Variedades
O que é a fome emocional?
Publicado
8 meses atrásem
Por
Ocimar Freitas
É qualquer tentativa de compensar solidão, estresse, ansiedade, sentimento de culpa ou vazio com quantidades abundantes de comida. Fome emocional, psicológica, é aquela que não tem ligação com a comida ingerida ao longo do dia para nos nutrirmos.
A fome emocional é a que nos faz comer mais e mais, apesar de já estarmos satisfeitos ou até passando mal. E assim, nos fazendo engordar.
Entre os casos de fome compulsiva, a voracidade por carboidrato é o mais comum de todos. O açúcar proporciona uma sensação momentânea de bem-estar. E isso faz com que a pessoa coma o tempo todo, sem perceber. É comum pessoas que não abdiquem, nem por algumas horas dos carboidratos, depois alegando porque não sabem o motivo de engordar.
O transtorno do comer compulsivo é reconhecido nos últimos anos como uma síndrome caracterizada por episódios de ingestão exagerada e compulsiva de alimentos. Porém, diferentemente da bulimia nervosa, essas pessoas não tentam evitar ganho de peso com métodos compensatórios.
Os episódios veem acompanhados de uma sensação de falta de controle sobre o ato de comer, sentimento de culpa e de vergonha; mal sentindo o gosto dos alimentos.
Características mais comuns
Episódios de ingestão exagerada de alimentos, comer sem ter fome, dietas frequentes e restritivas… levam uma sensação de incapacidade de parar de comer, nunca está satisfeito. Que leva à flutuação do peso, humor deprimido, comer em segredo (escondido) por sentimento de vergonha e culpa. A Baixa autoestima, compensa emocionalmente coma síndrome, do “eu mereço”, geralmente ligado ao vitimismo ou para compensar algo que está insatisfeito.
Complicações Médicas
Pressão alta, aumento do colesterol, diabetes e problemas cardíacos.
Para ajudar no emagrecimento é essencial aprender a reconhecer a diferença entre fome física, psicológica, e ou comer apenas para encher o estômago.
Geralmente as pessoas compulsivas, acabam comendo para preencher algum vazio emocional, agregando mais problemas psicológicos, além do sobrepeso.
DRA CAROLINA MANTELLI BORGES – MÉDICA ENDOCRINOLOGISTA E METABOLOGISTA DA CLÍNICA MANTELLI
Como saber se você apresenta traços de compulsão alimentar?
Se sua mão, ou sua mente, movem-se, inconscientemente, em busca de comida quando não está com fome, você é considerada uma pessoa compulsiva alimentar.
Emoções podem desencadear os episódios de comer por compulsão ou culpa. Muitas pessoas relatam que a raiva, a tristeza, o tédio, a ansiedade e outros sentimentos negativos podem desencadear os episódios de comilança.
Restrições exageradas na tentativa de emagrecer, o estresse e as frustrações do dia a dia podem provocar um impulso incontrolável pela ingestão de comida. As emoções costumam ser as principais causadoras desse distúrbio.
Alguma vez você pensou no que te leva comer de forma compulsiva?
Na grande maioria das vezes, comemos sem nem saber o porquê; nos empanturramos, e acabamos ingerindo comida para preencher emoções. Mas claro, de forma inconsciente.
Ao fazer isso não nos damos conta do quanto isso é prejudicial para o nosso organismo e nossas células.
Na maioria das vezes, chegamos até a passar mal, sentimos o estômago pesar, mal-estar, porém não entendemos os motivos desses acontecimentos. Apenas quando fazemos um olhar interno, uma auto reflexão, admitimos e reconhecemos, que a comida serve como forma de amortizar, algo que nos incomoda, não enxergamos ou não queremos encarar. Seja por receio, preguiça, crenças, ou simplesmente porque desta forma fica mais fácil que fazer um olhar interno, sobre nós mesmos.
Sentimentos de angústia, cansaço, raiva, tédio, tristeza, ansiedade ou euforia comumente desencadeiam esse processo. As causas deste transtorno ainda são desconhecidas.
Porém, sabe-se que em média, 50% possui histórico de depressão.
Dependendo do momento que o indivíduo vive, lutar contra a gordura é muito difícil. Isso pode acontecer quando estamos fragilizados, em crise, tristes, sozinhos.
Nessa hora, encarar o espelho e perceber que além de todos os problemas, existe mais um: o corpo…. É muito duro!
