Conecte-se conosco

Cultura

A Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa e a Psicologia do “Caminhar”: uma questão de saúde mental

Publicado

em

Caminhar faz bem à saúde! Bora Caminhar?
Por ancestrais desígnios, a Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa ocorre, anual e tradicionalmente, no mês morado desde 2015 de  setembro Amarelo, consagrado à prevenção do suicídio e à promoção da saúde mental.
Em nossa reflexão, que poderia ser intitulada “a dimensão psicológica profunda do Caminhar”, queremos articular o valor da Caminhada em defesa da Liberdade Religiosa sob as lentes da psicologia arquetípica do pos- junguiano James Hillman (1926-2011).
Cultivar uma leitura arquetípica da realidade exige ver mundo à luz do simbólico ou da alma. “Só se vê bem com o coração”.  Aconselha Leonardo Boff: é preciso escutar os arquétipos! E isso exige, segundo o teólogo, “dar atenção à voz de nossa  interioridade e criar espaço para que ela se manifeste”. Clementina de Jesus sabia disso , por isso cantou: “a vida não é só isso que se vê, é um pouco mais…”.
A pergunta fundamental do nosso texto é: qual é o valor psicológico ou simbólico do Caminhar?
Podemos, a partir do pensar de James Hillman na obra “A cidade e a alma”,  interpretar o Caminhar como trabalho da psique buscando a integração do humano e potencialização da saúde psíquica. Refletindo sobre o Caminhar relata sugestivamente Hillman: “No meu trabalho terapêutico com pessoas descobri que, em período de intensa desordem psíquica, elas naturalmente resolvem caminhar”. Escreve ainda o psicólogo americano: “Saímos para caminhar para dar um ritmo orgânico aos estados mentais depressivos”. Em estado de extremo medo ou pavor nossos pés tendem a paralisar. Sustenta ainda Hillman: “Há provavelmente uma cura arquetípica no caminhar, algo que afeta profundamente o substrato mítico de nossas vidas”. Então, sob o ângulo da psique profunda, Caminhar tem razões (ou motivações) que a própria razão desconhece. Essa afirmação tem extraordinário valor para o povo preto que, desde o passado do mundo, aprendeu a dizer no pé.

Não Caminhar é não ser; e nem pensamento. Não sem razão, “a cabeça pensa por onde os pés pisam”. Caminhar é conhecer. Pensamos e dizemos no pé! Considero, pois,  a reflexão sobre o Caminhar como necessária neste mês, conforme já dito, dedicado à saúde mental. Caminhar é uma narrativa humana por excelência; logo, psíquica. O ser humano que foi pensado como um ser exclusivamente racional (“penso, logo existo), é não menos um ser que caminha, um peregrino, um viajante, um andarilho – um caminhante. Essa verdade foi inscrita no mais íntimo do nosso ser e no mais profundo de nossos pés, desde o solo africano. Lá demos nossos primeiros passos. Na obra “Transcendência” o teólogo  Leonardo Boff lembra que “o australopiteco piticino, que era uma mulher, Luci, era uma mulher de transcendência”. E diz o teólogo: “Ela deixou as florestas da África e começou a andar na savana árida…”. Caminhar sempre foi preciso! Não podemos esquecer essa verdade: foi no ventre da Mãe África que começou a grande, perigosa e incerta Caminhada da humanidade.
Comenta com refinada ironia o historiador Joseph Ki-Zerbo: ” Se Adão e Eva tivessem aparecido no Texas, ouviríamos falar disso todos os dias na CNN”. Desse modo, quando a Comissão de Combate à Intolerância do Rio de janeiro (CCIR) fala de Caminhada, está, no subterrâneo, falando de conexão com nosso passado ancestral, e com nosso futuro também! No Caminhar, quando um pé vai para frente o outro fica para trás, na alternância esquerdo/direito. Hillman oferece uma leitura simbólica desse movimento, segundo a qual Caminhar conecta! Nessa altura de nossa reflexão poderíamos sustentar a formulação: Caminho, logo existo!
A tradição judaico-cristã fala de um Deus que ouviu o clamor do povo e desceu para caminhar com ele; fez-se companheiro de estrada – um caminhante. Tudo é caminho!

