Conecte-se conosco

News

Espetáculo musical “Rei da Cocada Preta”, com Marcelo Del Rio e a Banda ‘Os Empenhados’

Publicado

em

Espetáculo musical “Rei da Cocada Preta”, com Marcelo Del Rio e a Banda ‘Os Empenhados’, gravado em julho, será apresentado em dez espaços culturais de São Paulo e nas redes sociais para todo o Brasil.
 
 
Entrevistas gravadas online durante a Semana de Arte Moderna de 2022, com Pedro Del Rio e artistas de diversas áreas, juntam-se ao show que apresentou músicas e histórias de Itamar Assumpção
Foto de Samantha Feijon
 
O espetáculo musical “Rei da Cocada Preta”, com Marcelo Del Rio e a Banda “Os Empenhados”, gravado no show ao vivo realizado no dia 08 de julho, no Teatro Flávio Império, Zona Leste de São Paulo, onde apresentaram músicas e histórias do icônico Itamar Assumpção, será transmitido entre os dias 27/08 e 06/09 (programação abaixo), em dez espaços culturais da cidade de São Paulo, e nas redes sociais dos locais, podendo ser assistido por fãs da banda e do compositor em todo o Brasil.

Site Museu Virtual Itamar Assumpção: https://www.itamarassumpcao.com/ 
Instagram: @empenhados
 

SOBRE O PROJETO MUSICAL


SOBRE O SHOW
 

O cantor e compositor Marcelo Del Rio e a banda de jovens músicos penhenses, Os Empenhados, apresentam o show “Rei da Cocada Preta”, com músicas e histórias de Itamar Assumpção, artista que morou boa parte de sua vida no bairro da Penha, zona leste de São Paulo, e que deixou uma obra internacional fundamentada por um estilo de composição complexo, valorização da música e da poesia, críticas sociais e temas que levam à reflexão.

As muitas canções e escritos deixados por Itamar têm vasto conteúdo cultural, mas por ele ter assumido a arte de forma independente, suas criações foram pouco executadas na mídia de massa, o que impediu o reconhecimento amplo de sua obra, especialmente pelo público jovem das novas gerações.

Desde 2015 o grupo realiza apresentações em teatros, festivais e escolas públicas do Ensino Médio. Em 2021 o projeto foi contemplado no Programa VAI, e assim Marcelo Del Rio e Os Empenhados fizeram a gravação do show pela primeira vez no Teatro Flávio Império e que será transmitido em 10 diferentes equipamentos culturais da cidade de São Paulo, distribuídos nas 4 regiões e central.

O espetáculo foi gravado no dia 8 de julho de 2022, sexta-feira, com uma apresentação aberta ao público.
No repertório, músicas como Baby, Pretobrás, Nego Dito, Embalos e Outras Capitais, além de poesias, performances teatrais e exibições de vídeo que retratam a vida de Itamar Assumpção. O show contou com a presença da cantora Tata Fernandes nas músicas Outras Capitais e Mal Menor.

O público também poderá assistir, na sequência da transmissão do show, entrevistas realizadas pelo músico Pedro Del Rio, baterista dos Os Empenhados, que conversa com cinco artistas, de diferentes áreas de atuação, sobre as experiências e o entendimento sobre arte independente e realização pessoal.

As entrevistas foram gravadas em formato on-line durante o centenário da Semana de Arte Moderna de 2022, com Luiz Chagas, Anelis Assumpção, Jeová Santana, Antonio Ginco e Nina Oliveira.
 
Instagram: @empenhados
REI DA COCADA PRETA NO VAI
 

Contemplado no Programa VAI, modalidade II, edição 2021, da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, o projeto “Rei da Cocada Preta” tem como objetivo a circulação em formato online do espetáculo e entrevistas sobre arte independente e realização pessoal para diferentes regiões da capital de São Paulo.



AGENDA TRANSMISSÃO – CIRCUITO SP (ZONA LESTE / ZONA NORTE / ZONA SUL / ZONA OESTE E CENTRO)

Casa De Cultura Raul Seixas – @casadeculturaraulseixas
DIA: 27/08/2022 – sábado – HORÁRIO: 20 hs
ENTREVISTADO – LUIZ CHAGAS

Centro Cultural das Culturas Negras – CCCNEGRAS – @ccnegras
DIA: 28/08/2022 – domingo – HORÁRIO: 16 hs
ENTREVISTADO – ANELIS ASSUMPÇÃO

Centro Cultura Vila Itororó – VILA ITORORÓ – @vila_itororo
DIA: 30/08/2022 – terça-feira – HORÁRIO: 20 hs
ENTRVISTADO – LUIZ CHAGAS

