Conecte-se conosco

Gente

Falta de profissionais de TI no mercado brasileiro

Publicado

em

Falta de profissionais de TI no mercado brasileiro: um problema que demanda atenção urgente

Por Luís Leão*

A falta de profissionais de TI no mercado profissional brasileiro é um problema antigo. No entanto, a cada dia que passa, ele se torna mais urgente, com o potencial de impacto profissional e econômico exponencial. Isso porque a transformação digital já se tornou uma realidade comum às empresas e parte vital de sua sobrevivência no mercado.

De acordo com a Samba Digital, braço da Sambatech, que realizou uma pesquisa intitulada Transformação Digital no Brasil, para mapear o mercado de transformação digital, entender os seus principais desafios e coletar insights, 45,7% das empresas brasileiras já estão implementando estratégias de transformação digital, 30,5% dessas empresas estão desenvolvendo uma estratégia para esse fim e apenas 1,9% ainda não possuem planos para abraçar essa mudança.

A carência de profissionais para atender a essa demanda vai bem além de empresas pequenas ou microempresas. Estima-se que atualmente tenhamos um déficit de 408 mil postos de trabalho, com perdas se acumulando na casa dos R$ 167 bilhões, de acordo com a Softex, uma organização social voltada ao fomento da área de TI.

Um dos principais fatores dessa falta de profissionais é o êxodo de profissionais para o exterior. Com a pandemia, a digitalização e a institucionalização do trabalho remoto, profissionais com mais experiência e que possuem conhecimento de outros idiomas passaram a ser desejados por empresas internacionais, o que criou um processo de êxodo em massa já nos primeiros meses da pandemia. Pouquíssimas empresas no Brasil conseguem competir com ofertas de trabalho remoto em outra moeda.

Se pararmos para buscar uma previsão de melhora desse cenário, tendemos a ver uma situação complicada. Ainda vamos ter um período grande de incerteza, mas ele pode mudar se houver uma mudança na forma como as empresas atuam sobre a formação de novos profissionais, na definição de um plano de carreira, na melhoria de condições de trabalho e no equilíbrio entre a vida profissional e pessoal.

Se a empresa tem um profissional sênior, atualmente, e não se preocupa em oferecer benefícios para manter essa pessoa no quadro de colaboradores, existe uma chance muito grande de ela perder esse profissional em breve. É muito importante que seja discutido um plano de carreira, benefícios (que vão além dos confortos comuns, popularizados por uma visão que temos de empresas como a Google e a Meta, com salas de jogos, comidas e bebidas grátis etc.) e formação contínua. Isso ajuda os profissionais perceberem o investimento da empresa em suas carreiras, que devem ser longas naquela organização.

Além disso, um fator que tem se tornado importante é a proposta de redução de carga horária, que precisa deixar de ser vista como um custo e passar a ser vista como um investimento no profissional, em seu bem-estar e em sua vida pessoal. As pessoas são mais que seus empregos, e o mercado está começando a perceber e lutar por isso.

Outra mudança de perspectiva é que os profissionais de TI podem fazer muito mais pelas empresas do que atualmente elas demandam deles, simplesmente por descartarem características valiosas desses profissionais e por não estarem habituadas a olhar para eles de uma forma ultrapassada. Os profissionais de tecnologia são seres criativos com capacidade de solucionar problemas de negócios, não só de TI. Quando o profissional é visto como algo a mais, ele se sente valorizado. Ele acaba promovendo a empresa, trabalhando nela com mais gana por resolver seus problemas, pois sente o retorno de seu investimento em originalidade, ideias e inovação, algo que vai além do trabalho.

Mais um fator que precisa ser levado em conta é que há uma necessidade de mudar a mentalidade das empresas na sua busca por talentos. Eles precisam abraçar os iniciantes, se propondo a transformar eles em profissionais melhores, sempre mantendo, claro, salários competitivos conforme eles se desenvolvem.