Nosso cérebro entende isso e ativa mecanismos de defesa. Dessa forma, você não vê, bloqueia ou minimiza o que está estampado à sua frente (os quilos a mais) e segue a vida se enganando, porém, “sem” sofrer. É exatamente isso que a mente da pessoa com sobrepeso quer… evitar o sofrimento, pois acredita que não está em condições de encarar os problemas de frente. Todo esse aspecto está relacionado à questão da autoimagem. Quanto mais distante da realidade, maior será a dificuldade em emagrecer.
O transtorno do comer compulsivo é encontrado em cerca de 2 % da população em geral, mais frequentemente acometendo mulheres entre 20 e 30 anos de idade. Pesquisas demonstram que 30% das pessoas que procuram tratamento para obesidade ou para perda de peso são portadoras de transtorno do comer compulsivo. Em geral, o impulso de comer em situações de tristeza ou ansiedade nasce de uma tentativa do nosso cérebro de voltar ao equilíbrio neuroquímico, que fica desestabilizado quando vivenciamos fortes emoções.
Alimentos ricos em açúcar e gordura, podem aumentar a quantidade de serotonina e endorfina (ligadas a sensação de prazer e bem-estar) em nosso cérebro. O estresse é entendido pelo organismo como uma ameaça, e para se defender busca estocar energia; e é por isso que acabamos recorrendo a alimentos mais calóricos. Alimentos ricos em triptofano ajudam na sensação de bem estar e, diminuem vontade por doces. (Castanha do pará, banana, maçã, aveia e grãos em geral são alguns desses alimentos).
Não fique longos períodos sem se alimentar, o jejum prolongado causa diminuição nas quantidades de glicose no sangue, aumentando os sinais da fome e, desencadeando vontade por doces. Mas não são apenas as emoções negativas que podem favorecer a ingestão de alimentos calóricos.
Estados emocionais positivos também podem ser gatilhos para a compulsão alimentar, conforme afirma um estudo realizado por pesquisadores da Universidade do Texas. Eles descobriram que o alimento pode ser utilizado para intensificar os sentimentos positivos, como uma parte importante do ritual de celebração e merecimento.
Todo mundo está sujeito a passar por episódios assim?
Pode acontecer com qualquer pessoa, porem depende dos gatilhos emocionais de cada um. Informe-se sobre os fatores que causam ou contribuem para os transtornos alimentares. Pois há um número de possíveis causas atrás desses transtornos e elas podem incluir fatores neurobiológicos e hereditários, baixa autoestima, alta ansiedade, desejo de ser perfeito, necessidade constante de agradar pessoas, relações problemáticas, abuso sexual ou físico, conflitos familiares e inabilidade de expressar emoções.
Por causa da correria da vida pessoal e profissional, muitas pessoas não prestam atenção ao que comem, e pior: exageram na refeição passando, logo depois, um longo período de tempo sem comer nada, se presenteando então com um suculento jantar.
Mulheres perfeccionistas, inseguras, depressivas, ansiosas, e muito preocupadas com o corpo são vítimas preferenciais deste tipo de comilança.
Quando eles ficam frequentes?
A ingestão de alimentos ricos em açúcar ou que são rapidamente transformados em glicose, promovem grande liberação de insulina na corrente sanguínea. Só que, com a insulina alta, a pessoa sente ainda mais fome e mais vontade de consumir alimentos doces. Por esse motivo, a ingestão de alimentos que possuem alto índice glicêmico, pode levar a um círculo vicioso.
Fome emocional pode chegar a se tornar um transtorno alimentar?
Se não controlada, essa compulsão pode acabar com a dieta e ainda chegar a níveis mais graves, relacionando-se com transtornos alimentares como anorexia, bulimia e síndrome do comer noturno.
A fome emocional é um problema de saúde e encontra-se entre os Transtornos Alimentares Invisíveis, que assim são chamados por causarem ingestão compulsiva e cega de alimentos; a pessoa com fome emocional consome com compulsão quando está triste, feliz, com raiva ou zangada, por exemplo, sem ao menos perceber que está comendo. Basicamente, se você consome um biscoito cada vez que sente qualquer emoção, você está comendo” emocionalmente”.
A pessoa come saladas e evita doces na frente dos amigos, mas de madrugada, sozinha, devora tudo o que vê pela frente, sem nem notar qualidade ou quantidade dos alimentos! Mas acreditam que só comendo vão preencher o vazio interno que sentem.
Só quem tem problemas de sobrepeso e obesidade sofrem com isso?
Um dos comportamentos que ajudam as pessoas a engordar é a chamada fome noturna. Comer durante a noite não tem nenhuma relação com uma possível disfunção hormonal. Na verdade, é uma alteração de comportamento.
.
Como se livrar da fome emocional?
