Conecte-se conosco

Eventos

Mulher 50+, negra e Plus Size cria “Pretinhas na Moda”

Publicado

em

Vilma Queiroz, mulher preta que desde criança já gostava de moda, hoje incentiva mulheres pretas a realizarem seus sonhos

A moda inspira e também exclui, mas pode incluir e dar protagonismo para a diversidade, acreditando no poder transformador da moda, Vilma Queiroz, mulher preta, 50+ e plus size que conseguiu realizar seus sonhos após a aposentadoria realiza o evento Pretinhas na Moda que abre portas para empreendedoras mulheres negras que atuam no mercado de moda e para mulheres que desejam desfilar.

 

Vilma Queiroz conta que após os 50 anos conseguiu realizar alguns de seus sonhos relacionados a moda que vinham desde quando era pequena e via sua dindinha Rita fazendo roupinhas para bonecas de pano.

 

Ela que desde criança já gostava de moda, aprendeu a costurar aos 12 anos, também aprendeu patchwork, crochê e tricô.

Vilma Queiroz, idealizadora do Pretinhas na Moda
Divulgação

Hoje Vilma desfila em eventos importantes como a Casa de Criadores: “Sou negra, 50+ e plus size e por muito tempo não me sentia representada pela moda. Eu já amava moda, tinha o sonho de atuar no mercado de moda, mas não sonhava em ser modelo quando jovem. Aos 47 anos, participei do evento Dia de Modelo Plus Size, da Renata Poskus, gostei muito do resultado, da autoestima, de me ver representada por mim que investi em um curso para modelos plus size”. E completa: “A Moda ainda é muito excludente, moda não deve ser algo padrão. É identidade social, representatividade e temos que ter nesse universo pessoas de diversas faixas etárias principalmente 50+, corpos diversos e maior visibilidade a pessoas negras. Hoje realizo eventos de empoderamento feminino negro para que mulheres pretas de todas as idades alcancem seus sonhos, pois sonhar, lutar, acreditar e ter possibilidade é a força que impulsiona as mulheres negras na sociedade”.

Vilma Queiroz conta sua trajetória de mulher negra, filha de uma analfabeta e um mestre de obras, que através da dedicação aos estudos e a vontade de ser professora para ensinar a mãe a ler e escrever chegou a patamares inimagináveis para uma pessoa periférica em um país com grande desigualdade social.

 

 

Vilma Queiroz declara: “Sempre gostei de estudar e sabia que precisava me dedicar com afinco aos estudos para poder sonhar e realizar meus sonhos como o de ser professora para ensinar minha mãe a ler e escrever. Ela vendia Avon, essas coisas, quando eu era criança e ajudava a separar os produtos de cada cliente já que estudava e sabia ler”.

 

Ela começou a trabalhar aos 14 anos, em uma creche, na secretaria da creche, graças aos cursos que tinha no currículo como datilografia e auxiliar de escritório. Se tornou professora através do magistério e depois estudou Pedagogia e se especializou em educação inclusiva com foco em Pessoas com Deficiência (PCD).

 

Vilma lembra que em sua família era comum a terem como exemplo, com tios dizendo para seus primos e primas: siga o exemplo da Vilma, que é tão dedicada aos estudos.

 

Representatividade que inspira

 

A jornalista Glória Maria, primeira repórter negra a aparecer na televisão, inspirou Vilma Queiroz a correr atrás dos seus sonhos, incluindo o de viajar pelo mundo e de trabalhar com moda, com uma moda que a representasse já que a jornalista tinha um estilo próprio e respeitava também sua ancestralidade. Vilma conta que até quis ser jornalista como Glória Maria, e teve a oportunidade de estudar Publicidade e Marketing no Mackenzie, também na área de comunicação, e pensou em utilizar o nome Vilma Terra caso chegasse ao jornalismo.

 

“A Glória Maria aparecia na TV, fazendo matérias em diversas partes do mundo e sempre desejei conhecer o mundo, me inspirei nela e fui aproveitando cada oportunidade que surgia em minha vida, sempre tive desafios, mas sabia que para uma mulher negra chegar a realizar seus sonhos era necessário acreditar, enfrentar desafios e abraçar todas as oportunidades”, conta Vilma.

