Conecte-se conosco

Últimas notícias

Entenda as principais mudanças nos empréstimos de aposentados e pensionistas em 2023

Publicado

em

Foi aprovado pelo Conselho Nacional da Previdência Social a redução da taxa mínima de juros cobrada nos empréstimos consignados para aposentados e pensionistas do INSS.

Assim, os juros máximos agora serão cobrados nesse tipo de operação a 1,7%, não sendo mais de 2,14%, como era anteriormente. As operações de cartão de crédito também mudam, ficando o consignado em 2,62%

O advogado especialista em direito previdenciário, Gerson de Souza, esclarece a situação dos empréstimos que já foram contratados e explica como essa mudança funciona na prática.

“O primeiro ponto que podemos ressaltar é que aqueles contratos pactuados antes dessa alteração, eles continuam normalmente, tanto no prazo quanto nas taxas de juros. Mas referente a novas contratações, os bancos estão recuando”, declara o especialista. Ele ainda esclarece o motivo deste recuo. “Os bancos privados já se posicionaram dizendo que isso não traria uma condição vantajosa de lucro porque existem gastos operacionais. E os bancos do governo, como Banco do Brasil e Caixa Econômica, se posicionaram de forma que irão analisar a situaçao”, explica.

Assim, a nova regra já entrou em vigor e os bancos terão que cumprir o que foi determinado. “É muito importante entender que existe o ranking de juros bancários. Você pode acessar o Banco Central e especificar o tipo de produto e ver todos os bancos na ordem do maior para o menor juros”, aconselha Gerson. “Cabe nesse momento, o aposentado ou pensionista do INSS, acessar o Banco Central e ver qual os juros que os bancos estão praticando. Se ele encontrar bancos ofertando nessas novas regras, é onde ele terá mais vantagem”, completa.

Quais as alternativas que podem ser buscadas?

Gerson explica que existem algumas alternativas para quem busca juros mais baixos na hora do empréstimo consignado. Aposentados e pensionistas podem seguir alguns atalhos. “O que foi afetado foi o consignado do INSS, mas nada se mexeu no consignado do público e nem no empréstimo que consigna no saldo do FGTS. Sendo assim, aposentados e pensionistas que se encontrarem em situações diferentes, como estarem trabalhando depois de aposentados, serem funcionários públicos ou terem saldos de FGTS, eles poderão aderir a esta modalidade também no saldo do FGTS”, conta Gerson.

É possível também renegociar os empréstimos já feitos por meio de portabilidade. O especialista indica que essa portabilidade seja feita sem saque. “Neste modelo sem saque, você apenas dá continuidade e pode reduzir o valor da parcela. Mas é importante ter segurança na hora de fazer isso, pois a migração de juros pode aumentar a dívida”, explica. “Por isso, é importante ver o contrato do empréstimo e fazer um comparativo”, completa.

Vale ressaltar que o planejamento financeiro é fundamental na hora de fazer empréstimos e de negociar as dívidas já existentes. Busque sempre profissionais capacitados e fique por dentro das mudanças.

*Gerson está disponível para maiores esclarecimentos e pode tirar dúvidas a respeito de outros assuntos previdenciários.

Continuar Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas notícias

Festa de Halloween reúne famílias e fortalece tradição no Condomínio Terras de Santa Rosa em Salto-SP

Publicado

em

Evento contou com carreata pelas casas decoradas e sede temática, promovendo diversão e união entre vizinhos

O Grêmio do Condomínio Terras de Santa Rosa, em Salto, interior de São Paulo, realizou uma animada festa de Halloween, atraindo crianças, famílias e moradores para uma celebração em clima de fantasia e alegria. A programação começou na sede do condomínio, decorada especialmente para a data, onde todos se reuniram para compartilhar doces, salgados e refrigerantes trazidos pelos participantes. Em seguida, uma empolgante carreata de crianças a pé e de bicicleta percorreu o condomínio, passando pelas casas decoradas e preparadas com guloseimas para o tradicional “doces ou travessuras!”

Embora o Halloween seja originário das celebrações celtas na Europa e popularizado na América do Norte, essa tradição ganha cada vez mais espaço em países como o Brasil, sendo adaptada para um ambiente familiar e comunitário. O Halloween é, sobretudo, uma oportunidade de unir vizinhos e criar momentos especiais para as crianças.

