Conecte-se conosco

Informação

Pré-evento da iniciativa global Startup Weekend em Campinas aborda o tema “Diversidade e Empreendedorismo de Impacto” – 30 de Agosto

Publicado

em

Primeiro pré-evento da iniciativa global Startup Weekend em Campinas (SP) propõe debate importante e antecede encontro que acontecerá em outubro

Em um mundo formado por pessoas das mais diversas origens, crenças e costumes, é fundamental que todas essas vozes possam ser ouvidas dentro das organizações e startups para que as soluções desenvolvidas gerem um impacto real na sociedade. Esse é o intuito do primeiro pré-evento da iniciativa global Startup Weekend em Campinas (SP)“Diversidade e Empreendedorismo de Impacto”, que será sediado pela Escola Korú, no dia 30 de agosto, das 19h às 21h30. Serão palestrantes o cofundador da Korú, Caio Zaio, a fundadora da Afro Academy, Graciane Martins, e a cofundadora e diretora executiva da Uzoma Diversidade, Elizabete Scheibmayr Os ingressos têm valor simbólico de R$15. As inscrições estão abertas na plataforma Sympla.

Caio Zaio, que tem experiência em grandes organizações na área de Recursos Humanos e na defesa da diversidade e inclusão, explica a importância do evento: “Hoje, quando a gente fala sobre o mundo empreendedor, dentro do meio startupeiro ainda há pouca diversidade, o setor se assemelha ao mercado corporativo tradicional, é formado majoritariamente por pessoas privilegiadas. Dado esse cenário, precisamos criar oportunidades e trazer mais pessoas para o setor, afinal, ser uma startup é trazer inovação, temos que inovar em desenvolvimento social também, não só em tecnologia. O objetivo desse pré-evento é debater sobre como podemos realizar isso”.

Korú também foi escolhida para sediar a 11ª edição do Startup Weekend Campinas, que será realizado em novembro. A iniciativa global, que tem sede em Seattle (EUA), é uma realizadora de eventos de empreendedorismo prático onde são fomentados ideias de inovação. Cada evento é uma imersão na qual os participantes têm a missão de criar uma startup do zero em 54 horas. Ao longo da jornada, eles são acompanhados por mentores que auxiliam no desenvolvimento dos seus negócios e os preparam para a avaliação dos jurados ao final da imersão. Do Startup Weekend surgiram inúmeras startups, a exemplo da Waze e da Easy Taxi. Ao todo, mais de 7 mil imersões já foram realizadas, em 160 países, com a participação de 428 mil profissionais do ecossistema de inovação, incluindo 19 mil líderes.

“O objetivo de existir da Korú é dar acesso a quem não tem oportunidade, por isso nos definimos como uma ‘accesstech’. Estamos muito felizes por receber o Startup Weekend, isso mostra que a Korú está se tornando um ponto de encontro para transformação do mercado, algo que é urgente no Brasil. O mercado brasileiro ainda não espelha a diversidade que temos no país. Mais de 70% da população – formada por mulheres, pessoas negras, indígenas, LGBTQIAP+ – não tem as mesmas oportunidades que homens brancos héteros. Do pré-evento ao Startup Weekend, vamos estimular um empreendedorismo com consciência social”, comenta o CEO da Korú, Daniel Spolaor.

A Korú é uma aceleradora de carreiras. Inspirada em modelos dos Estados Unidos e do Canadá, a startup oferece cursos profissionalizantes custeando de 25% a 100% do valor das mensalidades, por meio de parcerias com outras empresas, com o intuito de gerar inclusão social e aumentar a empregabilidade para um grupo mais diverso de pessoas. Com cursos profissionalizantes voltados para a alta demanda do mercado de trabalho, atualmente a escola oferece cursos abertos e in company de Marketing Digital, Produtos Digitais e Engenharia de Dados.

nanohub recém-construído da startup já está se tornando uma referência para eventos da região. Recebeu agora em agosto o primeiro encontro presencial do Grupo Mulheres do Brasil Campinas, que reuniu um Comitê de Políticas Públicas para apoiar o projeto + Mulheres na Política. Em setembro, será a vez de realizar um evento em parceria com a Ágile.