Centro Cultural Tendal da Lapa – TENDAL DA LAPA – @cctendaldalapa
DIA: 30/08/2022 – terça-feira – HORÁRIO: 21 hs
ENTREVISTADO ANTONIO GINCO

Casa de Cultura Butantã – @casadeculturabt
DIA: 31/08/2022 – quarta-feira – HORÁRIO: 20 hs
ENTREVISTADO – JEOVÁ SANTANA

Casa de Cultura da Vila Guilherme – CASARÃO – @cc.casarao
DIA: 01/09/2022 – quinta-feira – HORÁRIO: 20 hs
ENTREVISTADO – JEOVÁ SANTANA

Centro Cultural da Juventude – CCJ – @ccjuventude
DIA:  02/09/2022 – sexta-feira – HORÁRIO: 16 hs
ENTREVISTADO ANELIS ASSUMPÇÃO

Teatro Flávio Império – @teatroflavioimperio
DIA: 03/09/2022 – sábado – HORÁRIO: 17 hs
ENTREVISTADO – ANTONIO GINCO

Casa de Cultura Chico Science – @cc.ipiranga
DIA: 04/09/2022 – domingo – HORÁRIO: 16 hs
ENTREVISTADO – NINA OLIVEIRA

Centro Cultural da Penha – CCPENHA – @ccpenha
DIA: 06/09/2022 – terça-feira – HORÁRIO: 20 hs
ENTREVISTADO – NINA OLIVEIRA

SOBRE OS EQUIPAMENTOS CULTURAIS E OS ENTREVISTADOS  



O show “Rei da Cocada Preta” com Marcelo Del Rio e Os Empenhados, e músicas e histórias de Itamar Assumpção, será transmitido em dez equipamentos culturais da Secretaria Municipal de São Paulo (@smculturasp) atendendo as 5 regiões da cidade de SP (ZN, ZS, ZL, ZO e CENTRAL), bem como outros estados através das redes sociais dos locais.

01. CASA DE CULTURA RAUL SEIXAS
DATA TRANSMISSÃO: 27/08/2022 – sábado
HORÁRIO: 20 hs
@casadeculturaraulseixas

A Casa encontra-se dentro do Parque Raul Seixas, distrito de Itaquera, na zona leste, juntamente com quadras poliesportivas, quiosques, lago, aparelhos de ginástica e outras atrações recreativas. O nome, tanto do parque quanto da Casa, homenageia o cantor e compositor Raul Seixas (1945-1989). Foi inaugurada em 1989 e no local acontecem saraus, shows e oficinas artísticas.

ENTREVISTA: Luiz Chagas

LUIZ CHAGAS é músico e jornalista, pai do Gustavo e da Tulipa. Compositor, escritor e tradutor, guitarrista da banda Isca de Polícia, criada por Itamar Assumpção. Compôs trilhas para cinema e segue trabalhando em composições próprias.

02. CENTRO DE CULTURAS NEGRAS DO JABAQUARA – MÃE SYLVIA DE OXALÁ
DATA TRANSMISSÃO: 28/08/2022 – domingo
HORÁRIO: 16 hs
@ccnegras

Está localizado na zona sul da cidade, juntamente com uma ampla área verde, a Biblioteca Paulo Duarte e a Casa Histórica do Sítio da Ressaca. Inaugurado em 1980, oferece atividades culturais, artísticas e recreativas, com apresentações de teatro, dança, música e capoeira, e espaço para exposições.

ENTREVISTA: Anelis Assumpção

ANELIS ASSUMPÇÃO – Cantora e compositora, escritora, apresentou programas de TV. Dona de casa e mãe, pratica Yoga, caminhadas e é filha do compositor Itamar Assumpção. Lançou seu primeiro álbum em 2011, Sou Suspeita, Estou Sujeita, Não Sou Santa, e continua compondo e escrevendo, além de administrar o Mu.Ita (Museu Itamar Assumpção).

03. CENTRO CULTURAL VILA ITORORÓ
DATA TRANSMISSÃO: 30/08/2022 – terça-feira
HORÁRIO: 20 hs
@vila_itororo

É um espaço que contempla um conjunto de construções dos anos 1920, desapropriado a partir de 2013 para fins culturais, e que está em fase de restauro. Após a primeira fase de restauração do local, foi aberto em 2021 com eventos culturais, artísticos e recreativos. Oficinas, cozinha e marcenaria públicas, Fablab, publicações e conteúdo audiovisual fazem parte da programação.