Para Sônia Almeida, moradora do condomínio, a festa vai além das tradições e traz uma oportunidade de convivência saudável: “Halloween ou Dia das Bruxas, apesar de ser laaaaá da América do Norte, existe o preconceito ou pré-conceito de que nós, brasileiros, não deveríamos comemorar porque estaríamos deixando de lado a nossa cultura. Podemos comemorar sim o Halloween, como podemos comemorar o Dia do Folclore, que aliás nós aqui do nosso querido Condomínio Santa Rosa já estamos planejando. Ver os olhinhos das crianças brilhando, recebendo suas doçuras e fazendo suas travessuras, não tem preço. Vamos viver com alegria, parceria e, o melhor de todos, bom humor.”

Nicole Monteiro, de 9 anos, conta como foi divertido o evento: “O que eu achei do Halloween? Eu achei bem aterrorizante, ganhei muitos doces e ao mesmo tempo comi. E me diverti muito!”

Carlos Germano, outro morador, elogiou a organização e o empenho dos envolvidos, destacando a importância do evento para a comunidade: “Venho parabenizar o Grêmio, principalmente a Sabrina, que se mostrou bem atuante na realização do evento de Halloween. Espero que no próximo evento tenhamos o trenzinho para levar as crianças, que poderão se divertir ainda mais, e os pais poderão acompanhar toda a carreata. Quero também agradecer aos pais e amigos que cederam seu tempo preparando guloseimas e doando cestinhos para as crianças. Por último, a Mayla, que registrou o evento e fará uma reportagem para incentivar ainda mais essa celebração aqui no condomínio.”

Tânia Duarte, uma das primeiras moradoras a iniciar a tradição de Halloween no condomínio, compartilhou sua emoção em ver o crescimento do evento: “Há uns sete anos, minhas netas eram pequenas, e eu comecei a brincar de Halloween com elas aqui. No início, eu mesma preparava pacotinhos de doces e saíamos à noite para pegá-los. Com o tempo, mais famílias foram se unindo, e o evento cresceu. Esse ano, as mães, as avós se uniram ao Grêmio e fizeram uma super festa. Diante do sucesso, acredito que no próximo ano será ainda melhor, pois as pessoas vão se entusiasmar mais e começar a participar ainda mais dessa festa.”

O Grêmio do Condomínio Terras de Santa Rosa convida mais moradores a colaborarem no ano que vem, trazendo ainda mais animação e decoração para as casas, contribuindo com doces e novas ideias. Com a participação de todos, o Halloween poderá se tornar uma celebração tradicional e inesquecível no calendário do condomínio.

“O Grêmio realiza vários eventos há muitos anos, desde quando não havia tantos moradores e crianças como hoje, sempre com o objetivo de trazer alegria e diversão para todos. O Halloween deste ano foi a primeira vez que tivemos a colaboração de alguns moradores, e o resultado foi excelente.” afirmam Vilma, Cássia e Sabrina, representantes do Grêmio.

Continuar Lendo

Últimas notícias

Tiago Brunet apresenta episódio especial sobre o Império Romano com Felipe da Mata em seu podcast

Publicado

em

Novo episódio do videocast explora a influência histórica e cultural de um dos maiores impérios da humanidade e as causas das guerras ao longo dos séculos

Lançado no dia (22) no YouTube, o episódio mais recente do BrunetCast apresenta uma fascinante aula sobre o Império Romano, conduzida pelo renomado professor de história e geopolítica Felipe da Mata. O videocast é apresentado por Tiago Brunet, um dos mais respeitados escritores, treinadores de líderes e especialistas em desenvolvimento humano. (Link: https://bit.ly/4hdMJ2H)

Durante o episódio, Felipe explora a vastidão da influência histórica e cultural que o Império Romano teve sobre o mundo e os ecos que permanecem até hoje em nossa sociedade. Além de mergulhar na complexidade desse império antigo, o professor oferece uma análise detalhada sobre as origens dos povos ao longo dos séculos. Ele também aborda as motivações e causas por trás das guerras que moldaram o curso da história da humanidade, convidando o público a refletir sobre o impacto desses eventos no presente.