Palestrantes do pré-evento “Diversidade e Empreendedorismo de Impacto”

Caio Zaio

Cofundador e diretor de atração e diversidade e inclusão da Escola Korú e consultor de diversidade e inclusão na weme – Consultoria de Design e Inovação. Tem ampla experiência nas áreas de Jornada do Cliente, Marketing, Projetos e Recursos Humanos em empresas como Itaú, Avon, Disney, e, recentemente, na Ambev, onde foi gerente de Diversidade e Inclusão para a América do Sul. Formado em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Caio também é fundador do Drakon, um fundo patrimonial para a UFSCar.

Graciane Martins

Fundadora da Afro Academy, uma edtech voltada à comunidade negra que ensina soft e hard skills, por meio de formações digitais gratuitas, práticas, interativas e gamificadas, assim como “hackathons” (maratonas de programação) online, para atender à demanda do mercado e conectar os alunos às empresas. A Afro Academy recebeu investimento de Camila Farani e Carol Paiffer, ambas investidoras do programa Shark Tank Brasil. Graciane é formada em Comunicação Social com ênfase em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo e tem MBA em Negócios Digitais pela Faculdade de Informática e Administração Paulista (FIAP).

Elizabete Scheibmayr

Cofundadora e diretora executiva da Uzoma Diversidade, uma consultoria com foco na inclusão e diversidade no mercado de trabalho, e membro do Grupo Mulheres do Brasil, onde lidera os Comitês de Igualdade Racial e Combate à Violência contra a Mulher. É advogada e cursa MBA Executivo em Liderança e Desenvolvimento do Potencial Humano pela Universidade MSD. Elizabete também é palestrante, coach e mentora.

 

Serviço

Diversidade e Empreendedorismo de Impacto | Pré-evento Startup Weekend

30 de agosto, das 19h às 21h30

Escola Korú – Rua Maria Monteiro, 198 – Cambuí – Campinas, São Paulo

Inscrições: https://www.sympla.com.br/evento/diversidade-e-empreendedorismo-de-impacto/1678582

Participação gratuita

Sobre a Korú – Criada em 2022, a Korú é uma aceleradora de oportunidades que desenvolve capabilidades para que todos e todas possam fazer escolhas ao invés de viver do que dá. Nasceu como uma escola que quebra barreiras, conectando pessoas e oportunidades. Em seu cerne está a ideia de que uma sociedade melhor nasce por meio do acesso sem barreiras à educação e oportunidades e atua para ser a transformação que o mercado precisa. Saiba mais: www.escolakoru.com.br.

Continuar Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Informação

Luiz Miguel & Daniel apresentam projeto “Natal Mágico e Encantado” – In Concert”

Publicado

em

Um espetáculo de Natal emocionante nas vozes marcantes de Luiz Miguel & Daniel, apresentando os grandes clássicos natalinos que com certeza encantarão todos os presentes! Com violinos, trompetes, backing vocal e uma super banda, o espetáculo “Natal Mágico e Encantado” – In Concert” será um grande presente das comemorações de fim de ano.

E para estrear o projeto em grande estilo, a dupla apresentará o espetáculo na próxima sexta-feira (28), a partir das 17h30, na Praça Largo do Rosário, em Campinas. O evento, “Natal Caminho dos Sonhos”, marca a chegada do Papai Noel e a inauguração da Vila de Natal. A realização da festa é da Prefeitura Municipal de Campinas.

Luiz Miguel & Daniel estão trabalhando a divulgação da música “Pensamento nada a ver”. A canção contou com a participação da dupla Guilherme & Benuto. A composição é assinada por Jeff da Sanfona, Bruno Rigamonte, Matheus Freire, Carvalho Costa, Lucas inglês da Silva e Rayane Santos Muniz. “Pensamento nada a ver”, que faz parte do “DVD Luiz Miguel & Daniel Ao Vivo em Campinas”, já está disponível em todas as plataformas de distribuição digital.

Pensamento nada a ver:

Plataformas digitais:
https://onerpm.link/PensamentoNadaVer

Em 2022, Luiz Miguel & Daniel reuniram um grande público e gravaram na Paioça do Caboclo, em Campinas, cidade do interior do Estado de São Paulo, o primeiro DVD em 15 anos de estrada. A produção musical ficou a cargo de Marcelo Cheba. A direção de vídeo foi de André Caverna.

Entre inéditas e regravações, no total foram gravadas 13 faixas. Intitulado “Luiz Miguel & Daniel Ao Vivo em Campinas”, o projeto contou com a participação de Guilherme & Benuto e do Sem ReZnha, além de Sereno, pai da dupla. Vale destacar as releituras de músicas autorais como “O que já era meu” e o pot-pourri “Tem cachaceiro aí” / “Us mininu tão chegando”.

