Respeito e inclusão são formas de promover a saúde e fundamentais no atendimento clínico, sem imposição de padrões discriminatórios e, principalmente, sem barreiras ao acesso de nenhuma pessoa.
A pressão estética e os padrões de beleza impostos pela sociedade levantaram uma questão de extrema importância – a gordofobia. Porém, diferentemente da pressão estética (que todo mundo sofre em algum momento), falar sobre gordofobia vai além: significa falar sobre discriminação, sobre falta de acesso e sobre a visão de que uma pessoa gorda é inevitavelmente uma pessoa doente, mesmo sem qualquer diagnóstico que o comprove.
Gordofobia é enxergar o corpo gordo de forma desumana, excluída e sem direito à escolha. É preciso ter em mente que corpo magro não é sinônimo de saúde, e que todos tem direito a se olhar no espelho e sentir-se bem com o corpo que tem.
Estamos nos referindo à autoestima, ao respeito aos direitos e ao próprio corpo, estamos falando de diversidade, de pertencimento e de ser feliz consigo mesmo.
Todos os dias as pessoas gordas encontram desafios nos diversos ambientes (como ônibus, restaurantes, avião, laboratórios de exames e até mesmo dentro do próprio consultório), que muitas vezes não tem equipamento adequado e estão preparados para recebê-las.
Mas, principalmente, se deparam com a opinião e o julgamento de pessoas que as julgam inferiores, fazem piadas ou aconselham o emagrecimento mesmo sem serem profissionais de saúde, mesmo sem terem sido perguntados sobre o tema. Opinar sobre o corpo gordo é uma conduta padrão que precisa urgentemente ser revista.
Apesar de o tema estar recebendo mais atenção e ações atualmente, o preconceito é bem antigo, visto que ‘a gula é um pecado capital’.
“Enquanto sociedade, a gente vê muita Gordofobia sem saber que é Gordofobia, porque é uma forma de violência normalizada e que usa do discurso raso de “doença” para tentar se justificar. A Gordofobia consiste, principalmente, em limitação de acesso a direitos e serviços. Na área da saúde isso é um grande problema e passa por vários aspectos, desde a cadeiras e macas, instrumentos de exame e aventais, até a forma como os profissionais recebem as pessoas gordas na consulta, comumente sem valorização das queixas e com abordagem inadequada. É urgente que os espaços de saúde sejam acolhedores com todas as pessoas, independente do seu tamanho, e que o atendimento clínico seja centrado na pessoa. A patologização dos corpos maiores estimula a exclusão, o que vai na contramão da promoção de saúde. A saúde tem um conceito amplo e é determinada por múltiplos fatores, então o respeito e a inclusão são importantes formas de promover saúde para todas as pessoas”, explica a médica Luisa Chaves.
Pensando nisso, a endocrinologista Juliana Gabriel, fundadora da Tribu Saúde e Tribu Education, incluiu na plataforma o curso “Atendimento Clínico sem gordofobia”, voltado para profissionais de saúde e ministrado pela médica de família e comunidade Luisa Chaves, que desenvolveu aulas com o objetivo de instruir a realização da prática clínica sem gordofobia, de maneira adequada, humanizada e focada na saúde integral.
O currículo aborda os principais conceitos, suas implicações e como não reproduzir gordofobia nos atendimentos, desde a anamnese, o exame e o espaço físico do consultório. E claro, tudo com materiais selecionados para embasamento e estudo baseado em evidências!
. Tribu Saúde – formada por um coletivo de profissionais de saúde que, além de já fazerem parte da equipe de Juliana, têm em comum os valores e a forma diferenciada de atendimento – individualizada e humanizada.
. Tribu Educação – escola de cursos livres para profissionais de saúde, onde serão tratados temas atuais da prática de saúde, bem como questões polêmicas e relevantes, por profissionais capacitados, com embasamento científico, metodologia moderna e dinâmica. O objetivo é ensinar, desmistificar mitos e capacitar os alunos a exercerem suas profissões de forma ética, artesanal e humana, com base científica comprovada.
A Tribu Education funciona online, mas futuramente, haverá eventos presenciais, tratando de temas de relevância mas pouco abordados nas graduações. Em 2022, a Dra. Juliana Gabriel realizou o 1º Congresso Online de Saúde Trans, por três dias, com palestras de profissionais e palestrantes de diversas áreas relacionadas à transgeneridade. Em janeiro de 2023 realiza a I Jornada Online Multiprofissional de Saúde Trans, gratuita.
Para contribuir com a atualização profissional de quem ainda não consegue arcar com o custo de formação complementar, Juliana Gabriel criou a “Tribu do Artigo”, encontro quinzenal para a discussão de temas relevantes da atualidade, baseado em artigo científico, e as masterclasses que são aulas de atualização para alunos e ex-alunos, eventualmente aberta a todos. No YouTube possui o canal “Endocrinologia Para Todos”, de educação em saúde, com acesso gratuito.

Médica Endocrinologista
Formação:
– Graduada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com Especialização pela PUC-RJ/IEDE, Título de Especialista em Endocrinologia pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (TEEM-SBEM) e Certificado de Área de Atuação em Endocrinologia Pediátrica (CAAEP).
– Mestre em Saúde da Criança e do Adolescente e Doutora em Ciências pela UNICAMP
Atuação:
– Professora Colaboradora e membro do grupo de pesquisa GIEDDS da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
– Professora na Faculdade de Medicina da São Leopoldo Mandic.
– Médica Endocrinologista do Centro Infantil Boldrini
– Fundadora da Empresa Ribeiro de Andrade Consultoria em Saúde, que é dividida em duas frentes: assistência à saúde e ensino.
– Presta serviços de Consulta Médica Individual pessoalmente e por sua equipe.
– Ministra Palestras e Treinamentos sobre Saúde, tanto para profissionais quanto para o público leigo e empresas.
– Produção de conteúdo: textos em Blog e vídeos no Youtube, além de ser colaboradora em diversas mídias e canais de comunicação.
– Criadora do projeto “Endocrinologia para todos”, um canal de Educação em Saúde, online e gratuito.
– Fundadora da Tribu Saúde – clínica multiprofissional humanizada
– Fundadora da Tribu Educação – escola de cursos livres para a área da saúde
Instagram: @dra.julianagabriel
@tribu.saude @tribu.education
@endocrinologiaparatodosoficial
@congressosaudetrans
Whatsapp Tribu (19) 99655-4787
E-mail: agendamento@tribusaude.com