O novo episódio é imperdível para quem deseja aprofundar seus conhecimentos sobre o passado e compreender as lições que ele oferece para os desafios do mundo atual. A conversa não só ilumina os aspectos históricos do Império Romano, mas também provoca reflexões valiosas sobre a condição humana e a natureza dos conflitos ao longo dos tempos.

O BrunetCast é um dos principais podcasts no Brasil, trazendo reflexões sobre vida emocional, empreendedorismo, fé e superação. Com uma base de seguidores que ultrapassa os 7 milhões no Instagram e os 3,2 milhões no YouTube, Tiago Brunet se firma como uma figura de destaque nas redes sociais. Autor de grandes obras como “Especialista em Pessoas” e “12 Dias para Atualizar Sua Vida”, Tiago conquistou o status de best-seller em mais de 15 países, sendo uma das principais referências em treinamento de líderes e espiritualidade na atualidade.

Continuar Lendo

Últimas notícias

Aulão do Bem: nova edição promoverá encontro de dança no Theatro Municipal em parceria com a Escola de Dança Maria Olenewa

Publicado

em

Lu Fernandez, responsável pela página @balletaos60, promove um evento que celebra a dança e a inclusão, desafiando barreiras etárias.

No sábado, 9 de novembro, acontecerá uma nova edição do Aulão do Bem, iniciativa de Lu Fernandez, estudante de ballet. Aos 60 anos, Lu começou a dançar e hoje realiza um trabalho significativo contra o etarismo, motivando pessoas a realizarem seus sonhos, independentemente da idade. O evento será realizado no icônico Theatro Municipal, com duas sessões: a primeira às 12h (com vagas esgotadas) e a segunda às 14h30, para a qual ainda há inscrições disponíveis, feitas pelo Instagram @balletaos60.

As aulas serão ministradas pelas talentosas professoras Cláudia Freitas e Miriam Lobo, com a participação especial da madrinha do projeto, Ana Botafogo. Um toque especial será dado à experiência, pois a aula contará com a presença de um pianista ao vivo, elevando o ambiente a um novo patamar e proporcionando uma vivência única e memorável para todos os participantes.

A aula é beneficente, e os participantes são convidados a doar R$85,00 em prol de Amadança (Associação dos Amigos da Escola de Dança Maria Olenewa). Todo mês o Aulão do Bem reúne dezenas de apaixonados pela dança de todas as partes do Rio, porém, os participantes não são apenas da cidade do Rio de Janeiro. Pessoas de várias regiões do estado e até de outros estados, como São Paulo, Espírito Santo e Minas Gerais, também participam. Esta edição no Theatro Municipal é especialmente aguardada, pois representa um sonho para muitos: dançar no mesmo ambiente que grandes nomes da arte.

As aulas acontecerão na sala de ensaios do corpo de baile, cumprindo também um papel cultural e turístico.

Lu conta que, a cada edição, se emociona com os relatos dos participantes, que falam sobre como as aulas transformam suas vidas e realizam sonhos, como o de conhecer pessoalmente o Theatro Municipal.

“Eu sempre vivi o ballet nos bastidores e, agora, poder me dedicar a fazer aulas e estar com outros bailarinos que amam a dança como eu é mágico. Nada melhor do que incentivar outras pessoas a resgatar esse desejo. O ballet é para todos. Basta querer. E, para os que amam a dança, não há nada mais memorável que uma aula no Theatro Municipal. Não perca essa oportunidade de fazer parte dessa celebração única!”, conta Lu Fernandez.

Ao longo de mais de um ano de trabalho com os aulões, já participaram cerca de 550 pessoas, com doações destinadas a diferentes instituições. A comunidade de bailarinos tem crescido a cada edição e, o que inicialmente foi pensado para apoiar o público 60+, hoje incentiva pessoas de todas as idades que desejam iniciar na dança.

 

Serviço:

 

Aulão do Bem no Theatro Municipal

Data: 09 de novembro (sábado)

Horários: 12h (vagas esgotadas) e 14h30 (ainda com vagas)

Inscrições: Instagram @balletaos60

Local: Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Continuar Lendo

Destaque

Copyright © 2023 ocimar.com. Todos os direitos reservados.