 

Pretinhas na Moda

 

O Pretinhas na Moda é uma realização do Ministério da Cultura e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústrias Criativas com recursos da Lei Paulo Gustavo. A produção e direção é de Vilma Queiroz Produções Culturais e Renata Poskus Eventos e Comunicação.

 

 

A primeira edição acontece em 23 de novembro, na Fábrica de Cultura da Nova Cachoeirinha, e além da Feira de Economia Criativa com empreendedoras pretas que atuam no mercado de moda, o Pretinhas na Moda destaca oficinas e palestras com mulheres pretas mostrando suas potencialidades e ensinando outras pessoas a empreenderem em uma mercado tão competitivo como o da moda, evidenciando e reverenciando a ancestralidade e os saberes de todos os tempos.

 

Empreendedorismo Feminino e Preto

 

No Brasil, 40% dos adultos negros são empreendedores, com negócios que movimentam R$ 1,7 trilhão, segundo a Pesquisa Afroempreendedorismo Brasil, realizada em 2021.

 

O estudo destaca que 4,7% das startups brasileiras foram fundadas exclusivamente por mulheres, mas que esse percentual sobe exponencialmente quando o foco é o empreendedorismo negro, com as mulheres representando 61,5% do total.

 

De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), esses negócios representam 17% do total no país e que, entre essas mulheres, 49% são as responsáveis financeiras pelo próprio núcleo familiar.

 

Dentro desse contexto o Pretinhas na Moda tem entre seus objetivos incentivar e orientar empreendedoras negras no mundo da moda – as que já atuam no mercado e principalmente aquelas que desejam empreender na área – e a programação totalmente gratuita destaca palestras e oficinas – todas ministradas por mulheres pretas que são referência em seus segmentos.

 

Mulheres pretas na indústria da moda: porque representatividade importa!

 

A indústria da moda é uma das principais para a economia brasileira, já que o Brasil possui a única cadeia completa do ocidente – desde a plantação da matéria-prima como o algodão até o varejo, passando por fiação, tecelagem, confecções, beneficiamentos até a venda direta para o consumidor.

 

O relatório “Mulheres na Confecção – Estudo sobre gênero e condições de trabalho na Indústria da Moda” do Ministério Público do Trabalho aponta que 98% de toda a produção nacional é feita por micro e pequenas empresas.

 

O mesmo relatório destaca que profissionais negros recebem salários 18,5% menores que profissionais brancos, numa das indústrias de transformação que mais emprega e uma das que paga os menores salários.

 

Mulheres fazem o motor da indústria da moda girar: 75% da força de trabalho em toda cadeia têxtil é formada por mulheres e das respondentes da pesquisa do relatório “Mulheres na Confecção” 44,9% das brasileiras entrevistadas se autodeclaram pardas e 15,2% negras, enquanto entre as migrantes e refugiadas entrevistadas 7% se autodeclaram indígenas.

 

Pretinhas na Moda

 

Programação gratuita

 

A Oficina: “Saiba criar brincos e acessórios com materiais sustentáveis” que acontece das 10h ao meio-dia abre a programação. Suely Rezende, mulher preta, cadeirante e 60+, ensinará como criar brincos e acessórios reaproveitando materiais como tecidos, caixas de leite, garrafas PET, entre outros materiais que seriam descartados e recebem uma nova chance através da criatividade e do reaproveitamento dos materiais assim como Suely Rezende reinventou sua própria história depois do diagnóstico de uma doença neurológica autoimune que interrompeu sua carreira de enfermeira especialista em UTI e professora de enfermagem.

 

Aos 50 anos, Suely se tornou cadeirante. A sensação era de perder o direito de ir e vir além de tudo que havia conquistado. Ela fez a reabilitação no Lucy Montoro e lá através de atividades como artesanato e artes no geral, enxergou a oportunidade de se tornar artesã igual a sua mãe e arte-educadora, depois de já ter sido atleta paralímpica. Hoje aos 69 anos Suely Rezende transforma materiais que iriam para o lixo em peças de luxo, contribuindo com a sustentabilidade e gerando renda para suas alunas.