Resgatar a autoconfiança é fundamental. Lembre-se de como era sua vida antes desses episódios terem início; e resgate antigos valores.
É preciso perceber o que lhe dá prazer. Se a comida acalma, procure um outro prazer que cause a mesma sensação.
A solução está em acreditar que é capaz. Para dar um basta nesse comportamento e emagrecer é fundamental tornar-se independente e, aos poucos, passar a ter total controle sobre a própria vida.
Temos que emagrecer a mente e não só o corpo se quisermos nos manter magros. Mas este ainda é o quesito mais difícil!
Identifique qual é a emoção que você sente quando tem vontade de comer.
Comece fazendo suas atividades normais e quando sentir desejo de comer, pense: “Estou com fome mesmo ou se trata de fome emocional (estou ansiosa, triste, com raiva)?
Você pode dizer se está verdadeiramente com fome ouvindo seu estômago; pare por 1 minuto e pense em seu estomago.
Se você não sente dores de fome, se não sente o estômago roncando ou vazio, você não está com fome, e sim está com gula, mente gorda.
Portanto, acalme-se bebendo um copo de água (o cérebro confunde sede com fome) ou masque uma goma que seja saborosa, mas que não contenha açúcar e encontre outra maneira de celebrar a felicidade ou raiva.
Grite, bata, chute, escreva, faça meditação; faça qualquer coisa, mas fique longe da comida! Mantenha um diário de seus hábitos alimentares.
Isto o ajudará a rastrear o que desencadeia a sua fome emocional e pode ajudá-lo a resolver o problema.
Permita-se sentir a emoção que você vem tentando preencher com comida. Durante o processo de sentir essas emoções, antes evitadas, fale consigo mesmo: “Eu me permito experimentar uma gama completa de emoções”.
Às vezes, os sentimentos dos quais você está fugindo podem ser muito mais fáceis de enfrentar do que você imagina e você pode se libertar do padrão apenas se recusando a fugir deles.
Inclua no cardápio alimentos saudáveis que elevem os níveis de serotonina.
O cérebro controla todos os nossos impulsos e estímulos.
Quando a estimulação e inibição estão nos níveis corretos, seu emocional está na medida certa. Mas, se você come de forma errada, esse processo fica desequilibrado. Quanto mais descompensada estiver a relação entre os neurotransmissores, mais ansiedade é gerada, e, consequentemente, a compulsão alimentar aparece.
Dietas ricas em serotonina evitam que a fome emocional apareça. Por isso, mude sua alimentação já!
Combata a compulsão alimentar descobrindo gatilhos emocionais. Não se recrimine, não se xingue, não se culpe se acontecer (o que é provável) de você comer por emoção.
Apenas perceba que o fez e se proponha tentar novamente esperar a fome física. É preciso que você restabeleça a ligação entre o alimento e a fome física, ou seja, parar de procurar comida quando não estiver com fome, e se permitir comer quando tiver fome física, sem grandes restrições alimentares.
Para deixar de ser um compulsivo e emagrecer, você precisa agir como uma pessoa que se alimenta de maneira normal e colocar a comida, de novo, em seu devido lugar. Espere sentir fome do estômago, e pare de seguir um horário pré-determinado para se alimentar (ex.: hora do café, almoço ou jantar).
O que de fato importa é que você se alimente de acordo com a fome, e não, de acordo com o relógio. Tente não pensar em “dieta” quando sentir a fome física. A privação leva à ansiedade, frustração e à compulsão alimentar.
Coma devagar, mastigue bem.
A mastigação lenta aciona o mecanismo de saciedade, consequentemente, lhe ajuda a comer menos. Separe emoção de fome.
Quando estiver comendo evite conversas que mexam com suas emoções: trabalho, relacionamentos, dinheiro etc.
Tudo isso pode parecer muita coisa a ser feita e muitos sentimentos a revisar, mas na realidade é pouco para mudar sua imagem-mental e seus comportamentos. E, então, aceitar-se como uma pessoa gorda que pode, e vai emagrecer com toda certeza.
A fome emocional prejudica as dietas?
Completamente! As crises, rápidas, duram de 3 a 8 minutos, mas produzem verdadeiros estragos: o compulsivo passa a ter extrema dificuldade para emagrecer e manter o peso. Existem alimentos que provocam a compulsão, assim como momentos mais propícios, mas eles variam de pessoa para pessoa.
O importante é identifica-los para ficar alerta e evitar cair na tentação.
Há vários estudos sobre algo que chamamos de ‘emotional eating’.
A expressão se refere ao hábito de comer em demasia em resposta a vários estímulos emocionais, não só os negativos como também os positivos.
