Conecte-se conosco

Entretenimento

Conheça as composições de Pat Barreto

Publicado

em


PAT BARRETO

EP “DESCOBERTA”

A advogada que se descobriu compositora

Com seu primeiro EP, Pat Barreto mostra suas boas composições e desfruta da liberdade de não depender da música para pagar as contas

A culpa é do Kayky. A bem-sucedida advogada Pat Barreto tem um afeto tão grande por seu afilhado de nove anos de idade que resolveu fazer uma homenagem musical a ele. Dessa forma, nascia uma canção, “Kayky”, que a paulistana resolveu gravar com acompanhamento profissional para poder mostrar ao homenageado. Ele adorou.

A experiência em estúdio teve um impacto tão positivo em Pat que ficou claro para ela que algo muito especial estava se iniciando em sua vida. Nascia uma compositora, cuja fornada inicial de cinco belas canções está registrada em “Descoberta”, EP já disponível no Spotify e Youtube.

As músicas têm como parceiro o músico Claudio Olliver, que é professor de violão e de canto. “Eu levo cada esboço de canção para ele, que me ajuda a construir, a montar cada música”, explica.

Seu primeiro lançamento oficial em 2019, que antecede o EP Descoberta foi o single com a canção Inocência, que de forma moderna e sensível descreve sobre a delicadeza do primeiro amor.

As influências em seu trabalho são diversas, e Pat cita, entre outros, artistas como Alejandro Sanz, George Benson, Sade, Cher, Dionne Warwick, João Bosco, Marina Lima e Emílio Santiago. “Gosto muito de pop latino, e ouço de tudo, de música cubana a orquestras sinfônicas”.

O método que Pat usa para escrever as suas letras guarda semelhanças com uma de suas atribuições profissionais na advocacia:

“Penso em uma música como se fosse uma petição no Direito, com começo, meio e fim, nada fica no ar. São histórias de outras pessoas, as minhas próprias e também aquelas que imagino”.

Embora tenha uma voz agradável e que se adequa perfeitamente ao estilo musical que desenvolve, Pat tem como objetivo ver suas canções serem gravadas por outros intérpretes. Aliás, ela pretende se manter firme e forte em sua profissão, na área empresarial e cível.

“Não penso em largar o Direito para me dedicar exclusivamente à música, e sim dar vasão a um lado meu que estava de certa forma escondido. O título do EP, “Descoberta”, tem a ver com isso, é algo inusitado, que para muitos que me conhecem veio do nada”.

O fato de não depender da música em termos financeiros joga a seu favor. “Isso me dá total liberdade para compor sem a pressão por resultados comerciais. Quero me divertir, e até me disponho a compor por encomenda para outros intérpretes”.

As músicas de DESCOBERTA:

“Kayky”- Com uma deliciosa levada r&b, Pat aproveitou a sonoridade do nome do afilhado para criar o refrão “eu caí de amor”.

“Tempo Rápido em Sol”- Canção que tem um pé nos ritmos baianos, com direito a com sopros e muito suingue.

“Me Leve na Mala”- Pat curte muito viajar, e veio daí a inspiração para criar essa canção de título inusitado e chamativo, com elementos de r&b, música eletrônica e até um pouco de psicodelia no meio.

“Vermelho Jasmim”- Inspirada no estilo de João Bosco, é uma balada com levada latina. Pat fez a letra inspirada na experiência de uma amiga, e consegue imaginar essa faixa em uma trilha de novela de TV.

“Sem Palavras”- Aparece em duas versões, uma em português e a outra em inglês, com o título “Speechless”. Na letra, cita George Benson, uma de suas influências, em um clima r&b sensual.

Fabian Chacur é jornalista, crítico e pesquisador musical

Link para “Descoberta” no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=nAFx1cXhqTI&t=1072s

Site oficial: https://www.patbarreto.com.br/

PAT BARRETO

Biografia

Embora possa surpreender quem a acompanha no mundo do Direito, a ligação de Patricia Barreto Gavronski com a música vem de há muito. Paulistana e nascida no dia 22 de novembro de 1969, ela pediu para a mãe (com quem compartilha a data de aniversário) matriculá-la em um curso de violão quando tinha apenas sete anos de idade.

