Conecte-se conosco

Ocimar TV mais

Dia das Mães: qual o impacto do desequilíbrio entre maternidade e vida profissional para as mulheres?

Publicado

em

Nacionalmente falando, maio é conhecido como o mês das mães. Porém, embora a data seja sinônimo de afeto e reconhecimento, evoca também muitas reflexões. Uma delas é sobre a baixa presença das mulheres no mercado de trabalho, notadamente no setor de inovação. Pra se ter uma ideia, de acordo com o estudo Female Founders Report 2021, elaborado pela Distrito em parceria com a Endeavor e a B2Mamy, mais de 90% das startups no Brasil ainda são fundadas somente por homens. Isto demonstra, sobretudo, o quão pouco o ecossistema de startups mudou em relação a diversidade e inclusão de gênero em dez anos, quando este ainda engatinhava.

 

Mas não para por aí. Este cenário assusta ainda mais quando olhamos para as startups Deep Techs. De acordo com a Women TechEU, na Europa, onde as Deep Techs representam mais de um quarto do ecossistema de startups, menos de 6% destas são fundadas ou cofundadas por equipes exclusivamente femininas.
Como um clube do bolinha, parece que o empreendedorismo inovador é “coisa de homem”. Mas, será mesmo? O que se precisa entender é que o verbo empreender deve ser conjugado por todas as mulheres que aspiram criar um negócio, realizar seu propósito e ser bem-sucedidas. A mulher deseja conquistar o lugar que ela escolheu estar e não aquele que dizem que ela deve ocupar.

 

Assim, falar sobre a dor e os desafios da representatividade feminina no ambiente de trabalho é fundamental. Para além de um problema na criação de empresas inovadoras, essa desigualdade de gênero é manifestada nas mais diferentes fases dos negócios. Nesse sentido, a ausência de mulheres fundadoras por si só não reflete o cenário como um todo. O investimento em organizações chefiadas por mulheres e a própria permanência das mães no mercado, por exemplo, também são impactados. Como demonstração de que este ainda é um lugar de baixa cultura de inclusão, uma publicação da “Harvard Business Review aponta que os investidores privilegiam os pitchs masculinos em detrimento dos femininos até mesmo quando os argumentos de venda são idênticos.

 

E, por fim, ainda falta apoio ao equilíbrio entre vida pessoal e profissional das mulheres, principalmente das que são mães. Afinal, somente o acesso ao ambiente de trabalho e às oportunidades não significa o desenvolvimento de uma realidade de equidade consolidada. Ser mãe e profissional bem sucedida, aos olhos de muitos, é praticamente impossível. Pra se ter uma ideia, a produtividade de pesquisadoras é impactada até quatro anos após o nascimento do primeiro filho, enquanto o mesmo não acontece com os homens. Pelo contrário, ao se tornarem pais, a taxa de produtividade entre cientistas homens pode até aumentar.

 

Sendo assim, clichê ou não, lugar de mulher é muito mais do que onde ela quiser. Hoje o setor de inovação ainda é um local de perpetuação de estereótipos, isto é, seja em prol da ciência ou da inovação, historicamente, os homens ainda são mais incentivados a desenvolver uma postura “empreendedora” e a lidar com riscos.

 

Não à toa, a jornada pela paridade de gênero no mercado de trabalho, incluindo o ecossistema de ciência, tecnologia e inovação certamente ainda percorrerá um longo caminho e requer mudanças culturais, como na responsabilidade no cuidado com os filhos.

 

*Ana Calçado é CEO e presidente da Wylinka, organização sem fins lucrativos que transforma o conhecimento científico em soluções e negócios que melhoram o dia a dia das pessoas e fomentam o desenvolvimento econômico, social e sustentável do Brasil. Pós graduada em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral, com estudos de pós graduação em Inovação pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT — profesional education), mestre em Ciências de Alimentos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e graduada em Bioquímica pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), Ana também é doutoranda pela USP em Administração e pesquisadora em Inovação e Gestão Tecnológica.

