Conecte-se conosco

Último segundo

POR QUE É TÃO DIFÍCIL CUMPRIR TAIS METAS?

Publicado

em

 

Psiquiatra e Neurologista analisam as promessas de virada de ano!

Segundo a psiquiatra Dra. Maria Fernanda Caliani, é muito curioso que toda virada do ano muitos rituais se repetem. Primeiramente, usamos aquela cor na roupa (rosa amor, verde fartura). Fazemos aquela listinha com diversas metas com a promessa que no ano novo vamos mudar tudo aquilo que pretendemos e não conseguimos no passado.

“Mas você sabia que algumas pesquisas apontam que menos de 8% das pessoas, conseguem, efetivamente, realizar aquilo que se comprometeram na virada”, questiona o neurologista Dr. Saulo Nader.

Sim, não é novidade que dezembro é um mês no qual, geralmente, nos permitimos refletir sobre o ano que tivemos e, também, sobre nossas expectativas para o seguinte. E é bem comum que, nessas reflexões, avaliemos negativamente nossa participação ao longo do ano, excluindo muitas vezes várias situações que vivemos. Temos uma tendência a descartar o positivo e a contabilizar apenas as partes negativas de nossa experiência.

Nader reflete que esse comportamento não acontece só no final do ano: quem nunca recebeu elogios no trabalho, mas ficou pensando apenas nos dois comentários negativos na ocasião?

Para a psiquiatra Dra. Maria Fernanda e para o neurologista Dr. Saulo Nader não podemos deixar de mencionar o velho paradoxo de que “as pessoas desejam mudar sua vida, mas dificilmente se propõem a se auto modificar”, o que torna praticamente impossível qualquer alteração mais significativa.

Primeiramente, avalie suas novas metas:

1- Meta ideal ou real: avalie as variáveis e possibilidades. Eu posso escolher como objetivo passar em determinado concurso, mas para isso não vai adiantar apenas focar na mudança de comportamento de estudar mais, precisarei avaliar a interação entre meu comportamento e o ambiente. Será que a minha casa é de fato o lugar mais silencioso para eu estudar? Eu terei de focar em qual cursinho, ler dicas de estudos e de memorização, precisarei de uma vida equilibrada para ajudar na fixação do conhecimento?

2- Promessas impossíveis: para muitas pessoas a vontade de mudar é tão grande que as promessas pessoais são tão radicais que se tornam surreais de serem executadas. Elas desejam muito em pouco tempo.

3- Autosabotagem: as pessoas olham pra sua vida como em um espelho retrovisor e, através desse reflexo, elas vêm quem foram lá atrás, como se fosse uma marca registrada de que tem que ser aquilo pelo resto da minha vida.

“Você pode sim olhar para a sua frente, usar o espelho retrovisor para saber o que deu certo e o que não deu e seguir caminhando. Lembre-se: hoje estou assim, mas não sou assim. Ser e estar são coisas diferentes”, enfatiza a médica.

Após essa análise, os dois especialistas separam algumas dicas para você atingir suas metas de virada do ano. Confira:

Escolha uma mudança de cada vez. Isso nos ajuda a desenvolver mais foco e consciência, portanto, nos trará mais energia concentrada.
Evite o rigor excessivo consigo mesmo: Evitar fazer julgamentos sobre si neste período que o rebaixem. A avaliação precisa ser racional e não distorcida e culposa; para isso ANOTE! Para aquelas pessoas que são mais negativas e focam mais no fracasso, a cada fracasso ou derrota que registrar, anote algo semelhante que possa ser visto como uma pequena vitória ou lembre-se de algum elogio que lhe foi feito no mesmo período.

“E não é que queremos mascarar ou nos iludir pensando que o mundo é só flores, mas a intenção aqui é estimular o equilíbrio, ver o ano com suas dores, mas também as conquistas”, diz a psiquiatra.

Estabeleça novas metas para o próximo ano que sejam mais realistas. Fazer um planejamento mais coerente. Vale riscar da lista de metas a ideia de perder vinte quilos, comprar a casa dos sonhos ou ser promovido à presidente da empresa principalmente se não há chances de isso acontecer. Ter metas é bom, desde que elas sejam alcançáveis. É preciso adequar os desejos às possibilidades;
­“Comece pelas pequenas mudanças, mais simples e fáceis. Pequenas mudanças são mais simples de serem implementadas, pois cobram um ‘pedágio’ menor”, indica o neurologista.

