Conecte-se conosco

News

Bernardo Sá Earp abre a exposição “A Invenção de Si”, no próximo dia 23 (quinta), com curadoria de Cota Azevedo, no Centro Cultural Correios RJ.

Publicado

em

 

O artista traz cerca de 40 obras, entre desenhos, pinturas e esculturas, resultado dos mais de 10 anos de atividade nas artes visuais.

 

O artista Bernardo Sá Earp abre a exposição “A Invenção de Si”, no próximo dia 23 (quinta), com curadoria de Cota Azevedo, no Centro Cultural Correios RJ, trazendo trabalhos de desenho, pintura e escultura, totalizando cerca de 40 obras, construídas ao longo dos seus mais de 10 anos de atividade nas artes visuais.

Ao que se refere a sua linguagem poética pode-se apontar para expressividade e para crítica social contemporânea.
Cores latentes, personagens fantasmas e cenas do cotidiano são presenças marcantes na composição das obras desta mostra, que pretende reverberar os campos de forças que podem haver em trabalhos artísticos que fogem da estética funcionalista contemporânea. A exposição busca falar do existencialismo humano e de como a arte é pulsão da vida e vice-versa.
A ideia da liberdade criativa da “A invenção de Si” pode ser percebida desde da escolha da paleta de cor ao traço desconstruído da imagem. O que se poderá observar no conjunto exibido, ainda, será uma dinâmica discursiva filosófica inquietante e que tensiona o conceito: O que é o SER arte?


A exposição pode ser visitada entre os dias 24 de novembro e 20 de janeiro, na sala B (2º andar), de terça a sábado, das 12h às 19h.

Sobre Bernardo Sá Earp

Bernardo Sá Earp, Petrópolis, RJ, 1983
Artista visual e escritor, residente da cidade do Rio de Janeiro. Trabalha com uma linguagem poética expressiva. As questões existenciais humanas aliadas aos temas sócio-políticos são assuntos centrais em suas obras. Influenciado pelo movimento Fluxos, dos anos 60, passa a usar a pop–arte também como referencial criativo. Bernardo busca explorar a questão da violência existencial advinda da tomada de consciência da própria finitude, que se traduz na “brutalidade” de suas obras — pinturas, esculturas, objetos — expressando o caráter trágico de uma existência baseada no “absurdo”. Utiliza o gesto, cores marcantes, figuras humanas em situações cotidianas mais mundanas.

Possui formação em filosofia contemporânea pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, (PUC-RIO), 2010. Entre os anos 2011 a 2021, fez cursos de pintura, esculturas, desenho de modelo vivo, photoshop, crítica, história e teoria da arte, na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, no EAV– RJ. Em 2018 começou a estudar literatura, na PUC – RIO; e ingressou na pós-graduação do departamento de letras, no curso “Formação do Escritor”. Já em 2016 e 2017, ingressou no grupo de formação de artistas da Casa França-Brasil. A partir de 2014 participa de exposições de artes visuais coletivas no cenário nacional, publica crônicas e contos em coletâneas e jornais. Atualmente se dedica à pintura, à escrita literária e ao estudo da música. Cursou a especialização “Formação do Escritor”, de dois anos na PUC-RIO, e atualmente colabora como cronista mensal na revista digital Escritor Brasileiro ( https://escritorbrasileiro.com.br/author/bernardo-sa/)”.

Exposições

• Coletiva “Múltiplo Olhar”, Sala Djanira, CEPERJ. Rio de Janeiro, Maio
2014;
• Coletiva “Pocket Collection”, Galeria Monique Paton, Rio de Janeiro,
Abril, 2015;
• Coletiva “ArtRua”, Rio de Janeiro, Setembro, 2015;
• Coletiva “Papel ao Cubo”, Helsinque, 2015;
• Coletiva “Papel ao Cubo”, Osaka, 2015;
• Coletiva “Olho Nu”, Galeria Modernista, 2015, ( Curadoria: Gianguido
Bonfanti);
• Coletiva “Composições”, 2015-2016, Hostel Contemporâneo. (Curadoria:
Isabel Portella);
• Coletiva “Eixo Arte Contemporânea”, Galeria Eixo Arte Contemporânea
Abril, 2016;
• Coletiva “Eixo Arte Contemporânea”, Galeria Eixo Arte Contemporânea
Outubro, 2016;
• Coletiva “Coletivo Das Neo-Neo”, Proarte seminários de música,
Outubro 2016;
• Coletiva “Eixo Arte Contemporânea”, Galeria Eixo Arte Contemporânea
Março, 2017;
• Coletiva “Imersões”, Casa França-Brasil, Março 2017;
• Coletiva “Para Todos”, Galeria Carpintaria, Agosto 2017;
• Coletiva “Eixo Arte Contemporânea”, Galeria Eixo Arte Contemporânea,
Março 2018;
• Coletiva “Bandeiras”, Galeria de Arte “Paulo Branquinho”, Julho, 2018
• Coletiva “exposição [-]é[+]”, Galeria de arte “Paulo Branquinho”,
Dezembro, 2018;
• Coletiva “Parque #9”, Galeria de Arte “Casa do Paulo Branquinho”,
Agosto, 2019;
• Coletiva “Ocupaçãp Rua Moraes e Vale”( Curadoria Paulo Branquinho),
Dezembro, 2019;
• Coletiva “MuvucAto Vem de Dentro”, “Olugar Arte Contemporânea”,
Dezembro, 2019 ;
• Coletiva “Exposição de Final de Ano”, EAV, Dezembro, 2019.