Na adolescência, foi a vez de se dedicar ao balé. Quando entrou em sua primeira faculdade (ela também é formada em marketing), vivíamos a explosão da lambada e de outros ritmos dançantes de origem africana e latina, e ela mergulhou de cabeça nisso, dançando e dando aulas.

Depois, o surgimento das plataformas digitais de música se mostrou extremamente favorável ao prazer em ampliar seus conhecimentos musicais. “Tive a oportunidade de ouvir músicas de todas as partes do mundo, você percebe estilos diferentes, nuances”, reflete.

Seu envolvimento profissional com o Direito nunca a desviou por completo da música, e em determinado momento, Pat decidiu voltar a ter aulas de violão. E o professor Claudio Olliver, que também ensina canto, se mostrou o parceiro ideal para que sua veia como compositora viesse à tona, inicialmente para homenagear o afilhado Kayky.

A segunda cria da parceria, “Inocência”, foi gravada em formato acústico (vozes, violão e percussão) e chegou a ser tocada em uma rádio em Minas Gerais. Ficava claro para Pat que estava aberto um novo caminho em sua vida.

O EP “Descoberta” é o primeiro trabalho completo lançado pela cantora e compositora paulistana, e contou com a produção de Daniel Conti. “Aprendi com ele na prática, gravar esse EP foi uma escola. Opinei em tudo, construímos juntos, adorei esse aprendizado”.

Link para “Descoberta” no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=nAFx1cXhqTI&t=1072s

Site oficial: https://www.patbarreto.com.br/

Continuar Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entretenimento

Francisco Galvão encerra gravações do curta que integra a antologia “Apenas Mais Umas de Amor”

Publicado

em

Com apenas 11 anos, o ator acaba de encerrar as gravações de “Chico Maravilha”, uma das histórias que farão parte da antologia “Apenas Mais Umas de Amor” que chega aos cinemas em 2026; este é seu terceiro trabalho para a telona gravado este ano, sendo o segundo como protagonista

O jovem ator Francisco Galvão, de apenas 11 anos de idade, acaba de concluir as gravações do curta “Chico Maravilha”, uma das histórias que farão parte da antologia “Apenas Mais Umas de Amor”. A direção é de Rodrigo Fernandes, mais conhecido como Jacaré Banguela, e o elenco conta ainda com a participação de Raquel Real, Osmar Campbell e Mari Campolongo. O longa que traz uma coleção de histórias será lançado em 2026 pela Pandora Filmes.

Francisco Galvão entre o elenco e equipe do curta “Chico Maravilha”
Foto: Divulgação

A produção aposta em um formato inovador: uma comédia romântica antológica, composta por curtas interligados por um mesmo fio condutor, o anúncio de músicas feito por um locutor de rádio em crise amorosa. A cada faixa tocada, uma nova história se desenrola, explorando diferentes estilos, formas e tons de amor. Cada curta é dirigido por um cineasta convidado.

Esse mosaico afetivo que transita entre o cômico e o dramático, “Apenas Mais Umas de Amor” promete emocionar e divertir, celebrando o amor em todas as suas formas das relações improváveis às transformadoras.

Um ano marcante para uma jovem carreira

O ano de 2025 marca um momento decisivo na trajetória de Francisco Galvão, com passos gigantes em sua carreira cinematográfica. Já conta com outros dois filmes gravados para o cinema, em um deles fez sua estreia como protagonista. “O Gênio do Crime” é uma adaptação cinematográfica do best-seller de João Carlos Marinho, um clássico da literatura infantojuvenil brasileira lançado em 1969, que já soma mais de um milhão de exemplares vendidos em 62 edições.

Francisco Galvão no set de filmagem do curta “Chico Maravilha”
Foto: Divulgação

Embora “O Gênio do Crime” seja sua primeira vez como protagonista no cinema, esta não é a única produção em que ele será visto em breve nas telonas. Ele também integra o elenco da comédia “Álibi”, com Leandro Hassum e Maurício Destri.

Além de dois papeis de protagonista em três produções para o cinema, uma participação sua em uma série também ganhou destaque este ano. A série “Luz”, primeira produção infantojuvenil brasileira da Netflix, está indicada ao Emmy Internacional 2025 na categoria “Kids: Live Action”. O protagonismo é compartilhado por três jovens talentos, Francisco Galvão (Joca), Marianna Santos (Luz) e Mari Campolongo (Sabina), que dividem a cena como o trio central da narrativa.

