Conecte-se conosco

News

Anna Persia Bastos, criadora do studio Eco Gaia, fala sobre a relação entre o Design de Interiores, a Morada e a Saúde, através da Geobiologia

Publicado

em

 

Geobiologia é a área que estuda o impacto do meio ambiente e das construções na saúde das pessoas.

 

Já é claro para todos nós que a nossa mãe Terra não é oca. Existe vida e muita coisa acontece abaixo das nossas casas que influenciam a nossa vida. Existem veios de água subterrânea, emissões radioativas e eletromagnéticas, falhas geopatogênicas e tantas outras coisas que não nos damos conta e nem damos a real importância para estes fatores.

Num passado distante, os animais literalmente escolhiam o melhor terreno ou a melhor localização para construir as moradas. Você já ouviu falar nisso? Os animais são seres hipersensíveis. Eles captam energias que nós, seres humanos, não conseguimos detectar.

Gosto de contar que há muito tempo atrás, as pessoas que buscavam um local para viver, construir sua casa, não iam de imediato. Elas faziam uma pesquisa para saber se aquele era um bom lugar para se viver. Como? Eles levavam os animais, boi, cavalo, cachorro e deixavam no terreno. Ficavam observando a movimentação deles por um período. Após ver que o terreno era saudável, que os animais estavam tranquilos e com saúde, começavam a observar os locais escolhidos para dormirem. Era um bom lugar para se construir. Se eles continuassem saudáveis, se aparentassem estarem adaptados ao espaço, as pessoas poderiam ali viver. Mas num terreno existem lugares bons e lugares não tão bons para se ter uma morada. Os lugares escolhidos por eles, para descansar, eram o lugar escolhido também para construir sua casa. Agora, se os animais ficassem inquietos, agitados e não se aconchegassem, se repensava sobre este terreno.

Sendo os animais muito sensíveis às interferências do solo, vamos prestar atenção neles. O gato, por exemplo, busca lugares com muita energia, lugares estes que não são saudáveis para os seres humanos. Nosso corpo não suporta o excesso de energia que é gerado por estas influências, nos levando a um quadro de doença.

Em tempos bem remotos, os médicos, quando recebiam os seus pacientes, faziam uma análise do ambiente que viviam. Se várias pessoas apresentavam o mesmo sintoma, eles pesquisavam a localidade. Desta forma, mostravam aos pacientes o quanto era importante a sua morada e como ela impactou a sua saúde e qualidade de vida.Sobre a Geobiologia

A Geobiologia é a área que estuda o impacto do meio ambiente e das construções na saúde das pessoas.

Através de instrumentos e equipamentos, são detectadas influências que afetam as moradas e apresentada propostas de mudanças nos ambientes visando uma vida com mais saúde e bem-estar.

O ideal para se ter uma boa vida com qualidade energética seria fazer um levantamento do local antes de se construir, mas hoje não damos mais importância a estes aspectos, até porque muitos compram a morada já construída. E o que fazer?

Buscar profissionais que estão atentos a sua morada de uma forma mais ampla é o primeiro passo. Pensar em somente mobiliar a casa dentro de tendências não é a forma mais salutar que tem para se viver. É necessário ir além ao que está sendo visto. É preciso sentir e investigar o lugar, através de instrumentos que possibilitem realmente fazer as detecções necessárias para direcionar as intervenções.

O studio Eco Gaia Design de Interiores é especialista nesta linha de projetar espaços, fazendo as detecções e buscando ajustes para um viver melhor.

Anna Persia Bastos, designer de interiores, do studio Eco Gaia, confirma que “o nosso propósito é projetar espaços que gerem saúde para as pessoas e esta forma de projetar busca apoio em várias outras áreas e uma delas é a Geobiologia. Fazer análise do terreno e escolher os melhores lugares para posicionar ambientes de longa permanência é uma das etapas de projeto, porque são nestes espaços que as pessoas vão passar maior tempo da vida, e se passamos muito tempo em lugares ruins, não teremos saúde. Só serão geradas enfermidades.”

Sobre a Eco Gaia

Anna Persia Bastos, idealizadora e dona da Eco Gaia Design de Interiores, traz um novo conceito de espaço corporativo, com ações focadas na sustentabilidade, com brechó e sebo, espaço para exposições e, posteriormente, um showroom com objetos de decoração autorais, mobiliário afetivo, introduzindo o conceito de estilo de vida sustentável, criativo e inteligente, de espaço saudável relacionado a uma integração de vários fatores e estratégias, visando o bem estar, acessibilidade, inclusão e a melhoria de qualidade de vida. Não à toa Anna Persia se utiliza em seus projetos do conhecimento em Neuro Design, Design Biofílico, Vegan Design, Neuroarquitetura e Geobiologia.