Quando é preciso de acompanhamento médico?
Para quem já caiu na armadilha de comer além da conta, por impulso, e agora deseja emagrecer, é indicado seguir algumas técnicas que vão muito além da dieta.
Se a pessoa apenas restringe o cardápio, até perde peso, mas não vai permanecer assim por muito tempo.
Sua emoção continuará sendo direcionada para o lugar errado, provocando o impulso de comer, e ela voltará a engordar. Libertar-se desse impulso é possível quando se aprende a lidar com as emoções.
O auxílio de um profissional qualificado pode ajudar a separar as sensações físicas de fome e saciedade de outras necessidades ou impulsos para comer, como cansaço, raiva ou tédio. O tratamento exige uma abordagem multidisciplinar.
O acompanhamento médico faz-se necessário pelo risco de obesidade, diabetes, etc; medicações antidepressivas também têm se mostrado eficazes para diminuir os episódios de compulsão e sintomas depressivos.
E lembre-se sempre: peso ideal não existe. Ele se situa naquele ponto da balança em que você se olha no espelho – para valer – e sente-se feliz e em harmonia.
O mais importante de tudo é viver bem!! É importante estar ciente de que há outros tipos de transtornos, e se você tiver qualquer dificuldade ou relação infeliz com os alimentos, converse apenas com um terapeuta ou médico, que estão aptos a identificar seu problema específico.
Dicas
Não faça dietas muito rígidas, pois assim você estará se privando de muitos alimentos. Além de perder em nutrientes, esse tipo de regime colabora para a compulsão.
Lembre-se de que por mais gostoso que seja um determinado alimento, não irá desaparecer da face da terra. Você poderá comê-lo mais tarde ou mesmo outro dia.
Coloque em sua cabeça, que nenhum tipo de comida está proibido, mas apenas restrito. A proibição de um alimento, cria um desejo exagerado por ele; comida só cura a fome. Problemas e sentimentos têm outro tipo de solução, como uma boa conversa, um desabafo, uma ida ao cinema, etc.
Não coma em pé ou andando pela casa. Assim não vai saborear os alimentos e nem perceber quando estiver saciada.
Preste atenção ao sabor dos alimentos.
Se estiver comendo algo de que não gosta muito, ou que não está bem preparado, pare. Seja mais exigente.
Escolha sua comida.
Coma devagar, pois só assim poderá perceber quando estiver satisfeita.
Você pode gostar
Variedades
Enem: estratégias para ter um bom desempenho e alcançar a aprovação
Publicado
3 dias atrásem
13 de outubro de 2025Por
Ocimar Freitas
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será aplicado em dois domingos nos dias 9 e 16 de novembro. O Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil. Por isso, estar preparado faz toda a diferença para ter um bom desempenho no dia da prova.
Faltando poucos dias, mais importante do que estudar intensamente, é preciso adotar estratégias inteligentes e cuidar do bem-estar. Para isso, planejamento é essencial. Organizar uma rotina de estudos com metas realistas e equilíbrio entre disciplinas aumenta o foco. Na reta final não adianta se sobrecarregar estudando exageradamente, isso só vai aumentar a ansiedade.
O ambiente em que se está estudando faz toda a diferença. Prefira um lugar tranquilo, iluminado, sem distrações e organizado. Intercale áreas diferentes, exatas e humanas e não fuja das disciplinas em que tem mais dificuldade.
Resolva provas anteriores, pois elas ajudam a administrar o tempo, entender o estilo das questões e identificar pontos que exigem mais estudo. Faça pelo menos uma redação por semana. Esse treino constante desenvolve a escrita, amplia o repertório e familiariza o aluno com os critérios de correção.
Use técnicas de aprendizado eficazes e que facilitem a memorização do conteúdo. Faça o fichamento, resumindo conteúdos em tópicos curtos e palavras-chave. Flashcards são cartões com perguntas e respostas rápidas que servem também para estudo em grupo. Os mapas mentais organizam os conteúdos de forma visual, conectando conceitos.
Lembre-se que a saúde e o bem-estar são aliados para alcançar a aprovação. Esteja atento a sua saúde física e mental. Tenha sono de qualidade, faça pausas inteligentes e estratégicas entre os estudos, alimente-se bem e faça exercícios físicos para manter a mente ativa.
Chegue cedo para evitar estresse com horários, leve água e lanches leves como castanhas, barrinhas e frutas secas, leia as questões com calma e gerencie bem o tempo sem se prender a uma questão.