 

 

A palestra “Empreenda! Saiba como criar e tirar do papel a sua marca de moda” será ministrada por Cynthia Mariah, designer de moda na sua marca que leva seu próprio nome e que em 2024 completa 20 anos de existência e resistência, já que empreender no Brasil traz diversos desafios, principalmente para mulheres pretas.

 

Além disso, Cynthia é professora de moda do Senac e cofundadora do Núcleo de Pesquisas de modas africanas e afro-diaspóricas. Nesta oficina, ela explicará às potenciais microempreendedoras sobre os desafios da criação de uma marca própria e explicará as importantes etapas dessa construção, com muita responsabilidade e criatividade. Das 13 às 15 horas.

 

 

Oficina: “Do lixo ao luxo: aprenda a criar novas roupas usando a arte do upcycling”

 

Upcycling é a arte de transformar uma peça antiga, que muitas vezes seria destinada ao lixo, em uma nova peça, valiosa e única, gastando pouco dinheiro e empregando muita criatividade com a reutilização de materiais. A técnica também pode ser usada por empreendedoras criativas e, assim como na oficina de bijuterias, também é uma aliada à sustentabilidade ambiental. A arte-educadora é a africana de Benin, Japhette Ozias, que escolheu o Brasil para viver e a área da moda como profissão.

Japhette ensinará técnicas de Upcycling das 15 às 17 horas.

 

“Moda é arte e ser modelo é ser artista”

 

Por muito tempo mulheres negras nas passarelas de moda eram raridade, hoje adultos presença é maior, sem que ainda seja igualitária.

 

A arte-educadora Gabrielle Kathleen, a Babi Paula, preta e gorda, sabe bem dos desafios do mundo da moda. Ela , que já desfilou em importantes eventos como Casa de Criadores e São Paulo Fashion Week, falará sobre sua carreira, desafios, conquistas, dará dicas de como iniciar na profissão e, para completar, dará aula de passarela.

 

Quantas meninas sonham em ser modelos? A representatividade é fundamental para que Pretinhas de todas as idades se sintam empoderadas e confiantes com sua própria beleza e sua própria moda. Das 17 às 19 horas.

 

 

O Fashion Show Pretinhas na Moda fecha a programação do evento, das 19 às 19h30, com música ao vivo, um show da cantora e pandeirista Camila Arruda.

 

Na passarela cada uma das marcas expositoras na Feira de Economia Criativa Pretinhas na Moda apresentará um look de sua coleção que será desfilado por mulheres pretas, cis, trans, PcDs, escolhidas através de edital do Pretinhas na Moda.

 

Acompanhe Pretinhas na Moda pelo @pretinhasoficial

 

Serviço:

Pretinhas na Moda

Data: 23 de novembro 2024

Horário: 11 das 20 horas

Local: Fábrica de Cultura da Nova Cachoeirinha

Endereço: rua Franklin Amaral, 1575

São Paulo, SP

Entrada gratuita

 

Continuar Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eventos

Elis Justi sobe ao palco do Villa Country em São Paulo

Publicado

em

Em comemoração aos 28 anos da Rádio Nativa, o Villa Country, em São Paulo, vai receber no próximo domingo (30), a partir das 14h, grandes nomes da música brasileira. Entre eles, a cantora Elis Justi irá apresentar “Me libertando” e “Malabarismo”, atual faixa de trabalho da artista. Também estarão participando da festa, Mari Fernandez, Diego & Victor Hugo, Danilo & Davi, Traia Véia, Elis Justi, Lucas Lucco, Sampa Crew, Fiduma & Jeca, Ricardo Rosalem, Pedro Libe, Kaique & Felipe, Jads & Jadson e Pedro Paulo & Alex.

