Conecte-se conosco

Sem categoria

“Festival IRIS: Um olhar ancestral pro futuro” chega em São Paulo – 28 e 29 de Outubro

Publicado

em

Um ponto de encontro entre a arte, ciência, espiritualidade, ecologia e cultura promover o Bem Viver

 

O Festival IRIS chega pela primeira vez em São Paulo para a semear a mensagem do Bem Viver. Nos dias 28 e 29 de outubro, o Jardim Botânico de São Paulo será ocupado por artistas, ativistas, indígenas, pensadores, cientistas, mobilizadores sociais e guardiões da sabedoria ancestral para refletir e inspirar formas de viver mais conectadas à natureza e com maior consciência política, histórica, ambiental e social. Através das vozes de diversos povos, o Festival visa criar um movimento de paz e união para despertar um maior senso de comunidade entre a humanidade e o amor pela Terra. No atual momento de rupturas e transformações, IRIS reconhece um caminho que nasce das rachaduras. O Festival IRIS é uma realização do Instituto Pro Bem Viver, idealizado por uma família – uma mãe e duas filhas: Connie Lopes, Natasha Llerena e Nikita Llerena.
Destaques

 

IRIS visa trazer uma programação diversificada, dando holofote para artistas novos e consagrados. Pela primeira vez no Brasil, a artista marroquina Asmaa Hamzoui, conhecida por ser a primeira musicista gnaoua de seu país, gênero tradicionalmente reservado a artistas masculinos, se apresenta no primeiro dia do Festival. A cultura gnaoua é cercada de simbolismo e é descendentes de afrikanos sub-saharianos.

Grupos indígenas de diversas origens brasileiras e internacionais trazem suas sabedorias e culturas distintas. Uma comitiva Yawanawácom a sua histórica potência musical, vem diretamente da Amazônia trazendo os cantos da floresta. A consagrada artista plástica Daiara Tukano participa de um painel sobre “Arte e espiritualidade” ao lado de Ernesto Neto. Para Daiara Tukano, “O Festival IRIS é um importante fórum de debate ao reunir tantos e diversos seres sintonizados e comprometidos com a ideia de tornar o mundo um lugar melhor.
O indígena Lakota de origem norte-americana Vernon Foster chega para falar sobre a importância de resgatar os conhecimentos ancestrais para a atualidadeA apresentadora Bela Gil marca presença ao lado da ativista indígena Watatakalu Yawalapiti e da jovem comunicadora Sam Sateré Mawé. O comunicador digital Tukumã Pataxó também está entre as figuras em destaque no Festival.
Banda Poesia Samba Soulformada pelo grupo do Instituto Favela da Paz, anima o público com os sons de sucesso das quebradas e periferias paulistanas. O grupo africano Okupiluka treme a pista de grama com os afrobeats e hits atuais. E para fechar a primeira noite, sábado (28), o grupo de música brasileira Carlos Malta e Pife Muderno recebe como convidados a cantora Natasha Llerena e o violinista Nicolas Krassik em um show alegre e brincante que celebra os ritmos populares do Brasil.
O filósofo e poeta nigeriano Bayo Akomolafe está vindo especialmente da Índia para o Festival IRIS. Trazendo sua ancestralidade africana, o pensador compartilha uma mensagem sobre decolonialidade, amor e transformação, além de apresentar os seus conceitos de “pós-ativismo” , “transracialidade” e “blackness”. Ele questiona: “E se a forma como estamos respondendo às crises globais é parte da própria crise?”
O cientista Dráulio Araújo vem de Natal (RN) para apresentar suas pesquisas sobre psicoativos naturais como efeitos antidepressivos. A renomada artista baiana Mariene de Castro fecha o palco principal no domingo (29) com sua música popular em saudação às forças da natureza. Na sequência, o bloco afro Olu Obá de Min, formado exclusivamente por mulheres, sai em cortejo pela alameda central do Jardim Botânico, reverenciando e enaltecendo a cultura afrobrasileira.
Para as vivências, o público poderá aproveitar experiências múltiplas como oficinas criativas, rituais de conexão, música, rodas tradicionais indígenas, pinturas, círculos de cura, danças livres e cultura popular. A programação do Festival IRIS conta com palcos diversos, sendo um destinado aos shows; um para conferências; duas tendas para oficinas e vivências e um espaço designado à programação infantil; além de uma feira com produtos artesanais, gastronomia vegetariana e tendinhas para leitura de tarot e astrologia.
O Conceito do Festival IRIS
O Festival IRIS – um olhar ancestral pro futuro visa propagar o Bem Viver, filosofia baseada na cosmovisão dos povos originários latino americanos em conexão com movimentos contemporâneos de transformação dos modos de vida moderno. A co-idealizadora do projeto Nikita Llerena comenta como é pensar um Festival de reconexão do ser humano consigo mesmo, uns com os outros e com a Terra: “Não produzimos entretenimento para distrair o público. IRIS é um chamado à conscientização sobre o que está acontecendo no mundo. A Terra está gritando através das crises climáticas e humanitárias e IRIS é uma resposta coletiva a este cenário – criando uma comunidade transacional de afeto para refletir, sensibilizar, inspirar ações e celebrar a vida. Uma experiência para relembrar nosso propósito de cuidado com a Mãe Terra e da necessidade da cooperação e igualdade entre todos os povos.”
Os ingressos do Festival IRIS serão disponibilizados mediante ingressos colaborativos, ou seja, o público escolhe quanto sente e pode doar pela experiência. Baseada no conceito da Economia Solidária, IRIS promover a democratização, inclusão e acessibilidade aos temas abordados e difundir uma nova cultura coletiva.
O que é o conceito do Viver?