“A arte contemporânea é minha forma de pensamento, uma expressão sensorial que transcende palavras. Em minhas pinturas figurativas, busco desvendar a “Questão do Ser”, inspirado por Heidegger. No momento da criação, encontro plenitude, harmonizando luzes e sombras em corpos nus. Quando uma obra se completa, ela ganha vida própria, deixando de ser minha e tornando-se uma experiência pública, onde meu pensamento se entrelaça com o espectador. Pintar é minha jornada para o desvelamento do Ser, uma busca incessante que me impulsiona artisticamente”, diz Bernardo.

Sobre a curadora Cota Azevedo

Curadora independente, comunicóloga crítica, produtora e artista transdisciplinar. Possui formação de pós-graduação em Curadoria, Museologia e Gestão de Produção, bem como em História da Arte, pela Universidade Estácio de Sá (RJ). É também pós-graduada em Psicanálise e em Psicologia pela Faculdade Metropolitana (RJ). Atua, desde 2021, como produtora e curadora em artes, planejando e executando exposições tanto individuais como coletivas. Como comunicadora, obteve a sua formação em Jornalismo no Centro Universitário Newton Paiva (BH), em 2009, e, desde então, tem produzido textos críticos para diferentes meios de comunicação e desenvolvendo projetos no setor.

“Nesta exposição, explora-se o existencialismo humano, revelando como a arte é uma pulsão vital, intrinsecamente ligada à essência da vida. Sob o tema “A Invenção de Si”, convido o público a contemplar a liberdade criativa manifestada na escolha da paleta de cores e no traço desconstruído das imagens. Ao observar este conjunto, somos instigados por uma dinâmica discursiva filosófica que nos leva a questionar: o que verdadeiramente significa SER arte? Cada obra exposta reflete a profunda ponderação do artista sobre essa questão essencial. Nas obras, há uma interação fascinante entre cores latentes, personagens fantasmáticos e cenas do cotidiano. Esses elementos não apenas adornam as telas, mas também um diálogo sobre os campos de forças artísticas e a estética contemporânea”, explica Cota.

Serviço

Exposição: “A Invenção de Si”
Artista: Bernardo Sá Earp
Curadoria: Cota Azevedo
Abertura: 23 de novembro de 2023 às 15h
Visitação: 24 de novembro de 2023 a 20 de janeiro de 2024
De terça a sábado, das 12h às 19h
Local: Centro Cultural Correios RJ – 2º andar – sala B
Rua Visconde de Itaboraí, 20 – 20010-976 – Rio de Janeiro – RJ
Censura Livre
Gratuito
Apoio: Centro Cultural Correios RJ
Assessoria de Imprensa: Paula Ramagem
Público alvo: O projeto pretende atingir estudantes, professores, artistas, críticos, visitantes do espaço cultural, frequentadores do Centro do Rio e público em geral de faixa etária, nível socioeconômico e cultural diferenciados.
Como chegar: metrô (descer na estação Uruguaiana, saída em direção a Rua da Alfândega); ônibus (saltar em pontos próximos da Rua Primeiro de Março, da Praça XV ou Candelária); barcas (Terminal Praça XV); VLT (saltar na Av. Rio Branco/Uruguaiana ou Praça XV); trem (saltar na estação Central e pegar VLT até a AV. Rio Branco/Uruguaiana).
Informações: (21) 2253-1580 / E-mail: centroculturalrj@correios.com.br
A unidade conta com acesso para pessoas cadeirantes

Continuar Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

News

Naiá Camargo lança “Refém” e apresenta nova fase emocional em sua trajetória musical

Publicado

em

A  faixa aborda as reviravoltas do amor com intensidade, humor e brasilidades

A cantora, compositora e performer Naiá Camargo lança  o single “Refém”, terceira faixa do seu projeto autoral que mergulha nas diversas camadas da experiência feminina.

