Conecte-se conosco

Últimas notícias

Proposta do Dia Nacional da Cachaça é aprovada em Comissão do Senado Federal

Publicado

em

Para diretor do IBRAC, o marco – comemorado a cada 13 de setembro – perpetua a Cachaça como um dos símbolos mais representativos da identidade do povo brasileiro, desde o Brasil Colônia, e que hoje é sustento e gerador de renda para produtores e trabalhadores de sua cadeia produtiva.

 

07 de outubro de 2021 – Foi aprovado nesta quinta-feira (07), pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal, o Projeto de Lei da Câmara no. 173/2017 (PL 5.428/2009) que institui o Dia Nacional da Cachaça, a ser celebrado anualmente no dia 13 de setembro.

O projeto de lei é de autoria do ex-Deputado Valdir Colatto (MDB/SC) e, no âmbito da Comissão do Senado, foi relatado pelo Senador Dário Berger (MDB/SC). Agora, após a aprovação na Comissão, o projeto será submetido ao Plenário do Senado Federal.

O Dia Nacional da Cachaça é uma iniciativa do Instituto Brasileiro da Cachaça (IBRAC), entidade nacional representativa da categoria e já vem sendo comemorado, desde 2009 pelo setor produtivo. A escolha da data tem um motivo histórico: foi em 13 de setembro de 1661 que a Coroa portuguesa liberou a produção e a comercialização da Cachaça no Brasil, após a pressão de uma rebelião de produtores brasileiros, na famosa Revolta da Cachaça

“A Cachaça é símbolo da resistência do povo brasileiro, pois enfrentou preconceitos desde a época do Brasil Colônia, período no qual teve a sua comercialização proibida por várias vezes. A data acentua a relevância da bebida como expressão cultural, pois é um produto genuinamente brasileiro, além de ser um vetor de renda e de desenvolvimento regional e, também, para a economia”, frisa Carlos Lima, diretor executivo do IBRAC.

Atualmente, o setor da Cachaça é responsável por mais de 600 mil empregos diretos e indiretos no país. Em 2020, a bebida foi exportada para mais de 70 países, gerando receita de US$ 9,52 milhões.

“Este é um projeto simples, mas sua aprovação representa um avanço para que a Cachaça seja reconhecida no mercado internacional como uma bebida genuinamente brasileira com relevância cultural e econômica. Além disso, destaca a importância do setor que gera mais de 600 mil empregos e contribui com o desenvolvimento de várias regiões do país”, destaca o Senador Dário Berger.

A Cachaça na história

A Cachaça tem sua história ligada à do próprio país e pode ser considerada o primeiro destilado das Américas, tendo sido produzida, pela primeira vez, de forma intencional, em algum engenho de açúcar do litoral brasileiro, entre os anos de 1516 e 1532, antes mesmo do aparecimento do Pisco, da Tequila e do Rum.

Em 1635, quando os portugueses notaram que o mercado da cachaça crescia e o produto tomava o lugar da bagaceira, produzido por eles a partir do bagaço da uva, o rei de Portugal proibiu a produção e a comercialização da cachaça com o objetivo de incentivar o consumo da bagaceira.  A pouca fiscalização permitiu a continuidade do comércio e, em 1659, um novo decreto real proibiu o comércio da bebida, com os portugueses apertando o cerco aos produtores com ameaças de deportação, apreensão do produto e destruição dos alambiques. Em 1660, os produtores fluminenses lideraram uma rebelião e tomaram o governo da cidade – era a Revolta da Cachaça, movimento que abriu caminho para a legalização da bebida, que ocorreu em 13 de setembro de 1661, por Ordem Régia.

Atualmente, a luta é para a valorização do nosso destilado verde e amarelo no mercado nacional e a sua promoção e proteção no mercado internacional, como bebida exclusiva e genuinamente brasileira. No âmbito internacional, as ações contam com a importante contribuição da parceria do IBRAC com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil), no desenvolvimento do Projeto de Promoção às Exportações de Cachaça (Cachaça: Taste the New, Taste Brasil).

