Conecte-se conosco

Último segundo

O Brasil está em 4º lugar entre os países com mais mortes causadas por acidentes no trânsito

Publicado

em

A Organização Panamericana de Saúde constata que a cada 15 minutos, uma pessoa se torna vítima fatal.

Por este e outros é que a Federação Nacional de Inspeção Veicular iniciou uma campanha para que as autoridades públicas brasileiras considerassem as estatísticas como dados de uma epidemia.

 

No mundo, 1350000 pessoas morrem por ano em acidentes de trânsito. No Brasil, em plena pandemia, reduziram-se o número de pessoas e veículos, mesmo assim, houve mais de 30 mil vítimas fatais.

 

Imprudência mata!

É muito difícil para uma pessoa perder entes queridos, quanto mais em uma situação tão drástica e dolorosa. Mas por que então acontecem tantos acidentes e mortes absurdas que poderiam ser evitadas?

“Muitas vezes e infelizmente por imprudência! Em geral, as pessoas sempre racionalizam que uma tragédia nunca vai acontecer com elas, e se enganam com frases tipo: “Imagina, sou ótimo motorista… A bebida não me pega fácil! O Eu aguento o cansaço. É aqui bem pertinho de casa, não tem perigo! Sou experiente, dirijo muito bem”, reflete Priscila Currie, paramédica brasileira que atua em Londres.

Sabe-se que o uso do celular, conforme pesquisa da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego, por exemplo, é o segundo maior causador de acidentes no Brasil. E bastam apenas 2 segundos de distração para que o pior aconteça.

“E a pessoa nem considera tal potencial exterminador. Não precisa estar alcoolizado, nem fora de controle de suas faculdades mentais. Apenas estar ligeiramente distraído para se tornar vítima ou criminoso, tirando a sua vida ou de outrem. Considerando que você pode estar também na posição de pedestre, ciclista ou motociclista. Isso tem que parar, não concordam?”, alerta a a paramédica.

Vale lembrar que excesso de velocidade ainda é o principal causador de violência no trânsito. Mas a fadiga é também uma das principais causas de acidentes automobilísticos e pode ser tão perigoso quanto dirigir alcoolizado.

A fadiga não ocorre sem aviso, e a maioria das pessoas reconhece os sintomas, mas muitas ainda subestimam os perigos de continuar dirigindo cansados. Fique alerta em mais sinais de fadiga: dificuldade de concentração, bocejar e pálpebras pesadas, por exemplo.

Infelizmente, as leis de trânsito no Brasil ainda são complacentes para quem protagoniza um acidente. Se a pessoa não for pega em flagrante, paga fiança e geralmente não cumpre nenhuma pena.

 

Acidentes de trânsito no Reino Unido

Por ano, em média, 150 pessoas na Inglaterra eram processadas por matar alguém em razão de imprudência no trânsito, a pena máxima era de 14 anos.

Desde 2014, em Londres, foi alcançada a meta estabelecida para 2020, de reduzir em 40% o número de mortos e feridos graves em acidentes de trânsito, impondo limites à velocidade, com multas bem pesadas. Essas e outras medidas tiveram um resultado positivo!

Mas as leis britânicas foram além, endureceram e a partir do ano passado (2020), motorista que matar no trânsito pode pegar prisão perpétua. Nova lei também punirá severamente quem dirigir de forma perigosa – por fazer racha ou excesso de velocidade -, estiver alcoolizado ou sob efeito de drogas e provocar algum acidente.

Dicas de Segurança da Priscila Paramédica em Londres:

Um trânsito seguro é manutenção da vida! Todos saem ganhando.

1) Direção defensiva
A direção defensiva é a melhor prevenção para evitar riscos de acidente. Estar atento e preparado para as intercorrências que surgem no trânsito faz toda a diferença. Manter a distância segura de outros carros, para evitar freadas bruscas, por exemplo.

2) Buzina
Evite buzinar por qualquer motivo. Use com prudência.

3) Uso correto das Setas 

Fique atento às setas de sinalização. Isso permite que os condutores consigam diminuir a velocidade ou frear a tempo quando necessário.

 

4) Velocidade

Respeite os limites estabelecidos em cada local. Dirigir em uma velocidade segura é uma conduta simples e preventiva.

5) Uso do Celular

O uso do celular ao volante, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, é considerado uma infração gravíssima. Se for muito urgente, estacione e use o celular em segurança.

6) Use cinto ou equipamentos de segurança

O uso do cinto de segurança é obrigatório. Salva vidas e evita ferimentos letais.

Para os motociclistas, o uso de capacetes é obrigatório e os acessórios de proteção previnem de lesões graves.

7) Respeite a sinalização
Se existem sinalizações é para serem seguidas e é uma das principais regras para uma boa convivência no trânsito.

