Maior ação da organização social em 2019 acontecerá em seis estados brasileiros e marca a construção da casa 4 mil
No último fim de semana (6 e 9 de julho), o TETO Brasil promove sua maior construção do ano. Os “Trabalhos de Inverno” se iniciam em São Paulo, e continuam nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Paraná e Pernambuco. O marco acontecerá na comunidade Bemfica, em Guaianazes, zona leste de São Paulo, que deverá receber a casa de numero 4mil.
A ação, que visa construir moradias emergenciais para pessoas vulneráveis que vivem em favelas, conta com a participação de centenas de voluntários que se reúnem com moradores e moradoras de favelas urbanas para substituir barracos precários por um modelo de casa pré-moldada de 18m².
As favelas são um problema estrutural da nossa sociedade.
De acordo com dados de 2016 do IBGE, 44,4 milhões de pessoas integram o grupo de 50% com menor renda e média salarial de R$747 por mês, valor inferior ao salário mínimo. Os baixos salários das pessoas que vivem nesses locais, não as permitem permanecer na cidade formal, tendo como saída viver em favelas precárias, sem acesso a serviços básicos como saneamento e eletricidade.
Mesmo em meio a condições precárias, as expectativas dos moradores são altas. Vanessa, que receberá a casa 4mil, não vê a hora de ver sua nova casa em pé. Mãe de 5 filhos, ela e sua mãe vivem em um barraco de madeirite na comunidade desde que a parede de sua casa de alvenaria caiu. Desde então, Vanessa não dorme de preocupação com a segurança dos filhos. Com uma história marcada por abandono paternal – primeiro por seu pai, um suíço, depois pelo marido – tem em seus filhos sua maior força, e faz o possível para não deixar faltar nada a eles.
Também aguardando a construção está o voluntariado do TETO. Os jovens ocupam, hoje, um quarto da população do País. Segundo o IBGE (Censo 2010), são 51,3 milhões de brasileiros entre 15 e 29 anos vivendo no Brasil. Mas afinal, o que move a juventude brasileira? Podemos afirmar que transformar a realidade em que vivem é uma pauta comum entre eles. É o que aponta pesquisa feita pela Secretaria Nacional da Juventude, que constatou que cerca de nove em cada dez dos entrevistados responderam que acreditam que os jovens podem mudar o mundo, sendo que, para sete deles, podem mudá-lo e muito.
Isso fica evidente quando destacamos o trabalho voluntário. Em crescimento exponencial nos últimos anos, o voluntariado fala para público que clama por espaços de participação e se torna uma forma de protagonismo juvenil. Só no anopassado, a TETO Brasil mobilizou quase 10 mil jovens em suas atividades, como a construção de moradias emergenciais, sendo que 77% têm entre 18 e 22 anos.
Entre os voluntários envolvidos está Fábio de Souza, ou Fabinho, que passou a infância nos arredores de uma das comunidades em que o TETO atua, em Osasco. Hoje o voluntário tem em sua trajetória mais de 15 construções no TETO.
“Eu não sei explicar em palavras o amor que eu sinto em tudo isso. Quando estou nas comunidades lembro da minha infância e do quanto foi importante alguém ter me motivado, acreditado e escutado”, afirma Fabinho.
Para ele, sua maior motivação é ver o sorriso de cada morador e de cada voluntário que nunca imaginou que iria construir uma casa. “Uma vez uma moradora me falou que a gente não só ajudou ela a construir a casa, mas que alimentamos a alma para elas continuarem seguindo em frente e buscando o melhor para sua família”, afirma. “A casa é muito importante para suportar o frio, o sol, a chuva. Mas o calor humano alimenta a alma”, finaliza.