Há um ensinamento budista segundo o qual só completando a caminhada de doze dias de Kamakura a Quioto se pode contemplar a lua linda da capital. Quem desiste no décimo- primeiro, por exemplo, não pode ver a beleza da lua. A sabedoria budista ensina que é preciso – passo a passo –  completar a caminhada. Disse o Papa Francisco, diante da multidão, no dia de sua posse: “vamos fazer um caminho, bispo e povo…”. Todas as religiões não são, ao fim e ao cabo, caminhos? Fica evidente que não podemos pensar a vida sem o Caminhar. Lembro a bonita canção: “Caminheiro, você sabe, não existe caminho. Passo a passo, pouco a pouco, e o caminho se faz”. Em perspectiva Iorubá, Exu é a divindade dos caminhos, das encruzilhadas – o senhor dos mundos.
Hermes, o deus da comunicação na mitologia grega, tem asas nas sandálias dos pés. O malandro traz consigo a competência ancestral da caminhada noturna da alma. A cidade também caminha! Sustenta Bezerra da Silva: “malandro não dorme e nem cochila”. Somos – todas/todos/todes – andarilhos: caminhamos pra viver, e vivemos pra Caminhar! O perigo do Caminhar está naqueles e naquelas que só sabem andar sozinhos, porque se juntam maiores e melhores que os outros. Ensina Dom Hélder Câmara: “É possível caminhar sozinho. Mas, o bom viajante sabe que a grande caminhada supõe companheiros. Companheiro, etimologicamente, é quem come do mesmo pão”. E diz ainda o bispo vermelho: “O bom caminheiro preocupa-se com os outros”.
Em chave junguiana, no livro “A águia e a galinha”, Leonardo Boff pensa “o caminhante ou o peregrino” como  dimensão  necessária do ser humano na construção de si mesmo (herói/heroína). Escreve o teólogo: “É uma árdua caminhada”. A propósito, o próprio Jung lê o processo de individuação (“ser o que se é”) como uma caminhada –  “longuíssima via”. Pelo exposto, podemos dizer que o ser humano quanto mais caminha mais se humaniza. Caminhar é vital… É ancestral! O povo preto, forjado na encruzilhada, é perito no Caminhar. Encruzilhados atravessamos a calunga grande. Transformamos as madeiras dos tumbeiros em instrumentos de percussão. E isso é tudo! Lembra Antônio Simas que “encruzilhadas são perspectivas de mundo.
O professor e Babalawô Ivanir dos Santos exibe essa antiquíssima verdade quando sustenta, no livro e na vida, que “Marchar não é caminhar”. A marcha exige a domesticação e o enquadramento dos corpos (“quem não marchar direito vai preso no quartel”).  O Caminhar, ao contrário, reclama corpos inegociavelmente livres! Argumenta com propriedade James Hillman: “Andar acalma. Prisioneiros circulam no pátio, animais andam de um lado para o outro em suas jaulas, a pessoa ansiosa mede o chão com seus passos: esperando o bebê nascer ou as notícias da sala da diretoria. Heidegger recomendava o caminho na floresta para filosofar; a escola de Aristóteles era chamada ‘Peripatética’ – pensar e discursar enquanto se caminha; os monges andavam em seus jardins fechados. Nietzsche disse que só tinham valor as idéias que ocorriam do caminhar…idéias correntes, não idéias sentadas”.