 

8) Realize manutenções periódicas

Duas das principais medidas preventivas são a inspeção e manutenção regulares do veículo. Disso depende sua segurança.

9) Respeite a faixa de pedestres

A atenção e paciência no trânsito previnem atropelamentos e acidentes graves.

10) Seja consciente e responsável. Se vai beber, busque opções para sua locomoção. Se está cansado, sem dormir, usando medicamentos controlados, não dirija!

Continuar Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Último segundo

Empresário alerta: 8 em cada 10 pequenos negócios perdem a própria marca por falta de registro no Brasil

Publicado

em

Carlos Bucaneiro, mentor de empresários, organizador de projetos e especialista em registro de marcas, tem um recado direto: proteger sua marca é proteger tudo o que você construiu.

E não é só isso na COMUNIDADE DONO DE VERDADE como mentor de empresários ele ensina princípios como FAÇA O QUE VOCE AMA, VENDER É AJUDAR, O MELHOR OBRIGADO É O PIX E PROTEJA TUDO QUE VOCE FAZ IDÉIA . Esses princípios te levam de onde você está ao sucesso profissional de forma clara e objetiva.

Sobre registro de marcas dados do INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), mais de 80% das micro e pequenas empresas brasileiras ainda operam sem o registro da própria marca. Isso significa que boa parte dos empreendedores corre o risco de perder o nome, a identidade e até o direito de continuar usando a marca que criaram com tanto esforço.

Com mais de 20 anos de experiência ajudando empresas em todo o país, Carlos tem visto histórias reais de empreendedores que, por não registrarem sua marca, acabaram perdendo tudo — inclusive o nome que os clientes já reconheciam.

“Muitos acreditam que o registro é caro ou demorado, mas o prejuízo de perder uma marca é infinitamente maior. O registro é o que garante que ninguém possa tomar o que é seu”, explica Carlos.

“A marca registrada é um patrimônio. É o nome que vai representar toda sua história profissional. Ela representa o valor e a credibilidade do seu negócio”, reforça Bucaneiro.

Mais do que um especialista técnico, Carlos Bucaneiro é um mentor de empresários que acreditam em fazer o que amam, vender com propósito e ajudar pessoas de forma real. Ele costuma dizer que “o melhor ‘obrigado’ é o Pix, mas a melhor recompensa é ver o sonho de um empreendedor protegido. ”

Além de atender empresas em todo o Brasil, Carlos se dedica a educar e inspirar empreendedores — por meio de palestras, lives e mentorias — mostrando que registrar uma marca é um ato de amor pelo que você construiu.

“Se o nome da sua marca tem valor, ele precisa ser seu — de verdade”, finaliza Bucaneiro.

Hoje, à frente de uma rede de atendimento nacional, Carlos Bucaneiro e sua equipe ajudam empreendedores a transformar ideias em marcas fortes, seguras e lucrativas — sempre guiados pelos princípios de fazer o que ama, vender com propósito e proteger tudo o que faz sentido.

Continuar Lendo

Último segundo

Eu Também Sou Médico, com o com o médico e influenciador Bruno Baroni, está em cartaz no Teatro Eva Wilma

Publicado

em

Espetáculo mistura teatro e stand-up para abordar, de forma cômica, o cotidiano dos profissionais da saúde, com personagens inéditos e outros já conhecidos pelos milhões  de seguidores de Bruno Baroni


Crédito: Abílio Gil
Mais fotos disponíveis neste link

Eu Também Sou Médico segue em curta temporada no Teatro Eva Wilma (Rua Antonio de Lucena, 146 – Tatuapé. São Paulo -SP), com sessões nos dias 10, 17 e 31 de outubro, sextas-feiras, às 21h. Criado e protagonizado por Bruno Baroni (@brunobaroni_a) e Thaisa Damous (@thaisadamous), que também assina o texto com Bruno, o espetáculo tem direção de Camila Vaz e Thaisa Damous.

A criação do espetáculo é resultado da parceria entre Bruno Baroni e a roteirista Thaisa Damous, que tem mais de quinze anos de experiência com comédia, tendo participado de produções televisivas e cinematográficas. A comédia leva ao teatro o conteúdo que fez Bruno viral nas redes sociais, adaptando para o palco situações do dia a dia médico.

O espetáculo se passa em dois momentos. No primeiro, Bruno Baroni vive um médico de plantão e conta casos engraçados do dia a dia, contracenando com outros personagens de um hospital imaginário, como uma enfermeira, a residente Ritinha e a doutora Cibele. No segundo momento, entra em cena a enfermeira Sandra, personagem que Bruno criou nas redes sociais e que virou sucesso na internet. Ela faz uma “palestra” para a plateia, como se estivesse orientando médicos recém-formados sobre como lidar com um plantão caótico, explicando tudo de forma divertida.

