Conecte-se conosco

Pautas Especiais

Eco Gaia Design de Interiores abre as portas para primeiro Sarau de poesias, lançamento de livro e abertura de exposição

Publicado

em

 

Marco Guayba lança ‘As Aves de Marienbad’ e Jérôme Poignard traz aquarelas em ‘Luzes’, dentro do espaço conceito que mistura cultura e sustentabilidade

 

A Eco Gaia Design de Interiores realiza o primeiro Sarau Eco Gaia, neste sábado (17), com curadoria e apresentação de Marco Guayba que, na ocasião, lança o livro ” As Aves de Marienbad”, pela editora Letras Virtuais. Do evento participam Chris Montes, Dilia Gouveia, Flaviana Pereira, Gisela Peçanha, Homero Amado, Lourdes Brazil, Manoela Fidalgo, Marilia da Mata, Marianey Klecz, Paulo Pereira, Pedro Garrido e Vovô Samuca, e todos que quiserem contribuir com uma poesia, uma música, um citação teatral, pois o microfone é livre.

Ao mesmo tempo, será aberta a exposição ‘Luzes’, com aquarelas de Jérôme Poignard, retratando paisagens urbanas, em uma mistura de cores e luzes, marca do artista. A mostra pode ser visitada até o dia 17 de julho, e as obras podem ser adquiridas.


A Eco Gaia é a representante do conceito de espaço saudável em tudo o que oferece, confirmando a excelência do trabalho de Anna Persia Bastos e proporcionando projetos e produtos criativos, sustentáveis, conscientes e exclusivos. Uma reunião de cultura e sustentabilidade em um só espaço. Tudo pensado para acolher a todos. Aromas, texturas, cores, sensações e arte. Cada cantinho da casa foi com foco em como as pessoas se sentiriam vivenciando cada pedacinho. Um local para se criar memórias afetivas e conviver com todas as vertentes da arte!

Sobre Jérôme Poinard

Jérôme Poignard é artista plástico, designer e ilustrador, francês da cidade de Fontainebleau e que, após muitas viagens, escolheu o Rio de Janeiro como fonte de grandes inspirações para suas pinturas e um bom lugar para viver. Pinta paisagens urbanas de Londres, Paris, EUA, São Paulo e Rio de Janeiro, na técnica da aquarela, ajudando a entender e a apreciar os espaços privilegiados de grandes cidades por onde já passou. Já realizou exposições em vários países como a da galeria Monsartstage (Piazza Navona), em Roma/Itália.

“Apreciar pinturas iluminadas sempre faz bem para o olhar e para a alma. Após o período de sombras, medo e confinados, sem poder viajar, é um alívio poder retornar aos espaços culturais e passear por temas universais, que nos colocam frente a frente com produções artísticas de boa qualidade. Além disso, nesta técnica, a espontaneidade e a rapidez na execução são importantes, uma vez que o pincel entrando em contato com a superfície do papel não há retorno para conserto”, explica Jérôme.

Sobre Marco Guayba

Marco Guayba é o nome artístico de Marco Antonio Guahyba Justo, ator, diretor de teatro, preparador de elenco, poeta, psicólogo (UFRJ) e Mestre em Letras (UFMG). Defendeu dissertação sobre o narrador em Machado de Assis. Lecionou teatro no Centro Cultural do CETEP – Barreto (FAETEC), em Niterói, onde também dirigiu peças de teatro com os alunos e fez assistência de direção para outros professores.

Em 2022, apresentou as palestras “A Atualidade de Oswald de Andrade – ou Oswald Ainda Se Faz Necessário”, “Oswald de Andrade e o Teatro de Ruptura” e “O Véu de Noiva da Serpente: a Sensualidade das Personagens de Nelson Rodrigues”, todas no Solar do Jambeiro; em 2023 apresentou, no mesmo espaço, a palestra “Pelé, o Rei do Futebol: o Poder da Representação Simbólica”.

Publicou os seguintes livros de poesia “Um Quarto Fora de Ordem”, “Opus”, “Um Quarto Fora de Ordem II” (Editora Leviatã) e “As Aves de Marienbad” (Editora Letras Virtuais). Divulgou também um Envelope de Poemas (artesanal) e vários cartões poéticos assim como poemas tendo como suporte diversas superfícies tais como azulejos, camisetas e outras. Participou de quatro Saraus das Águas Escondidas, dois no Solar do Jambeiro e dois na Câmara Municipal de Niterói (todos gravados). O mais recente (24 de maio de 2023) foi dedicado à poesia de Marco Guayba.