Além dessas dicas, acho válido falar sobre a importância do pensamento positivo. Mais do que técnica, a confiança é decisiva. Visualize-se aprovado, foque no presente e encare o Enem como uma oportunidade de transformação e realização.
O Enem exige disciplina, equilíbrio e motivação. Eu sei que não é só um exame, pois é uma chance de abrir portas para novas possibilidades. Porém, com estratégia, organização, disciplina e confiança você pode conquistar o que deseja a tão sonhada vaga no ensino superior.
* Leonardo Chucrute é CEO do Zerohum, mentor de empresários, palestrante e autor de livros didáticos
Variedades
No mês das crianças, Sesc Pinheiros tem atividades para todos os gostos e idades
Publicado
2 semanas atrásem
4 de outubro de 2025Por
Ocimar Freitas
Além da estreia de temporada de Cabeça nas Nuvens – espetáculo que ficará em cartaz nos domingos de outubro – haverá vivências, oficinas, apresentações e brincadeiras para toda a família
Imagens das atividades aqui
Com uma programação diversa e variada, o Sesc Pinheiros terá atividades para todas as idades em outubro. São oficinas de fabricação de brinquedos, vivências de brincadeiras infantis, peça de teatro, concerto sinfônico temático e até uma “pescaria de livros”, no mês que se comemora o Dia das Crianças.
O mês começa com a Viradinha – parceria do Sesc São Paulo com a Prefeitura de São Paulo, que celebra o mês das crianças com programação gratuita em todas as regiões da cidade. No Sesc Pinheiros acontece a Pescaria de Livros, com a Cia. Circo de Trapo, em que um rio de tecidos e livros se adaptam para tornar-se uma pescaria. Nos dias 4 e 5/10, sábado e domingo, a partir das 11h, no Espaço de Brincar, grátis.
Ainda na Viradinha, no Espaço de Tecnologias e Artes (2º andar), acontece o Brincadeiras têxteis, em que as famílias e crianças poderão experimentar diferentes materiais para confecção de brincadeiras têxteis, como três marias, jogo da velha, jogo de elástico, entre outros, no sábado 04/10 às 14h. Já no domingo, 05/10, às 11h, o Desenhaço propõe uma experimentação de desenho e pintura para que as famílias mergulhem em uma sala pronta para ser desenhada. Com o chão forrado com grandes folhas de papel, o público é convidado para a experiência de criar desenhos, de uma forma coletiva e colaborativa pelo espaço.
Aos domingos de outubro, em duas sessões – às 15h e às 17h, no Auditório do Sesc Pinheiros, haverá sessões de Cabeça nas Nuvens. O espetáculo infanto-juvenil tem dramaturgia de Alessandro Marson livremente inspirada em “As Aves”, de Aristófanes, e direção de Debora Dubois. No palco é contada a jornada de dois adolescentes em busca de um espaço entre céu e terra, propondo uma reflexão sobre liberdade, poder e os desafios de um mundo hiper conectado. De 5 a 26/10, domingos, às 15h e às 17h, com ingressos de R$ 12 (credencial plena) a R$ 40,00 (inteira). Grátis para crianças de até 12 anos. As sessões do dia 5/10 integram a programação da Viradinha e têm entrada gratuita.
No final de semana do Dia das Crianças, 11 e 12/10, sábado e domingo, a programação começa cedo. Na Praça, a Cia Zin apresenta Invento para inventar, às 11h. Em um misto de dança e teatro, a apresentação narra a história de três passarinhas que veem o vento cessar de ventar em um mundo com cada vez mais muros e antenas e tem a missão de lembrar as crianças de se divertirem com o vento por meio de suas brincadeiras. Grátis.
No Ginásio Ônix (7º andar) acontecem quatro oficinas com participação gratuita. Em Fábrica de Brinquedos, o público aprende a fazer, com educadores infanto-juvenis do Sesc Pinheiros, brinquedos com materiais simples – das 13h30 às 15h30 e das 16h às 18h.
Em Bichos Reciclados e Surrealistas, com Hellena Kuasne, as crianças são convidadas a explorar o surrealismo através da arte com materiais reciclados, das 14h às 17h. Já em Pockets Bordados Pop, as crianças e adultos são convidados a bordar em ponto cruz alguns personagens da cultura pop. As figuras de gráficos estilo 8 bits se transformam em delicados chaveiros bordados em mini bastidores de MDF, das 14h às 16h.
Na Praça, dias 4 e 5/10, a partir das 14h30, os participantes poderão experimentar a modalidade esportiva esgrima, com o paratleta Alex de Souza, medalhista em Prata e Bronze no Campeonato Brasileiro de Paraesgrima. Haverá também uma oficina de confecção de espadas de jornal e experimentação da modalidade – esta atividade acontece dias 4 e 5/10, na Praça, e 11 e 12/10 no Ginásio Ônix (7º andar).