Com letra intensa e interpretação visceral, “Refém” apresenta uma mulher que, depois de acreditar que conseguiria se manter imune aos sentimentos, é surpreendida pelo próprio coração. “Eu achei que ia ficar sozinha, me guardando pra ninguém… mas insisti, me apaixonei e virei refém”, conta Naiá, entre risos. A faixa traz versos marcantes como “Hoje a refém sou eu… e agora? Esse amor que me machuca, me tortura!”, revelando que nem sempre há remédio que cure um amor avassalador.

“Essa música representa aquele plot twist emocional que muitas de nós vivemos. Você se jura imune, independente, forte… até que aparece alguém que bagunça tudo. E aí não tem volta”, brinca a artista.

Com composição de Donatto, “Refém” faz parte de um projeto que até o fim de 2025 reunirá cinco faixas autorais, cada uma representando um estágio do processo de amadurecimento de Naiá — da liberdade à entrega emocional. A sonoridade mistura pop com brasilidades, mantendo a autenticidade que marca sua trajetória.

Nascida em São Paulo e com ligação profunda com a arte desde a infância, Naiá Camargo é um dos nomes mais plurais da nova música brasileira, transitando entre MPB, afrobeats, pop, brega, samba e beats eletrônicos. Além da música, Naiá também é fundadora do MBora Bar, espaço cultural que movimenta a cena independente paulistana. Em outubro, ela realiza a 8ª edição do MBora Fest e lança o 1º Prêmio MBora de Música, reforçando seu compromisso com a arte e a cena autoral.

🎧 “Refém” está disponível em todas as plataformas:

👉 Faça o pré-save: Pré Save – Refém

Instagram: @naiacanta

TikTok: @naiacanta

YouTube: NaiaCanta

Spotify: Naiá Camargo

Continuar Lendo

News

Bryan Adams traz ao Brasil a turnê Roll With The Punches

Publicado

em

A venda de ingressos começará em 4 de novembro

Com mais de quatro décadas de carreira e sucessos que marcaram gerações, Bryan Adams retorna ao Brasil em março de 2026 para quatro apresentações da Roll With The Punches Tour. Com produção da Mercury Concerts, os shows serão nos dias 6 de março (sexta-feira) no Qualistage Rio de Janeiro; 7 de março (sábado) na Vibra São Paulo; 9 de março (segunda-feira) no Live Curitiba, em Curitiba; e no dia 11 de março (quarta-feira) no Auditório Araújo Vianna, em Porto Alegre. As vendas de ingressos começarão em 4 de novembro, às 10h, por meio do site www.eventim.com.br/bryanadams (em breve serão divulgadas as informações de Curitiba e Porto Alegre).

 

Será uma oportunidade incrível para sentir, ao vivo, a energia e o talento de um dos maiores ícones do rock – um show imprescindível para todas as gerações. Reconhecido mundialmente por sua voz inconfundível e por hits como “(Everything I Do) I Do It For You”“Heaven” e “Summer of ’69”, o cantor e compositor canadense alcançou o topo das paradas em mais de 40 países, nas décadas de 80 e 90; e recebeu inúmeros prêmios, incluindo um Grammy, American Music Awards, além de três indicações ao Oscar e cinco ao Globo de Ouro. Adams també tem o título de Companion of the Order of Canada, a mais alta honraria para um civil nesse país.

 

Em 2018, Bryan Adams inovou mais uma vez, mergulhando no teatro musical, coescrevendo as canções de “Pretty Woman: The Musical”, e lançou seu 16º álbum de estúdio, So Happy It Hurts, em 2022. No ano seguinte, no álbum duplo Classics, revisitou seus maiores sucessos em novas versões e lançou uma box set com três álbuns gravados durante a temporada no lendário Royal Albert Hall, em Londres. Em agosto de 2024, Bryan lançou a Bad Records, seu selo independente, com um single em edição limitada de 7”, além de um single digital e um videoclipe das canções “Rock And Roll Hell” e “War Machine”.