Sobre o TETO:
TETO é uma organização internacional que busca superar a situação de pobreza em que vivem milhões de pessoas nas favelas mais precárias, por meio do engajamento comunitário e mobilização de jovens voluntários. Com a implementação de um modelo de intervenção focado no trabalho lado a lado com moradores de comunidades, o TETO conta com soluções de moradia e projetos de melhoria do entorno da comunidade, como a construção de casas emergenciais, associações comunitárias, reforma de acessos, projetos de pavimentação, além do fortalecimento de lideranças comunitárias e oficinas de direito. O TETO é associado à organização internacional TECHO, presente em 19 países da América Latina. Há mais de 10 anos no Brasil, a organização já trabalhou em mais de 120 comunidades, construiu mais 3.400 casas emergenciais, desenvolveu 30 projetos comunitários e mobilizou mais de 45 mil voluntários.
Foi nessa sexta-feira (10), a cantora Elis Justi lança a sua nova música de trabalho. “Malabarismo” chega para dar sequência ao seu trabalho e uma série de lançamentos bem sucedidos como o single “Me libertando”, que alcançou as paradas de sucesso das rádios pelo o Brasil. Márcia Araújo e Bruna Siqueira assinam a composição da nova aposta da artista.
A produção musical de “Malabarismo” ficou a cargo de Eduardo Pepato. A direção executiva é da Top Music. O single já está disponível em todas as principais plataformas de distribuição digital.
“Assim como “Me libertando”, “Malabarismo” também vem com uma mensagem forte e muito importante de superação e força. Muitas vezes vivemos em situações difíceis e que não nos fazem bem. Acredito que, de alguma forma, você pode se identificar com essa música e se superar”, diz a artista.
ELIS JUSTI
Natural de Piracicaba, cidade do interior do Estado de São Paulo, Elis Justi cresceu em meio a música. Influenciada pelo pai, seu Osvaldo, que era cantor de músicas sertanejas raiz, Elis já passou por bandas de igreja, de baile e country. Foi ainda criança que ela teve o seu primeiro contato com a música, quando ganhou de seu pai um piano com apenas quatro anos de idade. Jornalista, atriz e radialista, Elis herdou do pai o amor pelo sertanejo e cultivou-o em uma carreira multifacetada.
Dona de uma versatilidade rara, abraçando o sertanejo contemporâneo e clássicos tanto do country, do pop, aos sucessos nacional e internacional, seus shows agradam todas as idades e tipos de público. Eclética, ela ouve de tudo, mas tem no sertanejo e no country artistas que são suas principais referências como Shania Twain, Marília Mendonça, Chitãozinho & Xororó.
Vivendo uma nova fase na carreira, em 2023 Elis passou a ter a gestão de sua carreira artística realizada pelo escritório Top Music. No primeiro ano da parceria, ela gravou na cidade de Americana/SP, o projeto “Elis Justi – Ao Vivo em Americana”. “Beijo inocente” e “Aproveita” se destacaram nas rádios e a projetaram a artista definitivamente para o mercado musical.
Em 2024 gravou o projeto “Elis Justi – Na Roça” na cidade de Cerqueira César, interior paulista. Deste trabalho, destaque para o sucesso “Me libertando” que foi a música mais executada por meses, ocupando o topo das paradas das principais rádios pelo o Brasil. “Me libertando”, ganhou uma nova versão, produzida pelo renomado produtor musical Eduardo Pepato.
Nas redes sociais, a artista vem colecionando números expressivos. No Youtube, são mais de 17 milhões de visualizações em seus vídeos. No Instagram são 147 mil seguidores. Elis traz para o palco o mesmo amor que tem por suas histórias. Presença carimbada nas principais festas e eventos pelo o Brasil, Elis entrega no palco um show envolvente, emocionante e surpreendente do começo ao fim!
Para conhecer um pouco mais de Elis Justi, acesse https://www.instagram.com/elisjusti/.