O Bem Viver, Teko Porã ou Sumak Kawsay é uma filosofia indígena que repensa a vida em harmonia com a natureza. Ela não se restringe aos ambientes andinos e amazônicos, mas dialoga com outros movimentos e culturas do mundo que visam à transformação dos atuais modos de vida modernos. É um contraponto a uma visão de sucesso atrelada ao acúmulo de bens materiais e o crescimento econômico. Seus princípios são perceber a Terra como um ser vivo e os seres humanos como parte delas.

 

Veja aqui a programação completa

 

As realizadoras

 

Connie Lopes é uma empreendedora cultural, sócia e diretora da Natasha Artes, realizadora e diretora do Back2Black Festival e co-idealizadora do Festival Iris.

Fundadora da Natasha Records (gravadora independente) e co-fundadora da editora de livros Lingua Geral. Fascinada pela música do mundo, pelas culturas diversas, por viagens, livros e boas narrativas e por grandes desafios.

 

Natasha Llerena é artista, cantora, compositora e facilitadora de círculos regenerativos. Co-idealizadora do Festival Iris, co-fundadora do Instituto Iris Pro Bem Viver, sócia e idealizadora do espaço cerimonial Sonq’o Wasi, vem construindo seu caminho interligando a arte, espiritualidade e transformação social. Através de suas criações: música, shows, festival, círculos e retiros promove campos para refletirmos sobre as crises de nossos tempos, inspirando e contribuindo para um caminho de maior conexão e amor consigo e com a natureza.

 

Nikita Llerena é internacionalista e aprendiz do Bem Viver. É co-idealizadora do Festival IRIS e co-fundadora do Instituto Iris Pro Bem Viver. Articuladora de projetos interculturais e sociais, Nikita trabalha na intersecção entre a arte, a espiritualidade e os movimentos políticos, sociais e ambientais para a criação de novas narrativas. Uma formiga a serviço da Mãe Terra, da união dos

povos e da luta pela vida.
nikitallerena_

 

Mais sobre o Instituto Pro Bem Viver

O Instituto Iris Pro Bem Viver é uma organização sem fins lucrativos, que visa harmonizar as atividades humanas com a natureza por meio da cultura, da educação, do diálogo e da arte. O trabalho consiste em promover a cultura do Bem Viver com encontros entre diferentes áreas do conhecimento, em sintonia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes) da agenda 2030 das Nações Unidas. Ou seja, fortalecer um movimento de cura coletiva, união e amor, e contribuir com a construção de uma sociedade mais justa, pacífica e inclusiva.

