Conecte-se conosco

Entretenimento

A COMUNIDADE MOSTRA A SUA CARA

Publicado

em

Ações comunitárias nas periferias vencem a dependência governamental no amparo aos seus moradores .


Quando em 11 de Maio de 2015 a Rede Globo de Televisão estreou a novela “ I Love Paraisópolis “, se tornava a primeira emissora a levar para o horário das 19 horas uma comunidade periférica como cenário para seus personagens e trama, ainda que o complexo de Paraisópolis fique cercado de luxuosos condomínios do Morumbi e Vila Andrade em São Paulo.
Em 2.017, foi a vez da novela “ A Força do Querer “ , que buscou cenário em comunidades do Rio de Janeiro para a trama das 21:00 horas. Ao ser criticada pelos preconceituosos de plantão, a autora Glória Perez deixou claro, que, negar o cotidiano das comunidades seria empurrar uma realidade para debaixo do tapete da sociedade.
Ou seja, os autores levaram ao público uma fatia do povo brasileiro ignorada pelo dia a dia da classe média, dos políticos, onde muitos deles nunca puseram os pés, ao menos depois de eleitos .
Aliada a essa exposição da maior rede de televisão nacional a ascensão do funk carioca, tornava-se um fenômeno cultural produzido na comunidade, como foi o samba em sua origem, consumindo também em larga escala pelos jovens de outras classes sociais .
Finalmente chegamos ao ano de 2.020, e a história que se desenrola não é tema de novela, não é ficção.
Comunidades de todo o Brasil se tornam protagonistas no amparo humano decorrente a luta para conter o Coronavírus .
Periferia, favela ou comunidade cujo sinônimo leva a comunhão, são nomes designados para uma parcela da população de um município que vivem ás margens dos grandes centros urbanos ou bairros nobres, carentes de recursos em moradia, saúde, saneamento e alimentação.
Representam hoje um corpo vivo, atuante, capaz de contornar problemas sociais com muito mais rapidez e eficácia que o Congresso Nacional para aprovar uma Lei.
Em 23 de Março de 2.020 noticiou : “ Favelas se organizam para conter coronavírus em comunidades de São Paulo “ . O mesmo site afirmava a existência de 1,7 mil favelas na capital com 391,7 mil domicílios .
A União dos Núcleos, Associação dos Moradores de Heliópolis, tem usado carros de som para reforçar as instruções de contágio.
A Organização Mundial de Saúde orienta, exige, os governos internacionais aderem, orientam, exigem, cobram o isolamento social, que a população fique em casa, evitem tumultos, contato social .
Mas nas comunidades uns dos problemas é justamente a moradia .
Na mesma casa todo mundo junto. Crianças, idosos . Todos em casa mas sem espaço mínimo e sem trabalhar.
E o poder público é cobrado para que tome ações que garantam uma renda ás famílias afetadas .
GRUPO DE COMUNICADORES INICIAM MOVIMENTO
Um movimento impulsionado por um grupo de comunicadores criaram a #coronanasperiferias que envolve participante de líderes de várias comunidades de todo o Brasil, incluindoo Acre, Rio, São Paulo e Nordeste com um só objetivo : apoiar os moradores das comunidades brasileiras durante o combate ao coronavírus .
Fizemos contato com Lucas Antônio, jornalista e educador social, líder comunitário da Zona Norte de São Paulo, e também um dos administradores de uma organizada rede de solidariedade que visa a captação de recursos para os moradores .
O jornalista rebate e não alimenta os preconceitos que cercam uma comunidade, afirma o caráter honesto e trabalhador do morador periférico . E além disso dá o alerta para o genocídio dos pretos, pobres e indígenas, a falta de perspectiva ou a ausência do estado . No quesito genocídio, afirma com autoridade que o “ Luto vita Luta “ .
No dia em que faço essa entrevista com Lucas, assisti a duas reportagens sobre jovens mortos por policiais em periferias da zona leste e sul de São Paulo .
Lucas afirma que vê com bons olhos o surgimento de candidatos políticos da própria periferia .
COMUNIDADE TEM ATENDIMENTO MÉDICO PARTICULAR
A Folha de São Paulo, registrou em 04 de Abril a contratação de uma equipe médica pela comunidade de Paraisópolis, serviço privado e com atendimento 24 horas, com ambulância e enfermeiros.
E pouco importa se o mesmo veículo notificou o PCC ( Primeiro Comando da Capital ) como a autoridade máxima da comunidade .
Importam o número de atendidos pela iniciativa creditada pela Associação de Moradores .
A Criminalidade e a corrupção estão em todas as esferas públicas .