Amor, genialidade e comicidade compõem Tardes de Circo, com Família Morales. Sábado e domingo, 16h, na Praça, grátis. No espetáculo, um casal executa truques de equilíbrio, malabarismo e mágica relembrando os tempos vintage do circo. De modo incomum e extravagante a dupla encontra harmonia entre objetos do nosso cotidiano para formar números de máxima complexidade.
Mais tarde, no Teatro Paulo Autran, às 18h, o Duo Badulaque e a orquestra Sinfônica de Indaiatuba retomam a parceria no espetáculo Badulaque Sinfônico. O show que acontece no Dia das Crianças mistura música popular, percussão performática, sapateado e objetos sonoros com arranjos sinfônicos cheios de imaginação. Os ingressos custam R$ 18 (credencial plena), R$ 30 (meia entrada) e R$ 60 (inteira).
Nos finais de semana a partir do dia 18/10, começa a vivência Aflorar, da Cia Volta e Meia. Nessa vivência serão realizadas brincadeiras que trazem de forma lúdica fauna e flora para as crianças e seus acompanhantes, estimulando os sentidos e um brincar ativo e explorador. De 18/10 a 9/11, sábados e domingos, das 11h às 14h, no Espaço de Brincar, grátis.
No dia 19/10, domingo, acontece o Quintal dos N’dengues – Cultura brincante africana, com Com Ermi Panzo e Khadim Bamba. Apresentado pelo multiartista Ermi Panzo (Angola), com participação do bailarino e educador Khadim Bamba (Senegal), e percussão ao vivo com os músicos Otis Selimani (Moçambique) músico, percussionista e educador e Lamine Haba (Guiné Conacri) tocador de instrumentos ancestrais e griot. N’dengue significa criança em Quimbundo, língua bantu presente em Angola. Esta intervenção artística destaca as tradições brincantes dos povos bantus, iorubanos e mandingas através de cantorias e contações de história. Na Praça, grátis.
O projeto #Sextinha, conduzido pela equipe do Espaço de Brincar e da equipe infanto-juvenil, acontece às sextas-feiras, de 5 de setembro a 28 de novembro, das 15h30 às 16h30. A iniciativa transforma a tarde das crianças em um momento de exploração sensorial e imaginação junto aos seus adultos de referência.
Atenção: Todas as atividades são voltadas a crianças acompanhadas por um adulto de referência.
**
SERVIÇO – Programação Infantil | outubro 2025
#Sextinha
Com Educadores do espaço de brincar
De 3/10 a 28/11, sextas. Das 15h30 às 16h30
No Espaço de Brincar. Grátis – Livre
[vivência] Pescaria de Livros, com cia Circo de Trapo
#Viradinha – Dias 4 e 5/10, sábado e domingo, das 11h às 14h. Local: Espaço de Brincar. Grátis
Em um rio de tecidos e livros adaptados para a pescaria, crianças e familiares são convidadas a participar da brincadeira de pescar e partilhar histórias. Cada livro de literatura infantil pescado é lido como um presente para as pessoas que participam da brincadeira.
[vivência] [oficina] Esgrima, com Alex de Souza
#Viradinha – Dias 4 e 5/10, sábado e domingo, 14h30 às 17h. Local: Praça. Grátis.
Atividade de confecção de espadas de jornal e experimentação da modalidade de esgrima. A atividade é direcionada ao público espontâneo do Sesc. Durante a atividade serão apresentados os principais fundamentos da esgrima. Com o atleta de Esgrima em Cadeira de Rodas Alex de Souza
Alex de Souza é atleta de Esgrima em Cadeira de Rodas e tem como conquistas as medalhas de Prata e Bronze no Campeonato Brasileiro de Paraesgrima.
[Oficina] Brincadeiras têxteis, com Erika Kogui, educadoras em Tecnologias e Artes
#Viradinha – Dia 4/10, sábado, 14h às 16h – Local: Sala de Oficinas 1 (2º andar)
Nesta oficina, famílias e crianças poderão experimentar diferentes materiais para confecção de brincadeiras têxteis, tais como 3 marias, jogo da velha, dedoches, jogo do elástico, entre outros.
[Oficina] Desenhaço, com Miguel Alonso, educador em Tecnologias e Artes
#Viradinha – Dia 5/10, domingo, 11h às 13h. Local: Sala de Oficina 1 (2º andar)
Nessa experimentação de desenho e pintura as famílias poderão mergulhar em uma sala pronta para ser desenhada. Com o chão forrado com grandes folhas de papel, o público é convidado para a experiência de criar desenhos, de uma forma coletiva e colaborativa pelo espaço.