Outro aspecto que precisa ser abordado é da capacitação de profissionais que já estão no quadro de colaboradores da empresa. É uma ótima ideia capacitar profissionais “in-company”. A empresa investindo em formação também demonstra a mentalidade de dar oportunidades para o time atual.

Atualmente existem vários “bootcamps” e empresas que focam na qualificação de profissionais em determinadas tecnologias, mas também é possível fazer algo internamente, obtendo experiência dos profissionais com mais tempo na área. Também é importante lembrar que nem sempre o plano de carreira para profissionais considerados como “contribuidores individuais” é progredir para um cargo de gerência, coisa que é comum na área de tecnologia.

Essa é uma mudança contínua e complexa que demanda muito do mercado, estruturalmente falando. Hoje é praticamente impossível contratar um profissional sênior aqui no Brasil e que fale mais de um idioma, principalmente porque essas pessoas estão sendo atraídas por empresas estrangeiras. Para chegarmos a um cenário mais promissor, será necessário mais investimento governamental em tecnologia, formação e fomento para empresas de base tecnológica (startups).

Uma saída interessante é o investimento em programas focados na formação de profissionais diversos, abraçando as minorias, sobretudo as mais carentes e as que sofriam discriminação dentro dessa área. Um time diverso acaba por identificar oportunidades de negócio e soluções de problemas diversos, pois possuem olhares diferentes e isso também contribui para o crescimento das empresas.

*Luís Leão é desenvolvedor evangelista da Twilio, empresa líder global de comunicação em nuvem.

 

Sobre a Twilio 

A Twilio, empresa listada em 2º lugar no ranking da Fortune 50, é a plataforma líder global em comunicação na nuvem. Com suas soluções é possível interagir com clientes em todos os canais – SMS, voz, vídeo, WhatsApp, e-mail e outros. No Brasil desde 2019, a Twilio tem a missão de democratizar o mundo das comunicações por meio de APIs que são simples o suficiente para qualquer desenvolvedor usar, mas robusto o bastante para alimentar os aplicativos mais exigentes do mundo. Ao tornar as comunicações uma parte do kit de ferramentas de cada desenvolvedor de software, a Twilio permite que inovadores em todos os setores – de líderes emergentes às maiores organizações do mundo – reinventem a forma como as empresas se envolvem com seus clientes.

Para saber mais, acesse https://www.twilio.com/pt-br/

Redes Sociais: 

https://www.linkedin.com/company/twilio-inc-/

https://www.instagram.com/twilio

https://www.facebook.com/TeamTwilio

Continuar Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gente

Croissant & Cia reinaugura loja de fábrica em Indaiatuba em novo endereço

Publicado

em

Na próxima quinta-feira (23), a Croissant & Cia vai reinaugurar a sua loja de fábrica em um novo endereço na cidade de Indaiatuba. A loja, que vai funcionar para o público de segunda a sábado das 8h às 19h e de domingo das 8h às 12h, estará localizada na Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 5300 – Jardim Hubert. Vale lembrar também que entre os dias 23 e 25 de outubro, além das ofertas especiais, a loja estará oferecendo degustação dos produtos.

Com sede na cidade de Indaiatuba, a Croissant & Cia emprega mais de 300 colaboradores. Presentes em vários municípios pelo o Estado de Paulo, sempre aquecendo a economia local, proporcionando emprego direto e indireto, a Croissant & Cia solidifica seu crescimento no setor de alimentos e tem a previsão de seguir expandindo suas operações em mais cidades paulistas.

CROISSANT & CIA
A Croissant & Cia possui uma variedade de mais de 100 salgados congelados de fácil preparo, feitos com ingredientes selecionados. Em 2018, a empresa inaugurou sua nova fábrica, que aumentou a capacidade produtiva e ampliou ainda mais o portfólio de produtos. A distribuição alcança todo o território nacional, entre, lanchonetes, supermercados, restaurantes corporativos entre outros estabelecimentos alimentícios.