 

Ficha Técnica

Concepção, curadoria e direção : Connie Lopes, Natasha Llerena e Nikita Llerena

Direção de arte: Connie Lopes, Natasha Llerena, Nikita Llerena e Stella Tennenbaum

Cenografia: Stella Tennenbaum

Criação de Luz: Camille Laurent

Produção de montagem e técnica: Cooperativas

Patrocínios: COMPASS

Co-Patrocínio: Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo

Media partner: TV Globo

Parceiros Institucionais: Instituto Favela da Paz

 

Serviço

Festival IRIS – Um olhar ancestral pro futuro

Arte, ciência, espiritualidade, ecologia, cultura e comunidade

Data: 28 e 29 de outubro

Horário: 10h às 22h

Local: Jardim Botânico de São Paulo

Endereço: Av. Miguel Estefno, 3031 – Vila Água Funda, São Paulo – SP, 04301-905

 

 

28 de outubro

Tenda Alpamama

11h – Yogarte com Cesinha Oiticica

12h – Parangolé com Cesinha Oiticica

 

Vivências

12h15 – Sound Healing com taças de cristal

 

Placo Wayra (Conferências)

12h15 – Arte e espiritualidade para a criação de novos imaginários: Daiara Tukano e Ernesto Neto

Palco Yakumama (Shows)

17h30 – Yawanawa

19h15 – Asmma Hamzaoui

20h30 – Carlos Malta e Pife Muderno convida Natasha Llerena e Nicolas Krassik

 

 

29 de outubro

Tenda Alpamama

12h – Pintura Yawanawa

13h30 – Jam Session Huni Kuin

18h30 – DJ Millos Kaiser

 

Placo Wayra (Conferências)

12h – Feminino e Floresta: o levante matrifocal da Terra com Bela Gil, Sam Sateré Mawé e Watatakalu Yawalapiti
13h30 – Conhecimento e espiritualidade ancestral no mundo moderno: Tukumã Pataxó e Vernon Foster

15h15 – Bayo Akomolafe: Existem outros mundos nas rachaduras: Decolonialidade, pós-ativismo e transracialidade

 

Palco Yakumama (Shows)

16h – Banda Poesia Samba Soul

17h30 – Okupiluka

19h15 – Mariene de Castro

Para adquirir os ingressos, clique aqui

 

Iris Pro Bem Viver

Continuar Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem categoria

Flavia Borges marca presença na gravação do 2º DVD Chama Play, no Villa Country – 16 de Outubro

Publicado

em

A talentosa cantora Flavia Borges, diretamente de Pindamonhangaba (SP), será uma das grandes atrações na gravação do 2º DVD Chama Play, que acontece no dia 16 de outubro, no tradicional Villa Country, em São Paulo.
Dona de uma voz encantadora e de uma presença de palco cativante, Flavia vem conquistando espaço no cenário sertanejo com seu carisma, emoção e autenticidade.
Desde os 13 anos, a música faz parte de sua história, e hoje ela transmite toda essa paixão em cada apresentação, levando ao público uma mistura de clássicos inesquecíveis e sucessos atuais que fazem todo mundo cantar junto.