Mais uma vez, o Brasil faz bonito nas olimpíadas científicas no exterior. Na Olimpíada Internacional de Astronomia e Astronáutica (IOAA), o país conquistou uma medalha de ouro, duas de prata, uma de bronze e uma menção honrosa. Já na Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA), nossos estudantes levaram 9 medalhas de ouro, uma de prata, além de premiações especiais em grupo e individuais.
Na IOAA, Luca Pimenta, de Valinhos (SP), foi medalha de ouro. Franklin da Silva Costa, de Recife (PE), e Francisco Carluccio de Andrade, de Campinas (SP), foram prata. Lucas Amaral Jensen, de Itapetininga (SP), levou o bronze. Giovanna Karolinna Ribeiro de Queiroz, de São Paulo (SP), obteve menção honrosa. Luca Pimenta também recebeu os troféus de melhor prova em grupo e melhor prova observacional. Os professores que lideraram o grupo foram Júlio César Klafke e Eduardo Henrique Camargo de Toledo.
A OLAA teve como medalhistas de ouro foram: Felipe Maia Silva, de Fortaleza (CE); Filipe Ya Hu Dai Lima, de Fortaleza (CE); Lucas Praça Oliveira, de Fortaleza (CE); Isabela Xavier de Miranda, do Rio de Janeiro (RJ); Luís Fernando de Oliveira Souza, de Cassilândia (MS); Eyke Cardoso de Souza Torres, de Ourilândia do Norte (PA); Guilherme Waiandt Moraes, de Fortaleza (CE); Gustavo Globig Farina, de Fortaleza (CE); e Larissa França Souza, de Goiânia (GO). A medalha de prata ficou com João Victor Evers Cordeiro, de Fortaleza (CE).
Nas provas em grupos multinacionais, Luís Fernando levou os prêmios de melhor prova de foguetes e melhor prova teórica. Nos desafios individuais, Gustavo Globig conquistou a melhor prova observacional. Por empate técnico, Gustavo Globig e Filipe Ya Hu Dai Lima dividiram o prêmio de melhor prova teórica. As equipes foram lideradas por Thiago Paulin Caraviello e Hugo Fares Menhem.
Sobre a IOAA
A IOAA aconteceu entre os dias 11 e 21 de agosto, na cidade de Mumbai, Índia. É uma competição anual que reúne estudantes de diversos países. O objetivo principal é estimular o interesse dos jovens pela astronomia e astrofísica. Em 2025, o evento conta com o apoio do Governo da Índia, por meio do DAE, DST e do projeto Vigyan Pratibha (HBCSE).
Sobre a OLAA
A OLAA foi realizada nas cidades do Rio de Janeiro e em Barra do Piraí (RJ), entre os dias 1º e 7 de setembro. Este ano, contou com a participação de 14 países, a OLAA contou com 74 estudantes, 26 líderes e co-líderes, além de 15 observadores.
Durante a olimpíada, os alunos realizaram diversos desafios que testaram os conhecimentos em astronomia e astronáutica. As atividades envolveram prova em planetário, prova observacional com uso de luneta e telescópio, exames teóricos, além de construção e lançamento de foguetes de garrafa PET. As delegações ainda realizaram uma excursão para Itajubá, onde conheceram as instalações do Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA).
Como participar?
Para participar da IOAA ou OLAA, o estudante do ensino médio precisa atingir uma ótima nota no nível 4 da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), no ano anterior. Em seguida, são convidados para participar de diferentes etapas classificatórias com treinamentos e provas on-line e presenciais.
Organizadores da OBA
A OBA é realizada pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com os Deputados Federais Tabata Amaral, André Janones, Vitor Lippi, Ismael Alexandrino, Senador astronauta Marcos Pontes, Centro Universitário Facens, BTG Pactual, Bizu Space, UERJ, Força Aérea Brasileira e Agência Espacial Brasileira.
A OBA ainda tem como embaixadores os canais Manual do Mundo, Física Total e AstroBioFísica.