Mude de perspectiva:  a avaliação da própria vida não pode apenas ocorrer no final do ano, se permita refletir ao longo do ano. Conte aos outros a respeito de suas resoluções do ano novo e, assim que possível, seus pequenos ganhos, tão logo comecem a ocorrer. Isso irá lhe reforçar de maneira interna (com você mesmo) e externa (pessoas que torcem por você), funcionando como um tipo de “combustível” para continuar acreditando nas promessas por mais tempo


“O estresse de final de ano, das lembranças de perdas e fracassos, dos problemas financeiros, da disparidade entre o real e o visto na televisão, a reunião de fim de ano pode ser nostálgica para uns, maravilhosa para outros, mas um sofrimento para um terceiro grupo. Os filmes de Natal, que mostram apenas as famílias de comercial de margarina, todas contentes e unidas. Mesmo assim, não se deixem tomar pelo arrependimento causado por essa visão mais negativa, e se permitam ser influenciados por aquele sentimento de novidade do novo ano que se inicia, estabelecemos novas metas que envolvem mudanças comportamentais que consideramos necessárias para sermos mais felizes”, finaliza Dra. Maria Fernanda.

E para concluir as dicas preciosas, Dr. Saulo reflete que independente da pessoa ser mais resoluta e determinada ou não, ainda assim sentiremos a força gravitacional dos velhos hábitos, sempre nos puxando para trás, aquela velha forma de olhar através do retrovisor. “É difícil deixar nossa zona de conforto e finalmente podermos mudar. E por isso precisamos sempre nos lembrar que tudo bem encontrar dificuldades e desanimar algumas vezes para conseguir a mudança”.

 

Continuar Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Último segundo

Guns N’ Roses movimentam mais de 3 mil pessoas em shopping no interior de São Paulo nesta segunda-feira

Publicado

em

Em menos de 2 horas de venda física, Iguatemi São José do Rio Preto registra fila quilométrica com fãs; Veja fotos

 

 

O primeiro dia de venda de ingressos para o show do Guns N’ Roses em São José do Rio Preto começou animado. O evento, marcado para acontecer em 7 de abril de 2026, movimentou cerca de 3,5 mil pessoas no shopping Iguatemi da cidade, a pouco menos de 2 horas da abertura do empreendimento.
A alta expectativa do público se deve a dois principais fatores: o Guns N’ Roses é um dos primeiros grandes clássicos internacionais à chegar em Rio Preto e, portanto, um dos shows mais aguardados em toda a região. Além disso, o shopping Iguatemi – ponto oficial de vendas físicas – está oferecendo uma vantagem especial: a isenção completa da taxa de conveniência do ingresso, benefício válido apenas para compras feitas no local.

 

Todas as modalidades de compra, em todos os setores, estarão disponíveis na bilheteria física do empreendimento, localizada no Piso Superior, em frente à loja Cotton On, durante o horário comercial do shopping.

Continuar Lendo

Último segundo

Sofia Brasil se apresenta em mega show no interior paulista

Publicado

em

No dia 17 de dezembro, a cantora e compositora Sofia Brasil estará na cidade de Fernandópolis, interior do Estado de São Paulo, para cantar no 4º Mega Show promovido pela Rádio Educadora FM. O evento, que acontece a partir das 20h, na Praça da Matriz, tem o apoio da ACIF – Associação Comercial e Industrial de Fernandópolis e da Prefeitura Municipal de Fernandópolis.

No repertório, Sofia Brasil vai apresentar para o público suas músicas autorais “Menino” e “Perigosa sou eu”, que está entre as músicas mais ouvidas das rádios do interior paulista desde o mês de janeiro deste ano, além do atual single de trabalho da jovem cantora, “Casa, beija ou mata”, que vem ganhando grande destaque nas plataformas digitais e redes sociais.

Casa, beija ou mata (Lyric vídeo):

Plataformas digitais:
https://sndo.ffm.to/qvz3yee

“Casa, beija ou mata”, que faz parte do segundo projeto da artista, “Sô Frágil”, mistura vários ritmos populares em um som dançante que revela, por trás da batida, a intensidade de quem ama demais. Mostrando sua versatilidade, Sofia Brasil reafirma seu lugar como uma das vozes mais promissoras da nova cena popular brasileira.

O single, que é uma composição da própria Sofia, já coleciona números impressionantes na internet. A faixa ultrapassou 100 mil plays no spotify, 300 mil plays nas plataformas digitais e 300 mil visualizações no lyric vídeo no Youtube. No TikTok, dezenas de vídeos viralizaram com alguns ultrapassando a marca de um e três milhões de views.

SOFIA BRASIL
A jornada de Sofia Brasil na música começou cedo. Com apenas oito anos de idade, sua voz já encantava quem a ouvia. Nascida e crescida em São Paulo, capital paulista, local onde vem grande parte de sua inspiração, tem raízes tanto no interior quanto na região Norte do Brasil.

Sofia Brasil sempre se espelhou muito na diversidade cultural que o Brasil oferece para suas composições e interpretações. Desde pequena é fascinada pelas pessoas e seus estilos. Entre apresentações em barzinhos, pequenos shows e até casamentos, ela transformava cada momento em uma experiência inesquecível.

Na pré adolescência, com 12 anos, um momento marcante destacou ainda mais sua paixão pela música: Sofia Brasil teve a honra de dividir o palco com o renomado cantor Seu Jorge, um dos maiores nomes da música brasileira e uma grande inspiração para a cantora. Essa experiência não apenas validou seu talento, mas também mostrou ao mundo que Sofia Brasil estava destinada a brilhar.