REDE SOLIDÁRIA AMPARA MORADORES
A fome se espalhou antes que o Coronavírus chegasse na periferia, com a proibição de tumultos , muitos profissionais autônomos, ambulantes, empregadas domésticas residentes nas periferias, tiveram de abandonar o seu trabalho .
Crianças acostumadas com até cinco refeições ao dia nas escolas que foram fechadas devido a quarentena, tem dietas pobres que podem se resumir a arroz puro .
Daí a importância da Rede de Solidariedade que se formou no país, na doação de alimentos e produtos para higiene.
O funcionamento da Rede de Apoio Humanitário, da qual o jornalista Lucas Antônio é um dos administradores, é muito organizado .
Existe o processo de captação de doares, a preocupação com a identificação de pessoas necessitadas de acordo com a região, com a logística, enfim…uma lição social a ser seguida por muitos aspirantes a uma cadeira na política .
Terminamos a matéria deixando aqui dados bancários para quem quiser ajudar a Rede de Apoio Humanitário, que está fazendo um ótimo trabalho de apoio a moradores de comunidades de todo o Brasil .
Rede de Apoio Comunitário – Banco do Brasil / Ag : 3055 – 4 / CC : 29.790-9

Silvio Tadeu
Jornalista e Produtor Cultural
www.silviotadeu.blogspot.com.br
Instagram : @siltad

Continuar Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entretenimento

Lançamento: “Que Seja Leve”, da cantora Juliana Lima, entra para programação na Rádio Nova Brasil FM

Publicado

em

Sintonize na Nova Brasil FM ou ouça no Spotify

Juliana Lima lança a música “Que Seja Leve”, extraída de seu 8º álbum de estúdio intitulado “Esperança”. Nesta faixa, Juliana compartilha uma história pessoal de superação e veracidade, oferecendo uma mensagem poderosa de viver com leveza e autenticidade.

Ao ser confrontada com críticas que tentaram limitar sua identidade à música, Juliana responde com esta bela canção, celebrando a liberdade de ser verdadeira consigo mesma. “Durante um momento desafiador, recebi criticas que sugeriam que a minha vida se resumia a me dedicar à música e mais nada. No entanto, ao refletir sobre essas palavras, percebi que elas não capturavam a essência de quem eu realmente sou. Esta música foi a minha resposta e uma celebração à liberdade de sermos autênticos e de seguirmos o nosso coração. Espero que ela transmita a sua principal mensagem, de que devemos viver a vida com leveza, pois ela é breve. Que seja leve!” conta Juliana Lima.

Uma canção emocionalmente envolvente, “Que Seja Leve” promete tocar os corações de seus ouvintes, transmitindo uma mensagem de esperança.

Produzida por Augusto Albuquerque, um renomado músico com uma vasta experiência ao lado de nomes como Moraes Moreira, Carlinhos Brown e Maria Rita, o álbum “Esperança” é uma obra de arte musicalmente rica e emocionalmente poderosa.

Além de sua carreira musical, Juliana Lima é uma profissional altamente qualificada, formada em musicoterapia e especializada em gestão de projetos culturais e eventos. Com uma extensa lista de realizações, incluindo turnês internacionais passando por Portugal, Irlanda, Itália e Espanha, também já abriu shows de artistas consagrados como Ana Carolina, Roupa Nova, Alceu Valença e dividiu os palcos com Elba Ramalho e o duo Anavitória. Juliana Lima continua a encantar e inspirar com suas músicas e suas mensagens.

Agora, você pode desfrutar de “Que Seja Leve” tanto na Rádio Nova Brasil FM, com alcance nacional, quanto no Spotify, garantindo uma experiência musical completa onde quer que esteja. Não perca a chance de se deixar envolver pela magia desta canção inspiradora!

Confira “Que Seja Leve” de Juliana Lima agora mesmo e deixe-se levar pela sua mensagem de esperança e autenticidade. Clique no link abaixo para ouvir no Spotify!

Ouça “Que Seja Leve” no Spotify

Link: https://open.spotify.com/intl-pt/track/6AZ1bZXEKsOJ2Y8ski9cEx

Continuar Lendo

Entretenimento

Canção faz parte do EP Geração Fazendinha #2, idealizado pelo Fazendinha Sessions

Publicado

em

Canção faz parte do EP Geração Fazendinha #2, idealizado pelo Fazendinha Sessions

A jovem e talentosa cantora de 18 anos, Mariah, está pronta para encantar o mundo da música com o lançamento de seu primeiro clipe solo, apresentando a canção “Porteira Fechada”. Com raízes profundas na música sertaneja, Mariah traz consigo uma herança musical rica, sendo filha de um cantor de uma dupla sertaneja e crescendo em uma família totalmente imersa na música.