Numa sociedade adoecida e movida por automóveis, computadores, tablets e celulares, talvez nossos pés (e nossas mentes) estejam reclamando um pouco mais de Caminhada. Caminhar é preciso!Recorda oportunamente Hillman: “No Egito antigo uma das principais convenções hieroglíficas para Bá, a alma, era a barriga da perna e os pés, a parte inferior das pernas como que dando um passo. A alma caminhava”. E o psicólogo deixa a pergunta: “quando não mais caminhamos, o que acontece com a alma?”. É hora de findar… Faço minhas as palavras de Abdias Nascimento: “… tenho muito a caminhar, muita encruza a farejar”. Termino, pois, o escrito sobre uma leitura psicológica do Caminhar firmando ponto, à partir de um umbandístico ponto,  que há poucos dias ouvi da boca ancestral da ialorixá Ofa (São Roque), quando amorosamente falávamos ao telefone: “Santo Antônio de Pemba caminhou sete anos… Mas, como caminhou… Santo Antônio de Pemba, como caminhou…”. Ora, se o Santo caminha, por que não eu?

Dedico esse texto ao queridíssimo e potente Babalorixá Pai Dário, ao futuro ancestral!

Continuar Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cultura

Harry Potter™: Um Grande Baile Tribruxo chega pela primeira vez ao Brasil

Publicado

em

Com atividades conduzidas por anfitriões caracterizados, cenografia que remete ao mundo da franquia, comidas temáticas, oportunidades para fotos e mais, a celebração inspirada em Harry Potter acontece no Shopping Cidade São Paulo a partir de 29 de outubro.

Os ingressos custam a partir de R$100 e estão disponíveis no link.

Crédito: divulgação. Mais fotos no link.

São Paulo, 24 de setembro de 2025 – A partir de 29 de outubro, São Paulo receberá “Harry Potter: Um Grande Baile Tribruxo”, um evento festivo que permitirá aos fãs do mundo bruxo vivenciar momentos inspirados no universo de Harry Potter. A experiência tem realização e produção da Warner Bros. Discovery Global Experiences (WBDGE), Fever, BeFun Entertainment, Businessland e o Governo Federal, e é apresentada pelo Ministério da Cultura, Lei Rouanet e Nubank. 

A experiência acontecerá no Shopping Cidade São Paulo, em plena Avenida Paulista, e será transformado em um cenário elegante, festivo e acolhedor, com decoração inspirada no icônico Salão Principal de Hogwarts. Por aproximadamente duas horas, os fãs poderão desfrutar de uma experiência com clima festivo inspirado nas cenas inesquecíveis do Baile de Inverno vistas em Harry Potter e o Cálice de Fogo.

A experiência recria a atmosfera de um verdadeiro baile, mas não é preciso gostar de dançar para aproveitar a experiência e se divertir. Além da interação com os anfitriões, os visitantes poderão participar de atividades das casas de Hogwarts, saborear comidas e bebidas temáticas e explorar um encantador Mercado do Baile Tribruxo, com produtos oficiais da marca Harry Potter.

O público terá ainda diversas oportunidades para fotos em cenários especiais, garantindo inesquecíveis  lembranças da experiência.

Embora não seja obrigatório, os convidados são incentivados a soltar a criatividade e se vestir com trajes de gala, uniformes das casas de Hogwarts ou até mesmo levar suas varinhas e objetos preferidos.

“Harry Potter: Um Grande Baile Tribruxo” promete encantar fãs de todas as idades, recriando de forma elegante o icônico baile do mundo de Harry Potter.