SOBRE A MERCURY CONCERTS

Mercury Concerts é responsável pelo agenciamento de turnês internacionais, idealização e produção de shows e festivais de grande sucesso em todo o Brasil. Entre suas realizações nesses 30 anos de história estão festivais como Monsters of Rock, Ruffles Reggae, Close-up Planet, Skol Rock, São Paulo Trip e Rockfest. Além disso, a Mercury realizou no país shows e turnês de artistas de renome como AC/DC, Bon Jovi, Yes, Black Sabbath, David Gilmour, Sting, KISS, Guns N’ Roses e Aerosmith.

 

Site oficial: https://mercuryconcerts.com/

Redes Sociais: @mercuryconcerts

RIO DE JANEIRO

Data: 6 de março de 2026. Sexta-Feira.

Local: Qualistage

Endereço: Av. Ayrton Senna, 3000 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – RJ

Portas: 20h

Bryan Adams: 22h

Classificação Etária: 18 (dezoito) anos desacompanhados. Menores de 18 (dezoito) anos poderão comparecer ao evento desde que acompanhados dos pais e/ou responsáveis legais. Informação sujeita à alteração, conforme decisão judicial.

 

Preços            Inteira            Qualicorp      Meia

Pista               R$ 590,00      R$531,00       R$ 295,00

Poltronas       R$ 650,00      R$585,00       R$ 325,00

Camarote A   R$ 800,00      R$720,00       R$ 400,00

Camarote B    R$ 800,00      R$720,00       R$ 400,00

Camarote C    R$ 800,00      R$720,00       R$ 400,00

 

Venda a partir do dia 4/11/2025 às 10h da manhã 

Na internet:  www.eventim.com.br/bryanadams

 

Ponto de venda sem taxa de conveniência:

BILHETERIA OFICIAL – SEM COBRANÇA DE TAXA DE SERVIÇO

Qualistage – Via Parque Shopping

Endereço: Via Parque Shopping – Av. Ayrton Senna, 3000 – Barra da Tijuca

Horários de funcionamento: Segunda a sábado das 11h às 20h | Domingos e feriados das 13h às 20h.

No dia do evento, abertura às 11h e encerramento 30 min após início do show.

 

Parcelamento

Em até 4x sem juros nas compras online e na bilheteria.

Em até 10x com juros.

 

MEIA-ENTRADA E INGRESSOS PROMOCIONAIS

Confira em https://www.eventim.com.br/meiaentrada as leis de meia-entrada, identificando quem tem direito ao benefício e os documentos comprobatórios.

 

” Cliente Qualicorp: Desconto de 10% sobre o valor de Inteira, até 2 ingressos.” – Ingressos Limitado

 

Para maiores informações sobre os horários de funcionamento e as formas de pagamento de cada ponto de venda, por favor consulte:

* Sujeito a cobrança de taxa de serviço

https://help.eventim.com.br/hc/pt-br/articles/4413851605015

 

ATENÇÃO

Os ingressos limitados a 06 ingressos por CPF sendo no máximo 02 meia entradas.

 

NÃO NOS RESPONSABILIZAMOS POR INGRESSOS COMPRADOS FORA DOS PONTOS DE VENDAS OFICIAIS DA EVENTIM.

PARA CONSULTAR OS ENDEREÇOS OFICIAIS VISITE: 

* Sujeito a cobrança de taxa de serviço

https://help.eventim.com.br/hc/pt-br/articles/4413851605015

 

SÃO PAULO

Data: 7 de março de 2026 (sábado)

Local: Vibra São Paulo

Endereço: Av. das Nações Unidas, 17.955 – Vila Almeida, São Paulo – SP, 04795-100

Portas: 20h

Bryan Adams: 22h

Classificação Etária: 18 (dezoito) anos desacompanhados. Menores de 18 (dezoito) anos poderão comparecer ao evento desde que acompanhados dos pais e/ou responsáveis legais. Informação sujeita à alteração, conforme decisão judicial.

 

Preços                       Inteira                       Meia

Pista                           R$ 900,00                  R$ 450,00

Poltrona Central        R$ 980,00                  R$ 490,00

Poltrona Lateral        R$ 900,00                  R$ 450,00

Camarote 1               R$ 1.000,00               R$ 500,00

Camarote 2               R$ 900,00                  R$ 450,00

Plateia Superior 1      R$ 550,00                  R$ 275,00

Plateia Superior 2      R$ 500,00                  R$ 250,00

Plateia Superior 3      R$ 450,00                  R$ 225,00

Observação: Os assentos de camarotes e plateia são numerados.