Desde 2002, quando ainda empregavam cinco funcionários, que o Seu Antonio e a Dona Dita começaram a produzir os famosos croissants e as deliciosas empadinhas, duas receitas únicas que atravessaram gerações e ganharam prestígio com o toque simples destes dois sonhadores. O amor pela cozinha e o respeito por colaboradores, amigos e clientes continuam sendo os pilares que sustentam a marca e reafirmam o compromisso com a qualidade.

Para mais informações e conhecer um pouco mais dos produtos da Croissant & Cia visite https://www.croissantecia.com.br/ / https://www.instagram.com/croissanteciaoficial/ / https://www.instagram.com/croissantecia.lojadefabrica/.

Continuar Lendo

Gente

Daniele Bloris apresenta a exposição ‘Metamorfoses’, com curadoria de Lia do Rio, na Casa Paulo Branquinho, até o dia 18/10.

Publicado

em

 
A artista plástica Daniele Bloris apresenta a exposição ‘Metamorfoses’, com curadoria de Lia do Rio, na Casa Paulo Branquinho que, este ano, faz parte da 33ª edição do Arte de Portas Abertas, em Santa Teresa. A artista
apresenta as linhas e cores que tomam vida nas telas e explicam a transformação significativa que provoca no observador as sensações que dão nome à mostra. Impossível não interagir com as obras de Daniele Bloris, que fazem transitar entre as linhas que parecem se completar e formar um único universo.

A abertura será no dia 27 de setembro, às 16h,  e pode ser visitada até o dia 18 de outubro, de terça a sexta, das 14h às 19h, na Rua Moraes e Vale, 8 – Lapa. Entrada gratuita e censura livre.

Segundo Lia do Rio, curadora, “Daniele Bloris percorre sua trajetória com espontaneidade, na qual gesto e traço se confundem pelo uso de linhas que passam a ter vida própria ao colocar em atividade ritmos internos. Pensa enquanto a linha progride, não pela ordem do acaso, mas pela metamorfose dos signos gráficos, das linhas multiplicadas que intensificam o movimento expandido. (…) Cada uma dessas unidades é, por si só, um termo modular autônomo que pode ser ajustado segundo diferentes ordens, assim como cada desenho é ponto de partida para posteriores desenvolvimentos formais.”

Sobre Daniele Bloris

Daniele Bloris, psicóloga, artista plástica e psicanalista, nasceu e vive no Rio de Janeiro, onde participou de exposições coletivas e individuais. Seus trabalhos também foram expostos em cidades europeias e em Osaka, no Japão.
Suas obras são uma exploração profunda e contínua das possibilidades do traço, do movimento e do espaço. A artista desenvolveu uma linguagem singular, caracterizada por linhas que fluem de maneira orgânica, em um movimento contínuo que parece descrever o infinito. Suas criações são traçadas sobre o papel com uma espontaneidade que revela um profundo diálogo entre a caneta e o papel, entre o consciente e o inconsciente. Cada linha que Daniele desenha não é apenas um elemento gráfico, mas uma expressão de vida, uma defesa de um espaço de liberdade.