A Eco Gaia é especializada em projetos de espaços saudáveis, por entender que os ambientes influenciam a vida das pessoas. Neste sentido, uma das preocupações está voltada para a sustentabilidade, por estar relacionada ao respeito a todas as coisas. Não é possível pensar que não somos responsáveis por um mundo melhor, uma vida mais salutar. Não há outra saída a não ser buscar um mundo mais sustentável. Sustentável no sentido do não desperdício em todas as áreas. Em todos os seus projetos busca materiais com baixo impacto, que não agridem o meio ambiente e o ser humano, formas de não gerar tanto lixo, de poluir menos o meio ambiente, de reaproveitar o que o cliente tem, repaginando e dando outro valor a peças e mobiliários. É um olhar amoroso pelo que temos e o medo de perder esta riqueza.

Sobre Anna Persia Bastos

Psicóloga de formação (UNESA), sempre teve o olhar voltado para a importância do espaço na constituição do sujeito. Iniciou estudo para Personal Organizer e daí passou para o Design de Interiores. – Instituto Marangoni Milano – Escola de Design em Design de Interiores para Profissionais . Especialização em Design de Interiores: ambientação e produção de espaço – IPOG . Mestre em Diversidade e Inclusão em conforto ambiental em espaços de inclusão – UFF . Técnico em Design de Interiores – IBDI . Design de Espaços- metodologia MADEIN – Instituto Europeu de Design. Também cursou Neuro Design, Design Biofílico e Vegan Design. Formação em Neuroarquitetura, Geobiologia pela L’Ècole Française de Géobiologie. Casa Saudável – Healthy Building Certificate.

Em junho de 2022, se lançou no mundo das Artes, tendo sua primeira exposição solo, “Reutilizar para Criar – Arte sustentando o Planeta”, com peças autorais que foram criadas com refugo de obras. Em dezembro de 2022, lançou o livro “Conforto Ambiental e Educação”, sobre saudabilidade, inclusão e conforto em ambientes educativos. Também foi primeiro lugar com o “PROJETO ÁREA GOURMET”, na categoria Design de Interiores, no 1º Concurso Cultural Projeta Arch.

Anna Persia Bastos /EcoGaia
Instagram: @ecogaia.interiores @ella_sustentavel

Continuar Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

News

Natal “Magia e Alegria” promete aquecer a economia de Paulínia

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de Paulínia, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Eventos divulgou a programação do Natal “Magia e Alegria”, com o objetivo de transformar a Vila de Natal em um espaço de celebração e convívio. Vale lembrar que o palco montado no estacionamento ao lado da Vila receberá apresentações, gratuitas, ao longo de dezembro. No último domingo (07), grupo Fat Family se apresentou, e no dia 14 será a vez da cantora Luiza Possi.

A iniciativa também visa fomentar a cultura local e valorizar o comércio e a rede hoteleira do município. A Vila de Natal está montada no Parque Brasil 500, localizado a menos de 900 metros do hotel Sleep Inn Paulínia. Para a população que vem de outras cidades conhecer o local, o hotel é a melhor opção em conforto e segurança.

Para garantir a reserva e saber mais informações, através dos telefones (19) 3112 2001 / (19) 9 8256 3340 ou pelo e-mail reservas@sleepinnpaulinia.com.br.

SLEEP INN PAULÍNIA
Inaugurado em 2021, o Sleep Inn Paulínia está localizado em uma das cinco entradas da cidade, próximo à prefeitura, ao Theatro Municipal e ao Sambódromo. O hotel pode ser facilmente acessado pelas Rodovias Anhanguera, Dom Pedro I e Professor Zeferino Vaz, estando apenas a 37 km do Aeroporto de Viracopos.

Sleep Inn Paulínia possui uma estrutura de 5.500m² e conta com 120 apartamentos, duas salas de reunião para até dez pessoas, uma sala de eventos para até 50 pessoas em auditório, restaurante, academia, piscina, Wi-Fi cortesia, loja de conveniência, café da manhã e serviço de coffee break, figurando entre as opções para todos os públicos – corporativo e a lazer

Com uma infraestrutura completa, o Sleep Inn Paulínia também possui apartamentos adaptados para PCDs garantindo conforto e comodidade em sua estada, além de oferecer a possibilidade dos viajantes se hospedarem com seus pets, uma vez que é Pet Friendly.

Para conhecer mais sobre o Sleep Inn Paulínia, acesse o site https://www.reserveatlantica.com.br/hotel/sleep-inn-paulinia.

Continuar Lendo

News

Protagonismo feminino na ciência: Meninas conquistam 11.725 medalhas na OBAFOG 2025

Publicado

em

As meninas cada vez mais conquistam seu espaço quando o assunto é astronomia. Em 2025, as alunas que participaram da Olimpíada Brasileira de Foguetes (OBAFOG) receberam 11.725 medalhas em todo o território brasileiro. Esse resultado revela o protagonismo feminino na olimpíada científica, mostra o talento e incentiva a participação delas na ciência.