ENTREVISTA: Luiz Chagas
LUIZ CHAGAS é músico e jornalista, pai do Gustavo e da Tulipa. Compositor, escritor e tradutor, guitarrista da banda Isca de Polícia, criada por Itamar Assumpção. Compôs trilhas para cinema e segue trabalhando em composições próprias.

04. CENTRO CULTURAL TENDAL DA LAPA
DATA TRANSMISSÃO: 30/08/2022 – terça-feira
HORÁRIO: 21 hs
@cctendaldalapa

Iniciou suas atividades em 1989 quando o “Grupo Teatro Pequeno” promoveu uma “invasão cultural” no Tendal da Lapa, um prédio antigo que comercializava carnes. É um conjunto arquitetônico com apresentações de teatro, dança e música, esportes, aulas e oficinas ministradas por professores voluntários.

ENTREVISTA: Antonio Ginco

Poeta inédito e natural de Assis, interior de SP, ANTONIO GINCO é professor, ator, autor, escritor e diretor. Formado em Pedagogia, atuou em várias peças teatrais, filmes e comerciais de TV, e ministrou cursos relacionados à área artística. Autor da letra da música “Porto solidão”, gravada pelo cantor Jessé nos anos 80.

05. CASA DE CULTURA DO BUTANTÃ
DATA TRANSMISSÃO: 31/08/2022 – quarta-feira
HORÁRIO: 20 hs
@casadeculturabt

Por lá rolam várias oficinas culturais gratuitas à comunidade, além de eventos semanais e mensais, como saraus, exibições de filmes, shows musicais e peças teatrais. Existe desde 1992, por iniciativa da Prefeitura de São Paulo e no espaço há teatro e biblioteca, exposições e feiras de artesanato.

ENTREVISTA: Jeová Santana

Poeta, JEOVÁ SANTANA é professor da Universidade Estadual de Alagoas e da rede estadual de Sergipe. Cronista e contista, radialista e letrista de música. Seu primeiro livro foi publicado em 1993, Dentro da Casca, e o último, lançado recentemente, no final de 2021… a coletânea de poesia Estilhaços.

06. CASA DE CULTURA VILA GUILHERME – CASARÃO
DATA TRANSMISSÃO: 01/09/2022 – quinta-feira
HORÁRIO: 20 hs
@cc.casarao

Num casarão construído em 1924 no coração da Vila Guilherme, um prédio tombado pelo Departamento de Patrimônio Histórico, o espaço cultural foi inaugurado em 2016 e é fruto da mobilização da comunidade e dos coletivos culturais por meio do Conselho Participativo. Sua programação inclui oficinas, apresentações culturais, debates, saraus, exibição de filmes, entre outros.

ENTREVISTA: Jeová Santana
Poeta, JEOVÁ SANTANA é professor da Universidade Estadual de Alagoas e da rede estadual de Sergipe. Cronista e contista, radialista e letrista de música. Seu primeiro livro foi publicado em 1993, Dentro da Casca, e o último, lançado recentemente, no final de 2021… a coletânea de poesia Estilhaços.

07. CENTRO CULTURAL DA JUVENTUDE RUTH CARDOSO
DATA TRANSMISSÃO: 02/09/2022 – sexta-feira
HORÁRIO: 16 hs
@ccjuventude

Foi inaugurado em 2006 com participação da comunidade e inspira outros centros de referência de juventude pelo Brasil e pelo mundo. Dentre várias atividades, destacamos: aulas e espetáculos teatrais, shows de música, circo, horta comunitária, cozinha experimental de alimentação saudável. Com arquitetura moderna, o espaço reúne biblioteca, teatro de arena, laboratórios de idiomas e pesquisas, ilhas de edição de vídeo e áudio. Há também no centro uma ampla área de convivência com computadores com acesso à Internet, e muito mais.

ENTREVISTA: Anelis Assumpção

ANELIS ASSUMPÇÃO – Cantora e compositora, escritora, apresentou programas de TV. Dona de casa e mãe, pratica Yoga, caminhadas e é filha do compositor Itamar Assumpção. Lançou seu primeiro álbum em 2011, Sou Suspeita, Estou Sujeita, Não Sou Santa, e continua compondo e escrevendo, além de administrar o Mu.Ita (Museu Itamar Assumpção).

08. TEATRO FLÁVIO IMPÉRIO
DATA TRANSMISSÃO: 03/09/2022 – sábado
HORÁRIO: 17 hs
@teatroflavioimperio

Inaugurado em 1992, o teatro está localizado num amplo espaço e apresenta programação variada com espetáculos de teatro, dança, música e artes circenses. O nome homenageia Flávio Império (1935-1985), cenógrafo, arquiteto e artista plástico paulistano.