Instagram: @daniele.bloris

Serviço

Artista: Daniele Bloris

Exposição: Metamorfoses

Curadoria : Lia do Rio

Local: Casa Paulo Branquinho

Rua Moraes e Vale, 8 – Lapa – RJ

Assessoria de Imprensa: Paula Ramagem

Visitação:  até 18/10

Terça a sexta, das 14h às 19h

Entrada gratuita

Censura livre

Continuar Lendo

Gente

Christopher Cross celebra 40 anos de carreira com quatro shows pelo Brasil

Publicado

em

Shows acontecerão em Curitiba, Porto Alegre, São Paulo e São José dos Campos

A pré-venda de ingressos, para os shows nas capitais paulista, paranaense e gaúcha começa no dia 8 de outubro, com exclusividade para clientes Clube Opus
As vendas para o público geral estarão disponíveis a partir de 9 de outubro
crédito da foto: Max Crace
Mais imagens promocionais, clique aqui.
O cantor, compositor e guitarrista norte-americano Christopher Cross, um dos nomes mais marcantes da música internacional, acaba de confirmar que fará quatro apresentações pelo Brasil. Após nove anos, o artista retorna ao país trazendo na bagagem grandes sucessos como  Arthur’s Theme (Best that you can do)”, tema do filme “Arthur – O Milionário Sedutor”, Sailing”, ganhadora de um dos seus cinco prêmios Grammy, “Ride Like the Wind”, “Never be the Same”, “All Right”, entre outros.
Com mais de 10 milhões de álbuns vendidos ao longo de quatro décadas, sua trajetória reúne conquistas de peso: cinco Grammys, um Oscar, um Globo de Ouro, uma indicação ao Emmy e cinco singles no Top 10 das paradas. Esta é mais uma realização da Opus Entretenimento, uma das maiores plataformas de shows e entretenimento ao vivo da América Latina.
A turnê tem as seguintes datas:
03/12 – Curitiba | Teatro Positivo
04/12 – Porto Alegre | Auditório Araújo Vianna
06/12 – São Paulo | Vibra São Paulo
07/12 – São José dos Campos | Arena Farmaconde
A pré-venda de ingressos terá início no dia 8 de outubro, às 14h, com exclusividade para clientes do Clube Opus, contemplando as apresentações em Curitiba, São Paulo e Porto Alegre. Nas capitais paulista e gaúcha, os ingressos estarão disponíveis pela plataforma uhuu.com e nos pontos de venda autorizados. Já em Curitiba, as vendas ocorrerão pelo site diskingressos.com.br. Para mais informações sobre como se associar ao Clube Opus, acesse www.clubeopus.com.
A venda geral da turnê começa no dia 9 de outubro, às 14h. Em São José dos Campos, os ingressos poderão ser adquiridos pelo site icones.com.br.
Christopher Cross conquistou o mundo logo em sua estreia, em 1980, com o álbum homônimo que lhe rendeu cinco Grammy Awards. Foi a primeira vez na história da premiação que um artista venceu as quatro categorias mais importantes, Gravação do Ano (“Sailing”), Álbum do Ano, Canção do Ano (“Sailing”) e Artista Revelação.
Em parceria com a lenda Burt Bacharach, Cross compôs o clássico “Arthur’s Theme” para o filme Arthur, vencedor do Oscar de Melhor Canção. Com seu lançamento de “Another Page” (1983), Cross voltou ao Top 10 com os singles “All Right” e “Think of Laura” e “Swept Away”, composta para a popular série de TV Growing Pains, que foi indicada ao Emmy, e conquistou fãs em todo o mundo.
Nos últimos anos, Christopher lançou seu próprio selo e, desde 2007, lançou oito álbuns de material inédito, incluindo A Christopher Cross Christmas e The Café Carlyle Sessions, versões em jazz de sucessos e favoritas, nascidas de sua temporada no famoso Hotel Carlyle, em Nova York, e o elogiado “Take Me as I Am” (2018), que destacou suas melodias refinadas e o inconfundível talento como guitarrista.
Em 2020, para celebrar quatro décadas de carreira, lançou o box The Complete Works, reunindo sua discografia completa em uma edição especial que reúne todos os 12 álbuns já lançados, um disco de singles e faixas bônus, além de um vinil rosa contendo uma faixa de cada álbum.
Agora, após a pausa causada pela pandemia, Cross volta aos palcos com sua turnê comemorativa, revisitando sucessos atemporais como “Sailing” e “Ride Like the Wind”, além de apresentar canções de diferentes fases de sua carreira.
Dos seus primeiros dias no Texas, quando chegou a ser técnico de bateria de Ginger Baker, comprou instrumentos de Jimmy Page e substituiu Ritchie Blackmore em uma apresentação do Deep Purple, até se tornar um respeitado cantor, compositor e guitarrista, Christopher Cross segue compartilhando sua arte e emocionando plateias ao redor do mundo.

Continuar Lendo

Destaque

Copyright © 2023 ocimar.com. Todos os direitos reservados.