Conecte-se conosco

Fique por dentro

Madeira na construção é tendência, mas falta floresta plantada

Publicado

em

Para aproveitar oportunidade lucrativa e sustentável, Brasil terá que resolver equação complicada

Silvio Lima*

Com o alerta da urgência nas mudanças climáticas, a construção civil está sendo pressionada a repensar suas práticas no mundo com propostas cada vez mais sustentáveis. O setor é um dos que mais produzem resíduos sólidos, líquidos e gasosos, usa areia retirada de rios para fazer o concreto e tem impacto enorme em atividades de extração no meio ambiente. Nesse cenário, a alternativa mais sustentável é a madeira, uma matéria prima renovável, quando é extraída de forma responsável.

Em um estudo recente sobre o uso de madeira ou aço na construção civil, a pesquisadora Josephine Carstensen, engenheira do MIT (Massachusetts Institute of Technology), aponta a madeira como tendência em grandes construções, com potencial para reduzir as emissões globais de carbono do mundo. “Há um grande interesse na indústria da construção civil em estruturas de madeira maciça”, analisa a pesquisadora sobre o setor que ela mesma define como “um grande emissor de gases de efeito estufa que passou despercebido nas últimas décadas”.

Essa tendência deve aumentar depois da pandemia, quando os temas de saúde e de sustentabilidade passaram a ter mais atenção.  Um relatório publicado pela Dodge Data and Analytics – World Green Building Trends 2021 – confirma que grande parte das empresas têm planos de aumentar a atividade de construção sustentável até 2024. A expectativa é que até 2024, 42% das empresas planejem mais de 60% de seus projetos usando as melhores práticas de construção verde.

Os motivos são sociais e financeiros, custos operacionais mais baixos, regulamentações ambientais e preocupação com a mudança climática. Segundo o relatório, um edifício verde pode reduzir os custos operacionais nos primeiros 12 meses em 10,5% e, ao longo de um período de cinco anos, em 16,9%. Para reformas e retrofits, os retornos são ainda maiores.

No Brasil, a construção de casas e prédios de madeira está se tornando realidade entre startups atentas às exigências do mercado e dos clientes por princípios ESG e de sustentabilidade. Com um déficit habitacional de 8 milhões de unidades, e um PIB de construção crescente, a demanda abrirá espaço para construções mais rápidas, mais eficientes e mais verdes. Uma oportunidade para obras de madeira e para toda a cadeia de floresta plantada.

Mas para aproveitar essa oportunidade, o Brasil terá que resolver uma equação complicada. Para se ter uma ideia, em 2021, o PIB da construção cresceu 9,7%, após uma queda de 6,3% em 2020. Foi o melhor desempenho desde 2010, quando o PIB do setor cresceu 13,1%. Ao mesmo tempo há um grande déficit na produção de madeira certificada.

Segundo o Serviço Florestal Brasileiro (SFB), no Brasil são extraídos 11,45 milhões de metros cúbicos de madeira tropical oriunda de florestas naturais, o que é predatório e ilegal. Essa oferta deve cair 64%, para 5 milhões de metros cúbicos até 2030, com o aumento da conscientização ambiental. Nesse mesmo período, segundo a SFB, a demanda de madeira deve quadruplicar, chegando a 21 milhões de metros cúbicos ao ano, gerando um déficit de 16 milhões de metros cúbicos.

Essa diferença deve provocar um apagão na produção de madeira para a construção civil, enquanto a construção de casas e prédios de madeira está em alta no mundo, abrindo grandes oportunidades para a produção de floresta plantada no Brasil.

Haverá uma demanda mundial para construções com certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), um sistema internacional de certificação ambiental para edificações utilizado em mais de 160 países que tem entre suas exigências o uso de materiais sustentáveis, como madeira nobre com procedência comprovada de extração.

Construções em madeira de florestas plantadas têm outras vantagens, além de sequestrar carbono e da eficiência na produção. Menos uso de água; redução no gasto de energia na produção e na obra; baixo desperdício de material e de mão de obra; e mais rapidez nas construções também estão entre os ganhos da madeira nesse setor.

A oportunidade da construção civil verde para a economia brasileira está desenhada. Para que esse sonho efetivamente se torne realidade, é essencial incentivar o manejo sustentável de florestas no país. Isso, somado a uma regulamentação séria e ao financiamento oficial em larga escala, podem elevar o Brasil a um novo patamar de negócios.

Silvio Lima, administrador de empresas pós-graduado em Gestão Empresarial pelo INPG, é especialista em madeiras e gerente da unidade industrial da multinacional brasileira Montana Química

Continuar Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique por dentro

Conrerp 2 retoma premiação histórica que valoriza profissionais e estudantes de Relações Públicas de São Paulo e Paraná

Publicado

em

O Conselho Regional de Profissionais de Relações Públicas da 2ª Região (CONRERP 2) promoverá, no dia 5 de dezembro, às 19h, a cerimônia oficial do Prêmio Profissionais do Ano, tradicional reconhecimento concedido a profissionais, estudantes e iniciativas de destaque no campo das Relações Públicas nos estados de São Paulo e Paraná.

