“Expressão – Teoria da Arte” traz exposição expressionista com artistas conceituados, de diversidade estética, e obras que transmitem ao espectador uma realidade subjetiva.
A mostra, com curadoria de Edson Cardoso (Ava Galleria) e produção de Renata Costa, abre no dia 18 de maio, no Centro Cultural Correios RJ.
A Ava Galleria Rio, Arte Vida Arte e Bela Bienal apresentam a exposição “Expressão – Teoria da Arte”, uma coletiva de artistas nacionais e internacionais, que traz a missão de expressar sensações diversas pelas vias estéticas, recusando o aprendizado técnico e pintando conforme as exigências de sua sensibilidade, provocando uma ligação de emoções entre o artista e o espectador. O pincel (ou a espátula) vai e vem, fazendo e refazendo, empastando ou provocando explosões, criando uma diversidade de interpretações, retratando a realidade humana de maneira subjetiva.
“Expressão – Teoria da Arte traz os brasileiros Ale Marx, Alzira Chaloub, Amanda Padovani, Ana Bezerra, Antonia Philippsen, Adriana Marques, Alemão Arte, Christiana Guinle, Clara Mazzeo, Felipe Xodó, Karla Melato, Leon, Lorenzo, Manoel Costa, Marcelo Cortes, Marcelo dos Santos, Marcelo Galvão, Maria Ferreira Dutra, Maria Francisca, Mário Marques, Maysa Manzo, Mônica Toniato, Paula Loraine, Paulo Montandon, Paulo Du’Sanctus, Renato Costa, Rosa de Jesus (in memoriam), Salete Venzon e Silvio Ferraz; o argentino Fernando Grilli, a portuguesa Xana Boarotto e o holandês Adriano Antoine.
A exposição tem curadoria de Edson Cardoso e produção de Renata Costa, com abertura em 18 de maio próximo, no Centro Cultural Correios RJ, com visita guiada e presença dos artistas.
Sobre o expressionismo
Ao longo dos séculos foram estudadas várias teorias acerca da arte e sua natureza. Nesta mostra, o enfoque é na Teoria da Arte como Expressão, dando a conhecer um pouco acerca desta e mostrando alguns exemplos de obras de arte que se enquadram nesta teoria.
Segundo a teoria expressionista defendida pelo escritor russo L. Tolstói, as obras de arte são a expressão e a comunicação intencional de um sentimento vivido pelo artista, para provocar o mesmo sentimento no público receptor, portanto, a arte se manifesta quando o espectador, através da contemplação da obra, identifica a emoção que o artista vivia no momento em que a obra estava em seu processo de criação. Caso o espectador não venha a sentir qualquer emoção, ou quando a sente, não é idêntica à do artista, não existe arte. Dessa forma, faz-se imprescindível que o valor de uma obra de arte esteja ligado à sua capacidade de comunicar de forma precisa as sensações do artista ao seu público.
Por ter como objetivo a geração de sentimentos nos receptores, o expressionismo utiliza muitas vezes o recurso da deformação da realidade, para expressar de forma subjetiva a natureza e o ser humano, dando primazia à forma como ele próprio vê a realidade, o uso de cores vibrantes e jogos de luz, e a distorção intencional das imagens. Há também uma preferência por transmitir sensações relacionadas com a angústia, o trágico e o sombrio. O Expressionismo foi um movimento artístico de vanguarda em oposição ao impressionismo francês. A ideia do expressionismo era da arte enquanto ação, na concepção da imagem pelo artista de forma emocional, visceral, em que as cores e as formas não correspondem à realidade direta.
Sobre a Ava Galleria
Fundada em 2005, a Ava Galleria é uma das mais conceituadas galerias de arte contemporânea de Helsinki. Localizada no corredor cultural da cidade, próxima ao Helsinki Art Museum, Taidehalli e Kiasma Museum of Contemporary Art. Organiza exposições locais e em colaboração com espaços culturais de outras cidades pelo mundo, como Osaka, Tóquio, Berlim, Londres, Porto e Rio de Janeiro. A Ava Galleria também participa, todo ano, da International Contemporary Art Fair, no Carrossel do Louvre, em Paris. A Ava Galleria Rio funciona na Fábrica Bhering, Santo Cristo/RJ.
Artistas: Brasileiros – Ale Marx, Alzira Chaloub, Amanda Padovani, Ana Bezerra, Antonia Philippsen, Adriana Marques, Alemão Arte, Christiana Guinle, Clara Mazzeo, Felipe Xodó, Karla Melato, Leon, Lorenzo, Manoel Costa, Marcelo Cortes, Marcelo dos Santos, Marcelo Galvão, Maria Ferreira Dutra, Maria Francisca, Mário Marques, Maysa Manzo, Mônica Toniato, Paula Loraine, Paulo Montandon, Paulo Du’Sanctus, Renato Costa, Rosa de Jesus (in memoriam), Salete Venzon e Silvio Ferraz; o argentino Fernando Grilli, a portuguesa Xana Boarotto e o holandês Adriano Antoine.