Os ingressos já estão à venda pelo site oficial ou na plataforma da Fever. Clientes Nubank podem adquirir seus ingressos com o benefício de 10% de economia.
Informações:

  • Localização: Shopping Cidade São Paulo (Av. Paulista, 1230 – Bela Vista, São Paulo)
  • Imagens: Disponíveis aqui
  • Datas e Horários:
    Data: A partir de 29 de outubro.
    Horários de funcionamento: 

    • terça a quinta – sessões às 15h30, 18h e 20h30
    • sexta – sessões às 13h30, 16h, 18h30 e 21h
    • sábado e domingo – sessões às 11h, 13h30, 16h, 18h30 e 21h
  • Para mais detalhes, acesse: https://harrypotteryuleballcelebration.com/sao-paulo/
  • Ingressos:: https://feverup.com/m/404962/
    Valor: A partir de R$100 (meia entrada).
  • Clientes Nubank:
    10% de economia. Limite de compra de ingressos por CPF:6. A economia é válida para entradas: inteira, meia-entrada e entrada social e não  será extensível aos itens de merchandising e A&B. 

Sobre a Warner Bros. Discovery Global Experiences

A Warner Bros. Discovery Global Experiences (WBDGE) é líder mundial na criação, desenvolvimento, licenciamento e operação de experiências de entretenimento imersivas, baseadas nas maiores franquias, histórias e personagens dos renomados estúdios de cinema, televisão, animação e games da Warner Bros., HBO, Discovery, Cartoon Network, entre outros. A WBDGE é responsável por atrações icônicas como The Wizarding World of Harry Potter nos parques da Universal ao redor do mundo; os premiados tours dos estúdios Warner Bros. em Londres, Hollywood e Tóquio; a  loja-conceito Harry Potter New York; o parque Warner Bros. World Abu Dhabi; o hotel The WB Abu Dhabi; The FRIENDS Experience; The Game of Thrones Studio Tour; e inúmeras outras experiências inspiradas em Harry Potter, DC, Looney Tunes, Scooby-Doo, Game of Thrones, FRIENDS e muito mais. A WBDGE faz parte da divisão de Receita e Estratégia da Warner Bros. Discovery.

Sobre a franquia Harry Potter

Desde o momento em que Harry Potter, um garoto de onze anos, conheceu Rúbeo Hagrid, Guardião das Chaves e dos Terrenos da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, suas aventuras deixaram uma marca indelével na cultura popular. Hoje, mais de 25 anos depois, o fenômeno Harry Potter prospera como uma das propriedades de entretenimento mais bem-sucedidas e queridas da história.

Os best-sellers de J.K. Rowling, a série de livros Harry Potter, ganharam vida em um universo interconectado e em constante evolução, amado por milhões de fãs em todo o mundo. Oito filmes de grande bilheteria de Harry Potter e três épicos filmes de Animais Fantásticos deram vida à ação mágica nas telas; Harry Potter e a Criança Amaldiçoada encanta nos palcos; e os jogos eletrônicos e mobile de última geração da Portkey Games permitem que os jogadores vivenciem o mundo bruxo como nunca antes. Os fãs podem demonstrar com orgulho sua paixão por meio de produtos de consumo inovadores e se encantar com experiências espetaculares em diferentes localidades – incluindo áreas temáticas em seis parques da Universal Destinations and Experiences ao redor do mundo.

Esse portfólio em expansão de atrações de Harry Potter e Animais Fantásticos, pertencente à Warner Bros. Discovery, inclui experiências itinerantes inovadoras e eventos, cada um desenvolvido para celebrar momentos e locais especiais que os fãs valorizam, além das lojas Harry Potter em King’s Cross, Nova York, Chicago, Akasaka e Harajuku. Bruxos, bruxas e trouxas também podem descobrir novidades ao explorar os segredos dos bastidores no Warner Bros. Studio Tour London – The Making of Harry Potter e no Warner Bros. Studio Tour Tokyo – The Making of Harry Potter.

Com uma nova série original da HBO baseada nos livros de Harry Potter a caminho, este mundo expandido continua oferecendo à comunidade maneiras novas e empolgantes de interação. Para seus fãs em todo o mundo – e para as gerações futuras – o convite é para que todos descubram a magia por si mesmos.

Para conhecer as últimas notícias e conteúdos sobre Harry Potter e Animais Fantásticos, visite www.harrypotter.com.