Sua participação no Chama Play promete ser um dos momentos mais especiais da noite, reforçando o talento e a força feminina na música sertaneja


Siga nas redes Sociais:

@cantoraflaviaborges

Continuar Lendo

Sem categoria

“Let’s Groove” celebra Earth, Wind & Fire em show vibrante no Cine Joia – 17 de Outubro

Publicado

em

No dia 17 de outubro de 2025, o palco do Cine Joia, em São Paulo, será tomado por groove, energia e nostalgia com o espetáculo “Let’s Groove – Tributo ao Earth, Wind & Fire”. A banda homônima apresenta uma performance eletrizante em homenagem a uma das formações mais influentes da música mundial, recriando com fidelidade o som, o carisma e a vibração da icônica banda americana.

O show promete transportar o público para a era dourada da disco music e do R&B, com clássicos que marcaram gerações como “September”, “Let’s Groove”, “Fantasy”, “Boogie Wonderland” e muitos outros sucessos imortalizados pela voz de Maurice White e seus lendários companheiros de palco.

Com arranjos cuidadosamente recriados e uma apresentação repleta de energia, o Let’s Groove reúne músicos experientes em uma verdadeira celebração à alegria e ao poder transformador da música. A proposta é proporcionar uma experiência sensorial completa — feita para dançar, cantar e reviver as emoções que consagraram o Earth, Wind & Fire como uma das maiores bandas de todos os tempos.

Os ingressos já estão disponíveis em três lotes, com valores entre R$ 50 e R$ 160. Há opções de meia-entrada, ingresso social (mediante doação de 1kg de alimento não perecível) e uma promoção especial para portadores de cartão Elo, que garante um ingresso gratuito na compra de outro inteiro.

A casa abre às 21h, e o evento é classificado para maiores de 18 anos. O Cine Joia conta com área de fumantes, acesso para pessoas com deficiência e serviço de chapelaria.

O tributo “Let’s Groove” promete uma noite de pura celebração, onde o público poderá sentir de perto a força do legado musical do Earth, Wind & Fire — uma experiência que une gerações em torno do ritmo, da dança e da alegria.

Cine Joia – Praça Carlos Gomes, 82 – Liberdade – São Paulo/SP
Facebook.com/cinejoia | instagram.com/cine_joia

Continuar Lendo

Sem categoria

IL VOLO ANUNCIA NOVAS DATAS NO BRASIL

Publicado

em

IL VOLO ANUNCIA NOVAS DATAS NO BRASIL APÓS ESGOTAR TODOS OS INGRESSOS DA TURNÊ LIVE IN CONCERT 2025

Trio Italiano volta ao Brasil em março de 2026 para mais uma série de shows

 

Sucesso absoluto com sua turnê LIVE IN CONCERT 2025, que teve ingressos esgotados em todas as apresentações pelo Brasil, o trio italiano IL VOLO anuncia novas datas atendendo ao carinho e aos inúmeros pedidos de seus fãs.
Emocionando multidões ao redor do mundo com seu talento e carisma, Piero Barone, Ignazio Boschetto e Gianluca Ginoble, voltam a São Paulo em 2026 para mais uma série de apresentações exclusivas. Os shows acontecem nos dias 19, 20 e 21 de março, na Vibra São Paulo, reforçando a conexão única entre o grupo e os fãs brasileiros.
pré-venda para as novas datas da turnê LIVE IN CONCERT, inicia-se às 12:00horas do dia 08 de outubro de 2025, para Sócios Ouro Clube Shows (https://www.clubeshows.com.br) e para membros do Fã Clube Oficial Il Volo (https://fanclub.ilvolomusic.com.
Já a venda geral estará disponível a partir do dia 
09 de outubro de 2025 às 12:00horas , através do site da ticketeria oficial www.ticket360.com.br.

Nessa extraordinária turnê, que vem conquistando plateias em todo o mundo, o trio reafirma sua posição entre os grandes nomes da música internacional na atualidade. Após o marcante convite para participar do prestigiado espetáculo de Andrea Bocelli no The Kia Forum, em Los Angeles, onde dividiram o palco com renomados artistas, e de uma consagrada turnê europeia que registrou ingressos esgotados em todas as cidades, o IL VOLO segue consolidando sua trajetória de sucesso global.