[Oficina] Pockets Bordado Pop, com Erika Kogui e Miguel Alonso, educadores em Tecnologias e Artes
Dias 11 e 12, sábado e domingo, 14h às 16h. Local: Ginásio Ônix (7º andar). Grátis
Nestes encontros as crianças e adultos são convidados a bordar em ponto cruz alguns personagens da cultura pop. As figuras de gráficos estilo 8 bits se transformam em delicados chaveiros bordados em mini bastidores de mdf.
[oficina] Fábrica de Brinquedos, com educadores infanto-juvenis da unidade
Dias 11 e 12/10, sábado e domingo, das 13h30 às 15h30 e das 16h às 18h. Local: Ginásio Ônix (7º andar). Grátis
Nesta atividade o público vai poder aprender a fazer brinquedos com materiais simples do dia a dia.
[oficina] Bichos Reciclados e Surrealistas, com Hellena Kuasne
Dias 11 e 12/10, sábado e domingo, das 14h às 17h. Local: Ginásio Ônix (7º andar). Grátis
Nesta atividade criativa e sustentável, as crianças exploram o surrealismo através da arte com materiais reciclados. Elas começam compartilhando seus animais favoritos e sonhos, depois mergulham em uma visualização guiada para criar criaturas imaginárias, desenhando e construindo seus próprios “bichos surreais” com objetos reaproveitados. Ao final, cada uma apresenta sua obra, refletindo sobre como a arte transforma sonhos em realidade e como a reciclagem pode ser divertida e inspiradora.
[teatro] Cabeça nas Nuvens
De 5 a 26/10, domingos, às 15h e às 17h. Duração: 45 minutos. Preços: R$ 12,00 (credencial plena), R$ 20,00 (meia) e R$ 40,00 (inteira). Grátis para crianças de até 12 anos. As sessões do dia 5/10 integram a programação da Viradinha – Entrada gratuita. Local: Sesc Pinheiros – Auditório – 3° Andar
Em um mundo saturado por conexões digitais, dois adolescentes, Piste, um jovem sonhador, e Evel, uma menina inconformada, decidem fugir da mesmice da vida urbana e da opressão do excesso de telas. Sentem-se sufocados por uma sociedade onde tudo é vigiado, compartilhado e medido em curtidas. Juntos, embarcam numa jornada improvável em busca de um lugar mais livre, mais leve. Inspirados por histórias antigas e por um desejo quase infantil de viver “com a cabeça nas nuvens”, resolvem procurar um espaço entre o céu e a terra onde possam começar do zero. Eles encontram Majestade Sabiá, um ex-humano que se transformou em ave, e propõe a construção de uma cidade nas nuvens, que seria só habitada por aves.
[teatro] Invento para inventar, com Cia Zin
Dias 11 e 12/10, sábado e domingo, 11h. Local: Praça. Grátis.
Se parasse totalmente de ventar, será que é possível recriar o vento? Em Invento para Ventar apresenta em um misto de dança e teatro e narra a história de três passarinhas que veem o
vento cessar de ventar em um mundo com cada vez mais muros e antenas e tem a missão de lembrar as crianças de se divertirem com o vento através de suas brincadeiras. Como recriar o vento?
[circo] Tardes de Circo, com Família Morales
Dias 11 e 12/10, sábado e domingo, 16h. Local: Praça. Grátis.
Um casal executa truques de equilíbrio,malabarismo e mágica relembrando a época vintage do circo. Incomum e extravagante a dupla encontra harmonia entre objetos do nosso cotidiano para realizar números de extrema complexidade.
[vivência] [oficina] Esgrima
Dias 11 e 12/10, sábado e domingo, 14h30 às 17h. Local: Ginásio ônix (7º andar). Grátis.
Atividade de confecção de espadas de jornal e experimentação da modalidade de esgrima. A atividade é direcionada ao público espontâneo do Sesc. Durante a atividade serão apresentados os principais fundamentos da esgrima.
[concerto] [música] Badulaque Sinfônico, com Duo Badulaque e a orquestra Sinfônica de Indaiatuba
Dia 12/10, domingo, às 18h. Duração: 60 minutos. Preços: R$ 18,00 (credencial plena), R$ 30,00 (meia) e R$ 60,00 (inteira) – grátis para crianças até 12 anos.