Malabarismo:

Plataformas digitais:
https://onerpm.link/MalabarismoElisJusti

A produção musical de “Malabarismo” ficou a cargo de Eduardo Pepato. A direção executiva é da Top Music. O single está disponível em todas as principais plataformas de distribuição digital. Com menos de dois meses de lançamento, “Malabarismo” já coleciona números impressionantes na internet. No Youtube, são mais de quatro milhões de visualizações, além de fazer parte de várias playlists nas plataformas digitais.

Os ingressos podem ser adquiridos pelo site Ticket360 https://www.ticket360.com.br/evento/31728/ingressos-para-aniversario-da-nativa-fm-28-anos-com-mari-fernandez-ao-vivo-e-mais. Para mais informações, acesse https://villacountry.com.br/.

VILLA COUNTRY
Inspirada na cultura dos cowboys do western, o Villa Country possui 12 mil metros quadrados divididos em vários ambientes que remetem o visitante ao velho oeste americano. É muito mais do que uma casa de shows, pois concentra restaurante, pista de dança, camarotes e centro de convenções. Ambientes diferenciados, como o Saloon, as praças Sertaneja, Caipira e do Cavalo, dão o tom temático ao lugar. Aqui é possível ouvir o melhor da música sertaneja e de raiz, sem esquecer o inconfundível repertório country.

ELIS JUSTI
Natural de Piracicaba, cidade do interior do Estado de São Paulo, Elis Justi cresceu em meio a música. Influenciada pelo pai, seu Osvaldo, que era cantor de músicas sertanejas raiz, Elis já passou por bandas de igreja, de baile e country. Foi ainda criança que ela teve o seu primeiro contato com a música, quando ganhou de seu pai um piano com apenas quatro anos de idade. Jornalista, atriz e radialista, Elis herdou do pai o amor pelo sertanejo e cultivou-o em uma carreira multifacetada.

Dona de uma versatilidade rara, abraçando o sertanejo contemporâneo e clássicos tanto do country, do pop, aos sucessos nacional e internacional, seus shows agradam todas as idades e tipos de público. Eclética, ela ouve de tudo, mas tem no sertanejo e no country artistas que são suas principais referências como Shania Twain, Marília Mendonça, Chitãozinho & Xororó.

Vivendo uma nova fase na carreira, em 2023 Elis passou a ter a gestão de sua carreira artística realizada pelo escritório Top Music. No primeiro ano da parceria, ela gravou na cidade de Americana/SP, o projeto “Elis Justi – Ao Vivo em Americana”. “Beijo inocente” e “Aproveita” se destacaram nas rádios e a projetaram a artista definitivamente para o mercado musical.

Em 2024 gravou o projeto “Elis Justi – Na Roça” na cidade de Cerqueira César, interior paulista. Deste trabalho, destaque para o sucesso “Me libertando” que foi a música mais executada por meses, ocupando o topo das paradas das principais rádios pelo o Brasil. “Me libertando”, ganhou uma nova versão, produzida pelo renomado produtor musical Eduardo Pepato.

Nas redes sociais, a artista vem colecionando números expressivos. No Youtube, são mais de 22 milhões de visualizações em seus vídeos. No Instagram são 150 mil seguidores. Elis traz para o palco o mesmo amor que tem por suas histórias. Presença carimbada nas principais festas e eventos pelo o Brasil, Elis entrega no palco um show envolvente, emocionante e surpreendente do começo ao fim!

Para conhecer um pouco mais de Elis Justi, acesse https://www.instagram.com/elisjusti/.

SERVIÇO
Evento: Show Rádio Nativa 28 anos: Elis Justi e convidados
Data: 30 de novembro
Horário: 14h
Local: Villa Country – Avenida Francisco Matarazzo, 774 – Água Branca – São Paulo/SP.
Mais informações: (11) 9 8724 0123 / https://villacountry.com.br/

Continuar Lendo

Eventos

Webinar do CONRERP 2 recebe Erika Pessôa para discutir PR Intelligence e os novos rumos da reputação na comunicação

Publicado

em

Encontro online reúne uma das principais especialistas do país para discutir inteligência aplicada, reputação, métricas e o papel estratégico das Relações Públicas na era da IA

O Conselho Regional de Profissionais de Relações Públicas da 2ª Região promove, no dia 18 de novembro, às 18h, um webinar especial com a participação de Erika Pessôa, CEO & Founder da Pessoa Comunicação | PR Intelligence e conselheira efetiva do Conselho Federal de Profissionais de Relações Públicas (CONFERP).