Porém, o executivo enfatiza a preocupação atual do setor quanto a temas que tramitam no Congresso Nacional, com reforma tributária. Segundo ele, é extremamente importante que a Cachaça, que hoje é o produto mais tributado do Brasil, não seja ainda mais onerado. “Não há mais espaços para aumento de impostos no setor. Apoiamos uma reforma tributária ampla, que traga simplicidade, corrija distorções existentes, promova o crescimento sustentável e não entrave ainda mais a categoria”, afirma.

Segundo dados do Anuário da Cachaça 2021, existem atualmente no Brasil 1.131 estabelecimentos produtores de Cachaça e de aguardente registrados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA. Mais informações, acesse IBRAC.

Continuar Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas notícias

Guilherme Arantes celebra 50 anos de carreira com a turnê “50 Anos-Luz”, marcada para 2026

Publicado

em

Espetáculo celebra meio século de carreira de um dos maiores nomes da música brasileira

 

Um dos artistas mais consagrados da música nacional, Guilherme Arantes se prepara para uma celebração inesquecível: a turnê “50 Anos-Luz”, que marcará os seus 50 anos de carreira. O cantor, compositor e instrumentista paulistano, e seu empresário Anderson Carlos, acabam de assinar contrato com a Music On Events — promotora responsável pela turnê, que vai percorrer os principais palcos e arenas do Brasil — e promete ser um grandioso espetáculo. O início das apresentações está marcado para março de 2026, começando pela capital paulista, no Espaço Unimed.

Dono de uma trajetória que atravessa gerações, o cantor e compositor revisitará seus maiores clássicos, entre eles “Amanhã”, “Planeta Água”, “Um Dia, Um Adeus” e “Cheia de Charme”, em apresentações que unem tecnologia, emoção e a intensidade de um artista que transformou sua música em trilha sonora da vida de milhões de brasileiros.

Com mais de 30 composições eternizadas em novelas e interpretadas por ícones como Elis Regina, Maria Bethânia, Gal Costa, Caetano Veloso, Roberto Carlos, Zezé Di Camargo & Luciano, Anavitória e tantos outros, Guilherme Arantes reafirma seu lugar como patrimônio da música nacional e cronista da alma brasileira.

Além da turnê, o artista prepara o lançamento de um álbum inédito — previsto para o primeiro trimestre de 2026 — que chega para consolidar sua vitalidade artística aos 72 anos de idade.

Refletindo sobre sua trajetória, Guilherme relembra o auge do pop rock nacional nos anos 80, período em que se consagrou como um dos nomes mais populares e criativos da cena musical e celebra a oportunidade de reencontrar seu público em uma fase de renovação e celebração.

“São 50 anos de aprendizado, do prazer insubstituível de fazer música. E completar uma data assim, redonda, é ter vivido esse exercício de sobrevivência ao tempo, às camadas de modas e tecnologias. Por isso, eu comemoro com um álbum cheio de inéditas e uma agenda generosa, para brindar o público com o mesmo prazer que me trouxe até aqui.”

Com mais de 140 apresentações anuais, sempre embaladas por plateias que cantam em coro seus sucessos, Guilherme Arantes prova que sua música é atemporal e segue conquistando novas gerações.

Em 2026, a turnê “50 Anos-Luz” promete ser um marco nessa linda história: um espetáculo de memória, emoção e intensidade, celebrando meio século de história de um artista que é patrimônio da música brasileira.

Confira a agenda de shows: 

07/03 – São Paulo/SP – Espaço Unimed
14/03 – Rio de Janeiro/RJ – VIVO RIO
21/03 – Curitiba/PR – Teatro Positivo
10/04 – Fortaleza/CE – T.B.C
11/04 – Recife/PE – Teatro Guararapes
18/04 – Belo Horizonte/MG – Minascentro
25/04 – POA- Araújo Vianna
09/05 – Ribeirão Preto/SP – Multiplan Hall
15/05 – Belém- Assembleia Paraense
16/05 – Manaus/AM – Studio 5
23/05 – Brasilia/DF – Ulysses C.C
30/05 – Santos/SP – Convention Cente

 

Continuar Lendo

Últimas notícias

Hugo Henrique celebra 3 anos da Roda Rico com pocket show gratuito em São Paulo

Publicado

em

Um dos nomes mais promissores da música sertaneja atual, o cantor e compositor Hugo Henrique, que acumula milhões de ouvintes mensais no Spotify, se apresenta neste sábado (6) em um pocket show gratuito na Roda Rico, no Parque Villa-Lobos, em São Paulo. A performance integra a programação especial de comemoração pelos 3 anos da Roda Rico, um dos principais cartões-postais da capital paulista.

