Joyride. Suas músicas embalaram romances, despedidas, reencontros e momentos inesquecíveis na vida de milhões de pessoas.

Entre as curiosidades que marcaram a trajetória da banda está o fato de que It Must Have Been Love, originalmente composta como uma canção de Natal na Suécia, se transformou em um dos maiores sucessos do Roxette após ser incluída na trilha sonora do filme “Uma Linda Mulher” (1990).

Outro marco foi The Look, que alcançou o topo da Billboard americana de forma inesperada, graças a um estudante de intercâmbio que levou um disco para uma rádio nos EUA. Assim, a dupla sueca se tornou uma das poucas bandas não anglófonas a dominar as paradas internacionais.

ROXETTE UK: recriando a essência de uma era inesquecível

Levar o legado do Roxette adiante é uma missão que a banda inglesa ROXETTE UK abraçou com paixão e perfeição. Reconhecida como o tributo mais fiel ao lendário duo sueco, o grupo recria o som, a emoção e a energia das apresentações originais, encantando plateias ao redor do mundo.

Libbi Cooper, no papel de Marie Fredriksson, impressiona com sua presença de palco magnética e uma voz que resgata a essência da cantora sueca com autenticidade. Já Matt Black, como Per Gessle, incorpora o carisma e o talento do músico em cada acorde. Ao lado de músicos extraordinários – Jake Graham (guitarra), Joe Lally (baixo) e Andy Mapp (bateria) –, a banda entrega um espetáculo eletrizante, que vai além de um show: é uma verdadeira celebração do Roxette.

Com um repertório que inclui “The Look”, “Joyride”, “Must Have Been Love”, “Dressed For Success”, “Listen to Your Heart”, “Spending My Time”, “How Do You Do”, “Fading Like A Flower”, “Dangerous”, “Crash Boom Bang”, “Almost Unreal”, além de tantos outros sucessos, o espetáculo de quase 2 (duas) horas é uma viagem no tempo, trazendo memórias à tona e convidando o público a cantar junto cada verso, como se fosse a primeira vez.

TURNÊ BRASIL 2025: uma celebração ao legado de Roxette

A turnê brasileira do ROXETTE UK promete ser histórica, passando por 11 cidades de diferentes regiões do país.

Serviço Tokio Marine Hall:  

Data: 23 de março (domingo)

Horário: 20h

Horário de abertura: 2 horas antes do espetáculo

Local: Tokio Marine Hall

Endereço: Rua Bragança Paulista, 1281 – Chácara Santo Antônio – São Paulo/SP

Informações e vendas:

Ingressos: R$180,00 a R$280,00

Vendas:  https://www.eventim.com.br/

Informações e compra de ingressos:

# BILHETERIAS  – Rua Bragança Paulista, 1281 / Chácara Santo Antônio

(Horário de atendimento: segunda a domingo, das 12h às 18h)

* Em dias de espetáculo a bilheteria terá seu horário estendido em 30 minutos

após o início do show, ou o quanto for necessário.

(Formas de Pagamento: cartões de crédito Visa, Mastercard, Credicard, Diners);

# COMPRA PELA INTERNET

www.tokiomarinehall.com.br

Estacionamento:  Hot Valet (com manobrista)

Aceitamos dinheiro e cartões de débito e crédito (Visa, Mastercard, Credicard e Diners) Não aceitamos cheque.

Continuar Lendo

Sem categoria

Festa Oficial do Barretão no Villa Country tem show de Luan Pereira e posse de Ana Castela como embaixadora dos 70 anos do evento

Publicado

em

Dia 20 de março artistas e organizadores se reúnem na tradicional casa paulistana para marcar o início das comemorações das 7 décadas do maior evento do gênero na América Latina

A cantora Ana Castela será oficialmente empossada como embaixadora da 70a edição da Festa do Peão de Barretos em evento especial no dia 20 de março, no Villa Country, em São Paulo. O show principal da noite será do sertanejo Luan Pereira, que receberá no palco, além da participação da embaixadora, convidados especiais.

Entre os convidados já confirmados com participações especiais no show estão Maria Cecília & Rodolfo, Fiduma & Jeca, Loubet, Léo & Rafael, Us Agroboy, Panda e Jiraya Uai. A presença dos organizadores da Festa do Peão de Barretos também promete trazer novidades sobre a edição histórica do evento, que acontecerá de 21 a 31 de agosto.

“Nosso objetivo é marcar em grande estilo esse momento. A Festa oficial vai abrir as comemorações dos nossos 70 anos trazendo um grande show do Luan Pereira e este momento muito especial que é a posse da Ana Castela, que já foi anunciada nossa embaixadora. Também vamos apresentar um pouco das novidades desta edição que deve marcar história”, afirma Pedro Muzeti, diretor cultural de Os Independentes.

Os ingressos para a Festa Oficial Barretos 70 anos no Villa Country já estão à venda. O show tem início às 23h. A casa abre a partir das 20h. Mais informações e venda de ingressos www.villacountry.com.br.

 

Serviço:

Festa Oficial Barretos 70 Anos – Posse Embaixadora Ana Castela

Data: 20 de março de 2025 (quinta-feira)

Local: Villa Country – Av. Francisco Matarazzo, 774, Parque da Água Branca, São Paulo

Abertura da casa: 20h | Início do show: 23h

Classificação etária: 18 anos

 

Ingressos (1º lote):

Pista: R$ 50,00

Camarote Old Parr: R$ 120,00

Camarote Brahma: R$ 350,00

Privativo Old Parr: R$ 1.500,00

Bistrô Old Parr: R$ 700,00

 

Onde comprar:

Bilheteiras do Villa Country: Quinta a domingo, das 20h às 23h.

Bilheteiras do Espaço Unimed: Segunda a sábado, das 10h às 19h (exceto feriados).

Online: Ticket360.

Formas de pagamento: Dinheiro, cartões de crédito e débito.

Mais informações:  www.villacountry.com.br –  Telefone: (11) 3868-5858

 

Continuar Lendo

Destaque

Copyright © 2023 ocimar.com. Todos os direitos reservados.