Dirigiu as peças de teatro “Medeia de Tal” (Eurípedes), “Apocalipse da Cor – Ou Como Enfiar um Elefante em uma Caixa de Fósforos” (vários autores), “Macbeth e Lady Macbeth” (Shakespeare), “Lusíada” (Fernando Pessoa, Camões, Bocage, José Régio e Sá-Carneiro) com música original de Fred Schneiter, “Blackout – III” (Marco Guayba). Em 2022, dirigiu “Caminhos de Zagorá”, de Carlos K. Couto, com Marisa Alvarenga, Nilson Nunes e Margarida Ferreira. Música Original de Carlos Chaves. Este espetáculo foi apresentado no Solar do Jambeiro e na Sala Nelson Pereira dos Santos, no Reserva Cultural, em Niterói.

Escreveu as seguintes peças de teatro: “Um Homem Célebre” (adaptação de conto do mesmo nome de Machado de Assis), “Infinito Contigo” e “Réquiem para um Poeta” (dedicado à memória de Fred Schneiter). Fez crítica de teatro e de cinema para o blog desconexaoleitura. Foram mais de 40 textos analisando filmes como “Quase Memória”, de Ruy Guerra, “Guerra Fria”, de Pawel Pawlikowski e “Pieces of a Woman”, de Kornél Mundruczó. Dirigiu esquetes, participou de curtas, trabalhou como ator e na preparação de elencos, estando presente em todas as formas de arte.

 

Serviço

 

. Sarau Eco Gaia / lançamento livro “As Aves de Marienbad”, de Marco Guayba

Curadoria e apresentação: Marco Guayba

. Abertura exposição “Luzes”, de Jérôme Poignard

Curadoria e assessoria de imprensa: Paula Ramagem

Data: 17 de junho de 2023

Horário: a partir das 16h

Local: Eco Gaia Design de Interiores

Rua Nossa Senhora Auxiliadora, 60 – Santa Rosa/Niterói – RJ

Instagram: @ecogaia.interiores @poijerome

Continuar Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pautas Especiais

Brunno Morais lança primeiras músicas do projeto Modo Resenha – Ao Vivo em Ribeirão Preto-SP

Publicado

em

O cantor sertanejo Brunno Morais acaba de disponibilizar, em seu novo canal no YouTube, as primeiras faixas do projeto “Modo Resenha – Ao Vivo em Ribeirão Preto-SP”. Gravado em clima intimista, o trabalho traz interpretações cheias de emoção e promete conquistar o público apaixonado pelo gênero.

Nesta estreia, Brunno apresenta os medleys dos sucessos: “Volta pra Mim / Um Degrau na Escada / Só Pensando em Você” e “Refém / Você Mudou / Só pro Meu Prazer”. O projeto também conta com participações especiais da agência Explosion Music, incluindo a dupla Augusto & Atílio, entre outros convidados que enriquecem ainda mais o repertório.

A estreia do novo canal de Brunno Morais no YouTube e o lançamento das duas músicas estão entre as primeiras novidades da nova fase da carreira do artista, que já soma mais de 20 anos de estrada.

Após se destacar na dupla Bruno & Gaspar com sucessos como “Meu Sorriso é Você” e “Posso Ficar Sem Você”, o sertanejo inicia agora sua trajetória solo. Natural do interior de São Paulo, ele apresenta o DVD Simplesmente Brunno, gravado em Delta (MG), marcando uma nova fase de liberdade criativa e expansão artística.

Confira aqui: https://www.youtube.com/@Brunno.cantor

Continuar Lendo

Pautas Especiais

Juliana Lima encerra setembro com participação especial no programa “Viva a Vida” ao lado de Caju e Castanha e Roseli Fulaneto

Publicado

em

Cantora também deu um spoiler de sua parceria inédita com Frank Aguiar

A cantora Juliana Lima encerrou o mês de setembro em grande estilo com uma participação marcante no programa “Viva a Vida”, exibido pela Rede Vida. A atração, comandada por Dalcides Biscalquin, é reconhecida pelo espaço que oferece à música brasileira e ao talento de artistas consagrados e novos nomes, consolidando-se como um sucesso de audiência. O programa vai ao ar todas as terças-feiras, com reprise aos domingos.

Na edição que contou com Juliana, a noite foi de celebração musical. Ao lado da dupla Caju e Castanha e da cantora Roseli Fulaneto, Juliana apresentou faixas de seu novo álbum “Filha do Vento”, além de interpretar sucessos consagrados da música brasileira, incluindo clássicos do sertanejo.

Entre as surpresas, Juliana deu um spoiler exclusivo sobre o lançamento de uma música inédita que gravou recentemente ao lado de Frank Aguiar. Ela interpretou “De Tardezinha”, deixando o público na expectativa para a novidade que chega nas plataformas a partir de novembro.

O programa também abriu espaço para o jovem e talentoso Guilherme Viola, que aos 12 anos mostrou disciplina, carisma e muito talento, conquistando a plateia e sendo apontado como um futuro violeiro de mão cheia.

