CTO-C com troca de módulo é a solução ideal para construção de redes em linha
Atenta às discussões recentes sobre a regulamentação de espaço nos postes para infraestrutura de redes de telecom, a DPR Telecomunicações, indústria com 29 anos de mercado, oferece ao mercado um produto invador que promete ser a solução para os provedores na hora de construir redes em linha. Muitos municípios brasileiros têm editado leis que determinam a instalação de redes aéreas e subterrâneas de cabos de energia elétrica, telefonia e Internet em substituição às instalações nos postes e, para isso, no caso da infraestrutura para cordoalha, a CTO-C da DPR é a solução ideal – o Projeto de Lei 88/21 fixa o prazo de dez anos para que concessionárias de energia elétrica e telefonia, desde que ouvido o município responsável, troquem a instalação aérea existente em vias públicas por fiações subterrâneas.
Para ajudar neste processo, a CTO-C DPR tem capacidade para distribuir oito ou 16 assinantes, oferecendo ganho de produtividade e redução de custos, principalmente, neste cenário de novas legislações para o setor de telecom – a Claro, que se destaca no Brasil como a operadora com maior número de assinantes, já utiliza a solução de forma massiva em suas construções. “Estas novas leis que estão surgindo em todo o Brasil têm um forte impacto sob as empresas de infraestruturas de rede que trabalham com postes, cabos, fios e fibra óptica, bem como sob os prestadores de serviços dos setores de Internet, telecom, TV por assinatura e distribuidores de energia elétrica. Como uma empresa inovadora que oferece as melhores soluções ao mercado, a DPR lançou este produto que facilita, e muito, o trabalho dos provedores neste novo cenário”, explica Vander Stephanin, Vice-Presidente da DPR.

A Caixa Terminal Óptica para Cordoalha – CTO-C Modular DPR acomoda e protege emendas e divisores ópticos por fusão e conectorização em campo entre o cabo óptico de distribuição e os cabos dropes ópticos de terminação. Ela é composta por uma base com quatro travas articuladas, dois blocos de vedação para cabos e dropes ópticos, bandeja equipada com módulo cassete de distribuição, sistema de travas dropes e tampa com borrachas de vedação fixada à base por um sistema de dobradiças.
A CTO-C Modular DPR possui duas entradas individuais, permitindo a sangria ou terminação do cabo com intervalo de diâmetro de 5 a 15 mm, além de possuir quatro portas para derivação de cabos ópticos com intervalo de diâmetro entre 5 e 15 mm. O produto tem capacidade para distribuir oito ou 16 assinantes – para realizar a ampliação, basta substituir o módulo cassete. Seu sistema de vedação inovador com borrachas sobreinjetadas elimina a necessidade de troca de grummets ou o uso de estilete; a abordagem não apenas aumenta a segurança e a produtividade do colaborador como, também, garante uma vedação mais eficiente.