Francisco Galvão: https://www.instagram.com/franciscogalvaoator/

Continuar Lendo

Entretenimento

Exkil integra o Headbangers Night ao lado de TierraMystica e Cova Rasa no La Iglesia/SP

Publicado

em

Evento independente celebra a força do metal nacional e os 12 anos do portal Mundo Metal no dia 7 de dezembro, no La Iglesia, em São Paulo

O underground brasileiro é reconhecido mundialmente por sua diversidade, autenticidade e paixão. E é justamente dessa união de forças que nasce o Headbangers Night, evento que promete ser um marco para a cena pesada nacional. No próximo dia 7 de dezembro, o La Iglesia, em São Paulo, receberá TierraMysticaCova Rasa e Exkil — três nomes de peso do metal brasileiro — em uma noite de celebração, resistência e independência.

Sem produtores, sem patrocínios e sem intermediários, o Headbangers Night foi idealizado e produzido pelas próprias bandas, que decidiram unir esforços para criar um formato sustentável e direto, no qual o foco principal é a música. A iniciativa também marca o aniversário de 12 anos do portal Mundo Metal, parceiro e apoiador de longa data dos artistas envolvidos.

Ingressos online:

https://101tickets.com.br/events/details/Headbangers-Night

Entre os destaques do evento está a Exkil, banda de Thrash Metal de Piracicaba/SP, que vem se consolidando como uma das grandes apostas do cenário contemporâneo. Formada por Daniel Ferrante (vocal e guitarra), Gabriel Bunho (guitarra), Evandro Tapia (baixo) e Evandro Kandalaft (bateria), a Exkil traz na bagagem seu excelente e mais recente álbum “Violence Prevails”, lançado em julho deste ano.

Ouça “Violence Prevails” em:

https://onerpm.link/341171403066

Gravado, mixado e masterizado por Franco Torrezan no Casarão Music Studio, o álbum traz 11 faixas que transitam entre crítica social e agressividade sonora, com riffs cortantes, vocais intensos e bateria precisa. A arte de capa, criada por Douglas Alves, simboliza a corrupção e a decadência moral através da imagem da estátua da Justiça sendo sufocada por uma serpente — metáfora poderosa para o conceito do álbum, cujo repertório aborda temas profundos e atuais como o impacto psicológico da guerra, fake news, vícios, narcisismo destrutivo e a justiça implacável.

Faixas como “Drive You Nuts”“Violence Prevails”“Reckoning” e “Titans Rising” — esta última com a participação especial de Marcello Pompeu (Korzus) — reafirmam o vigor e a maturidade da banda, evidenciando sua postura autoral e sua proposta de resistência. “Não fazemos apenas música — colocamos nossas visões, dores e questionamentos em cada nota. É sobre ser verdadeiro e causar impacto”, declara a banda que já teve destaque na última feira Conecta+Music e em programas de rádio como Pegadas de Andreas Kisser, na 89FM.

Antes do Headbangers Night, a Exkil se apresentará no festival Metalbaté II, que acontece no Dona Bier, em Taubaté/SP, no dia 9 de novembro, a partir das 15h. O evento também contará com as bandas RägeRottenblotRhegiaCarcere, além da participação especial de Marcelo Pompeu (vocalista do Korzus). Os ingressos estão disponíveis no site donabier.com.br.

Sobre as outras bandas:

Cova Rasa leva o Heavy Metal tradicional a um novo patamar, misturando influências sombrias e letras inspiradas em terror, lendas urbanas e histórias macabras. Formada em 2016 por Jayme Danko e Collins Freitas, a banda acaba de lançar “Another Time” (2025), seu terceiro e mais ambicioso álbum — uma jornada intensa e obscura que mostra a maturidade e o poder do quinteto. E não para por aí: o Cova Rasa já está preparando novos materiais e uma série de shows para divulgar o disco!