 

De acordo com a organização da OBAFOG, as estudantes que se destacaram na construção e no lançamento de foguetes educacionais conquistaram 4.646 medalhas de ouro, 4.682 de prata e 2.397 de bronze.

Protagonismo feminino na ciência – Meninas conquistam 11.725 medalhas na OBAFOG 2025 – Foto Clara Sampaio

A edição de 2025 distribuiu, ao todo, 26.188 medalhas para alunos de escolas públicas, privadas e rurais de todo o país. Foram 10.441 de ouro, 10.312 de prata e 5.435 de bronze.

 

Categorias

A OBAFOG é dividida em 6 níveis. O nível 1 é destinado aos estudantes do 1º ao 3º ano do fundamental. O objetivo é construir e lançar foguetes de canudo por impulso de ar comprimido. No nível 2, participantes do 4º ao 5º ano lançam foguetes de papel movidos por impulso de ar comprimido.

 

Já o nível 3 é para os matriculados entre o 6º e o 9º, que precisam elaborar e lançar foguetes de garrafa pet movidos com água e ar comprimido. No nível 4, alunos do ensino médio lançam foguetes movidos com vinagre e bicarbonato de sódio. Já no nível 5, alunos do ensino médio ou superior lançam foguetes de propulsão sólida.

Protagonismo feminino na ciência – OBAFOG 2025-Foto Clara Sampaio

Além disso, alunos dos 8º e 9º anos do fundamental e ensino médio (níveis 3 e 4 da OBAFOG) podem participar da nova modalidade de foguetes multiestágios feitos de garrafa pet: nível 6 “categoria Manual do Mundo”.

 

Jornada de Foguetes

Os melhores colocados dos níveis 3 ao 6 ainda são convidados para participar das Jornadas de Foguetes, que acontecem na cidade de Barra do Piraí (RJ). A programação conta com palestras e oficinas práticas sobre astronáutica, astronomia e ciências afins com astrônomos e especialistas, observação das constelações, apresentação de alunos e lançamento de foguetes numa pista de pouso. Além disso, os participantes lançam seus foguetes e podem receber medalhas e troféus.

 

Mais meninas na ciência

Segundo o Prof. Dr. João Canalle, coordenador da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e da OBAFOG, o desempenho expressivo das estudantes é reflexo do crescimento da participação feminina, do esforço delas e de acreditarem no próprio potencial. “Essa geração de meninas mostra que ciência, criatividade e determinação são ingredientes universais para o sucesso em qualquer área”, destaca.

 

Organizadores da OBA

A OBA é realizada pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com os Deputados Federais Tabata Amaral, André Janones, Vitor Lippi, Ismael Alexandrino, Senador astronauta Marcos Pontes, Centro Universitário Facens, BTG Pactual, Bizu Space, UERJ, Força Aérea Brasileira e Agência Espacial Brasileira.

 

A OBA ainda tem como embaixadores os canais Manual do Mundo, Física Total e AstroBioFísica.

Continuar Lendo

News

Sérgio Reis e o cantor português Zé Amaro lançam parceria em “Casinha Branca”

Publicado

em

O sertanejo Sérgio Reis e o cantor português Zé Amaro se unem para o lançamento da música “Casinha Branca”. Com imagens cinematográficas, o videoclipe acaba de estrear nesta sexta-feira (28/11) no canal oficial de Zé Amaro e está sendo divulgado simultaneamente nas redes sociais dos dois artistas.

Gravado em Portugal, o clipe utiliza as vinhas e a paisagem local como cenário, conectando a música às suas referências culturais. Sérgio destaca que o projeto tem um significado especial para ele: “O que mais me emocionou é porque eu sou neto de português, meu avô era de Vila Real. Cantar com esse jovem português que é esperto, bom e talentoso, me deu oportunidade para agradecer o coração”.

A colaboração promete emocionar os fãs com uma música que resgata as raízes, tanto na letra, quanto no cenário, mantendo uma presença marcante na música portuguesa contemporânea. Zé Amaro também comenta a parceria, classificada por ele como um marco pessoal. “A parceria com o Sérgio Reis é daqueles maiores sonhos, quase inacreditável. Fiquei tão sensibilizado, fiquei tão contente, porque é um ídolo. Coloco o Sérgio Reis ao nível mundial. Por tudo aquilo que ele faz, a aparência musical que ele tem, o amor que ele entrega nas canções e o amor que entregou à Casinha Branca é realmente incrível”.

Para saber mais, acompanhe:
@serjaooficial
@zeamarooficial

Continuar Lendo

Destaque

Copyright © 2023 ocimar.com. Todos os direitos reservados.