São Paulo, 07 de outubro de 2025 – A Warner Bros. Games e a HBO celebram oito anos de estratégia, lealdade e poder em Game of Thrones: Conquest, o aclamado jogo mobile de estratégia que conquistou milhões de jogadores ao redor do mundo desde seu lançamento em 2017. O título continua sendo um dos favoritos entre fãs do gênero graças à sua jogabilidade envolvente e comunidade dedicada.
Para comemorar este marco, uma grande atualização será lançada em 22 de outubro, apresentando o inédito recurso Salão dos Heróis — acompanhado por um novo trailer e um infográfico que destacam a jornada e as conquistas dos jogadores.
Assista e compartilhe o Trailer de 8º Aniversário de Game of Thrones: Conquest aqui.
Baixe o Infográfico de 8º Aniversário de Game of Thrones: Conquest aqui e os assets aqui.
Desde sua estreia, Game of Thrones: Conquest permitiu que fãs forjassem alianças, travassem guerras e colecionassem heróis icônicos das séries originais da HBO vencedoras do Emmy® e do Globo de Ouro®, Game of Thrones e House of the Dragon. O jogo atualmente conta com 109 heróis diferentes de todas as eras dos Sete Reinos, cada um com estatísticas e habilidades únicas para se adaptar a diferentes estilos de jogo e estratégias de conquista.
Até o 8º aniversário do título, os jogadores já desbloquearam heróis coletivamente quase 19 milhões de vezes, desde personagens favoritos como Rhaenyra Targaryen – A Rainha Negra até aliados inesperados como O Rei da Noite – O Primeiro Caminhante Branco. Os jogadores também já tentaram conquistar o Trono de Ferro e marcharam sobre Porto Real mais de 4,4 milhões de vezes.
A partir de 22 de outubro, Game of Thrones: Conquest lançará sua maior atualização do ano, trazendo o novo recurso Salão dos Heróis, que permitirá a jogadores de todos os níveis abordarem de forma estratégica sua jornada de Coleção de Heróis e desbloquearem vantagens poderosas.
Esse recurso introduzirá os Baralhos de Heróis, conjuntos predefinidos de heróis de uma mesma raridade que poderão ser aprimorados para recompensas e benefícios ainda maiores. Ao evoluir os Níveis de Estrela desses baralhos, os jogadores desbloquearão bônus estatísticos específicos que garantem melhorias permanentes, além dos bônus já existentes do Pequeno Conselho e das formações de Marcha.
O recurso será lançado inicialmente com seis Baralhos de Heróis, com mais por vir, oferecendo uma nova camada de profundidade estratégica para jogadores de todos os níveis. Para dar início à celebração, Game of Thrones: Conquest realizará três semanas de eventos por tempo limitado a partir de outubro — um momento ideal para que novos fãs entrem na batalha e para que jogadores veteranos fortaleçam suas Coleções de Heróis.
Como presente especial de 8º aniversário, todos os jogadores que entrarem no jogo durante o período da celebração, entre 7 e 26 de outubro, receberão um Peão de Marcha Astrolábio exclusivo. Inspirado na abertura clássica da série original Game of Thrones, este será o primeiro Peão de Marcha totalmente animado lançado em Game of Thrones: Conquest. Os jogadores também poderão desbloquear uma variação prateada do Astrolábio ao completar missões diárias por sete dias a partir de 20 de outubro.
Game of Thrones: Conquest está disponível na App Store e no Google Play.
Todos os assets oficiais estão disponíveis no site de imprensa da Warner Bros. Games. Para acessar, visite WarnerBrosGames-Press.com e clique no botão “Register Now”.
Sobre a Warner Bros. Games
Warner Bros. Games é a principal editora, desenvolvedora, licenciadora e distribuidora mundial de conteúdo de entretenimento para o espaço interativo em várias plataformas, incluindo consoles, portáteis, mobile e jogos para PC de títulos próprios e de terceiros. Para mais informações sobre a Warner Bros. Games, acesse aqui.