TierraMystica está de volta em grande estilo após 12 anos com “Trinity”, seu terceiro álbum de estúdio — sucessor de “A New Horizon” (2010) e “Heirs Of The Sun” (2013). O novo trabalho consolida a fusão poderosa entre o Power Metal e o Folk latino-americano, marca registrada do grupo. O TierraMystica mergulha no simbolismo da trilogia, explorando o conceito de unidade e espiritualidade presente em diversas culturas pré-colombianas. Um retorno grandioso e inspirador que promete emocionar e incendiar os palcos!

Mais do que apenas um show, o Headbangers Night nasce do desejo real de fazer diferente. É um manifesto de união, independência e amor pelo metal, criado por quem vive a cena e acredita na força que ela tem quando bandas e público caminham lado a lado para mantê-la viva.

SERVIÇO – HEADBANGERS NIGHT

Bandas: TierraMystica, Cova Rasa e Exkil

Data: 7 de dezembro de 2025 (domingo)

Horário: A partir das 18h

Local: La Iglesia – Rua Lisboa, 445, Pinheiros – São Paulo/SP (próximo ao Metrô Clínicas)

Ingressos: R$ 30 (antecipado) / R$ 40 (na porta)

Venda online: https://101tickets.com.br/events/details/Headbangers-Night

EXKIL nas redes:

Instagram/Facebook/Twitter/X/TikTok: @exkilmetal

YouTube: @exkil

Continuar Lendo

Entretenimento

1ª Churrasco & Modão agita a cidade de Hortolândia com grandes shows

Publicado

em

A cidade de Hortolândia, interior do Estado de São Paulo, se prepara para receber no dia 09 de novembro o 1ª Churrasco & Modão. O evento vai trazer quatro grandes shows no Espaço Blue Eventos, a partir das 13h. Luiz Miguel & Daniel, Luccas Fernandes, Elaine Mendonça e Dezza irão cantar grandes clássicos da música sertaneja para embalar o público presente. A realização do evento é do Chicão Shows e Rick Dias Produções.

Vale lembrar que a festa vai contar com Open Churras das 13h às 16h, com os melhores cortes e proteínas como picanha, poledy pork, bristek, contra filé, linguiça, frango e pão de alho. O churrasco vai ficar por conta do Dom Roasters. Para mais informações sobre o evento, através do telefone (19) 9 9998 6633.

Entre os artistas que irão se apresentar, além das pratas da casa, Elaine Mendonça e Dezza que vem se apresentando nas principais casas de shows da região, vale destacar o cantor Luccas Fernandes, nascido e criado na periferia de Campinas/SP, trilhou um caminho na igreja evangélica, se dedicou por metade da vida ao gospel e ao ofício de pastor e, só aos 30 anos, foi apresentado de verdade ao estilo musical, tão popular no Brasil.

Luccas Fernandes gravou os DVDs “Meu Mundo”, com participação de Guilherme & Benuto e Alexandre Pires, e “Memórias Acústico”, para resgatar clássicos de várias gerações do gênero. Realizou vários shows pelo o Brasil, como, por exemplo, aberturas para o espetáculo “Cabaré”, com Leonardo & Bruno e Marrone.

Considerada uma das duplas mais afinadas e queridas do Brasil, Luiz Miguel & Daniel são figuras carimbadas nos principais palcos do Brasil e estão trabalhando a divulgação da música “Pensamento nada a ver”. A canção, que contou com a participação da dupla Guilherme & Benuto, faz parte do “DVD Luiz Miguel & Daniel Ao Vivo em Campinas”, já está disponível em todas as plataformas de distribuição digital.

Intitulado “Luiz Miguel & Daniel Ao Vivo em Campinas”, o projeto contou com a participação de Guilherme & Benuto e do Sem ReZnha, além de Sereno, pai da dupla. Vale destacar as releituras de músicas autorais como “O que já era meu” e o pot-pourri “Tem cachaceiro aí” / “Us mininu tão chegando”.

SERVIÇO
Evento: 1ª Churrasco & Modão – Shows Luiz Miguel & Daniel, Luccas Fernandes, Elaine Mendonça e Dezza
Data: 09 de novembro
Horário do show: 13h
Local: Espaço Blue Eventos – Rua Werner Habig, 175 – Chácaras Luzitana – Hortolândia/SP.
Mais informações: (19) 9 9998 6633.

Continuar Lendo

Destaque

Copyright © 2023 ocimar.com. Todos os direitos reservados.