LUIZ MIGUEL & DANIEL
Os irmãos, nascidos em Assis Chateaubriand/PR (Luiz Miguel) e Toledo/PR (Daniel), iniciaram suas carreiras ainda crianças. Luiz Miguel aos 11 anos de idade, e Daniel aos 14 anos, ambos se apresentando com o pai (Sereno).

Miguel Ronsani Fogassa, teve sua primeira dupla cantando ao lado de seu pai. Apaixonado pela música, começou a tocar violão aos 13 anos. Após a dupla com o pai, foi vocalista de várias bandas de baile até montar dupla com seu irmão Daniel, em junho de 2007.

Já Daniel Ronsani Fogassa, apaixonado por música desde a infância, se encantou pela viola aos 13 anos, ao ver seu pai e o parceiro tocando músicas sertanejas de raiz. Aos 14 anos ganhou sua primeira viola. Ao ver seu talento pela música, seu irmão (Luiz Miguel) incentivou a aprender vários outros instrumentos, como violão, guitarra, teclado e etc. Daniel passou a tocar profissionalmente com o irmão em bandas de baile como guitarrista.

Trabalhando na mesma banda, resolveram sair e montar a dupla Luiz Miguel & Daniel. Donos de um timbre vocal diferenciado carregam um dom pouco comum no estilo sertanejo: a inversão de voz. Os dois fazem a primeira, a segunda e a terceira voz. Luiz Miguel & Daniel se diferenciam pela originalidade. Suas raízes, a paixão de Luiz Miguel pela música, e a viola de Daniel, que leva ao som da dupla, características vindas do sertanejo raiz ao universitário, formam a receita para uma carreira promissora e de muito sucesso.

“O que já era meu”, é uma das músicas de maior destaque da carreira da dupla. O sucesso dos irmãos tocou em diversas rádios do Brasil, chegando a ficar entre as principais músicas executadas por várias semanas. Luiz Miguel & Daniel têm se apresentando nas principais casas de shows, eventos e rodeios como a Festa do Peão de Barretos, FAICI, Rio Pardo Exposhow, Rio Claro Rodeio Festival, entre outros.

Luiz Miguel & Daniel já gravaram em projetos anteriores com Durval & Davi a música “Vai (diga ao mundo inteiro que não presto)” e com Ataíde & Alexandre a música “Doces palavras”. O último lançamento da carreira da dupla foi a música “Pensamento nada a ver” com a participação de Guilherme & Benuto, registrado no projeto “Luiz Miguel & Daniel Ao Vivo em Campinas”.

Luiz Miguel & Daniel celebram 18 anos de carreira levando alegria e boa música por onde passam.

SERVIÇO
Evento: Show Luiz Miguel & Daniel
Data: 28 de outubro
Horário do show: 17h30
Local: Praça Largo do Rosário – Avenida Francisco Glicério – Vila Lidia – Campinas/SP.
Mais informações: (19) 2116 0555

Continuar Lendo

Informação

Gestão financeira em instituições de ensino

Publicado

em

Leonardo Chucrute é Gestor em Educação e CEO do Zerohum

Para que uma instituição de ensino se mantenha sustentável, é indispensável uma gestão financeira eficiente. Para ter sucesso no setor da educação não basta ter só uma boa equipe pedagógica. É necessário manter a escola saudável economicamente. Para que isso aconteça, o primeiro passo é organizar o fluxo de caixa. Todo gestor precisa ter controle sobre entradas e saídas, prever sazonalidades e manter uma reserva de emergência.

 

O planejamento orçamentário anual é outro pilar essencial. Com base na previsão de receitas e despesas, é preciso avaliar reajustes salariais, manutenções, investimentos pedagógicos, campanhas de marketing e inadimplência. Um erro comum é gastar tudo com estrutura e esquecer que o coração da escola é o pedagógico, que exige também investimento, atualização e formação docente.

Gestão financeira em instituições de ensino – Imagem Freepik

Um erro recorrente na gestão de negócios educacionais está relacionado à precificação inadequada. Muitas instituições deixam de negociar no momento da compra e acabam incorporando diversos projetos extracurriculares sem considerar devidamente esses custos em sua estrutura financeira.