Curadoria: Edson Cardoso
Abertura: 18 de maio de 2023
Visitação: 18 de maio a 24 de junho de 2023
Assessoria Rio: William de Souza , Victor Vicente, Júlia Avelino e Jéssica Almeida
Como chegar: metrô (descer na estação Uruguaiana, saída em direção a Rua da Alfândega); ônibus (saltar em
pontos próximos da Rua Primeiro de Março, da Praça XV ou Candelária); barcas (Terminal Praça XV); VLT (saltar na
Av. Rio Branco/Uruguaiana ou Praça XV); trem (saltar na estação Central e pegar VLT até a AV. Rio
Branco/Uruguaiana).
Informações: (21) 2253-1580 / E-mail: centroculturalrj@correios.com.br
A unidade conta com acesso para pessoas cadeirantes
Realização: Ava Galleria Rio
Apoio: ICELA – Instituto Cultural Europeu e Latino Americano/Arte Vida Arte/ PR Comunicação/ IMT/ Atualidad/ Centro Cultural Correios/Ministério das Comunicações
Em menos de 2 horas de venda física, Iguatemi São José do Rio Preto registra fila quilométrica com fãs; Veja fotos
O primeiro dia de venda de ingressos para o show do Guns N’ Roses em São José do Rio Preto começou animado. O evento, marcado para acontecer em 7 de abril de 2026, movimentou cerca de 3,5 mil pessoas no shopping Iguatemi da cidade, a pouco menos de 2 horas da abertura do empreendimento.
A alta expectativa do público se deve a dois principais fatores: o Guns N’ Roses é um dos primeiros grandes clássicos internacionais à chegar em Rio Preto e, portanto, um dos shows mais aguardados em toda a região. Além disso, o shopping Iguatemi – ponto oficial de vendas físicas – está oferecendo uma vantagem especial: a isenção completa da taxa de conveniência do ingresso, benefício válido apenas para compras feitas no local.
Todas as modalidades de compra, em todos os setores, estarão disponíveis na bilheteria física do empreendimento, localizada no Piso Superior, em frente à loja Cotton On, durante o horário comercial do shopping.
No dia 17 de dezembro, a cantora e compositora Sofia Brasil estará na cidade de Fernandópolis, interior do Estado de São Paulo, para cantar no 4º Mega Show promovido pela Rádio Educadora FM. O evento, que acontece a partir das 20h, na Praça da Matriz, tem o apoio da ACIF – Associação Comercial e Industrial de Fernandópolis e da Prefeitura Municipal de Fernandópolis.
No repertório, Sofia Brasil vai apresentar para o público suas músicas autorais “Menino” e “Perigosa sou eu”, que está entre as músicas mais ouvidas das rádios do interior paulista desde o mês de janeiro deste ano, além do atual single de trabalho da jovem cantora, “Casa, beija ou mata”, que vem ganhando grande destaque nas plataformas digitais e redes sociais.
Casa, beija ou mata (Lyric vídeo):
Plataformas digitais:
https://sndo.ffm.to/qvz3yee
“Casa, beija ou mata”, que faz parte do segundo projeto da artista, “Sô Frágil”, mistura vários ritmos populares em um som dançante que revela, por trás da batida, a intensidade de quem ama demais. Mostrando sua versatilidade, Sofia Brasil reafirma seu lugar como uma das vozes mais promissoras da nova cena popular brasileira.
O single, que é uma composição da própria Sofia, já coleciona números impressionantes na internet. A faixa ultrapassou 100 mil plays no spotify, 300 mil plays nas plataformas digitais e 300 mil visualizações no lyric vídeo no Youtube. No TikTok, dezenas de vídeos viralizaram com alguns ultrapassando a marca de um e três milhões de views.
SOFIA BRASIL
A jornada de Sofia Brasil na música começou cedo. Com apenas oito anos de idade, sua voz já encantava quem a ouvia. Nascida e crescida em São Paulo, capital paulista, local onde vem grande parte de sua inspiração, tem raízes tanto no interior quanto na região Norte do Brasil.
Sofia Brasil sempre se espelhou muito na diversidade cultural que o Brasil oferece para suas composições e interpretações. Desde pequena é fascinada pelas pessoas e seus estilos. Entre apresentações em barzinhos, pequenos shows e até casamentos, ela transformava cada momento em uma experiência inesquecível.