SOBRE O IL VOLO

A história do IL VOLO – contada pelo trio em dois livros (“Uma Aventura Extraordinária” e “Il Volo, o que carrego no coração”) – começou em 2009, quando os três jovens artistas se apresentaram como participantes solo no show de talentos da RAI1, “Ti lascio una canzone”. Descoberto pelo empresário Michele Torpedine, que trabalhou com grandes nomes como Andrea Bocelli e Zucchero, o trio rapidamente enveredou por um caminho artístico internacional, tornando-se o primeiro artista italiano a assinar com a gravadora americana Geffen Records.
Seu álbum de estreia, “Il Volo” (2010), alcançou disco de platina e posições de destaque na Billboard, impulsionando o trio para o cenário internacional com aparições em programas renomados como “The Tonight Show” e “American Idol”.  Suas interpretações os levaram a colaborações com estrelas como a histórica turnê de doze shows com Barbra Streisand em 2012, que antecedeu os duetos de gravação do segundo álbum “We Are Love” (2012), com Plácido Domingo e Eros Ramazzotti.
Em 2015, IL VOLO consolidou sua fama ao vencer o Festival de Sanremo com “Grande Amore”, que se tornou um sucesso de vendas e audiência, levando o grupo a representar a Itália no Eurovision Song Contest. Paralelamente, lançaram álbuns como “L’amore si muove” e participaram de turnês esgotadas em arenas icônicas como Radio City Music Hall e Arena de Verona.
O tributo aos Três Tenores – José Carreras, Plácido Domingo e Luciano Pavarotti -, com o projeto “Notte Magica”, na Piazza Santa Croce de Florença, reafirmou sua excelência artística, combinando homenagens a grandes nomes da música clássica com uma turnê mundial de sucesso. Em 2018, destacaram-se por apresentações dedicadas a causas humanitárias, como seu concerto para as forças de paz no Líbano e um especial de Natal transmitido pela RAI 1. Em 2019, o trio italiano se apresentou no Panamá por ocasião da XXXIV Jornada Mundial da Juventude, diante do Papa Francisco e de mais de um milhão de pessoas, em evento transmitido para todo o mundo.
Após uma década de sucesso global, IL VOLO continuou inovando, dedicando-se em 2021 a homenagear o legado de Ennio Morricone com um show especial na Arena de Verona e o lançamento do álbum “Il Volo Sings Morricone”.  Em 2022, o ano termina com “Il Volo – Natal em Jerusalém” (projeto de Michele Torpedine), em que a voz inconfundível do trio se juntou à atmosfera da Terra Santa, que serviu de cenário para o emocionante concerto.
Depois do sucesso de suas seis datas especiais no Teatro Arcimboldi de Milão e de sua turnê europeia por palcos de prestígio em 2023, o IL VOLO lançou um EP de Natal intitulado “4 Xmas”, contendo quatro músicas, incluindo uma versão especial de “Happy Xmas”, “Amazing Grace”, “O Tannenbaum” e “Feliz Navidad”.
Em 2024, nos 15 anos de carreira, o trio deu início a uma das mais bem sucedidas turnês mundiais, lotando arenas nas mais importantes capitais do mundo – “Tutti Per Uno” (um projeto de Michele Torpedine), quatro shows especiais na  Arena di Verona transmitidos pelo Channel 5 com parcerias com os mais importantes artistas italianos da atualidade. A seguir, Tutti Per Uno – Capolavoro, foi uma turnê pelos locais mais marcantes da Itália, incluindo a monumental Piazza San Marco, em Veneza. Em dezembro, participou como super convidado do evento especial de Andrea Bocelli em Los Angeles. E, na noite de véspera de Natal, o Concerto de Natal gravado no Vale dos Templos de Agrigento foi transmitido em horário nobre no Canal 5.