Com mais de 20 anos de atuação, Erika é referência nacional em comunicação estratégica, reputação, gestão de crises e relações públicas. Ao longo de sua trajetória, já liderou projetos para mais de 150 marcas em países como Brasil, Portugal, Moçambique e Chile, além de ser idealizadora do conceito PR Intelligence — metodologia que une análise estratégica, dados, reputação e inteligência aplicada à comunicação.

No encontro, ela apresentará a palestra “PR Intelligence: Relações Públicas na era da inteligência e da reputação”, destacando os principais pilares que estruturam o modelo e como profissionais, organizações e lideranças podem aplicá-lo no cotidiano.

Serão abordados temas como:

  • A evolução da comunicação tática para a inteligência estratégica;
    • Os quatro pilares do PR Intelligence;
    • Caminhos para implementação prática nas organizações;
    • Resultados mensuráveis e métricas de reputação;
    • O movimento PR Intelligence e o papel das Relações Públicas como ciência aplicada.

O webinar integra a agenda de formação e atualização contínua promovida pelo CONRERP 2ª Região, reforçando o compromisso do Conselho com o desenvolvimento dos profissionais de comunicação e com a valorização da atividade de Relações Públicas no mercado contemporâneo.

Data: terça-feira, 18/11
Horário: 18h
Link: https://www.even3.com.br/webinar-v-pr-intelligence-651074/

Continuar Lendo

Eventos

Opus Entretenimento participa do 10º Congresso Brasileiro de Promotores de Eventos, e encerra o encontro com show de Paula Fernandes

Publicado

em

Empresa reafirma sua liderança e protagonismo no setor ao participar de painéis estratégicos e apresentar show de encerramento com uma de suas principais artistas