 

Ingressos a venda a partir do dia 4/11/2025 às 10h da manhã 

Na internet: www.eventim.com.br/bryanadams

 

Ponto de venda sem taxa de conveniência:

BILHETERIA OFICIAL – SEM TAXA DE SERVIÇO

Allianz Parque (Bilheteria A)

Endereço: Rua Palestra Itália, 200 – Água Branca

Terça a sábado das 10h às 17h

* Não há funcionamento em feriados, emendas de feriados, dias de jogos ou em dias de eventos de outras empresas.

A Eventim não se responsabiliza por compras efetuadas em canais não oficiais.

 

Vibra (A partir de 05/11/2025)

Endereço: Av Nações Unidas 17955, São Paulo – SP

Horário de funcionamento: 12h às 15h – 16h às 19h de segunda a sexta.

No dia do show a bilheteria abre as 14h.

 

A Eventim não se responsabiliza por compras efetuadas em canais não oficiais.

 

Parcelamento

Em até 4x sem juros nas compras online e na bilheteria.

Em até 10x com juros apenas online.

 

MEIA-ENTRADA E INGRESSOS PROMOCIONAIS

Confira em https://www.eventim.com.br/meiaentrada as leis de meia-entrada, identificando quem tem direito ao benefício e os documentos comprobatórios.

 

Para mais informações sobre os horários de funcionamento e as formas de pagamento de cada ponto de venda, por favor consulte:

* Sujeito a cobrança de taxa de serviço

https://help.eventim.com.br/hc/pt-br/articles/4413851605015

 

ATENÇÃO

Os ingressos de estudantes estão limitados a 2 (dois) ingressos por CPF

Os ingressos de idosos estão limitados a um ingresso por CPF

 

NÃO NOS RESPONSABILIZAMOS POR INGRESSOS COMPRADOS FORA DOS PONTOS DE VENDAS OFICIAIS DA EVENTIM.

 

PARA CONSULTAR OS ENDEREÇOS OFICIAIS VISITE: 

* Sujeito a cobrança de taxa de serviço

https://help.eventim.com.br/hc/pt-br/articles/4413851605015

CURITIBA

Data: 9 de março de 2026 (segunda-feira)

Local: Live Curitiba

Endereço: R. Itajubá, 143 – Novo Mundo, Curitiba

*em breve, mais informações sobre a venda de ingressos

PORTO ALEGRE

Data: 11 de março de 2026 (quarta-feira)

Local: Auditório Araújo Vianna

Endereço: Parque Farroupilha, 685 – Farroupilha, Porto Alegre

*em breve, mais informações sobre a venda de ingressos

Continuar Lendo

News

Evento celebra o Outubro Rosa com esporte, saúde e esperança

Publicado

em

O Instituto Unidas Para Sempre, em parceria com o Projeto Golden Green, realiza no dia 29 de outubro, às 9h, um evento especial de encerramento da campanha do Outubro Rosa, em Nova Iguaçu. A ação será gratuita para pacientes e voluntários do Instituto. Demais interessados podem contribuir com um valor solidário, ajudando a manter o programa ativo e acessível.

 

Com o tema “Unidas & Esporte: Mergulhando na Esperança”, o encontro vai destacar a importância da atividade física como aliada na prevenção e no enfrentamento do câncer.

As atividades envolvendo aulões de hidroginástica e natação serão coordenadas pelo educador físico Anderson Carlos. A programação contará ainda com brindes, sorteios e café da manhã especial O público poderá também acompanhar palestras inspiradoras com profissionais na área da saúde, como mastologista, oncologista e nutricionista. Além disso, a advogada Dra. Catiane Cabral irá falar sobre o direito dos pacientes.

 

Segundo Jaqueline Chagas, fundadora do Instituto Unidas para Sempre, o projeto reflete um dos pilares centrais da instituição: promover autocuidado, autoestima e bem-estar.

– O sedentarismo é um dos maiores fatores de risco para o câncer. Praticar esportes não torna ninguém imune, mas ajuda na prevenção e até na recuperação. Esse evento é um convite para que pacientes e familiares celebrem a vida com movimento e esperança – conclui.

Evento: Unidas & Esporte: Mergulhando na Esperança
Local: Rua Santa Luzia 765, Comendador Soares, Nova Iguaçu
Data: 29 de outubro
Horário: 9h

Atividades: Aulões de hidroginástica e natação, palestras, sorteios, brindes e café da manhã.

Valor solidário:

Para pacientes com câncer, R$ 25,00

Demais participantes, R$ 50,00

Continuar Lendo

Destaque

Copyright © 2023 ocimar.com. Todos os direitos reservados.