 

A inadimplência, aliás, é um dos grandes desafios desse setor. Criar políticas claras de cobrança, oferecer canais de negociação e cultivar o bom relacionamento com os pais pode ajudar a reduzir esse índice. Lembre-se de que o diálogo é tão importante quanto o controle técnico.

 

Outro erro comum e perigoso é não separar as finanças pessoais das contas da pessoa jurídica. Muitos empreendedores educacionais misturam esses universos, o que leva a decisões equivocadas e à perda de visão estratégica.

 

A tecnologia também pode contribuir. Softwares de gestão escolar auxiliam na automatização de tarefas, geram relatórios, emitem boletos e acompanham a saúde financeira em tempo real. São ferramentas que melhoram na tomada de decisões e evitam surpresas desagradáveis.

 

Por fim, avalie constantemente os indicadores financeiros da sua instituição: custo por aluno, margem de lucro, índice de renovação e evasão. Com dados na mão, é possível fazer ajustes rápidos e estratégicos. Também leve em consideração a necessidade de avaliar a relação com os pais, famílias e seu time.

 

Lembre-se: boa gestão financeira não é apenas “cuidar do dinheiro”, mas garantir que a escola possa cumprir sua missão, que é transformar o mundo por meio da educação com qualidade e segurança. Assim estará garantida a sustentabilidade e o sucesso do negócio.

Leonardo Chucrute – ZeroHum – Foto – Tiberius Drumond

(*) Leonardo Chucrute CEO do Zerohum, mentor de empresários, palestrante e autor de livros didáticos

Continuar Lendo

Informação

SP House 2026 chega ao SXSW com espaço ampliado e experiências inéditas

Publicado

em

O ponto de encontro paulista no festival terá capacidade para 600 pessoas simultaneamente, receberá visitantes de mais de 60 países e trará 58 horas de conteúdo interativo. Acompanhe as novidades pelo Instagram @SPHouse

Nilton Fukuda/Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo

O Governo de São Paulo retorna ao SXSW 2026, em Austin, Estados Unidos, com a SP House, espaço que se consolida como uma das experiências mais marcantes do festival. Entre 13 e 16 de março, a casa ocupará um endereço estratégico na Congress Avenue com a 3rd Street, em frente ao Marriott, próximo aos principais keynotes do evento. Com 2.200 m², quase o dobro do tamanho da edição de 2025, e capacidade para 600 pessoas simultaneamente, a SP House deve receber mais de 16 mil visitantes de mais de 60 países.
“O tema deste ano, We are borderless, traduz o espírito de São Paulo: um estado sem fronteiras, que conecta pessoas, ideias e criatividade. Ampliamos a estrutura e a programação para que cada visita se transforme em uma experiência inesquecível, mostrando ao mundo a força de nossa arte, inovação, negócios e tecnologia”, afirma a secretária da Cultura, Economia e Indústrias Criativas, Marilia Marton.
A SP House 2026 contará com dois palcos de conteúdo, Ideas Pavilion e Business Pavilion. O Ideas Pavilion será o principal palco de debates e encontros globais, climatizado, com isolamento acústico, tradução simultânea e capacidade para 100 pessoas sentadas. O Business Pavilion será dedicado a talks e eventos corporativos, com capacidade para 40 pessoas sentadas. Dois estúdios de videocast permitirão a gravação e transmissão simultânea de conteúdos produzidos durante o evento.
O palco musical foi reformulado e terá performances ao longo do dia, além de shows à noite, reunindo nomes da música paulista. Painéis de LED e containers compõem a fachada e a infraestrutura da casa, enquanto o São Paulo Garden será o pátio central, aberto e convidativo, ponto de encontro entre todas as áreas.
Outras atrações incluem o Artists Valley, dedicado à arte urbana e digital, com grafiteiros e artistas assinando a cenografia, o XR Exhibition com experiências digitais imersivas, a Banca São Paulo para a indústria criativa, e a área gastronômica Flavours Space, com bares, cafés e food trucks. A estrutura ainda oferece Wi-Fi gratuito, pontos de carregamento de celular, guarda-volumes e áreas de descanso.
A SP House é organizada pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, em parceria com InvestSP, agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, e conta com apoio da Prefeitura de São Paulo.
Serviço:

SP House no SXSW 2026

Local: Congress Ave X 3RD ST – Austin, Texas

Data: 13 a 16 de março de 2026

Horário: 10h às 22h

Informações e atualizações: SPHouse no Instagram

Continuar Lendo

Destaque

Copyright © 2023 ocimar.com. Todos os direitos reservados.