Um ano depois da estreia, o Duo Badulaque e a orquestra Sinfônica de Indaiatuba retomam a parceria no espetáculo Badulaque Sinfônico. O show acontece no Dia das Crianças e mistura música popular, percussão performática, sapateado e objetos sonoros com arranjos sinfônicos cheios de imaginação.
[vivência] Aflorar, com Cia. Volta e Meia
De 18/10 a 9/11, sábados e domingos, das 11h às 14h. Local: Espaço de Brincar. Grátis.
Nessa vivência serão realizadas brincadeiras que trazem de forma lúdica fauna e flora para as crianças e seus acompanhantes, estimulando os sentidos e oportunizando um brincar ativo e explorador. Algumas das atividades propostas são rodas cantadas com temas de animais e flores, dinâmicas corporais e sensoriais, construção de insetos com papel e colares de flores.
[intervenção] Quintal dos N’dengues. Cultura brincante africana
Dias 19/10, 16h. Local: Praça. Grátis.
N’dengue significa criança em Quimbundo, língua bantu presente em Angola. Esta intervenção artística destaca as tradições brincantes dos povos bantus, iorubanos e mandingas através de cantorias e contrações de histórias, assim como manifestações corporais dançantes que transmitem as simbologias e valores socioculturais africanos.
Sesc Pinheiros
Rua Paes Leme, 195, Pinheiros – São Paulo (SP)
Horário de funcionamento: Terça a sexta: 10h às 22h. Sábados: 10h às 21h. Domingos e feriados: 10h às 18h30
Estacionamento com manobrista
Como Chegar de Transporte Público: 350m a pé da Estação Faria Lima (metrô | linha amarela), 350m a pé da Estação Pinheiros (CPTM | Linha Esmeralda) e do Terminal Municipal Pinheiros (ônibus).
Acessibilidade: A unidade possui rampas de acesso e elevadores, além de banheiros e vestiários adaptados para pessoas com mobilidade reduzida. Também conta com espaços reservados para cadeirantes.
Variedades
João Flávio & Rafael lançam “Engarrafamento de Garrafa”
Publicado
2 semanas atrásem
3 de outubro de 2025Por
Ocimar Freitas
A dupla João Flávio & Rafael apresenta nesta quinta-feira (02) seu novo single “Engarrafamento de Garrafa”, já disponível em todas as plataformas digitais. O lançamento vem acompanhado de um clipe exclusivo no YouTube, gravado no Green Bar, em Figueira/PR, com direção de vídeo de Juninho Betim e apoio do proprietário do espaço, Niko Rodrigues.
Composta por Gui Love, Ianutti, Bartô e Neto Gasser, a canção mistura sofrência e superação, trazendo a história de alguém que se prende à saudade e afoga a solidão na bebida, enquanto a outra parte segue a vida.
A produção musical é assinada por Diego Muranno, que apostou em arranjos animados e uma identidade sonora única. “O sentimento é incrível. Ao ouvir o resultado final, é emocionante. Sentimos cada pedaço do que queríamos nas gravações, na produção, nos instrumentos e na voz. As pessoas vão sentir um pouco de nós em cada trecho”, explica João Flávio.
Para a dupla, este lançamento marca um momento especial na trajetória. “Estamos muito felizes. É o nosso segundo trabalho indo para o mundo e acreditamos que pode ser o divisor de águas que buscamos desde o início”, completa Rafael.
Sem participações especiais e lançado como single independente, “Engarrafamento de Garrafa” reforça a identidade de João Flávio & Rafael e chega como mais um passo importante na consolidação da carreira.

Junior Donatto promove almoço beneficente de luxo em São Paulo: “Christmas Lunch” celebra mulheres e o espírito natalino

Letícia Mazzon conquista o primeiro lugar no YouTube, em Chapecó, com o single “Meu Vale Nada”

Clariá lança as autorais ’21’ e ‘Astral’, seu primeiro trabalho solo dedicado à MPB e ao Pop, para celebrar sua essência e brasilidade
Destaque
-
Informação5 anos atrás
DOC MARIZ LANÇA O LIVRO “CARECAS NÃO COMEM QUIBE”, SOBRE HUMOR NA PANDEMIA
-
Entretenimento2 anos atrás
-
Apoio5 anos atrás
Oraci
-
Zoo GermaMota (Pet)5 anos atrás
Pet Games
-
Apoio5 anos atrás
D & P
-
Apoio5 anos atrás
Técnico Odimar
-
Ocimar TV mais2 anos atrás
DESCUBRA COMO TRATAR A DIABULIMIA: DOENÇA QUE ASSOCIA A DIABETES COM BULIMIA NERVOSA
-
Apoio5 anos atrás
D & J