Thaisa Damous interpreta diversos personagens que interagem com o médico Bruno e com a enfermeira Sandra ao longo da peça. No total, o espetáculo apresenta 11 personagens no palco, como a doutora Dinossauro e a doutora Herdeira, que retratam figuras bastante conhecidas por quem já passou por um hospital. “Nossa ideia é realmente fazer uma peça de teatro com momentos e elementos do stand-up”, explica Bruno.

Sobre Bruno Baroni
Médico formado em 2020, atuou na linha de frente contra a COVID-19 e é criador de conteúdo digital. Ele iniciou sua produção de vídeos de comédia para TikTok e Instagram durante a pandemia, acumulando um público de quase 3 milhões de seguidores. Seus vídeos são focados no ambiente médico e hospitalar, e no palco, ele interpreta a enfermeira Sandra, personagem conhecida de suas redes sociais.

Sobre Thaisa Damous
Coautora e diretora da peça, atua como atriz e roteirista. Ela é formada em Artes Cênicas, com especialização em roteiro, e sócia da Projéteis. Thaisa é co-criadora da série “Cosme e Damião – Quase Santos” (Globo Play/Multishow) e trabalhou como roteirista e desenvolvedora de projetos na Hungry Man, em produções como “Seis na Ilha” (TV Brasil), o filme “Cansei de Ser Nerd” (Paramount/Telecine) e a série documental “Somos Museus” (Canal Futura). Sua trajetória inclui a autoria da peça “O Catador de Nuvens” e o prêmio FOCA pela peça “Carne de Segunda”. Como atriz, participou de projetos como a novela “Vai na Fé” (Globo), “Ribanceira” (Canal Brasil), vídeos para o canal Parafernalha, e os curtas “Berenice” e “Flores”.

Ficha Técnica

Elenco: Bruno Baroni e Thaisa Damous

Participação especial: Camila Vaz

Texto: Bruno Baroni e Thaisa Damous

Direção: Camila Vaz e Thaisa Damous

Produção: Ika Tronco

Figurino: Grazi Bastos

Iluminação: Vini Soares

Cenografia: Danilo Diniz

Assessoria de Imprensa: Angelina Colicchio e Diogo Locci – Pevi 56

Realização: Projéteis

 

Serviço

Eu Também Sou Médico

Teatro Eva Wilma (Rua Antonio de Lucena, 146 – Tatuapé. São Paulo -SP)

Temporada: Dias 10, 17 e 31 de outubro, sextas-feiras, às 21h

Ingressos: R$60 (meia) e R$120 (inteira). À venda pelo Bilheteria Express

Classificação: 14 anos

Duração: 90 minutos

Continuar Lendo

Último segundo

João Fênix lança “TRANSVERBERAR”

Publicado

em

“Transverberar”, parceria de João Fênix, Elon e Valéria Barcellos. A faixa, inédita, nasce como um grito contra a transfobia e uma celebração da existência trans em toda a sua potência.

A história dessa canção começa em plena pandemia, em 2020, quando João Fênix lançou uma campanha nacional para apoiar compositores da comunidade LGBTQIAPN+. Entre 150 músicas inscritas, a escolhida pelo curador e produtor musical Guilherme Kastrup foi justamente “Transverberar”, composta por Elon. O prêmio foi apenas o ponto de partida para algo muito maior: um manifesto em forma de música.

O resultado é uma canção que não pede licença — ela existe, vibra e ecoa como um hino. Um convite para sentir, refletir e se posicionar em um Brasil onde a transfobia ainda insiste em ferir, mas onde a arte segue sendo trincheira e cura.

Ouça em todas as plataformas de música: https://tratone.ffm.to/transverberar

Letra

Transverberar

(Elon)

Quem é você pra me prender,

me censurar

Dizer o que devo fazer,

trancafiar

Não pense que vai me tolher,

engatilhar

Talhar em mim teu preconceito

em detrimento da plenitude de ser

Não vou calar

Só eu posso falar por mim,

me revirar

Se instaura a nova era, transverberará

A minha vida, o meu direito

De andar livre pelas ruas do país

Sem ser um número de sangue nos jornais

Eu sou o amor, eu sou a cor dos carnavais Toda fulô merece ser feliz

Quem é você pra me prender, me censurar

Dizer o que devo fazer,

trancafiar

Não pense que vai me tolher,

engatilhar

Talhar em mim teu preconceito

em detrimento da plenitude de ser

Não vou calar

Só eu posso falar por mim,

me revirar

Se instaura a nova era,

transverberará

a minha vida, o meu direito

de andar livre pelas ruas do país

Sem ser um número de sangue nos jornais

Eu sou o amor, eu sou a cor dos carnavais Toda fulô merece ser feliz

Continuar Lendo

Destaque

Copyright © 2023 ocimar.com. Todos os direitos reservados.