Na pré adolescência, com 12 anos, um momento marcante destacou ainda mais sua paixão pela música: Sofia Brasil teve a honra de dividir o palco com o renomado cantor Seu Jorge, um dos maiores nomes da música brasileira e uma grande inspiração para a cantora. Essa experiência não apenas validou seu talento, mas também mostrou ao mundo que Sofia Brasil estava destinada a brilhar.
Em sua caminhada em um centro cultural como São Paulo, Sofia Brasil teve contato com pessoas e lugares das mais diversas regiões do Brasil. Imagine caminhar pelas ruas de São Paulo… de uma casa você escuta um MPB. Nos bares, é pagode ou um sambinha. No fone do vizinho, rap. Na festa ao lado, sertanejo. Isso é um pouco da sensação de passear em uma cidade tão diversa, agora imagina nascer e crescer na muvuca paulistana? Essa é a realidade da menina mulher, Sofia Brasil, que sempre foi fascinada por essa mistura de culturas, se inspirando em ritmos como brega, mpb, pop, sertanejo e samba. Um estilo batizado de “Brega chique”, por Tierry (cantor e compositor).
Foi assim que nasceu o “Brega chique”: uma mistura autêntica de estilos, com batidas que lembram o sertanejo e o brega, timbres que evocam a popularidade, e uma alma que é única, porque é de Sofia Brasil.
Com o lançamento do EP “Sô Forte”, Sofia Brasil dá o primeiro passo de sua jornada musical profissional. São três músicas que revelam seu lado confiante, ousado e “arisco”. Canções que falam sobre superação, força e a certeza de que, mesmo diante dos desafios, é possível manter a cabeça erguida e o coração aberto.
Todas as três músicas são composições de Sofia Brasil e seu amigo Tierry (cantor e compositor baiano). “Menino” foi a escolhida como a primeira faixa de trabalho. Além de “Terapia”, também faz parte do projeto o single “Perigosa sou eu”.
Para ouvir suas músicas e conhecer um pouco mais de Sofia Brasil, acesse as redes sociais:
No atual mercado da música, dominado pelo entretenimento, AnieRafa cantam o que vivem e nos trazem, em suas canções autorais, atributos como valores, virtudes e sabedoria, conectando o interior territorial com o interior de cada um de nós, unindo simplicidade e profundidade, Brasil de dentro e américa latina, fazem música de Interior.
Seus álbuns, “Interior” (2021), “Música de Interior” (2021), “Pés na Terra” (2024), “Braços Abertos” (2024) e o EP “Águas Caipiras” (2025) disponíveis em plataformas digitais, revelam uma narrativa que conecta as raízes interioranas à diversidade musical brasileira e latino-americana.
Pingo D’água:
Plataformas digitais:
https://orcd.co/anierafa
AnieRafa se destacam por oferecer uma música autêntica e profunda, que resgata a poesia e a força da cultura popular e da vida no interior. Em contraste com a música comercial de massa, eles proporcionam uma reconexão com as raízes e a identidade cultural brasileira.
Paulistanos, Aniela Rovani é natural de Araras e Rafael Cardoso do Guarujá. Ambos com formação em música, ela pós-graduada em canção popular e ele doutorando em música pela UNICAMP, o que confere um tratamento artístico e uma sofisticação técnica raros no cenário comercial da música.
Ani é cantora, pianista e regente, recentemente estuda acordeom, passou por montagens de ópera na Europa, participou de diversas montagens de teatro musical e atua como educadora musical, enquanto Rafa é cantor, compositor, violonista e violeiro, atualmente doutorando em música pela UNICAMP. Eles unem a vivência prática com o conhecimento musical formal.
A relevância da dupla é atestada por diversos prêmios em festivais conceituados, como o Festival da Canção Brasileira do SESI, o Festival Causo e Viola, o Festival João Pacífico e o Festival Zé Carreiro.
Unindo tradição e transformação, a dupla utiliza as plataformas digitais de forma eficaz, acumulando milhões de visualizações em seu canal “AnieRafa” no YouTube. Isso mostra que há um público engajado e interessado em música nova com conteúdo, que vai além das paradas de sucesso convencionais.
Além de se apresentarem em shows pelo o Brasil, eles também se dedicam a ministrar oficinas e palestras para crianças, jovens e adultos, incentivando a formação de novos públicos e maior conhecimento da música.
AnieRafa buscam fazer arte, consolidar um movimento de resistência e renovação da música brasileira, sendo vistos como uma referência de qualidade, técnica e autenticidade para um público que valoriza a tradição musical brasileira.
Para ouvir suas músicas e conhecer um pouco mais de AnieRafa, acesse https://www.instagram.com/anierafaoficial.