O último álbum, “Ad Astra”, foi lançado em 29 de março de 2024 pela Epic Records/Sony Music Italy. Em Maio de 2025, Il Volo retornou e em 29 de novembro de 2024, o Ad Astra (Edição Internacional), a versão internacional enriquecida com cinco novas faixas, incluindo Capolavoro (versão em inglês), música apresentada no Sanremo 2024 e certificada Disco de ouro. No dia 6 de dezembro foi lançado o novo single e vídeo “Tra le onde”. No dia 08 de Dezembro de 2024, o Il Volo participa como convidado super especial de um evento do Tenor Andrea Bocelli em Los Angeles, cantando “Il Gladiatore” e “O sole mio,”  juntamente com Bocelli. Um presente para o público.
Em 24 de Dezembro de 2024, noite de Natal, o Concerto de Natal gravado no Valle dos Templos em Agrigento é exibido pelo Canal 5. O mesmo show, será exibido pela PBS ao longo de 2025.
Em janeiro de 2025, o Il Volo fez uma grande turnê pelas Arenas da Itália “Tutti Per Uno – Ad Astra Live Nei Palasport,” e em fevereiro, como convidados, se apresentam no 75º Festival de San Remo em parceria com a cantora Clara, cantando a música de Simon & Garfunkel The Sound of Silence.
Após uma turnê pelos Estados Unidos, o Il Volo retorna a Itália em Maio, para a terceira edição do projeto “Tutti per uno – Viaggio nel tempo” com duetos com os maiores cantores do cenário italiano.
SERVIÇO:
Datas: 19, 20 e 21 de março de 2026
Horário: 21h30
Abertura da casa: 2 horas antes do espetáculo
Local: Vibra São Paulo
Endereço: Av. das Nações Unidas, 17955
Classificação etária: 18 anos. Menores somente acompanhados de pais ou responsáveis
Canais de venda oficiais:
Ticket360 é o canal oficial de vendas deste evento. Não nos responsabilizamos por ingressos adquiridos fora dos canais oficiais.
Bilheteria Vibra São Paulo • Sem incidência de Taxa de Serviço
Avenida das Nações Unidas 17955 • Vila Almeida • São Paulo – SP.
Horário de funcionamento bilheteria Vibra SP – Segunda-feira a Sexta-feira 12h as 15h e das 16h as 19h.
Sábados, domingos e feriados – FECHADO, salvo em dias de show com horário das 14h até o início do shows.
OBJETOS PROIBIDOS: cigarro eletrônico; câmeras fotográficas ou filmadoras profissionais, Go-Pro (ou similares); animais de estimação (exceto cães-guias identificados); cartazes de qualquer tipo; bandeiras e faixas com mastro; guarda-chuvas; bebidas alcoólicas; materiais ou objetos que possam causar ferimentos; armas de fogo ou branca de qualquer espécie; fogos de artifício; copos de vidro ou qualquer outro tipo de embalagem; papel em rolo, jornais e revistas; capacetes de motos ou similares; correntes, cinturões e pingentes; roupas ou acessórios com partes pontiagudas que podem machucar; drogas ilegais, substâncias tóxicas, medicamentos sem receita médica ou produtos compartilhados com outras pessoas por motivos médicos (*quem precisar levar os medicamentos, deve apresentar receita médica em seu nome); desodorante, cosmético ou perfume em recipientes com volume superior a 90 ml; materiais destinados à fabricação de bombas ou que possam causar incêndios; lasers, walkie-talkie e drones; pistolas de água, cadeiras, panfletos e adesivos; utensílios de armazenagem; cadeiras ou bancos; bastão para tirar foto; buzinas de ar; mochilas ou bolsas maiores do que 20x30cm; outros objetos que possam causar riscos, dano ou importunação, sujeitos ao critério da produção, segurança e policiamento no local.

Continuar Lendo

Destaque

Copyright © 2023 ocimar.com. Todos os direitos reservados.