ENTREVISTA: Antonio Ginco

Poeta inédito e natural de Assis, interior de SP, ANTONIO GINCO é professor, ator, autor, escritor e diretor. Formado em Pedagogia, atuou em várias peças teatrais, filmes e comerciais de TV, e ministrou cursos relacionados à área artística. Autor da letra da música “Porto solidão”, gravada pelo cantor Jessé nos anos 80.

09. CASA DE CULTURA CHICO SCIENCE
DATA TRANSMISSÃO: 04/09/2022 – domingo
HORÁRIO: 16 hs
@cc.ipiranga

Inaugurada em abril de 1991 (oficializada em 1992) e localizada em um espaço privilegiado no distrito do Sacomã, a Casa tem programação cultural variada com oficinas de formação, cursos, espetáculos de música e teatro, entre outros eventos. Chico Science (1966-1997): cantor e compositor brasileiro, um dos principais colaboradores do movimento manguebeat, na década do ano de 1990.
ENTREVISTA: Nina Oliveira

NINA OLIVEIRA – Cantora, compositora e multi-instrumentista da cidade Guarulhos, em São Paulo. Cursou o ensino médio no bairro paulistano da Penha (com os Empenhados) e começou cedo sua carreira como artista. Fenômeno na internet devido às visualizações do seu conteúdo online, é considerada uma das vozes mais fortes da sua geração.

10. CENTRO CULTURAL PENHA
DATA TRANSMISSÃO: 06/09/2022 – terça-feira
HORÁRIO: 20 hs
@ccpenha

Fundado em 2012, é composto pelo Espaço Cultural Mário Zan, Biblioteca José Paulo Paes, Teatro Martins Pena, Fablab, além de estúdios de gravação e salas para ensaios. Dedica-se a promover atividades artísticas e culturais envolvendo os cidadãos e a valorizar a história do bairro da Penha de França.

ENTREVISTA: Nina Oliveira

NINA OLIVEIRA – Cantora, compositora e multi-instrumentista da cidade Guarulhos, em São Paulo. Cursou o ensino médio no bairro paulistano da Penha (com os Empenhados) e começou cedo sua carreira como artista. Fenômeno na internet devido às visualizações do seu conteúdo online, é considerada uma das vozes mais fortes da sua geração.

CONTATOS PARA SHOWS:
Produtora INDEPENDENTLY
11 27682951 / 11 9 54316646
independently@outlook.com.br
www.independently.com.br/reidacocadapreta.html

Assessoria de Imprensa:
Paula Ramagem
(21) 99506-7999
👉Marcelo Del Rio e Os Empenhados 
 
Foto com a Banda e a kombi (com Bobo) – crédito Renato Grieco
Fotos com a Banda – crédito de Samantha Feijon

Continuar Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

News

“Você evita usar shorts por vergonha das pernas?”

Publicado

em

“Você evita usar shorts por vergonha das pernas?”
Muitas mulheres vivem esse dilema em silêncio. Olham no espelho, veem pernas inchadas, doloridas, cheias de irregularidades — e acreditam que é apenas “gordura localizada” ou “celulite difícil de tratar”. Mas, na verdade, pode ser lipedema, uma condição que vai muito além da estética e afeta profundamente a autoestima e o bem-estar.
O lipedema é uma doença crônica que causa o acúmulo anormal de gordura nas pernas e braços, provocando dor, inchaço e sensibilidade. O problema é que ele costuma ser confundido com sobrepeso ou má circulação — e, com isso, muitas mulheres passam anos tentando dietas e exercícios sem sucesso.


A boa notícia é que existem tratamentos eficazes, que devolvem leveza, harmonia corporal e confiança. Com uma abordagem integrativa, que associa recursos tecnológicos, bioestimulação e protocolos específicos, o Dr. Cleugo Porto tem transformado a vida de mulheres que voltaram a se reconhecer no espelho.
“Quando a paciente entende que não é culpa dela, que existe um diagnóstico e um tratamento, algo muda profundamente”, explica o Dr. Cleugo Porto. “O olhar volta a brilhar — e esse é o maior resultado que um médico pode ver.”


“Não é sobre vaidade. É sobre poder viver sem dor, sem vergonha, e com liberdade para vestir o que quiser.”
Se você sente que há algo errado no seu corpo e quer entender melhor o que está acontecendo, procure um especialista. Identificar o lipedema é o primeiro passo para recuperar sua autoestima e qualidade de vida.