Aos 20 anos, Hugo segue se consolidando como uma das vozes mais fortes da nova geração e como autor de hits imortalizados nas vozes de Marília Mendonça, Jorge & Mateus, Simone Mendes, entre outros grandes nomes do gênero. Para a data, o artista promete um repertório repleto de sucessos, além de algumas surpresas para o público presente.

“Cantar em São Paulo já é especial, mas participar da celebração de um espaço tão simbólico como a Roda Rico deixa tudo ainda mais significativo. Quero que seja uma noite leve, bonita e cheia de boas lembranças para quem estiver lá”, afirma Hugo Henrique.

O show faz parte de uma série de ações comemorativas da Roda Rico, que celebra seu papel como ponto de encontro cultural, turístico e afetivo da cidade.

Continuar Lendo

Últimas notícias

Hotel de Paulínia oferece pacotes especiais para curtir o Natal e Réveillon

Publicado

em

Para quem mora na cidade de Paulínia e demais municípios do interior paulista, e gostaria de curtir com a família as festas de final de ano perto de casa, mas desfrutando de toda segurança, comodidade, lazer e uma boa comida, a melhor opção está no Sleep Inn Paulínia. O hotel preparou dois pacotes especiais para seus hóspedes: Natal e Réveillon.

Além da hospedagem, quem garantir a reserva para curtir o pacote especial de Natal, terá o direito de desfrutar da Ceia de Véspera de Natal, das 19h às 23h. Já o almoço de Natal será servido entre às 12h e 14h. O late check-out vai até às 16h.

Para o pacote especial de Réveillon, está incluso a ceia de véspera de ano novo 31/12/2025 das 19h às 22h; Festa da piscina, música ao vivo com a banda Jack Billy das 22h às 1h30; Almoço de Ano Novo das 12h às 14h do dia 01/01/2026. O late check-out vai até às 16h. Vale lembrar que as reservas são limitadas.

“Sempre procuramos oferecer uma experiência única para nossos clientes como conforto, segurança e praticidade. Nossos pacotes de Natal e Réveillon serão momentos para que nossos hóspedes possam curtir em família e entre amigos, marcando a chegada de uma nova era com muita saúde e prosperidade”, comenta Alessandra Caldas, gerente geral do Sleep Inn Paulínia.

Para garantir a reserva e saber mais informações, através dos telefones (19) 3112 2001 / (19) 9 8256 3340 ou pelo e-mail reservas@sleepinnpaulinia.com.br.

SLEEP INN PAULÍNIA
Inaugurado em 2021, o Sleep Inn Paulínia está localizado em uma das cinco entradas da cidade, próximo à prefeitura, ao Theatro Municipal e ao Sambódromo. O hotel pode ser facilmente acessado pelas Rodovias Anhanguera, Dom Pedro I e Professor Zeferino Vaz, estando apenas a 37 km do Aeroporto de Viracopos.

Sleep Inn Paulínia possui uma estrutura de 5.500m² e conta com 120 apartamentos, duas salas de reunião para até dez pessoas, uma sala de eventos para até 50 pessoas em auditório, restaurante, academia, piscina, Wi-Fi cortesia, loja de conveniência, café da manhã e serviço de coffee break, figurando entre as opções para todos os públicos – corporativo e a lazer

Com uma infraestrutura completa, o Sleep Inn Paulínia também possui apartamentos adaptados para PCDs garantindo conforto e comodidade em sua estada, além de oferecer a possibilidade dos viajantes se hospedarem com seus pets, uma vez que é Pet Friendly.

Para conhecer mais sobre o Sleep Inn Paulínia, acesse o site https://www.reserveatlantica.com.br/hotel/sleep-inn-paulinia.

Continuar Lendo

Destaque

Copyright © 2023 ocimar.com. Todos os direitos reservados.