A música “Porteira Fechada” faz parte do EP do projeto “Geração Fazendinha #2”, idealizado pelo Fazendinha Sessions, um projeto que busca dar voz aos novos talentos da música sertaneja. A canção, escrita com profunda emoção, retrata os desafios do coração em lidar com despedidas e decepções amorosas, com uma melodia envolvente que toca o público de forma profunda.

A letra de “Porteira Fechada” traz reflexões sobre as dificuldades de manter um amor que não é correspondido e os sentimentos de desilusão que surgem quando as expectativas não são atendidas. Mariah, com sua voz única e expressiva, transmite toda a emoção e intensidade da música, cativando os ouvintes desde os primeiros acordes.

Sobre o lançamento, Mariah compartilha: “Estou muito feliz com tudo o que está acontecendo da minha vida e essa oportunidade incrível que o Geração Fazendinha me deu. “Porteira Fechada” tem um significado muito especial para mim, é minha primeira música solo e espero que toque os corações de quem a ouvir. Quero levar muito amor e emoção através da minha música, e este é apenas o começo da minha jornada”.

Vale lembrar que o projeto tem desempenhado um papel crucial na consolidação do ‘agronejo’ em todo o país, ressaltando a identidade única desse estilo musical e celebrando a vida rural e o agronegócio.

O clipe de “Porteira Fechada” está disponível no canal do Fazendinha Sessions no YouTube, e Mariah convida a todos para assistirem, curtirem e compartilharem essa emocionante experiência musical. Não deixe de conferir e deixar seu comentário sobre essa nova promessa da música sertaneja, Mariah!

Link do clipe:

Continuar Lendo

Entretenimento

Vanessa da Mata apresenta novo show “Vem Doce” e comemora 20 anos de carreira.

Publicado

em

Vanessa da Mata volta aos palcos de São Paulo com  seu novo espetáculo “Vem Doce”, inspirado pelo novo álbum e por seus 20 anos de carreira, dia 27 de abril, no Tokio Marine Hall.

Dividido em três atos, o concerto tem direção assinada por Jorge Farjalla e apresenta a artista revisitando sua trajetória pessoal e musical.

Vanessa une as novas canções aos títulos clássicos de sua carreira, agora reimaginados para o contexto criativo do projeto. Cada um dos atos conta com um cenário diferente, inspirados por grandes nomes do modernismo brasileiro, como Oswald de Andrade, Lina Bo Bardi, Hélio Eichbauer, entre tantos outros. “Vem Doce” oferece a potente voz da artista ao lado de sua talentosa banda em um espetáculo que une elementos de grandes gêneros da música e cultura brasileira.

Serviço:  

Datas: 27 de abril (sábado)

Horário: 22h

Horário de abertura: 20h

Local: Tokio Marine Hall

Endereço: Rua Bragança Paulista, 1281 – Chácara Santo Antônio – São Paulo/SP

Ingressos:

Camarote 

R$280,00

Frisas 

R$220,00

Cadeira Alta 

R$160,00

Setor VIP

R$280,00

Setor 01
R$220,00
Setor 02
R$180,00
Setor 03
R$140,00

 

 

 

 

 

 

Informações e vendas:

Vendas:  https://www.eventim.com.br/

Informações e compra de ingressos: 

# BILHETERIAS  – Rua Bragança Paulista, 1281 / Chácara Santo Antônio

(Horário de atendimento: segunda a domingo, das 12h às 18h)

* Em dias de espetáculo a bilheteria terá seu horário estendido em 30 minutos após o início do show, ou o quanto for necessário.  

(Formas de Pagamento: cartões de crédito Visa, Mastercard, Credicard, Diners);

# COMPRA PELA INTERNET 

www.tokiomarinehall.com.br

(Formas de Pagamento:  cartões de crédito Visa, Mastercard, Credicard, Diners);

Compra em ponto-de-venda:  20% do valor do ingresso

Para a compra de ingressos de estudantes, aposentados e professores estaduais, os mesmos devem comparecer pessoalmente portando documento na bilheteria respectiva ao show ou nos pontos de venda. Esclarecemos que a venda de meia-entrada é direta, pessoal e intransferível e a legitimidade está condicionada à apresentação dos documentos que comprovem esta condição na entrada do espetáculo, conforme LEI Nº 7.844 DE 13 MAIO DE 1992.

Ar Condicionado  

Estacionamento:  Hot Valet (com manobrista)

Aceitamos dinheiro e cartões de débito e crédito (Visa, Mastercard, Credicard e Diners) Não aceitamos cheque.

Continuar Lendo

Destaque

Copyright © 2023 ocimar.com. Todos os direitos reservados.