Continuar Lendo

News

Educação inclusiva: PL sobre autismo avança no Congresso e destaca a formação de professores com base científica

Publicado

em

*Luciana Brites, Mestre e Doutoranda em Distúrbios do Desenvolvimento

 

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou, recentemente, o Projeto de Lei 2163/2025, de autoria da deputada Carla Dickson (UNIÃO/RN), relatado pela Comissão de educação e aprovado pelo deputado Diego Garcia (Republicanos/PR). A PL estabelece diretrizes para a formação continuada de professores da rede pública de ensino em práticas pedagógicas baseadas em evidências científicas. O foco central do projeto é o atendimento educacional especializado para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Trata-se de um marco importante para a educação inclusiva no Brasil, pois alinha a formação docente às melhores práticas comprovadas pela ciência. Será o fim dos achismos e uma vitória da ciência. Com isso, os pais e professores terão segurança de que as crianças terão acesso a metodologias que a ciência já comprovou que funcionam, garantindo resultados com mais eficácia e menos sofrimento no aprendizado.

 

Na prática, isso significa que os professores terão acesso a capacitações mais eficazes. Portanto, vão gerar resultados concretos na aprendizagem e no desenvolvimento dos estudantes. Logo, a lei garante inclusão de verdade e educação de qualidade ajudando os professores a possuírem ferramentas certas para desenvolver o pleno potencial de seus alunos em sala.

 

Formar educadores com base em evidências é essencial. Quando os professores recebem esse suporte, tornam-se mais preparados para compreender as dificuldades de cada criança e elaborar estratégias de ensino verdadeiramente inclusivas. Trata-se não apenas de aprimorar a prática docente, mas também de garantir direitos fundamentais aos estudantes com autismo.

Vale lembrar que os alunos atípicos ensinam muito aos professores, ajudando-os a se tornarem melhores profissionais. A inclusão possibilita que os docentes aprendam a ensinar todas as crianças, respeitando seus diferentes ritmos e formas de aprender. O grande desafio está justamente em entender como o aprendizado acontece para encontrar o melhor caminho de ensino para cada um.

 

Com a formação adequada, os estudantes terão mais oportunidades de aprendizagem significativa, acesso a práticas pedagógicas realmente eficazes e melhores condições para desenvolver todo o seu potencial.

 

O projeto segue em análise na Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência. A expectativa é que avance no Congresso, consolidando assim, um passo significativo para que a inclusão escolar seja feita com mais preparo, responsabilidade e respaldo científico.

 

Essa proposta gera mudança de paradigma na formação docente, pois reforça a ideia de que todo estudante tem direito a uma educação de qualidade. Esse é um grande avanço para a educação brasileira.

(*) Luciana Brites é CEO do Instituto NeuroSaber, psicopedagoga, psicomotricista, mestre e doutoranda em distúrbios do desenvolvimento pelo Mackenzie, palestrante e autora de livros sobre educação e transtornos de aprendizagem. Instituto NeuroSaber https://institutoneurosaber.com.br

Continuar Lendo

News

Roberta Miranda realiza ação social em hospital

Publicado

em

A semana começou para lá de especial para a cantora Roberta Miranda e seu mascote, Severino Miranda. Na tarde dessa segunda-feira (06/10), a artista e seu pet participaram de uma ação especial no Hospital Mário Covas (em Santo André, SP), realizando uma visita aos pacientes do centro oncológico.

Durante a visita, Roberta e Severino levaram afeto e sorrisos aos pacientes da área de oncologia infantil, com destaque para encontro com a garotinha Luiza, carinhosamente chamada de Lulu. Das mãos de Luiza, o simpático cãozinho da raça Lulu da Pomerânia foi oficialmente nomeado o novo Embaixador da ONG Alquimia Pet, que realiza Serviços Assistidos por Animais (SAA), com o objetivo promover o bem-estar físico, emocional e social de pessoas de todas as idades, por meio da conexão afetiva com os animais.

“Foi um momento muito especial. Essa visita marca a chegada do Severino como nosso Embaixador. Ele representa tudo o que acreditamos: o poder transformador do amor entre humanos e animais. Juntos, vamos levar mais afeto, cuidado e bem-estar para quem mais precisa, com a força da pet terapia”, comentam Camila Nunes E Ricardo Nunes, representantes da ONG.

Vale destacar que a ONG Alquimia Pet foi escolhida pela sertaneja para receber parte do valor obtido com as vendas das peças do bazar “Roberta Desapega, Severino Vest”, promovido por ela no mês de maio. Como Embaixador da instituição, Severino participará de visitas regulares à hospitais para visitar crianças em tratamento na luta contra o câncer.

Continuar Lendo

Destaque

Copyright © 2023 ocimar.com. Todos os direitos reservados.