Todos os personagens e elementos © & ™ Warner Bros. Entertainment Inc. Direitos de Publicação © JKR. (s25)

Sobre o Nubank

O Nu é uma das maiores plataformas de serviços financeiros digitais do mundo, atendendo a mais de 122 milhões de clientes no Brasil, México e Colômbia. A empresa tem liderado uma transformação na indústria, usando dados e tecnologia proprietária para desenvolver produtos e serviços inovadores. Guiado por sua missão de combater a complexidade e empoderar as pessoas, o Nu atende à jornada financeira completa dos clientes, promovendo acesso e avanço financeiro com crédito responsável e transparência. A empresa se apoia em um modelo de negócios eficiente e escalável que combina baixo custo de atendimento com retornos crescentes. O impacto do Nu tem sido reconhecido em diversos prêmios, incluindo as 100 Empresas mais Influentes da Time, as Empresas Mais Inovadoras da Fast Company e os Melhores Bancos do Mundo da Forbes. Para mais informações, visite https://international.nubank.com.br/about/

Sobre a Fever

A Fever é a principal plataforma global de descoberta de entretenimento ao vivo, inspirando mais de 300 milhões de pessoas por mês a descobrir as melhores experiências em mais de 40 países. Com a missão de democratizar o acesso à cultura e ao entretenimento na vida real, a Fever convida os usuários a aproveitarem experiências únicas — de exposições imersivas e eventos esportivos a peças teatrais interativas, concertos e festivais — enquanto capacita seus parceiros com dados e tecnologia para desenvolver e expandir novas experiências em escala global.

Sobre a Befun

A BeFun Entertainment nasceu no Chile com um propósito claro: inspirar pessoas por meio de experiências inesquecíveis. Acreditamos que o entretenimento tem o poder de criar memórias, despertar emoções e nos conectar com os mundos que mais amamos. De licenças globais icônicas a eventos únicos e exclusivos, a BeFun redefine o entretenimento ao entregar momentos de excelente qualidade que se transformam em memórias para toda a vida. Nossa missão é levar as melhores experiências por todo o Chile e ao redor do mundo, transformando cada show e exposição em uma sensação única que inspira milhões de pessoas. Na BeFun, não criamos apenas eventos — criamos momentos que ficam com você para sempre.

Sobre a Businessland

A Businessland é uma agência e hub de negócios de entretenimento especializada em três verticais de atuação: Experience, responsável pela produção de eventos proprietários e de live marketing, Partnerships, focada na captação de patrocínios e parcerias estratégicas, e Education, voltada à formação e capacitação com cursos, mentorias e palestras que promovem inovação e profissionalização no mercado de eventos e entretenimento. Com uma presença consolidada no mercado, a Businessland atende mais de 90 operações entre parques e resorts em todo o Brasil e é reconhecida pela organização de grandes eventos e exposições. A empresa tem trabalhado atualmente em projetos inovadores voltados à cultura pop, entre ele a The FRIENDS™ Experience, que é um marco de sucesso no Brasil, destacando a capacidade da empresa em criar experiências imersivas e de alta qualidade que conectam marcas, conteúdo e público de forma memorável.

Continuar Lendo

Cultura

Teatro Sabesp Frei Caneca realiza concerto ‘Magias da Infância’ dia 18 de outubro, em homenagem ao mês das crianças

Publicado

em

Dia 18 de outubro, o Teatro Sabesp Frei Caneca recebe o concerto “Magia da Infância”, primeira atração da temporada 2025 do projeto ‘Trilhas no Teatro’. A Orquestra Sinfônica Villa-Lobos, sob regência do maestro Adriano Machado, interpreta trilhas que marcaram gerações, com arranjos sinfônicos de temas de clássicos como O Rei LeãoCinderelaA Pequena Sereia e Frozen, além de A Galinha Pintadinha. O espetáculo conta ainda com projeções e iluminação cênica especial, criando uma experiência lúdica e intergeracional.