Em sua caminhada em um centro cultural como São Paulo, Sofia Brasil teve contato com pessoas e lugares das mais diversas regiões do Brasil. Imagine caminhar pelas ruas de São Paulo… de uma casa você escuta um MPB. Nos bares, é pagode ou um sambinha. No fone do vizinho, rap. Na festa ao lado, sertanejo. Isso é um pouco da sensação de passear em uma cidade tão diversa, agora imagina nascer e crescer na muvuca paulistana? Essa é a realidade da menina mulher, Sofia Brasil, que sempre foi fascinada por essa mistura de culturas, se inspirando em ritmos como brega, mpb, pop, sertanejo e samba. Um estilo batizado de “Brega chique”, por Tierry (cantor e compositor).

Foi assim que nasceu o “Brega chique”: uma mistura autêntica de estilos, com batidas que lembram o sertanejo e o brega, timbres que evocam a popularidade, e uma alma que é única, porque é de Sofia Brasil.

Com o lançamento do EP “Sô Forte”, Sofia Brasil dá o primeiro passo de sua jornada musical profissional. São três músicas que revelam seu lado confiante, ousado e “arisco”. Canções que falam sobre superação, força e a certeza de que, mesmo diante dos desafios, é possível manter a cabeça erguida e o coração aberto.

Todas as três músicas são composições de Sofia Brasil e seu amigo Tierry (cantor e compositor baiano). “Menino” foi a escolhida como a primeira faixa de trabalho. Além de “Terapia”, também faz parte do projeto o single “Perigosa sou eu”.

Para ouvir suas músicas e conhecer um pouco mais de Sofia Brasil, acesse as redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/sousofiabrasil
Youtube: https://www.youtube.com/@sousofiabrasil
Facebook: https://www.facebook.com/sousofiabrasil
TikTok: https://www.tiktok.com/@sousofiabrasil

Continuar Lendo

Último segundo

Com autenticidade AnieRafa unem tradição, transformação e reflexão

Publicado

em

No atual mercado da música, dominado pelo entretenimento, AnieRafa cantam o que vivem e nos trazem, em suas canções autorais, atributos como valores, virtudes e sabedoria, conectando o interior territorial com o interior de cada um de nós, unindo simplicidade e profundidade, Brasil de dentro e américa latina, fazem música de Interior.

Seus álbuns, “Interior” (2021), “Música de Interior” (2021), “Pés na Terra” (2024), “Braços Abertos” (2024) e o EP “Águas Caipiras” (2025) disponíveis em plataformas digitais, revelam uma narrativa que conecta as raízes interioranas à diversidade musical brasileira e latino-americana.

Pingo D’água:

Plataformas digitais:
https://orcd.co/anierafa

AnieRafa se destacam por oferecer uma música autêntica e profunda, que resgata a poesia e a força da cultura popular e da vida no interior. Em contraste com a música comercial de massa, eles proporcionam uma reconexão com as raízes e a identidade cultural brasileira.

Paulistanos, Aniela Rovani é natural de Araras e Rafael Cardoso do Guarujá. Ambos com formação em música, ela pós-graduada em canção popular e ele doutorando em música pela UNICAMP, o que confere um tratamento artístico e uma sofisticação técnica raros no cenário comercial da música.

Ani é cantora, pianista e regente, recentemente estuda acordeom, passou por montagens de ópera na Europa, participou de diversas montagens de teatro musical e atua como educadora musical, enquanto Rafa é cantor, compositor, violonista e violeiro, atualmente doutorando em música pela UNICAMP. Eles unem a vivência prática com o conhecimento musical formal.

A relevância da dupla é atestada por diversos prêmios em festivais conceituados, como o Festival da Canção Brasileira do SESI, o Festival Causo e Viola, o Festival João Pacífico e o Festival Zé Carreiro.

Unindo tradição e transformação, a dupla utiliza as plataformas digitais de forma eficaz, acumulando milhões de visualizações em seu canal “AnieRafa” no YouTube. Isso mostra que há um público engajado e interessado em música nova com conteúdo, que vai além das paradas de sucesso convencionais.

Além de se apresentarem em shows pelo o Brasil, eles também se dedicam a ministrar oficinas e palestras para crianças, jovens e adultos, incentivando a formação de novos públicos e maior conhecimento da música.

AnieRafa buscam fazer arte, consolidar um movimento de resistência e renovação da música brasileira, sendo vistos como uma referência de qualidade, técnica e autenticidade para um público que valoriza a tradição musical brasileira.

Para ouvir suas músicas e conhecer um pouco mais de AnieRafa, acesse https://www.instagram.com/anierafaoficial.

Continuar Lendo

Destaque

Copyright © 2023 ocimar.com. Todos os direitos reservados.