Paula Fernandes protagonizou show de encerramento do evento.
crédito da foto: Davi Teixeira
Mais imagens aqui
A Opus Entretenimento, maior plataforma de shows e entretenimento ao vivo do Brasil, foi um dos grandes destaques do 10º Congresso Brasileiro de Promotores de Eventos, realizado pela ABRAPE, nos dias 11 e 12 de novembro, no Distrito Anhembi, em São Paulo.
Reconhecido como o principal encontro da cadeia produtiva de eventos do país, o congresso reuniu importantes nomes do show business nacional e internacional para discutir o futuro do setor, compartilhar experiências e impulsionar novas conexões.
Representando a força e a visão estratégica da empresa, Sérgio Peixoto, diretor da Opus Live – segmento Talents, Tours & Festivals da Opus Entretenimento, participou do painel “Agenciamento Artístico 360º: Desafios, Conquistas e Futuro”, ao lado de Ellen Barbosa (Thiaguinho, Tardezinha), Pietro Toscano (Sandy, Michel Teló) e Filipe Risse (Workshow).
Durante o debate, Peixoto ressaltou a relevância de uma gestão artística moderna, pautada por uma visão 360°, estrutura sólida e sensibilidade criativa. “Vivemos um momento em que o artista precisa estar amparado por um ecossistema inteligente e verdadeiramente estratégico. Na Opus, buscamos integrar experiência, inovação e olhar artístico para oferecer soluções que impulsionem o crescimento e fortaleçam a carreira de cada talento. Nosso compromisso é transformar arte em legado”.
Já Carlos Konrath, presidente do Conselho Administrativo da Opus Entretenimento, participou de um dos momentos mais aguardados do congresso. Com décadas de experiência no showbiz, ele foi uma das vozes do painel “Captação e Gestão de Patrocínios no Mercado de Entretenimento”, que reuniu também Pedro Ivo (Live Nation) e Renata Guaraná (The Town).
Durante o encontro, Konrath destacou o papel fundamental da inovação e do propósito na construção de parcerias sólidas entre marcas e o setor cultural. “A Opus Entretenimento realiza cerca de 3.200 eventos por ano e é responsável pelo naming rights das dez casas que administramos em todo o país. Acreditamos que o entretenimento é uma poderosa ferramenta de conexão emocional e de geração de valor para marcas e públicos. Na Opus, enxergamos o patrocínio como uma aliança de propósito, que vai muito além da simples exposição e se transforma em uma experiência compartilhada. Esse é o futuro da nossa indústria”.
Eliza Pierim, Diretora de Cultura do Instituto Cultural Opus (ICO) e Gerente de Projetos Culturais na Opus Entretenimento, participou do painel “Cases Salve o Sul”, onde compartilhou sua experiência como Diretora da Abrape Regional RS, atuação que foi fundamental na distribuição dos recursos arrecadados pelo Festival Salve o Sul, em apoio às vítimas das enchentes que devastaram o Rio Grande do Sul em 2024.
Ela destacou o papel essencial do associativismo e da união do setor de eventos na construção de respostas rápidas e efetivas diante de situações de crise. “Foi emocionante testemunhar o poder transformador da arte e da solidariedade caminhando lado a lado. Em tempo recorde, conseguimos mobilizar pessoas, recursos e emoções para levar esperança a quem mais precisava”.
Encerrando o congresso com brilho e emoção, a cantora Paula Fernandes, a mais nova artista a integrar o casting da Opus Entretenimento, apresentou um show vibrante, repleto de carisma e conexão com o público. Sua performance marcou o fechamento do evento com energia contagiante, celebrando o poder da música como elo entre artistas, profissionais e público.
O espetáculo simbolizou a força da parceria entre artista e produtora, e reforçou o compromisso da Opus com experiências musicais autênticas, emocionantes e de alto impacto.
Com sua participação de destaque no 10º Congresso Brasileiro de Promotores de Eventos, a Opus Entretenimento reafirma seu protagonismo na construção do presente e do futuro do mercado de shows e eventos no Brasil, consolidando-se como uma empresa que une gestão, inovação e paixão pela arte.
A presença da Opus nos principais debates do congresso, somada ao espetáculo de encerramento com Paula Fernandes, reforça a visão da empresa de ser um agente transformador no entretenimento ao vivo, promovendo conexões duradouras entre artistas, marcas e público.
Sobre a Opus Entretenimento
Celebrando 49 anos de atividade, a Opus Entretenimento é a maior plataforma de shows e entretenimento ao vivo do Brasil. Comprometida com a excelência em todos os projetos em que se envolve e por acreditar no poder transformador da tríade cultura, conteúdo e experiência, a empresa promove grandes produções nacionais e internacionais, além da carreira de artistas renomados.
Foi reconhecida pela Associação Brasileira de Promotores de Eventos (ABRAPE) e pela AMBEV como umas das empresas que possui as melhores práticas, ações e contribuições para implementação de práticas Environmental, Social and Governance (ESG) em eventos públicos e privados. A Opus Entretenimento possui o selo PRESE e é pioneira no Prêmio de Responsabilidade Empresarial no Setor de Eventos – PRESE 2023, que analisou e mapeou as iniciativas mais inovadoras em ESG no setor.
Administradora de nove casas de espetáculos pelo país nas regiões Nordeste, Sul e Sudeste, responsável por receber mais de dois milhões de espectadores por ano, a marca se orgulha em ser a promotora responsável pela vinda de um dos conteúdos mais amados por gerações de brasileiros: o Disney On Ice. Com décadas de existência, a atração vem se renovando a cada ano e continua sendo um dos espetáculos preferidos de toda a família no Brasil e no mundo.
A Opus Entretenimento também realizou grandes turnês internacionais como Guns N’ Roses, KISS, Hanson, shows internacionais de Ray Charles, Norah Jones, Avril Lavigne, Paramore, Evanescence, entre outros. Para mais informações, acesse o site da Opus.

Continuar Lendo

Destaque

Copyright © 2023 ocimar.com. Todos os direitos reservados.