A artista destacou a importância desse momento em sua trajetória. “Foi uma noite incrível e uma participação muito especial, que fechou setembro com chave de ouro. Sou muito grata ao Dalcides, à equipe do programa e a todos que nos acompanharam de casa”, disse Juliana.

O programa “Viva a Vida tem se firmado como um espaço de valorização da cultura e da diversidade musical, promovendo encontros que emocionam o público e reforçam a força da música brasileira na televisão.

Continuar Lendo

Pautas Especiais

“Upcycled Factory’ é a primeira individual do artista EZO, reconhecido por transformar materiais descartados em arte e mostrar o cotidiano dos subúrbios do Rio

Publicado

em

 

“Upcycled Factory’ é a primeira exposição individual do artista EZO, em Nova York, reconhecido por transformar materiais descartados em potentes comentários sociais e poesia visual, com curadoria de Alcinda Saphira e co-curadoria Mariana Bahia, na Galeria Saphira & Ventura. O lixo urbano atravessa o Atlântico e renasce nas mãos do artista visual contemporâneo EZO, natural de Nilópolis, subúrbio do Rio de Janeiro.

“O trabalho de EZO se alinha perfeitamente à visão contemporânea da galeria, abordando temas como vida urbana, identidade e cultura de rua. Sua estética – que mescla objetos descartados e a realidade cotidiana dos subúrbios do Rio – oferece uma perspectiva nova e inovadora”, observa Alcinda Saphira, curadora da Galeria Saphira & Ventura.

A escolha de apresentar o trabalho de Ezo em Nova York reflete uma valorização do talento dele, que emerge de contextos culturais específicos, uma geometria elegante e trabalha com cores vibrantes mas que possuem uma ressonância universal. Este momento é importante para destacar a diversidade de vozes na arte contemporânea, especialmente aquelas oriundas do subúrbio carioca, que muitas vezes permanecem à margem dos circuitos tradicionais. Além disso, a galeria busca fortalecer a troca cultural entre o Brasil e Nova York, promovendo um diálogo entre diferentes realidades urbanas e culturais.

O público de Nova York, com sua vasta experiência em narrativas urbanas e culturais diversas, se identifica com o trabalho de Ezo ao reconhecer elementos universais de urbanidade, resistência e identidade.

A estética e as histórias transmitidas por Ezo refletem experiências comuns às cidades globais—como a busca por expressão, pertencimento e transformação social—mesmo que suas referências específicas sejam do subúrbio carioca. Assim, seu trabalho serve como uma ponte que conecta diferentes realidades urbanas, promovendo empatia e compreensão.

A galeria identifica em EZO uma voz autêntica, com relevância global e potencial de diálogo entre comunidades urbanas distintas. O momento atual da cena de Nova York valoriza perspectivas de periferia, imaginação urbana e crítica social, tornando a exposição de EZO particularmente oportuna para ampliar a pluralidade de vozes na programação.

A exposição acontece de 01 a 15 de outubro, com abertura no dia 02, das 18h às 20h. Entre os dias 19 e 30 de setembro, ocorre a residência imersiva do artista, na Saphira & Ventura. No dia 9, Ezo se encontra com o jornalista e crítico Peter Ortega, que vai falar sobre o trabalho do artista, com a presença de outros curadores e artistas, público e imprensa.

Sobre Ezo

Ezo reescreve o que foi descartado. CDs, discos de vinil, disc lasers e toldos, reaparecem como superfícies de cor e textura, revelando camadas de memória urbana. Sua prática do reuso transforma precariedade em potência, crítica em beleza, gesto político em poética visual. O que a cidade abandona, o artista reconfigura como narrativa e corpo, devolvendo à matéria um sentido de permanência.

Aqui, o público é convidado a ver de perto as cicatrizes dos materiais, fragmentos que se tornam imagem, resíduos que se tornam futuro. Uma estética de sobrevivência que insiste em criar beleza.

Instagram: @ezo_art_,

Serviço

Exposição: Upcycled Factory

Artista: Ezo

Curadoria: Alcinda Saphira ( NY)

Co=curadoria: Mariana Bahia

Produção: Mariana Lemos

Período exposição: 01 a 15 de outubro

Abertura : 2 de outubro, das 18h às 20h

Residência imersiva: 19 a 30 de setembro

Dia 9 de outubro

Encontro com o Crítico e jornalista Peter Ortega: 09 de outubro

Local: Saphira Ventura Gallery

4W 43rd St , 4th FL, New York, NY-10036

RSVP info@artSVgallery.com

Assessoria de Imprensa: Paula Ramagem

Instagram: @saphiraventuragallery

Continuar Lendo

Destaque

Copyright © 2023 ocimar.com. Todos os direitos reservados.