A edição 2024/2025 marca a retomada da premiação, fortalecendo o compromisso da atual gestão com a valorização da categoria, o incentivo ao desenvolvimento técnico e a promoção das melhores práticas de comunicação estratégica. O evento será sediado na ESPM – Campus Vila Mariana, instituição referência na formação de comunicadores no Brasil.

Categorias e destaques da edição

  • Prêmio RP do Ano – Revelação
  • Prêmio RP do Ano – Setor Público
  • Prêmio RP do Ano – Setor Privado
  • Prêmio RP do Ano – Terceiro Setor
  • Prêmio RP do Ano – Academia

Objetivo da premiação

A premiação busca reconhecer a trajetória e a contribuição de profissionais que têm impactado positivamente o ecossistema de Relações Públicas, destacando ações inovadoras, pesquisas, projetos de relevância social e iniciativas que fortalecem a reputação da área.

Próximos passos

A relação completa dos finalistas, foi divulgada, e encerrará o período de votação na sexta feira dia 28 de novembro.

Para outras informações recorra aos canais oficiais do CONRERP 2.

Continuar Lendo

Fique por dentro

Mallupy Entretenimento inaugura nova filial em São Paulo e amplia atuação nacional e internacional.

Publicado

em

A Mallupy Entretenimento, uma das principais empresas de gestão artística e produção de eventos do país, acaba de inaugurar uma nova filial em São Paulo, reforçando sua presença no mercado nacional e internacional.

Com matriz em Florianópolis (SC) e escritório nos Estados Unidos, a Mallupy vem se consolidando como referência no show business, administrando carreiras de grandes nomes da música brasileira como Thiago Martins, Jeito Moleque, Luciana Mello, Lais Bianchessi, Gica e Nego Noronha.

Foto do empresário

Segundo o empresário e fundador João Netto Mallupy, a expansão representa um passo importante na trajetória da empresa:

“A expansão faz parte do nosso compromisso de estar cada vez mais próximos dos artistas e do público. São Paulo é o epicentro do show business no Brasil, e unir forças com nossas bases em Florianópolis e nos Estados Unidos nos permite oferecer ainda mais estrutura e oportunidades para o crescimento dos talentos que representamos.”

 

Com essa nova etapa, a Mallupy reafirma seu compromisso com a profissionalização, inovação e visibilidade da música brasileira, fortalecendo conexões com o mercado internacional e ampliando sua estrutura de atendimento no país.

Continuar Lendo

Fique por dentro

Clariá, a nova surpresa da MPB e do pop, se apresenta no Palco Flash Sounds, dia 02/12, na Trends Brasil Conference, com as 3 músicas de seu EP Uma Parte de Mim

Publicado

em

A mais recente surpresa da MPB e do pop, a cantora e compositora carioca Clariá, é uma das quinze escolhidas para se apresentar no Palco Flash Sounds, no dia 02 de dezembro, às 12h30, durante a 10ª edição da Trends Brasil Conference, evento de grande importância para a música. Nesse dia, Clariá apresentará seus três primeiros singles autorais – ’21’, ‘Astral’ e ‘Maresia’, acompanhada ao violão do seu produtor musical, Luiz Lopes.

Artista que vem crescendo e se consolidando no cenário nacional com uma identidade forte e musicalidade versátil, Clariá mergulha em suas raízes para celebrar sua essência e brasilidade, através de suas composições.

As três músicas formam o EP ‘Uma Parte de Mim’, que será lançado no dia 13 de dezembro, nas plataformas e YouTube, chegando ao mercado no momento em que a MPB atravessa fronteiras, é redescoberta pelo público jovem e ganha ousadia na voz de Clariá. Com produção musical de Luiz Lopes, e produção executiva de Paula Ramagem, o EP será lançado pela Caravela Records.

Links pré-save EP Uma Parte de Mim –  https://hypeddit.com/xeqw9j

“Cantar  essas músicas  nesse evento tão importante é um sonho,  uma emoção muito grande. Eu amo compor, escrever uma página na minha história artística é a soma das memórias. A cada palavra, uma descoberta, a cada nota cantada um facho de luz, a cada música uma tatuagem na minha trajetória”.

Para quem quer ouvir Clariá ou participar do Trends, é só entrar no link de venda e aplicar o cupom de desconto
. https://www.sympla.com.br/evento/trends-brasil-conference-2025-rio-de-janeiro-edicao-de-10-anos/2921686
. Escolher a opção de ingresso DAY PASS 2 DEZEMBRO (ou outra data), e aplicar o cupom CLARIA20TRENDS, exclusivo para Clariá e seu público, com 20% de desconto. Válido para Day Pass em qualquer dia e Passaportes também.
A Trends Brasil Conference acontece entre os dias 2 e 4 de dezembro, na Expo MAG, Cidade Nova, Rio de Janeiro, RJ.

Redes: https://linktr.ee/aclariclaria

Instagram: @aclariclaria

Youtube: https://www.youtube.com/@aclariclaria

Continuar Lendo

Destaque

Copyright © 2023 ocimar.com. Todos os direitos reservados.