Continuar Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ocimar TV mais

Roberta Miranda lota show em Curitiba (PR) com primeiro show da turnê INFINITO

Publicado

em

Eterna Rainha da Música Sertaneja subiu ao palco do Teatro Positivo no sábado (27/04) –

E m uma noite marcada por muita emoção, a eterna ‘Rainha da Música Sertaneja’, Roberta Miranda, estreou oficialmente no último sábado (27/04) a turnê Infinito, realizando uma grande apresentação no Teatro Positivo em Curitiba (PR). O local registrou a capacidade máxima, contando com 2.400 pessoas na plateia que vibraram ao som dos grandes sucessos da artista e releitura de clássicos sertanejos.

Com uma abertura especial, na qual o rosto de Roberta Miranda surge em 3D revelando uma maquiagem feita em ouro, Roberta Miranda subiu ao palco empolgando o público em 2h40 de show. O repertório teve início com a “Boate Azul” e foi marcado por canções como: “Majestade, o Sabiá”, “Dói”, “Duas Taças”, “Meu Dengo”, “Vá com Deus” e “Perigosa e Linda”. Outros destaques que agitaram a apresentação foram: “Garçom”, “Panela Velha”, “Domingo de Manhã”, “Seu Amor Ainda é Tudo” e “Ainda Ontem, Chorei de Saudade”.

Divulgação @plateiaoficial

Foi uma apresentação incrível e só tenho mesmo a agradecer a galera de Curitiba por todo o carinho! Foi tudo lindo e tenho certeza de que abrimos com chave de ouro essa nova turnê”, comenta Roberta Miranda, que, além dos shows, contempla neste projeto Infinito seu mais novo DVD, homônimo, registrado no dia 11/04 em São Paulo (capital). O álbum traz as participações especiais de Luísa Sonza e Gustavo Mioto e deve começar a chegar em breve a todas as plataformas digitais.

Vale destacar que os próximos shows da turnê Infinito acontecem em: Barra Bonita – SP (30/04), Cruzeiro – SP (01/05), Umarizal – RN (11/05), Quixaba – PB (12/05), Sorocaba – SP (25/05), Itapecerica – MG (31/05) e em Luanda e Moçambique no início do mês de junho.

Fotos: Paolo Martinelli 

Para saber mais, acesse:
Facebook: RobertaMirandaOficial  Instagram: robertamiranda 
YouTube: RobertaMirandaRM |Twitter: @RobertaMiranda1 
Telefone para shows: (11) 9-6862-4792- Ricardo Miranda #blueworkeventos 

Continuar Lendo

Ocimar TV mais

Artista de Hortolândia inova e atende o público cantando

Publicado

em

Natural da cidade de Campinas, interior do Estado de São Paulo, Shirley Mathias já morou em Sumaré e há quatro anos tem residência fixa em Hortolândia. Mãe, avó, empresária, radialista e cantora. Com um jeito irreverente, Shirley Mathias une seu talento musical e simpatia para fazer duas coisas que mais gosta nessa vida: cantar e cozinhar.

Desde 2021, todos que frequentam o restaurante Rancho Country, em Hortolândia, além de saborear uma deliciosa comida caseira, porções e cerveja gelada, também já se acostumaram a ouvir uma boa música. Proprietária do empreendimento, a artista prepara e serve as refeições cantando.

“No Rancho Country consigo unir o útil ao agradável. Amo cozinhar e cantar e assim que inauguramos o restaurante, tive essa ideia de cozinhar e servir o público cantando. E o pessoal tem gostado dessa dinâmica. No repertório, canto música sertaneja, especialmente os modões, que o público sempre pede, além do piseiro”, conta ela.

Shirley Mathias tem como referência na música as cantoras Marília Mendonça (em memória) e Maiara & Maraisa. Mas, desde pequena também é admiradora das duplas Chico Rey & Paraná, Matogrosso & Mathias e Milionário & José Rico. Com 16 anos na estrada, Shirley Mathias começou sua carreira cantando com a banda Outra Vez. Passou também por outras bandas, até iniciar sua carreira solo em 2017.

Toda terça-feira, das 18h às 18h55, Shirley Mathias apresenta o programa Território Sertanejo pela rádio Sindical FM. Durante a atração, o público pode acompanhar através do site https://www.sindicalfm.com.br/ uma variada programação sertaneja como muita música, bate papo e informação.