 

Os ingressos custam a partir de R$ 25 e estão disponíveis em uhuu.com e nas bilheterias físicas do Teatro Sabesp Frei Caneca.

 

Data: 18 de outubro de 2025 (sábado)
Horário: 11h
Local: Teatro Sabesp Frei Caneca – Shopping Frei Caneca
Rua Frei Caneca, 569 – 7º Piso, Consolação, São Paulo – SP
Com: Orquestra Sinfônica Villa-Lobos
Regência: Maestro Adriano Machado
Ingressos: a partir de R$ 25, disponíveis em uhuu.com e nas bilheterias físicas
Classificação: Livre (menores de 14 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis)
Realização: Ministério da Cultura e Sabesp
Produção: Opus Entretenimento | Governo Federal – Brasil, União e Reconstrução

Sobre a Sabesp

A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) é responsável pelo fornecimento de água e pela coleta e tratamento de esgoto em 377 municípios paulistas e atende 28 milhões de habitantes. É uma das maiores empresas de saneamento ambiental do mundo e a maior do Brasil. A Companhia vai avançar cinco décadas em cinco anos, ampliando o acesso à água potável e ao saneamento básico para milhões de pessoas. Seu compromisso é antecipar em quatro anos as metas estabelecidas pelo Marco Legal do Saneamento, com isso, planeja proporcionar dignidade, saúde e desenvolvimento sustentável para milhões de brasileiros enquanto preserva os recursos naturais para as futuras gerações.

 

Continuar Lendo

Cultura

BANDA UM – GILBERTO GIL TRIBUTO – 10 de Outubro

Publicado

em

Estreia imperdível no Blue Note São Paulo: Banda UM celebra a obra de Gilberto Gil em tributo emocionante

No próximo dia 10 de outubro, às 22h30, o palco do Blue Note São Paulo será tomado pela energia, cor e poesia de Gilberto Gil, um dos maiores ícones da música brasileira. A estreia da Banda UM – Gilberto Gil Tributo promete uma noite inesquecível, repleta de ritmo, brasilidade e emoção.

O espetáculo é uma verdadeira homenagem à trajetória do mestre baiano, com arranjos fiéis e interpretações que respeitam cada detalhe dos clássicos que atravessaram gerações. O repertório inclui sucessos eternos como Palco, Expresso 2222, Drão, Realce e Aquele Abraço, entre tantos outros que marcaram a história da MPB.

Com uma formação poderosa, a Banda UM traz ao palco um time de músicos experientes e apaixonados pela obra de Gil:
Fhernando Rhamos, Fah Lima e Nego Lias nos vocais;
Mário Carvalho no teclado;
Nando Taruga na guitarra e Sandro Premmero no baixo;
Cassiano MusicMan na bateria;
Cleo Santos no saxofone;
Wesley Pereira no trompete e Francys Silva no trombone;
Marcelo Costa na percussão.

Com metais, vozes e percussão pulsando em harmonia, o tributo mergulha nas raízes do som de Gilberto Gil — misturando samba, reggae, funk e música afro-brasileira em uma celebração viva da cultura nacional.

Uma noite para cantar, dançar e se emocionar ao som de um dos maiores gênios da nossa música.

Local: Blue Note São Paulo
Data: 10 de outubro
Horário: 22h30
Garanta seu ingresso: https://www.eventim.com.br/event/banda-um-gilberto-gil-tributo-blue-note-sao-paulo-20416916/?fbclid=PAZXh0bgNhZW0CMTEAAad7rMZhoKDEQpHIaUG-gSSfu-Ue3wadopqPzUX6TUix6kawgLZtebTRtvVnlg_aem_p9PCiLvBMQ4fNp7UUqiV5w

Continuar Lendo

Destaque

Copyright © 2023 ocimar.com. Todos os direitos reservados.