Para ouvir suas músicas e conhecer um pouco mais de Shirley Mathias, acesse suas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/sirleymatias2024/?utm_source=qr&igsh=c2N1cWM0dHo0a3Jl
Facebook: https://www.facebook.com/sirley.matias.3
Youtube: https://www.youtube.com/@shirleymatias7952

RANCHO COUNTRY
O Rancho Country existe desde 2021, em um local amplo e arejado em meio a natureza na cidade de Hortolândia. O Rancho tem um cardápio variado de porções e bebidas, salão de bilhar, de festas, quadra society, vestiário com ducha, quiosque com churrasqueira, parquinho para as crianças, estacionamento, piscina e churrasqueira para locação.

Vale lembrar que com reserva antecipada, é possível fazer qualquer opção de almoço a partir de dez pessoas. O Rancho Country funciona de quinta e sexta-feira a partir das 18h e sábado e domingo das 11h às 18h. O empreendimento fica localizado na Estrada Municipal Antônio Nazareno Gomes, 143, no Jardim Novo ângulo, em Hortolândia. Para mais informações (19) 9 9135 4913 / https://www.instagram.com/ranchocowntry/.

Continuar Lendo

Ocimar TV mais

Mariah lança duas primeiras canções da carreira em projeto especial do Geração Fazendinha #2

Publicado

em

Com Ana Castela, Luan Pereira e US Agroboy na liderança, o projeto revolucionário do Fazendinha Sessions abre as portas para novos talentos

O universo da música sertaneja se renova com o lançamento das primeiras músicas da talentosa cantora paranaense, Mariah, no projeto especial do Geração Fazendinha #2. Sob a liderança de Ana Castela, Luan Pereira e US Agroboy, o Fazendinha Sessions tem cativado o público com sua abordagem inovadora, fundindo o tradicional com o contemporâneo para criar uma sonoridade única e envolvente.

Desde sua estreia em 2022, o Fazendinha Sessions tem conquistado corações com suas letras marcantes, batidas irresistíveis e uma criatividade sem limites. Sob o comando e a colaboração de mentes brilhantes como Jota Lennon, um dos fundadores da iniciativa conhecido como Jottinha, e Fabio Rojas, o projeto se estabeleceu como um movimento que redefine o cenário musical brasileiro, transcendendo fronteiras e unindo audiências diversas em uma só sintonia.

Geração Fazendinha: descobrindo novos talentos

Com o sucesso consagrado, o Fazendinha Sessions deu origem ao Geração Fazendinha, mais um projeto inovador dedicado a destacar os jovens talentos da música sertaneja. Mariah, uma jovem de apenas 18 anos, foi selecionada para participar deste projeto através de um concurso no Instagram, onde demonstrou todo o seu potencial em covers de músicas de edições anteriores do Fazendinha.

Vinda de uma família com raízes musicais profundas, Mariah segue os passos de seu pai, João Marcio, conhecido por sua dupla com Fabiano e por suas participações em projetos de destaque, como o quadro Garagem do Faustão. Agora, Mariah brilha com suas performances em duas músicas do projeto: “Ruralidade”, onde compartilha os vocais com outros talentos, e “Porteira Fechada”, uma emocionante canção solo.

O lançamento dessas músicas marca o início de uma jornada promissora na carreira de Mariah, evidenciando o compromisso contínuo do Geração Fazendinha em celebrar e promover novos talentos, mantendo viva a essência da música sertaneja em constante evolução bem como a junção de outros ritmos.

Warner Music Brasil :

“Estamos muito felizes em fazer parte desse projeto tão incrível e inovador! A Warner Music historicamente sempre foi referência no Sertanejo, tendo lançado carreiras de lendas do gênero através da Continental e da Chantecler. Então, estar agora com esses artistas de tanta identidade, com essa proposta, para nós é muito importante. O Fazendinha, com sua mistura de estilos no sertanejo e no urban, reflete totalmente esse nosso novo momento.Como bem diz o idealizador do projeto, Jota Lennon (Jottinha): ‘o Fazendinha é inovação, é a música sertaneja com uma nova forma de expressão’”, conta Leila Oliveira, presidente da Warner Music Brasil.

*Para ouvir as músicas de Mariah, visite:* [Spotify]
(https://open.spotify.com/album/7y7XCCkhlKgFgovrPj2Ylp?si=gz71I58zSVylJ3FPAd_I6A)

Continuar Lendo

Destaque

Copyright © 2023 ocimar.com. Todos os direitos reservados.